DJAPE News

DJAPE News Fique por dentro das últimas notícias com o nosso canal de notícias online!

A ONU recordou, hoje, as obrigações dos Estados Unidos e de outros países-membros em relação aos direitos dos migrantes,...
21/01/2025

A ONU recordou, hoje, as obrigações dos Estados Unidos e de outros países-membros em relação aos direitos dos migrantes, afirmando que o pedido de asilo é uma delas, após as medidas adoptadas pelos EUA na fronteira com o México.

"Todos os Estados têm o direito de exercer jurisdição nas suas fronteiras internacionais, mas devem fazer de acordo com as suas obrigações em matéria de direitos humanos", disse a porta-voz do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani, em resposta a uma pergunta da agência de notícias EFE, conforme a Lusa.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, declarou "emergência nacional" na fronteira com o México, durante a tomada de posse, segunda-feira, e assinou vários decretos para fazer cumprir as promessas, nomeadamente militarizar a fronteira, proibir a entrada de migrantes e requerentes de asilo e deportar vários milhões de pessoas que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.

Por sua vez, a porta-voz da ONU sublinhou que todos os Estados "devem garantir uma gestão humana das fronteiras e baseada nos direitos, incluindo o direito dos migrantes a uma avaliação individualizada das suas circunstâncias particulares".
As expulsões colectivas e as detenções arbitrárias também devem ser evitadas, acrescenta Ravina Shamdasani.
"Pedimos a todos os Estados que aumentem a disponibilidade e a acessibilidade a vias seguras e regulares para a migração", concluiu, ainda, a responsável, citada pela mesma fonte.

́tica ́tica ̧ão

04/10/2024

Suspeito não 🤔?

Embarque em uma jornada inesquecível com a C.PROVIDER,Travel. Descubra destinos exóticos, mergulhe em culturas diversas ...
01/08/2024

Embarque em uma jornada inesquecível com a C.PROVIDER,Travel. Descubra destinos exóticos, mergulhe em culturas diversas e crie memórias para toda a vida. Com uma equipe experiente e apaixonada por viagens, estamos aqui para transformar seus sonhos em realidade.

Não espere mais para realizar a viagem dos seus sonhos. Entre em contacto connosco hoje mesmo e comece a planejar a aventura da sua vida! A agência de Viagens C.PROVIDER,Travel, está aqui para tornar cada viagem uma experiência inesquecível!

Contacto:
+244 948 129 980
+244 944 200 030
Localização: Estrada direita do Patriota, por trás do Hotel Patriota, Luanda, Angola























“A Cassola e o Mostro” é o título do livro infantil da autoria de Isaura Teixeira Afonso de 13 anos, que teve o pré-lanç...
15/06/2024

“A Cassola e o Mostro” é o título do livro infantil da autoria de Isaura Teixeira Afonso de 13 anos, que teve o pré-lançamento, hoje, no pátio da Luanda Antena Comercial (LAC) e contou com a presença de dezenas de crianças.

Em declarações, hoje ao Jornal de Angola, a pequena Isaura Teixeira Afonso resumiu o conto que narra a estória de uma rapariga chamada Cassola, que transmite as crianças que os sonhos podem ser alcançados com determinação. coragem e vontade de fazer as coisas, sobretudo obedecer as orientações dos adultos.

De acordo com o enredo, a personagem principal tem nove irmãos, é a Cassola. sempre foi tratada indiferente por ser a mais pequena e a cassola. Então, disse, todos em casa tentam arranjar trabalho porque os país não tinham muito dinheiro para sustentar os filhos e a Cassola era vista como um "fardo” na família.

A actividade da Cassola era na floresta, mas todos os dias ouvia um som assustador. Como era curiosa, foi procurar o som. Durante o percurso observa uma casa assombrada, mas mesmo assim quis entrar. Ela, colocou-se à vontade e fez uma refeição. De repente, o dono da casa aparece e estava farto do barulho das crianças daquela aldeia porque estavam sempre a rir e a cantar.

