Cambambe Newz

Cambambe Newz O nosso mair objectivo é trazer a realidade ao povo, mostra aquilo que muitos não mostram. Cá em

11/07/2022
09/07/2022

PR APRESENTA CONDOLÊNCIAS À FAMILIA DO ANTIGO PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS

O Presidente da República, João Lourenço, apresentou condolências à família do antigo Presidente da República José Eduardo dos Santos, na sequência do seu falecimento ontem, em Barcelona.

O Chefe de Estado telefonou para a senhora Ana Paula dos Santos este sábado.

09/07/2022

■ JORNALISTA : O PAÍS PERDEU HOJE O SEU EX-PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS. QUE PALAVRAS NESTE MOMENTO DE COMOÇÃO?

O que tenho a dizer é que Angola acaba de perder um grande filho, alguém que dedicou toda a sua juventude, toda a sua vida, para o bem de Angola e dos angolanos. Portanto, o nosso apelo é que encaremos este momento com a maior serenidade possível e que o Povo siga, pela comunicação social, o programa das exéquias, até que consigamos realizar o funeral de Estado a que Ele tem direito, e que é nossa obrigação, enquanto Executivo, organizar.

■ JORNALISTA : UMA MENSAGEM À FAMÍLIA ENLUTADA...

A mensagem é que nós estamos solidários com a família, neste momento bastante difícil, e que eles não sofrem sozinhos. Portanto, a dor que a família sente, todo o povo angolano sente.

■ JORNALISTA : ALGUMAS DAS FILHAS DO EX-PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS SÃO MUITO INTERVENTIVAS NAS REDES SOCIAIS, ALGUMAS VEZES ATÉ COM ACUSAÇÕES MUITO FORTES CONTRA O ESTADO ANGOLANO E OS SEUS DIGNITÁRIOS. AVENTAM ATÉ A POSSIBILIDADE DE NÃO PODEREM VIR A ANGOLA PARA AS EXÉQUIAS DO PAI. ESTAS ALEGAÇÕES COLHEM, SENHOR PRESIDENTE?

O nosso foco, neste momento, está virado para a organização das exéquias e, em princípio, nenhuma Autoridade do país tem competência para impedir que um cidadão angolano, que esteja a viver no exterior, possa regressar ao seu próprio país, não importa em que circunstâncias. Se tivermos em conta as actuais circunstâncias, por maioria de razão, não vemos por quê razão a família, que está lá fora, não poder acompanhar o seu ente querido.
Portanto, nós estamos a contar com a presença de todos, sem excepção de ninguém.

09/07/2022
13/04/2022

CABINDA VAI GANHAR MAIS DE SEIS MIL APARTAMENTOS NOS PRÓXIMOS TEMPOS

A província de Cabinda vai ganhar nos próximos tempos mais de 6 mil apartamentos com a conclusão da primeira centralidade com 3 mil apartamentos T3, distribuídos em edifícios do 1°, 2°, 3° e 4° piso e os demais projectos habitacionais em curso na província.

O projecto de construção de casas sociais em curso na província está distribuído de seguinte forma:

Município sede de Cabinda 2100 residenciais no Tali Sumbi; Cacongo 300, Buco-Zau 300 e Belize também 300.

Um outro projecto habitacional aprovado e com financiamento para a província de Cabinda que arranca brevemente segundo a mesma fonte, prevê a construção de 500 apartamentos em edifícios de 4 pisos, sendo 140 apartamentos para o município de Cabinda e 120 por cada um dos três outros municípios.

Apartir do fim desde até o próximo ano, as residências e os apartamentos estarão a disposição da população na modalidade de compra directa e renda resolúvel.

13/04/2022

BANCOS AUTORIZADOS A UTILIZAR RESERVAS OBRIGATÓRIAS NO CRÉDITO À HABITAÇÃO

Bancos autorizados a utilizar reservas obrigatórias no crédito à habitação
O Banco Nacional de Angola (BNA) publicou, ontem, o Aviso 9/2022, a autorizar os bancos comerciais a constituírem parte das reservas obrigatórias em financiamentos, para elevar os níveis de acesso ao crédito à habitação e promover a construção de imóveis residenciais.

Leia mais no site: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/bancos-autorizados-a-utilizar-reservas-obrigatorias-no-credito-a-habitacao/

13/04/2022

ROUBADO O CARRO DO BUAP ESSA MANHÃ EM LUANDA.

