Vão Sabe Bem

Vão Sabe Bem Levamos ao público em geral notícias com autenticidades e entretenimento.

11/12/2024
BNA conclui implementação do Sistema de Pagamento em Tempo Real O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou, ontem, dia 10...
11/12/2024

BNA conclui implementação do Sistema de Pagamento em Tempo Real

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou, ontem, dia 10 de Novembro, que a implementação do Sistema de Pagamento em Tempo Real foi concluída.

Os valores enviados em operações de transferências de fundos nos dias úteis e sábados, por via dos sistemas a retalho, nomeadamente, o Sistema de Débitos de Directos (SDD) e o Sistema de Transferências à Credito (STC), passam agora a reflectir nas contas bancárias no mesmo dia em que forem realizadas as operações.

De acordo com um comunicado, enviado ao JA Online, isto deve-se à entrada em produção da terceira e última fase do Sistema de Pagamento em Tempo Real (SPTR) 24/7, no dia 22 de Novembro.

O SPTR 24/7 foi anunciado em 2022 e a a implementação dividiu-se em três fases.

A primeira começou em Outubro de 2022, para permitir que as operações de transferências e pagamentos, com cartão Multicaixa, reflectissem nas contas bancárias no dia a seguir.

A segunda, iniciada em Janeiro de 2024, serviu para possibilitar que as transferências efectuadas à sexta-feira e ao sábado de manhã, por via de balcões e canais remotos dos bancos comerciais, reflectissem nas contas bancárias no sábado.

Face à conclusão da implementação do ambiente 24/7 no SPTR, o BNA reitera o compromisso com a contínua inovação do sistema de pagamentos nacional, com foco na segurança e eficiência, refere o mesmo documento.

11/12/2024

Activista Mybro Viegas critica a UNITA e chama Nelito Ekuikui de político memeiro e oportunista.

BNA disponibiliza USD 150 milhões ao mercadoO Banco Nacional de Angola anunciou, esta segunda-feira, a venda aos bancos ...
11/12/2024

BNA disponibiliza USD 150 milhões ao mercado

O Banco Nacional de Angola anunciou, esta segunda-feira, a venda aos bancos comerciais de um total de 150 milhões de dólares para a cobertura das necessidades cambiais de particulares e para a importação de arroz.

De acordo com o comunicado do BNA, a operação ocorreu nos dias 9 e 10 de Dezembro e destinou 88 milhões para a cobertura de operações associadas à importação de arroz em conformidade com o leilão realizado pelo Ministério do Comércio, para o licenciamento de importação de arroz em complemento à produção nacional deste produto.

Para a cobertura de operações de particulares pendentes de liquidação junto dos bancos comerciais, o Banco Central disponibilizou 60 milhões de dólares, não justificando os restantes dois milhões de dólares do total disponibilizado.

Desde o início do ano que as intervenções do órgão regulador se têm registado com mais frequência para a regularização do fluxo de dólares no mercado interbancário, impactando directamente a cotação da moeda e, consequentemente, o controlo da inflação.

10/12/2024

Dr. Albino Pakissi apela aos jovens que aprendam inglês para não perderem oportunidades de emprego decorrentes do investimento americano no Corredor do Lobito.

Medidas e leis adoptadas pelo país revertem recursos desviados ao EstadoO Estado angolano tem adoptado um conjunto de me...
10/12/2024

Medidas e leis adoptadas pelo país revertem recursos desviados ao Estado

O Estado angolano tem adoptado um conjunto de medidas e de leis, no âmbito do combate à corrupção, para que os actos não sejam uma cultura e de modo a que os recursos que haviam sido desviados e investidos para bens privados pudessem reverter para o país, revelou, ontem, em Luanda, o inspector-geral da IGAE, João Pinto.

Ao intervir na abertura da Mesa -Redonda, promovida em alusão ao Dia Internacional da Luta Contra a Corrupção, celebrado ontem, João Pinto referiu que a aprovação de um conjunto de leis sobre o branqueamento de capitais e os crimes subjacentes, assim como a lei sobre o repatriamento de capitais e a perda alargada de bens, demonstrou coragem de Angola, a partir de 2018, na sequência do discurso do Presidente João Lourenço, em garantir maior confiança ao processo.

“É preciso continuar a educar, prevenir, detectar e alertar, para que essas práticas não ponham em causa a confiança e o interesse público”, reforçou o inspector-geral da IGAE, que pediu uma reflexão sobre o tema.

“Um médico, contabilista, auditor, advogado, bancário, economista, gestor ou funcionário público pode praticar actos, se não tiver noção da deontologia ou dever que tem com a sua profissão, ao passo que, se todos colaborarem, pode-se, então, contribuir para diminuir a imagem da incerteza e desconfiança nas instituições”, acrescentou.