O que achou?
Como a pequena não quis que o mostro destruísse a aldeia, pegou nas botas mágicas do monstro e a usou para o conseguir derrotar, o que veio acontecer.
Enfrentou o monstro com toda a coragem e depois o rei daquelas terras a pediu para continuar a ajudar as crianças a serem corajosas e com a recompensa financeira do rei, a sua família nunca mais passou fome.

Os campeões Miller Gomes e Jerson Emiliano subiram, este sábado, em Luanda, no palco do Angola ICT Forum 2024 - ANGOTIC,...
15/06/2024

Os campeões Miller Gomes e Jerson Emiliano subiram, este sábado, em Luanda, no palco do Angola ICT Forum 2024 - ANGOTIC, para apresentarem “O Impacto da Tecnologia no Desporto”, num jogo extra apitado pelo moderador Mário Júlio Afonso.

O árbitro assistente angolano mais internacional e premiado Jerson Emiliano falou de como, positivamente, a tecnologia tem impactado o desporto mundial nas diferentes disciplinas.

Citou o Futebol, Atletismo, Natação como exemplo de modalidades que têm utilizado tecnologias nos diferentes processos de desenvolvimento desportivo.

Um dado partilhado, por exemplo, é o da necessidade de média de 100 mil euros para a instalação da tecnologia de linha de golo do futebol.

Já o director Técnico da Federação Angolana de Futebol, Miller Gomes, disse que a tecnologia tem trazido ao Desporto novas realidades, interactividade e também inovações.

Sobre o tempo e custos com a implantação de tecnologias no Desporto angolano e o futebol em particular, sugeriu o faseamento das etapas à semelhança da regra de obrigatoriedade de campos relvados para o futebol.

Apontou o prazo de cinco anos como tempo ideal para que determinadas tecnologias fossem já implementadas, tipo video-arbitro, linha de golo, gps, chip na bola, por exemplo.

Relativamente aos custos, que entende serem altos ainda, Miller Gomes é de opinião que o Estado deve intervir numa primeira fase, para criação das bases e permitir que a posterior o mercado possa operacionalizar-se.

O painel "O Impacto da Tecnologia no Desporto” recebeu contribuições da plateia, que entre o inovar e o conservar indicaram a necessidade de o desporto seguir os adventos tecnológicos sem perder a essência, a paixão e o naturalismo que carrega.

O que achou?

Um oficial da Polícia do Quénia foi morto a tiro depois de disparar contra uma juíza do tribunal da capital, Nairobi.O h...
15/06/2024

Um oficial da Polícia do Quénia foi morto a tiro depois de disparar contra uma juíza do tribunal da capital, Nairobi.

O homem agiu depois de ficar irritado com a decisão da magistrada, num caso que envolvia a sua mulher.

De acordo com o site Notícias ao Minuto, que cita a BBC, o polícia era responsável por uma esquadra em Londiani. Depois de ouvir a decisão da juíza, o homem sacou de uma arma e disparou-a contra a magistrada, que ficou ferida.

Outros polícias, que se encontravam de serviço no tribunal, responderam prontamente tendo um disparado contra o homem, que acabou por morrer.

No total, três polícias ficaram feridos e foram transportados, assim como a juíza, para um hospital.

O que achou?

Capture os Momentos Especiais da sua Vida!Você procura eternizar momentos únicos e especiais? Seja um casamento, anivers...
14/06/2024

Capture os Momentos Especiais da sua Vida!

Você procura eternizar momentos únicos e especiais? Seja um casamento, aniversário, ensaio fotográfico ou qualquer ocasião especial, a TC Studio está aqui para tornar esses momentos inesquecíveis!

Serviços oferecidos:

Fotografia de Casamentos: Registre cada emoção, sorriso e detalhe do seu grande dia com sensibilidade e profissionalismo.

Ensaio Fotográfico: Explore sua essência e personalidade em fotos únicas e marcantes, criando memórias que durarão para sempre.

Eventos Especiais: Não deixe passar em branco aqueles momentos únicos em sua vida. Registre aniversários, batizados, festas e celebrações com qualidade e criatividade.

Por que escolher os serviços da TC Studio ?