Foi roubada agora a viatura do Buap de Talatona LD-27-67-HK Land Cruiser Branca nas bombas dos Mirantes de Talatona. Os meliantes seguiram em direcção ao Golfo II.
Nesse momento um dos colega esta a prestar as declarações na esquadra do Futungo de Bela.

Segundo o mesmo só lhe mandaram pular do carro.

30/03/2022

AJUSTADO CONSELHO DA REPÚBLICA

Considerando que a Constituição da República de Angola consagra o Conselho da República como Órgão Colegial Consultivo do Chefe de Estado;

Havendo necessidade de se adequar a composição do Conselho da República, tendo em conta as alterações verificadas na Presidência do partido União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) em cumprimento à Anotação do Tribunal Constitucional que validou o Congresso da UNITA realizado em 2021 e, consequentemente, a eleição do novo Presidente do Partido;

Considerando que os Presidentes dos partidos políticos e das coligações de partidos políticos representados na Assembleia Nacional são, por inerência de funções, membros do Conselho da República, nos termos da alínea f) do n° 2 do artigo 135 da Constituição da República de Angola;

O Presidente da República decreta, nos termos da alínea u) do artigo 119 e do n° 4 do artigo 125, ambos da Constituição da República de Angola, o seguinte:

São dadas por findas as funções de Isaías Henriques Ngola Samakuva, membro do Conselho da República, designado através do Decreto Presidencial n° 260/21, de 3 de Novembro;

Por inerência de funções é designado Adalberto da Costa Júnior, Presidente do partido UNITA, membro do Conselho da República

...

Havendo necessidade de se adequar a composição do Conselho da República, tendo em conta as alterações verificadas na Presidência do partido Frente Nacional para a Libertação de Angola (FNLA) e em cumprimento à Anotação do Tribunal Constitucional que validou o Congresso do partido FNLA e, consequentemente, a eleição do novo Presidente do Partido;

São dadas por findas as funções de Lucas Benghy Ngonda, membro do Conselho da República, designado através do Decreto Presidencial n° 58/18, de 23 de Fevereiro.

Por inerência de funções é designado Nimi a Simbi, Presidente do Partido FNLA, membro do Conselho da República.

.....

Considerando que a Constituição da República de Angola consagra o Conselho da República como Órgão Colegial Consultivo do Chefe de Estado;

O Presidente da República decreta, nos termos da alínea u) do artigo 119, do n° 4 do artigo 125 e alínea g) do n° 2 do artigo 135, todos da Constituição da República de Angola, o seguinte:

É designado Jorge Alicerces Valentim, membro do Conselho da República.

CASA CIVIL DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA em Luanda, 29 de Março de 2022

23/03/2022

➡️ SOCIEDADE
Depois dos médicos, os enfermeiros também ameaçam greve.

O Sindicato dos Enfermeiros tornou público que entrarão em greve na próxima segunda-feira, se o Executivo angolano não se pronunciar nas próximas 72 horas.

De acordo com a LAC, os enfermeiros pedem ajuste nos ordenados, melhores condições de trabalho, à semelhança dos médicos e dos professores universitários, que declararam greve.

Este é mais um dos vários problemas que o país vive e cuja solução até agora não foi encontrada.

O que tens a dizer?

23/03/2022

⤵️SOCIEDADE

Agente do SIC detido por suposto envolvimento nas agressões que levaram à morte de um apostador de ficha desportiva.

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Luanda deteve um agente afeto ao seu órgão, por alegadamente estar envolvido no espancamento do cidadão que em vida atendia pelo nome de Cambila Alberto, de 34 anos de idade, que resultou na morte do mesmo.

O SIC garante que o agente em causa já se encontra detido e foi presente ao Ministério Público para aplicação das medidas que se impõem, enquanto decorrem ações investigativas para o esclarecimento dos fatos, segundo fez saber o diretor de Comunicação Institucional e Impresa do SIC geral, Manuel Alaiwa.

Recorde-se que Cambila Alberto, ou simplesmente ““Careca”, como era conhecido, foi brutalmente espancado por supostos agentes do SIC que usaram até objetos contundentes durante a agressão, por este ter alegadamente roubado uma ficha de aposta desportiva.