João Pinto referiu, ainda, que combater e prevenir a corrupção deve ser visto como um dever de todos os cidadãos, no sentido da lealdade e honestidade, advertindo que, quando se constatam tais práticas nas instituições angolanas, põe-se em causa o interesse público, apelando para a necessidade imperiosa de pará-las.

"Há um conjunto de actividades a realizar, mas também de comunicar, conviver, partilhar, por isso, convidamos os nossos parceiros e, mais uma vez, para uma reflexão interna, mas tendo em conta o dever que os profissionais das várias áreas da Administração Pública e dos serviços privados ou empresas privadas devem colaborar e procurar contribuir, para a maior transparência e confiança nas instituições", esclareceu.

Processos auditados

De Janeiro de 2023 a Janeiro de 2024, cerca de 124 processos auditados e concluídos pela IGAE geraram aos cofres do Estado mais de seis mil milhões de kwanzas, e mais de sete milhões de dólares.

Os dados foram avançados, ontem, em Luanda, pela chefe do Departamento de Inteligência Inspectiva, Angélica Cristóvão, durante a Mesa Redonda de reflexão sobre o Dia Internacional da Luta Contra a Corrupção.

Ao efectuar a apresentação do plano de actividades da IGAE, alinhado com a Estratégia de Prevenção e Detecção da Corrupção, em que a instituição detém as acções de prevenção e a detecção, aprovada por Decreto Presidencial 169-24, a responsável revelou os números de processos auditados e concluídos, bem como os valores gerados aos cofres do Estado, tendo referido que “a certificação da dívida pública aparece, também, como um dos mecanismos de prevenção e combate à corrupção”.

Relativamente às denúncias, queixas e reclamações, a directora nacional para a referida secção da IGAE, Petruska Ribeiro, esclareceu o número de processos de autos registados que, efectivamente, deram origem a actos de instrução na sua direcção.

Sem especificar os sectores, referiu que o essencial é primar por uma resposta rápida, tornar os serviços públicos mais céleres na resposta aos cidadãos, tendo enfatizado a necessidade de a IGAE ajudar a dirimir casos, sempre que se solicitar a sua intervenção.
"Até ao momento, foram instruídos 355 processos. Não são apenas denúncias, porque dentro delas temos as reclamações e queixas, ou seja, três processos diferentes", explicou.

Para o delegado provincial da IGAE, Péricles do Espírito Santos, as acções na província passam pelo incentivo à cultura da ética na Administração Pública, com ciclos de palestras nos seis municípios.

Este ano, no Bengo, disse, foram abertos 70 processos, dos quais cerca de 63 concluídos, outros arquivados e encaminhados, após validação do inspector da IGAE, ressaltando que os sectores da Saúde e Educação dominam os números das reclamações.

EUA realizam hoje conferência sobre inclusão financeira em Luanda Os Estados Unidos da América (EUA) realizam, esta segu...
09/12/2024

EUA realizam hoje conferência sobre inclusão financeira em Luanda

Os Estados Unidos da América (EUA) realizam, esta segunda-feira, em Luanda, uma Conferência de Inclusão Financeira.

Segundo um comunicado de imprensa, consultado pelo JA Online, o certame serve para promover um ambiente favorável e desenvolver um ecossistema de dinheiro digital para aumentar a inclusão financeira em Angola.

O evento é organizado pelo Governo dos EUA, através da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), em colaboração com o Banco Nacional de Angola (BNA) e em coordenação com instituições e organizações financeiras que operam no país.

"A conferência tem como propósito fortalecer a troca de experiências e as melhores práticas em inclusão financeira, promover a educação financeira em Angola, apresentar os resultados alcançados, identificar barreiras ao uso de serviços financeiros e fomentar o diálogo para acções eficazes entre os sectores público e privado, ampliando o acesso e melhorando o bem-estar das famílias angolanas", reforça a nota.

A iniciativa contará, ainda, com o Encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA, James Story, outros altos funcionários do Governo dos EUA em Angola, incluindo o Representante da USAID em Angola, William Butterfield, o governador do BNA, Manuel Dias, bem como CEO's de instituições e organizações financeiras.

POP SMOKE É O GRANDE VENCEDOR DO “UNITEL ESTRELAS AO PALCO 2024”.O candidato Janilson Simão sagrou-se campeão da edição ...
06/12/2024

POP SMOKE É O GRANDE VENCEDOR DO “UNITEL ESTRELAS AO PALCO 2024”.

O candidato Janilson Simão sagrou-se campeão da edição 2024 do concurso de imitação, “Unitel Estrelas ao Palco 2024”, numa gala que aconteceu nesta quinta-feira, 05 de Dezembro, no ZAP Estúdios e que evidenciou o grande potencial dos angolanos no que toca a música.

