Dikulo news

Dikulo news Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Dikulo news, Empresa de comunicação e notícias, Belas.

Nacional| NagrelhaNagrelha transferido para Portugal - Precisa de uma intervenção no pulmãoKudurista foi transferido ao ...
27/06/2022

Nacional| Nagrelha

Nagrelha transferido para Portugal - Precisa de uma intervenção no pulmão

Kudurista foi transferido ao hospital do Porto, em Portugal.
Fontes bem posicionadas do Angola-Online, revela que o kudurista diagnosticado com problemas respiratório, necessita de um "procedimento no pulmão." Foi transferido para o hospital do Porto, em Portugal.
Na quarta-feira, o estado maior do Kuduro recebeu sinal verde no visto de viagem as terras lusas em tratamento médico. Segundo a fonte, a esposa e um médico angolano o acompanha.
"Nagrelha fala", disse a fonte do Angola-Online questionada sobre o estado de saúde do kudurista.

Nacional | Política| UNITAUNITA classif**a Kwanza-Norte como das “piores” províncias subdesenvolvida de AngolaO secretár...
27/06/2022

Nacional | Política| UNITA

UNITA classif**a Kwanza-Norte como das “piores” províncias subdesenvolvida de Angola

O secretário da UNITA no Kwanza-Norte, Fernando Falua, classif**a a província como uma das mais “piores” do país em termos de subdesenvolvimento, devido ao que diz ser “políticas falhadas do actual governo”.
Falando ao Angola24Horas, Fernando Falua disse ser “inconcebível” uma província com a linha férrea não progredir na rota do desenvolvimento.
“O MPLA deixou o Kwanza-Norte a deus dará; a realização do cidadão não se faz com políticas das bandeiras, mas sim com políticas economistas que são inexistentes na província”, disse.
O secretário provincial da UNITA, Fernando Falua, denuncia actos de intolerância política registados no município do Quiculuno, no sábado, 25 de Junho, por supostos militantes afectos ao MPLA.
Segundo o político da UNITA, a sede do município do Quiculungo, local que acolheu o acto político de massas do seu partido em saudação aos 50 anos de existência da Liga da Mulher Angolana (LIMA), braço feminino do “galo negro” “foi palco de intolerância por parte do nosso principal adversário político”, que para Fernando Falua “não respeita o jogo democrático”.
“São actos de intolerância política por tudo quanto é canto”, lamentou Falua, explicando que a sua formação partidária programou a actividade de sábado, 25, tendo comunicado com antecedência as autoridades locais, mas mesmo assim, refere o secretário provincial da UNITA, “no dia do acto o MPLA mobilizou jovens trajados com camisolas da JMPLA que invadiram o espaço apoderando-se do mesmo”.
Apesar das supostas “intimidações” do partido maioritário, Fernando Falua assegura que a UNITA “goza de uma boa saúde e a prepara-se para a disputa eleitoral no dia 24 de Agosto de 2022”, negando mesmo a analogia segundo a qual a província do Kwanza-Norte “é bastião do MPLA”.
Acredita que nas Eleições Gerais de 24 de Agosto próximo a UNITA terá um resultado satisfatório.

Internacional| EconomiaPresidente americano Joe Biden anuncia cooperação estratégica com AngolaAs ações para o increment...
27/06/2022

Internacional| Economia

Presidente americano Joe Biden anuncia cooperação estratégica com Angola

As ações para o incremento da cooperação comercial dos EUA com Angola foram destacadas, este fim-de-semana, pelo Presidente americano, Joe Biden.
O líder dos EUA, que falava no quadro da Cimeira dos G7, referiu que o Governo americano acaba de facilitar uma parceria entre duas empresas deste país e as autoridades angolanas.
Esta parceria, explicou, resultará num investimento de dois mil milhões de dólares para a construção de um projecto solar.
Joe Biden disse ainda que ela vai ajudar Angola a alcançar as suas metas no domínio climático.
Conforme o Chefe de Estado Norte-americano vai, ainda, gerar novas oportunidades de negócios para a tecnologia e novos empregos em Angola e quiçá em toda África.
Estás ações, referiu, decorrem dos esforços dos EUA no sentido de apoiar os investimentos em energias renováveis e no seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável.
Angola e os Estados Unidos assinaram, em 2010, um acordo de parceria estratégica, e cooperam em vários domínios, com realce para o comércio, as finanças, a energia, indústria transformadora, segurança, saúde e justiça.
Recentemente, uma delegação angolana, encabeçada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, esteve em Washington DC, para assinalar o 5º aniversário da assinatura do Memorando de Entendimento, no sector da Defesa, entre a República de Angola e os Estados Unidos da América.
Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana devido, sobretudo, à exportação de petróleo.