08/03/2022

Governo Russo coloca Portugal na lista BRANCA
Portugal e todos os outros países da União Europeia fazem parte da lista de países que o governo russo considera que tomaram "ações hostis" contra a Rússia, avança a agência Interfax, que cita a decisão do executivo russo.
Segundo a lista divulgada esta segunda-feira, fazem parte dos países hostis todos os membros da União Europeia e ainda Austrália, Albânia, Andorra, Reino Unido (incluindo Jersey e territórios ultramarinos britânicos - Anguila, Ilhas Virgens Britânicas, Gibraltar), Islândia, Canadá, Liechtenstein, Micronésia, Mónaco, Nova Zelândia, Noruega, Coreia do Sul, San Marino, Macedónia do Norte, Singapura, Estados Unidos, Taiwan, Ucrânia, Montenegro, Suíça e Japão.
NENHUM PAÍS AFRICANO foi colocado na lista BRANCA, quer dizer, lista de países que a Rússia considera hostis (ou não bem vindos) e espero que nenhum país africano tenha acções ou discursos que os faça cair nesta lista. África tem de se unir para resolver a crise na Etiópia que é o país sede da União Africana. Os parlamentos africanos e a própria União AFRICANA devia debater sobre isso porque a guerra da Ucrânia é tanta propaganda, tanta mentira e, tanta hipocrisia junta que nem sabemos o que realmente se passa aí.
A Rússia ameaça igualmente cortar o gaz á Europa o que, se acontecer, terá consequências devastadoras. Os preços dos combustíveis e do gaz já estão muito altos na Europa e nos EUA e tudo tende a subir com as sanções impostas pela Rússia. As economias Europeias e as da própria Rússia vão sofrer mas a Rússia conta com uma poderosa boia de salvação: a China!

02/03/2022

Já é pública e oficial a posição de Angola em relação ao conflito do momento.
Ao lado de mais 35 países, Angola absteve-se hoje na votação da Assembleia Geral da ONU que condenou a invasão da Ucrânia pela Federação Russa com 145 países a favor e 5 contra.
No total 17 países africanos abstiveram-se, nomeadamente, o Zimbabwe, Namibia, Moçambique, Argélia, Uganda, Mali e Congo.
Ao nivel da CPLP, Cabo-Verde, Brasil, Portugal, São Tomé e Timor Leste condenaram a invasão. A Guiné-Bissau não votou.

01/03/2022

NGOLANOS REVOLTADOS COM A POSTURA IRRESPONSÁVEL DA UNITA
De acordo com informações postas a circular nas redes sociais, hoje, 28.2, dão conta de uma forte onda de descontentamento e contestação em Angola e na diáspora, contra o partido UNITA, devido a atitude irresponsável demonstrado por este partido em Portugal, que, por via da JURA, decidiu participar de uma manifestação promovida pela sociedade civil portuguesa, que teve lugar defronte à embaixada russa neste país, em que a UNITA exibiu a bandeira da República de Angola.
A manifestação em questão foi realizada em protesto à incursão Russa à Ucrânia, acto que viu reunir no mesmo recinto centenas de cidadãos das mais variadas partes do mundo presentes na capital Lusa.
A indignação dos cidadãos angolanos, surge na sequência de se ter observado que, a UNITA, ao invés de apresentar-se na referida manifestação, por via da JURA, com as cores que figuram a bandeira do seu partido, como se esperava, inverteu deliberadamente este princípio e, de maneira cobarde, irresponsável e com os objectivos bem definidos, decidiu apresentar-se propositadamente com as cores da bandeira da República de Angola, a cor de todos os angolanos, como que nós os angolanos a tivéssemos autorizado que ela assim procedesse.
A UNITA e qualquer outro partido político angolano, deve saber não ter autorização nenhuma para em actos particulares e de caris político -partidário, falar ou agir em nome dos angolanos, ainda por cima em circunstâncias em que desavergonhadamente decidi preterir a bandeira do galo negro pela bandeira da República, talvez por se saber que a bandeira da UNITA seja feia de mais para ter que ser hasteada internacionalmente.
Este comportamento bastante irresponsável e infantil, prontamente reprovado e condenado pelos angolanos, não pode ter lugar nem vez, muito menos aceitar-se de maneira leviana.
É preciso que o Governo de Angola tome as medidas necessárias e responsabilize este partido de cidadãos emocionados , no sentido de cha

27/02/2022

UTILIDADE PÚBLICA
A UNITEL informa que os Serviços de chamadas de Voz e SMS para a Rede Unitel se encontram normalizados desde as 21h:35'.