Nesta edição que contou com cerca de trinta e duas mil inscrições, das quais apenas 48 candidatos foram apurados para “lutar”, durante as galas, com o objectivo de serem a próxima estrela do music hall nacional, foram a final os concorrentes: Faustino Culila) Nagrelha, Arthur Alberto (Kueno Aionda), Abigail Ferraz (Marília Mendonça), Leandro dos Santos (Yanncik Afroman), Lucamba Zambiano (Prodígio) e Janilson Simão (Pope Smoke), consagrou-se o vencedor da noite.

O espectáculo contou ainda com as actuações especiais de Pérola e Gerilson Insrael, e com a presença de várias outras figuras que prestigiaram o evento.

Repaginado, o concurso nacional de imitação e interpretação de músicas nacionais e internacionais regressou em março do ano corrente e foi uma oportunidade para os jovens demonstrarem as suas potencialidades no domínio musical.

Biura disponibiliza álbum "Maratonista" em todas as plataformas digitaisO rapper Biura lançou, hoje, o seu álbum a solo,...
06/12/2024

Biura disponibiliza álbum "Maratonista" em todas as plataformas digitais

O rapper Biura lançou, hoje, o seu álbum a solo, "Maratonista", em todas as plataformas digitais.

O álbum conta com 12 faixas musicais e a participação de vários artistas do mercado nacional.

Neste primeiro álbum digital, o antigo membro dos Zona 5, celebra a resiliência dos “guerreiros e guerreiras” e reforça que ninguém está sozinho na luta por um futuro melhor.

É um trabalho que promete marcar a cultura musical do país e ressoar além-fronteiras, de acordo o cantor, numa nota enviada ao JA Online.

A faixa “Mamacita” destaca-se como uma homenagem àqueles que deixaram a sua terra natal em busca de melhores condições de vida, enfrentando desafios como o racismo e a saudade da pátria.

A música transmite uma mensagem de união, coragem e esperança, num abraço fraterno para quem está longe de casa.

No Comment.
06/12/2024

No Comment.

05/12/2024

Jornalista José Gama afirma que o Corredor do Lobito é a maior e mais importante linha férrea do mundo.

COMISSÃO ECONÓMICA DO CONSELHO DE MINISTROS REUNIU HOJE EM LUANDA 1 - ANGOLA VAI TER MAIS POSTOS DE PORTAGEM 2 - AGROVIL...
05/12/2024

COMISSÃO ECONÓMICA DO CONSELHO DE MINISTROS REUNIU HOJE EM LUANDA

1 - ANGOLA VAI TER MAIS POSTOS DE PORTAGEM
2 - AGROVILAS PARA UM NOVO IMPULSO À PRODUÇÃO AGRÍCOLA
3- EMPREGO FORMAL CRESCE

A Comissão Económica do Conselho de Ministros realizou esta quinta-feira, 5, a sua quinta Reunião Ordinária, sob orientação do Presidente da República, João Lourenço.

Entre a diversidade de temas apreciados, destaque para as matérias submetidas pelos ministérios das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação; Agricultura e Florestas e Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

Foi nomeadamente aprovado o Plano de Instalação de Postos de Portagem nas Fronteiras e nos Eixos Estruturantes das Estradas Nacionais e também o Plano de Pesagem de Veículos Automóveis Pesados.

Outra novidade da reunião de hoje é a decisão de se construírem ao redor do país “agrovilas”, que são assentamentos humanos para melhorar a qualidade da habitação no meio rural, aumentar a produção agro-pecuária, gerar renda, criar emprego, reduzir a pobreza e diminuir o êxodo rural.

Um terceiro tema de destaque é a constatação de que se observa no mercado doméstico um aumento do emprego formal, incentivado sobretudo pelo sector privado da economia.

Financiamento dos EUA em energias limpas estimado em 2,4 biliões de dólaresOs Estados Unidos da América (EUA) disponibil...
04/12/2024

Financiamento dos EUA em energias limpas estimado em 2,4 biliões de dólares

Os Estados Unidos da América (EUA) disponibilizaram, até aqui, a Angola, 2,4 biliões de dólares, para projectos de geração de energias limpas. A informação foi avançada na manhã desta quarta-feira, em Benguela, pelo ministro da Energia e Águas.

João Baptista Borges falou à imprensa durante uma visita dos Presidentes Joe Biden e João Lourenço ao Complexo Industrial Carrinho, município da Catumbela, na província de Benguela.

Segundo João Baptista Borges, neste momento, o Governo americano é responsável pela preparação para entrada em breve de mais 500 megawatts de fontes renováveis à matriz energética angolana nas províncias de Luanda (Catete) e Malanje.

A par disso, avançou, está também projectada a conclusão de uma outra iniciativa de geração de mais 320 megawatts à quatro províncias, sobretudo às zonas de baixa ou inexistente oferta.

Angola pretende atingir 73 por cento de fonte renovável na sua matriz de geração de energia.