Nacional| CinemaFilme angolano Mutu Mbi estreia no BrasilO Centro Cultural Casa de Angola em São Paulo em parceria com a...
27/06/2022

Nacional| Cinema

Filme angolano Mutu Mbi estreia no Brasil

O Centro Cultural Casa de Angola em São Paulo em parceria com a Mbanji Studio, levam para o Brasil o filme angolano Mutu Mbi do diretor – Levis Albano, a pré-estreia contou com a presença das actrizes angolanas Sandra Gomes e Celma Pontes, e com o actor e produtor executivo angolanos Joel Benoliel e a produtora Iracema de Oliveira.
Contou-se também com o apoio importante de Televisão Pública de Angola, na pessoa do Presidente do Concelho de Administração Francisco Mendes, que apostar na ficção e no jovem talento nacional.

Dizer que o filme além de ser inédito no Brasil, é o primeiro filme angolano a ser exibido no cinema brasileiro com apresentação do elenco e o director do filme, uma iniciativa inédita, permitindo o fortalecimento das relações culturais, especialmente do cinema entre o Brasil e Angola, a pré-estreia aconteceu às 18 horas no dia 25 de junho do ano em curso, no Centro Cultural Santo Amaro, um evento que contou com uma presença bastante expressiva da comunidade angolana e africana da cidade de São Paulo e da comunidade afro descentes da região, também contou com a presença da Secretária Adjunta da Cultura da Cidade de São Paulo – Andreia Sousa, Adido Cultural da Embaixada de Angola no Brasil e diretor do Centro Cultural Casa de Angola na Bahia – Benjamim Sabi, Vice Cônsul Geral de Angola em São Paulo – Adelaide Jorge, Vice Cônsul Geral de Angola Antonio Pinheiros e os agentes consulares do consulado, representante dos Sindicatos dos Comerciários/Ativista Social – Benazira Djco e outras entidades presentes.

Internacional| Desporto Ibiza. CR7 e Georgina Rodríguez muito carinhosos em saída à noiteCristiano Ronaldo e Georgina Ro...
26/06/2022

Internacional| Desporto

Ibiza. CR7 e Georgina Rodríguez muito carinhosos em saída à noite
Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez escolheram Maiorca, Espanha, para desfrutarem de bons momentos de descanso e em família.
Nas redes sociais, o casal partilhou algumas fotografias destes dias de férias, mas não foram os únicos a captar imagens.
Como foram divulgadas na imprensa internacional, há fotografias do casal durante uma saída à noite em Ibiza, este sábado, 25 de junho, relata o Daily Mail.

Internacional| Guerra| Ucrânia“Esta criança estava a dormir pacif**amente quando um míssil russo atingiu a sua casa". Mo...
26/06/2022

Internacional| Guerra| Ucrânia

“Esta criança estava a dormir pacif**amente quando um míssil russo atingiu a sua casa". Moscovo bombardeia Kiev no dia em que os líderes do G7 preparam novas sanções.

A capital ucraniana foi novamente bombardeada enquanto nos alpes da Bavaria os líderes das sete economias mais poderosas do mundo debatem como incrementar a pressão sobre os oligarcas russos. O ouro pode virar o jogo, diz Boris Johnson.

Desde o início da guerra que Putin tem escolhido os momentos para lançar ataques a cidades históricas ucranianas. Fê-lo um mês após o início da guerra quando atingiu Lviv, que f**a a cinco horas de Varsóvia onde Joe Biden estava a discursar. Fê-lo em Kiev quando Guterres visitava a capital após ter testemunhado a devastada e aterrorizada cidade de Bucha. E este domingo, depois de cerca de três semanas sem um ataque idêntico, as forças russas voltaram a bombardear Kiev, atingindo um prédio residencial e um jardim de infância enquanto os líderes do G7 preparam na Baviera para novas medidas diplomáticas para penalizar Moscovo. Mais uma vez, o timing foi escolhido com precisão.
Este último ataque, que fez pelo menos um morto, colocou as equipas de resgate a executar operações contrarrelógio no mesmo prédio onde, no final de abril, uma jornalista da Radio Liberty foi morta por um bombardeamento semelhante. Das operações de emergência, surgiu uma fotografia impactante partilhada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros para apressar Biden, Johnson, Macron, Scholz, Draghi, Trudeau e Kishida a avolumar as sanções à Rússia.