27/02/2022
26/02/2022

“Dizem que a união faz a força”
mas há objectivos que não se realizam em coletivos...

26/02/2022



!!!

*

Junte-se a nós e ajude-nos a salvar vidas

Eu estarei lá, darei o meu sangue e você?!*

Somos por esta via, convidar todos os interessados em salvar vidas, para mais um acto de solidariedade e amor, vamos fazer Doação de Sangue no , Amanhã, sábado, dia 26 de Fevereiro, pelas 8horas.

Não tem qualquer problema para participar, é simples, basta apareceres lá no Hospital Geral de Luanda, já estão criadas todas as condições logística.

Eu estarei lá, darei o meu sangue e você?!

-POR UMA ANGOLA SOLIDÁRIA, IMPACTANDO AS COMUNIDADES.*

25/02/2022

O Presidente ucraniano disse esta sexta-feira que a Ucrânia está a defender-se sozinha, lamentou que as "forças mais poderosas do mundo estão a observar de longe" e sustentou que as sanções internacionais são insuficientes.
"Nós defendemos o nosso Estado sozinhos. As forças mais poderosas do mundo estão a observar de longe", afirmou Volodymyr Zelensky.
Num discurso dirigido à nação, o chefe de Estado ucraniano acrescentou: "Será que as sanções de ontem [quinta-feira] persuadiram a Rússia? Sentimos nos nossos céus e na nossa terra que isto não é suficiente".

24/02/2022

Ucrânia📌
Sabia que 🤔 ?

"Porque a Ucrânia é importante ❓

É por isso que a Ucrânia é importante.

É o segundo maior país por área da Europa por área e tem uma população de mais de 40 milhões - mais do que a Polónia.

Minerais: 🛢🔋 Classificações da Ucrânia:
⚗ 1º na Europa em reservas de urânio
⛽2º lugar na Europa e 10º lugar no mundo em reservas de minério de titânio;
⚙ 2º lugar no mundo em reservas de magnésios (2,3 mil milhões de toneladas, ou 12% das reservas mundiais);
🔗2ª maior reserva de minério de ferro do mundo (30 mil milhões de toneladas);
🧭2º lugar na Europa em reservas de mercúrio;
🔋3º lugar na Europa (13º lugar no mundo) em reservas de gás de xisto (22 milhares de milhões de metros cúbicos)
🌳4º no mundo pelo valor total dos recursos naturais;
🔥7º lugar no mundo em reservas de carvão (33,9 mil milhões de toneladas)

A Ucrânia é um importante país agrícola: 👨‍🌾🚜
🌱1º na Europa em termos de área de terra arável;
3º lugar no mundo por área de solo preto (25% do volume mundial);
🌻1º lugar no mundo nas exportações de girassol e óleo de girassol;
🌾2º lugar mundial em produção de cevada e 4º lugar em exportação de cevada;
🌽3º maior produtor e 4º maior exportador de milho do mundo;
🥔4º maior produtor de batata do mundo;
🌾5º maior produtor de centeio do mundo;
🐝5º lugar no mundo em produção de mel (75.000 toneladas);
🌾8º lugar mundial nas exportações de trigo;
🍳9º lugar no mundo na produção de ovos de galinha;
🧀16º lugar no mundo em exportação de queijos.

A Ucrânia pode atender às necessidades alimentares de 600 milhões de pessoas

A Ucrânia é um importante país industrializado:🏢🏣

🍀1º na Europa em produção de amónio;
⛽O 2º da Europa e o 4º maior sistema de gasodutos de gás natural do mundo;
☢ 3º maior da Europa e 8º maior do mundo em termos de capacidade instalada de centrais nucleares;
🚂3º lugar na Europa e 11º no mundo em extensão de rede ferroviária (21.700 km);
📡3º lugar no mundo (depois dos EUA e França) em produção de localizadores e equipamentos de localização;
🏗 3º maior exportador de ferro do mundo
🌬4º maior exportador de turbinas para centrais nucleares do mundo;
🚀4º maior fabricante mundial de lançadores de foguetões;
🌱4º lugar no mundo em exportações de argila
🔬4º lugar no mundo em exportações de titânio
💎8º lugar no mundo em exportações de minérios e concentrados;
☄ 9º lugar no mundo em exportações de produtos da indústria de defesa;
⛓ 10º maior produtor de aço do mundo (32,4 milhões de toneladas).