Experiência e profissionalismo na arte de capturar momentos.
Dedicação em cada clique para garantir imagens de alta qualidade.
Serviço personalizado para atender às suas necessidades e expectativas.
Preços acessíveis e pacotes especiais para diferentes tipos de eventos.
Não deixe as lembranças escaparem, entre em contato e agende uma sessão fotográfica com a TC Studio ! Vamos juntos criar memórias que durarão para toda a vida.

Marcação: +244 925 380 814

Marcação: +244 925 380 814
14/06/2024

Marcação: +244 925 380 814








06/06/2024

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou na segunda-feira, no fim do dia o diploma do Governo que introduz novas regras nos processos de imigração para Portugal. No website da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa realça a "situação urgentíssima de regularização de muitos milhares de processos pendentes de autorização de residência".

"O Presidente da República promulgou um diploma específico que, respeitando as situações existentes até ao presente, evita sobrecarregar os processos de regularização em curso com novas manifestações de interesse, admitidas na legislação anterior", lê-se na nota oficial.

Desta forma, o Presidente da República "promulgou o diploma do Governo que procede à alteração da lei que estabelece as condições e procedimentos de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros do território português, bem como o estatuto de residente de longa duração".

O Governo pôs fim ao regime excepcional que permitia a um estrangeiro entrar em Portugal e só depois pedir autorização de residência e anunciou a criação de uma estrutura de missão para regularizar processos pendentes, estimados em 400 mil.

No Plano de Acção para as Migrações, aprovado pelo Conselho de Ministros, consta o "fim do regime excepcional que passou a permitir uma entrada sem regras, extinguindo o designado procedimento de manifestações de interesse", considerada uma "porta aberta e fonte de grande parte de pendências".

A partir de agora, já não será possível a um estrangeiro com visto de turista tratar da sua regularização em Portugal, necessitando de um contrato de trabalho ou de outra solução tratada previamente na rede consular portuguesa. O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, rejeitou qualquer ligação entre imigrantes e aumento da criminalidade, mas disse que Portugal tinha uma legislação que permitia abusos nas entradas.

Uma mensagem verbal do Presidente da República, João Lourenço, para o Chefe de Estado da Sérvia, Aleksandar Vučić, foi t...
06/06/2024

Uma mensagem verbal do Presidente da República, João Lourenço, para o Chefe de Estado da Sérvia, Aleksandar Vučić, foi transmitida na manhã desta quinta-feira, em Belgrado, segundo um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores.

A mensagem, que expressa o desejo de se reforçar e diversificar, cada vez mais, as relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois países, foi transmitida ao Primeiro-Ministro da Sérvia, Miloš Vučević, pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António, que se encontra desde quarta-feira, em Belgrado, para uma visita oficial de 24 horas.

Na nota de imprensa, o MIREX recorda que a Sérvia foi uns dos primeiros países da Europa e o terceiro do mundo a reconhecer a Independência de Angola, em 1975, tendo, na altura, comungado com o espírito dos Países Não-Alinhados.

Em 1978, os dois países estabeleceram relações político-diplomáticas e de cooperação, técnico-científicas e culturais.

Com um Produto Interno Bruto estimado em 164,8 mil milhões de dólares a Sérvia é considerada uma economia média emergente pelo Banco Mundial. A Sérvia faz fronteira a Sudoeste com Montenegro, a Oeste com a Bósnia e Herzegovina, a Noroeste com a Croácia, ao Sul com a Macedónia do Norte e com a Albânia, ao Leste com a Roménia e com a Bulgária e ao Norte com a Hungria.

O artista japonês que criou o popular desenho animado "Dragon Ball", Akira Toriyama, morreu de uma condição cerebral, na...
09/03/2024

O artista japonês que criou o popular desenho animado "Dragon Ball", Akira Toriyama, morreu de uma condição cerebral, na semana passada, aos 68 anos, informou, sexta-feira, o seu estúdio de produção.

Akira Toriyama começou a publicar a série em 1984, dois anos depois, as aventuras do herói Goku viraram um desenho animado que é sucesso em 80 países.

Toriyama era a mente por trás da franquia de artes marciais de fantasia com Son Goku, um rapaz do espaço sideral com força sobre-humana e uma cauda de macaco.