“Certamente, devemos ter acompanhado todos os pronunciamentos do Presidente Joe Biden, em que reafirmou o compromisso dos EUA para com aquilo que são as metas para a transição energética de Angola. Nós propusemo-nos atingir, até 2027, 73 por cento de contribuição de fontes renoveis em toda a nossa matriz energética e os Estados Unidos são hoje um parceiro neste processo de transição na medida em que estão a financiar, neste momento, projectos no domínio da geração de energia”, disse.

03/12/2024

Quem desdenha quer comprar: muito desprezo pode ser sinal de desejo escondido.

03/12/2024

O analista político Agostinho Sicato afirma que o Corredor do Lobito impulsionará a economia angolana.

03/12/2024

Estudantes e docentes estão expectantes com a visita do Presidente Joe Biden.

02/12/2024

Activista Alfa-Kuabo alerta os cidadãos a não aderirem a nenhuma marcha durante a visita de Joe Biden.

Angola assinala virar de nova página nas relações com os EUAA chegada, hoje, a Luanda, do Presidente Joe Biden, vai assi...
02/12/2024

Angola assinala virar de nova página nas relações com os EUA

A chegada, hoje, a Luanda, do Presidente Joe Biden, vai assinalar o virar de uma página importante nas relações entre Angola e os EUA, destacou, ontem, em Luanda, o especialista em Relações Internacionais Almeida Henriques. Em declarações ao Jornal de Angola, no âmbito da visita de Estado do Presidente Joe Biden ao país, o comentador de Política Internacional anteviu uma jornada de trabalho do estadista norte-americano, em Luanda e no Lobito, numa agenda preenchida de grandes expectativas.

“Estamos a dizer que será a primeira viagem de um Presidente norte-americano a Angola e, também, tendo em conta as últimas semanas que se aproximam da passagem de pastas ao novo Presidente dos EUA, esta visita reveste-se de uma grande importância estratégica”, referiu o também professor da Escola Nacional de Guerra.

Almeida Henriques considera Joe Biden dos Presidentes que mais investiu nas relações comerciais com Angola, destacando a importância de os EUA terem reconhecido a democracia progressiva do país, que nasceu em 1992, do ponto de vista da lei, precisamente em 1991.“Estamos a falar dos acordos de Bicesse em Portugal, que facilitou significativamente a mudança da estratégia política americana para com Angola, desde a vigência do democrata Bill Clinton, com os Estados Unidos a reconhecerem Angola, enquanto Estado soberano”, acrescentou.

A partir daquela altura, prosseguiu o especialista em Geopolítica Internacional, as relações entre os dois países começaram a estabelecer-se, não apenas no âmbito económico, porque a cooperação já remonta há quase 70 anos, sendo que empresas petrolíferas americanas sempre operaram em Angola, muito antes da Independência.

“Mas estes elementos todos apresentaram uma retrospectiva histórica, porque, de facto, a perspectiva entre os Estados não eram boas até 1993, por uma razão muito simples: Angola parte para um processo de luta para a sua autodeterminação, buscando actores que na altura convinham, porque correspondiam aos anseios de vários Estados africanos que lutavam pela sua autodeterminação”, observou.

Almeida Henriques citou, como exemplo, o Bloco do Leste, que se mostrou, na altura, favorável às lutas de Independência no continente africano, independentemente de, nos Estados Unidos, algumas figuras estarem, também, a favor da autodeterminação dos povos, mas de forma muito tímida, porque a América suspeitava e receava do seu principal oponente ideológico, que era a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).A ex-URSS, explicou, procurava expandir a sua doutrina, o seu ideal, senão mesmo a ideologia comunista, enquanto os Estados Unidos faziam o vai e vem em tentar manter relações pacíficas e políticas com determinados Estados africanos e, obviamente, com Angola.

“Mas, com a queda do Muro de Berlim, em 1989/1991, Angola já não encontrava razões de ter limitações na sua política externa, passando a estabelecer relações com todos os países do mundo, e até hoje o quadro vem sendo cada vez melhorado”, esclareceu.

Relações estratégicas

As relações estratégicas entre os EUA e Angola, de acordo com o especialista em Política Internacional, surgem na vigência do Presidente João Lourenço, que se apresentou “com uma visão mais atractiva, inclusiva e não escolhe a nação, excepto àquelas que não respeitam aquilo que é a nossa soberania”.

“Mas, com ele (João Lourenço), as relações entre Angola e os Estados Unidos são estratégicas e têm vindo a progredir significativamente”, assegurou o comentador, sublinhando que os principais sectores, nesta parceria, resumem-se à agro- indústria, tendo considerado o espaço mais alto no processo de relações comerciais assente no estratégico Corredor do Lobito.

Endereço

Lobito

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Vão Sabe Bem publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Vídeos

Compartilhar