Só sei que isso não vai ficar impune diante de Deus, muitas gente inocente morrendo por nada.

Lembrem do rei Nabucodonosor, comeu capim...

Acima de tudo isso é trabalho do Diabo para desestabilizar o mundo para a implementação da nova Ordem Mundial...

Fim dos tempos...

Mateus24:1...

O que tens a dizer?

16/02/2022

15/02/2022

Angola é o oitavo país africano que mais capta investimento europeu
Angola é o oitavo país africano que mais atrai investimento direto europeu, revelou hoje um responsável europeu, que sublinhou as oportunidades do acordo para fomentar o investimento bilateral, um projeto-piloto a nível mundial atualmente em negociação.
As oportunidades de negócios em Angola e o Acordo de Facilitação de Investimentos Sustentáveis Angola-UE (SIFA, na sigla em inglês) foram alguns dos destaques do Fórum Empresarial União Europeia (UE)-África, que decorreu hoje online.
Segundo Carlo Petinatto, chefe da Unidade de Investimento e Propriedade Intelectual da União Europeia, o atual nível de investimento europeu em Angola "não é insignificante" e haverá futuramente mais oportunidades, no quadro do SIFA, que está a ser negociado desde junho do ano passado.
Atualmente, referiu, Angola está entre os dez principais parceiros africanos da UE, ocupando a oitava posição e captando cerca de 6% do investimento direto em África que, em 2019, representava 14 mil milhões de euros em 'stock' de investimento.
"Acreditamos que há um forte potencial para captar mais investimento no futuro", destacou, apontando que Angola "está em vias de aderir" ao acordo de parceria económica entre a UE e a região da SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral), o que, disse, "será mais um motivo para promover mais investimento".
Segundo o responsável, isto permitirá a "todas as empresas sediadas em Angola exportarem para a União Europeia sem taxas alfandegárias e com procedimentos mais fáceis", embora o acordo se aplique ao comércio transfronteiriço e não ao investimento.
"Por isso, começámos a discutir a possibilidade de avançar com o Acordo de Facilitação dos Investimentos Sustentáveis", um conceito com que Angola já está familiarizada, mas que é novo para a Europa.
"Angola seria o primeiro parceiro a nível mundial com quem estamos a negociar um acordo de fomento de investimento bilateral, é um projeto pi

15/02/2022

A beleza das pessoas está na capacidade de amar e encontrar no próximo a continuidade de seu ser. Feliz dia dos namorados!

15/02/2022

INDRA ganha concurso público para gerir eleições de Agosto próximo
14-02-2022 | Fonte:
A Indra foi seleccionada pela Comissão Nacional Eleitoral de Angola (CNE), órgão eleitoral máximo do país, para desenvolver e implementar um vasto leque de soluções tecnológicas e de operações logísticas que permitam realizar de forma profissional e transparente as eleições gerais agendadas para Agosto deste ano.
A proposta da Indra foi selecionada por responder a todos os requisitos do concurso público promovido pela CNE, aberto à apresentação de propostas de outras empresas.
A solução tecnológica da Indra engloba a contagem provisória e a contagem final de todos os votos registados nas eleições gerais. É uma solução que garante o cumprimento dos requisitos de transparência e de segurança exigidos por lei, o que implica a redundância dos sistemas de computação, transmissão, processamento e divulgação de resultados, entre muitos outros serviços.
Adicionalmente, a Indra assume a aquisição, transporte e entrega de todo o material necessário para a realização destas eleições gerais. Recorde-se que a Indra foi responsável pelas eleições gerais de 2008, 2012 e 2017, realizadas nos prazos estabelecidos, de forma eficiente e com transparência, o que fez de Angola um dos países líderes no uso de tecnologia eleitoral de ponta. A Indra tem mais de 40 anos de experiência na realização de eleições em todo o mundo, tendo organizado até ao momento mais de 400 processos eleitorais nacionais e internacionais, com mais de 4.000 milhões de eleitores envolvidos.
A empresa oferece cobertura com as suas soluções e serviços a todas as necessidades do ciclo eleitoral, desde o cadastramento dos cidadãos até à captação e divulgação dos resultados no dia das eleições, incluindo a contagem final dos votos. De entre os países onde tem organizado eleições, destacam-se o Reino Unido, Noruega, França, Espanha, Portugal, Argentina, Chile e Colômbia, entre outros.
A experiência da empresa garante à partida toda a