De acordo com a imprensa internacional, o universo Dragon Ball continua a ser um dos hits globais mais bem sucedidos do Japão, cativando os corações de muitos adolescentes e adultos amantes da série de todo o mundo desde a sua estreia na década de 1980.

🇧🇷

A Glide Group, uma multinacional da Malásia, specializada no fabrico de lubrificantes e outros produtos à base de petról...
08/03/2024

A Glide Group, uma multinacional da Malásia, specializada no fabrico de lubrificantes e outros produtos à base de petróleo, vai investir cerca de cinco milhões de dólares americanos na construção de uma unidade fabril em Angola, capaz de produzir e explorar anualmente 12 mil toneladas métricas do produto.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o malaio Glide Group e a empresa angolana Etu Energias, cujos contratos que regulam a relação entre os sócios foram assinados ontem numa hoteleira da capital, pelos respectivos responsáveis.

"A nossa visão é construir esta fábrica que terá uma capacidade produtiva de, aproximadamente, mil toneladas métricas por mês na sua fase inicial e expandir para outros países do mundo", respondeu Edson Santos, presidente do Conselho de Administração da Etu Energias ao ser questionado sobre as metas a alcançar.

O responsável assegurou que o novo empreendimento será estabelecido na capital angolana, escusando-se, contudo, de revelar a data de início das obras: "Não irei indicar uma data para já mas asseguro-vos que o novo produto vai ajudar a elevar a competitividade, a garantia e a qualidade até agora já existente no mercado”.

Já o director-geral do Glide Group, Dato Muhamad, mencionou que o investimento total destinado para o projecto será disponibilizado de forma parcelada, sendo que a primeira fase poderá contar com dois milhões de dólares.

O empreendimento que pretende criar oportunidades de emprego nos

sectores de produção, administração, embalagem, transporte, entre outros, prevê oferecer serviços de importação, exportação, armazenamento, distribuição, comercialização e transporte de produtos derivados de petróleo para embarcações.

Resultados

Entretanto, a Etu Energias também aproveitou a cerimónia para apresentar os resultados de 2023, destacando que a empresa encerrou o ano com um balanço positivo, alcançando lucros superiores a 150 milhões de Kwanzas.

O presidente do Conselho de Administração Etu Energias expressou o desejo de que nos próximos cinco anos a empresa detenha pelo menos 25% do mercado global.

# #

O chefe da Organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, apelou, esta sexta-feira, para um maior ...
08/03/2024

O chefe da Organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, apelou, esta sexta-feira, para um maior papel das mulheres na resolução de conflitos.

O responsável considerou "não haverá paz, justiça ou democracia" sem mulheres no poder.

Numa declaração no Conselho dos Direitos Humanos sobre o Dia Internacional da Mulher, assinalado hoje, Turk disse que num mundo actualmente marcado por conflitos, as mulheres "mantêm unidas famílias e comunidades inteiras".

As mulheres demonstram "uma resistência e uma força incríveis", afirmou o alto-comissário Da ONU para os Direitos Humanos citado pela agência espanhola EFE.

Tal como a Alemanha, o Japão é uma potência industrial e exportadora, mas este estatuto está em declínio há muito tempo ...
18/02/2024

Tal como a Alemanha, o Japão é uma potência industrial e exportadora, mas este estatuto está em declínio há muito tempo e o consumo interno está atualmente a ser prejudicado pela inflação e pela queda do iene
O Japão perdeu, no ano passado, o título simbólico de terceira maior economia mundial para a Alemanha, sobretudo devido à queda do iene, indicam dados preliminares do produto interno bruto (PIB) japonês publicados esta quinta-feira.

Em 2023, o PIB nominal do Japão ascendia a 591,5 biliões de ienes (3,67 biliões de euros), contra 4,12 biliões de euros da Alemanha, cujo PIB nominal foi impulsionado pela inflação, que se manteve elevada no país no ano passado.

Mas em termos reais, ou seja, excluindo a inflação, o PIB japonês acelerou no ano passado (+1,9%, contra 1% em 2022), enquanto a economia alemã registou uma contração de 0,3%, de acordo com dados oficiais publicados em janeiro.

Potência exportadora, a Alemanha está a sofrer com a fraca procura externa, os custos da energia para o grande setor industrial e a subida das taxas de juro pelo Banco Central Europeu numa tentativa de vencer a inflação.

O agravamento da situação económica da Alemanha faz com que o novo título de terceira potência económica mundial, esperado desde previsões do Fundo Monetário Internacional feitas em outubro, seja visto como uma ilusão.

Depois de ter cedido o segundo lugar à China, atrás dos Estados Unidos, em 2010, o Japão está agora a deixar o terceiro lugar", lamentou o principal diário económico japonês Nikkei, num editorial publicado no sábado.

"O Japão não fez qualquer progresso para aumentar o potencial de crescimento. Esta situação devia servir de alerta para acelerar as reformas económicas que têm sido negligenciadas", acrescentou o jornal.

🇯🇵

Morreu, esta sexta-feira, aos 47 anos, o líder da oposição russa, Alexei Navalny, avançaram os Serviços Prisionais Feder...
16/02/2024

Morreu, esta sexta-feira, aos 47 anos, o líder da oposição russa, Alexei Navalny, avançaram os Serviços Prisionais Federais (FSIN), num comunicado citado pela imprensa internacional.

"A 16 de Fevereiro de 2024, na colónia prisional n.º 3, o recluso AA Navalny sentiu-se mal depois de uma caminhada, perdendo quase imediatamente a consciência", refere a nota do FSIN da região ártica de Yamal-Nenets, onde se situa a colónia penal onde Navalny cumpria uma pena de 19 anos de prisão.

"O pessoal médico da instituição chegou imediatamente ao local e foi chamada uma equipa de emergência médica. Foram efetuadas todas as medidas de reanimação necessárias, mas sem resultados positivos", acrescenta.

"Os médicos de urgência confirmaram a morte do condenado", completa o comunicado.

As causas da morte de Navalny estão a ser apuradas. De acordo com a imprensa estatal russa, o Kremlin confirmou que o Presidente russo, Vladimir Putin, já foi informado.

O porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, disse, ainda, que são desconhecidas as causas da morte. "Os médicos têm de esclarecer", disse Peskov, citado pela agência TASS, depois dos serviços prisionais confirmarem a morte do conhecido opositor.

Siga-nos para estar sempre bem atualizado sobre as noticias do mundo!A Venezuela suspendeu hoje as actividades de assess...
15/02/2024

Siga-nos para estar sempre bem atualizado sobre as noticias do mundo!

A Venezuela suspendeu hoje as actividades de assessoria do alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, alegando posições deste "claramente parciais e tendenciosas", e deu 72 horas aos seus funcionários para que abandonem o país.

A Venezuela anuncia a sua decisão de suspender as actividades do gabinete de assessoria técnica do alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos na Venezuela", refere um comunicado do Ministério de Relações Exteriores venezuelano, citado pela Lusa.

A Venezuela, adianta, vai "proceder a uma revisão na íntegra dos termos de cooperação técnica descritos na Carta de Entendimento assinada com esse gabinete nos próximos 30 dias" e por isso "solicita ao pessoal afeto ao gabinete que abandone o país nas próximas 72 horas, até que rectifiquem publicamente, perante a comunidade internacional, a sua atitude colonialista, abusiva e violadora da Carta das Nações Unidas".

Segundo Caracas, "esta decisão foi tomada devido ao papel impróprio que esta instituição tem desempenhado, que, longe de mostrá-la como um órgão imparcial, levou a converter-se num bufete privado de grupos golpistas e terroristas que estão constantemente a conspirar contra o país

# ̧ambique

Endereço

Kilamba
Luanda

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 13:15 - 18:15
Terça-feira 13:15 - 17:00
Quarta-feira 13:15 - 18:00
Quinta-feira 13:15 - 18:00
Sexta-feira 12:30 - 18:15
Sábado 13:30 - 18:15
Domingo 12:25 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando DJAPE News publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Vídeos

Compartilhar