15/02/2022

Dívida pública de Angola vai descer para 64% do PIB até 2025
14-02-2022 | Fonte: Lusa
A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) antevê que a dívida pública de Angola desça para 64% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2025, depois de ter atingido o pico de 131% em 2020.
Esperamos que a dívida governamental de Angola vá continuar a cair par 64% do PIB até 2025, depois de ter atingido um pico de 131% em 2020; o declínio na dívida depende dos preços favoráveis do petróleo, que devem impedir uma desvalorização abrupta da moeda", dizem os analistas.
De acordo com um relatório sobre a dívida de Angola, com o título 'Mergulho em profundidade na dívida', enviado aos investidores e a que a Lusa teve acesso, esta agência de notação financeira, que no princípio de fevereiro melhorou o 'rating' de CCC+ para B-, com perspetiva de evolução estável, alerta que a dívida é ainda alta.
"Os níveis da dívida de Angola são elevados", afirmam, salientando, ainda assim, que "quase 40% da dívida foi em termos concessionais [abaixo das taxas de juro comerciais] a credores bilaterais e multilaterais", nomeadamente chineses.
"Angola depende fortemente dos empréstimos chineses, que compõem cerca de 40% da dívida externa e quase 30% da dívida total registada no final de 2021", dizem os analistas no relatório. A agência de notação financeira Standard & Poor's melhorou no dia 4 de fevereiro o 'rating' de Angola para B-, prevendo que a economia já tenha saído da recessão no ano passado, ao crescer 0,2%, e acelerando para 2,3% este ano.
"O programa de reformas do Governo, os preços mais altos do petróleo, e o alívio da dívida de alguns credores oficiais estão a reduzir os riscos imediatos de liquidez; antevemos que a recuperação económica e uma depreciação da moeda menor entre 2018 e 2020 sustentem um declínio continuado no nível da dívida, por isso melhorámos o 'rating' de Angola de CCC+ para B-", lê-se numa nota da Standard & Poor's enviada à Lusa.
Na nota, a S&P explica que atribui u

15/02/2022

🇦🇴ANGOLA: INFRA-ESTRUTURAS AGRÍCOLAS DE QUIZENGA INTEGRAM 172 JOVENS | MALANJE, 12 FEVEREIRO DE 2022 | FONTE: ANGOP
Cacuso- Cento e 72 jovens técnicos médios de agronomia das províncias de Malanje e Cuanza Norte estão a ser integrados no Projecto de Fornecimento de Equipamentos e Construção de Infra-estruturas agrícolas de Quizenga, que visa potenciar uma área de cinco mil hectares.
Nesta altura, 48 jovens foram já integrados no projecto, desde 2021, e cada beneficiou de uma parcela de cinco hectares, cultivados com milho e soja. Para este ano se prevê adicionar mais 124 beneficiários e outros interessados em desenvolver actividade agrícola ao longo do perímetro.
Orçado em 120 milhões de dólares norte-americanos, o projecto é de iniciativa do Ministério da Agricultura e Pescas e está a ser executado pela empresa de Gestão de Terras Aráveis (GESTERRA), segundo o seu Presidente do Conselho de administração, Carlos Paím.
O responsável, que falava sexta-feira, durante uma visita do ministro da Agricultura e Pescas, António de Assis, precisou que os jovens foram previamente formados em técnicas de produção e gestão de parcelas e vão beneficiar de títulos de concessão de terra e de crédito agrícola, através do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).
Precisou que em termos de infra-estruturas, está prevista a construção de uma barragem com capacidade para sete milhões de metros cúbicos, montagem de silos para 12 mil toneladas de cereais, fábrica de ração com capacidade para processar 20 mil toneladas por hora e sistema de irrigação que vai cobrir 34 por cento da área útil.
Apesar de contar com 94 por cento de execução física, o projecto já produz desde 2021, três mil toneladas de milho e 700 de soja, cifra que se pretende duplicar este ano.
Dentro de três anos, projecta-se uma produção de 30 mil toneladas de milho e 7 mil de soja.
Na ocasião, o ministro da Agricultura e Pescas, António de Assis, sublinhou a relevância do projecto na incorporação de jovens forma

14/02/2022

Você é a Esperança de muitos.
Doe sangue, salve vidas.

Participe!

Endereço

Dondo

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Cambambe Newz publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar


Outra Empresa de comunicação e notícias em Dondo

Mostrar Todos

Você pode gostar