Nacional | PolíticaTchizé dos Santos diz que “JLO não vai abrir champagne”e critica telefonema à esposa "que abandonou o...
26/06/2022

Nacional | Política

Tchizé dos Santos diz que “JLO não vai abrir champagne”e critica telefonema à esposa "que abandonou o marido"

Filha de José Eduardo dos Santos garante que o pai encontra-se "estável" e que não teve nem AVC, nem ataque ao coração, nem câncer na próstata
A filha do antigo Presidente angolano José Eduardo dos Santos, Tchizé dos Santos, criticou o Chefe de Estado, João Lourenço, por ter ligado para a esposa do seu antecessor, Ana Paula dos Santos, que, segundo ela, “até abandonou o marido”.
Numa série de áudios divulgados numa rede social, ela garante que o pai encontra-se estável e que não é desta que Lourenço "vai abrir o champagne".
"Porque é que JLO (João Lourenço) não ligou para Isabel dos Santos que está no hospital ao lado do paciente ao invés da Ana Paula dos Santos que até abandonou o marido?, pergunta numa rede social a antiga deputada do MPLA, após a Presidência da República ter informado, na quinta-feira, como a VOA noticiou, que “o Presidente João Lourenço manteve hoje uma conversa telefónica com a senhora Ana Paula dos Santos em gesto de solidariedade"
"Sabendo que o outro estava mal de saúde, este senhor falou mal dos filhos de JES (José Eduardo dos Santos) na conferência de imprensa e vem agora vem dizer que ligou para a esposa, que nos últimos quadro anos ap***s privou com as pessoas durante dois meses, agora liga? Isso nos faz pensar muito”, continua Tchizé, perguntando ainda “não ligou para Isabel dos Santos porquê? Se é ela que está ao lado do paciente?”.

Nacional | PolíticaPresidente do MPLA diz que oposição faz truque de ilusionismo para tirar MPLA do poderO presidenre do...
26/06/2022

Nacional | Política

Presidente do MPLA diz que oposição faz truque de ilusionismo para tirar MPLA do poder

O presidenre do MPLA, João Lourenço, acusou, neste sábado, em Saurimo, a oposição de fazer recurso a várias manobras dilatórias, na tentativa de derrubar o seu partido da governação.
João Lourenço discursava num acto político de massas nos arredores da cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, que reuniu mais de 50 mil pessoas, entre militantes, simpatizantes e amigos do MPLA.
Segundo lider do MPLA, a oposição concluiu que lutando individualmente contra o MPLA não vai chegar ao poder e "agora entenderam juntar-se e esvaziaram alguns partidos".
"Fizeram as piores alianças imagináveis; até ao regime do apartheid que oprimia os africanos a oposição angolana teve o descaramento de se aliar, mas não venceram", vincou o líder do MPLA.
«Fora buscar os líderes de outros partidos para derrubarem o MPLA, não conseguiram legalizar a tal Frente Patriótica Unida (FPU) e foram buscar um líder «Abel Chivukuvuku» que não conseguiu legalizar o partido, líder este que saiu «da UNITA» de um partido onde não poderia ter saído de lá».
Notou que, mesmo fazendo recurso a alianças inimagináveis, a oposição não conseguiu derrubar o MPLA pela força das armas, durante 27 anos consecutivos, nem pela via eleitoral.
Adalberto Costa Júnior está a fazer viagens ao estrangeiro para aprender a fazer truques de ilusionismo para transformar o Galo Negro em Galo Branco, disse o líder do MPLA.
«Ao longo dos anos nós tínhamos na nossa mira um Galo Negro, agora temos um o Galo Branco, o Galo Negro desapareceu eles podem ser ilusionistas parece que as viagens que estão a fazer lá no estrangeiro é para aprender a fazer ilusionismo».
«Vamos comemorar mesmo assim comendo uma boa cabidela de galinha não importa se as p***s do galo são brancas ou pretas ninguém comem as pernas as pernas vão para o lixo, bom apetite para a cabidela no dia 24 de agosto», disse o político.
Exortou, na ocasião, os militant

Duas mulheres detidas em Angola por matarem filhos, quatro crianças morreramDuas mulheres angolanas foram detidas, acusa...
25/06/2022

Duas mulheres detidas em Angola por matarem filhos, quatro crianças morreram

Duas mulheres angolanas foram detidas, acusadas de assassinar os filhos em dois casos distintos, num total de quatro crianças mortas, durante a semana passada, informou hoje a polícia de Luanda.
Segundo o porta-voz do comando provincial de Luanda da polícia, Nestor Goubel, no primeiro caso, a mulher está a ser acusada do crime de homicídio voluntário por esfaqueamento, pela morte dos filhos de 09, 07 e 04 anos.
O crime terá sido cometido quando a mulher retirou as crianças da casa do ex-marido, tendo no meio do caminho entrado para uma residência inacabada e esfaqueado os filhos de 09 e 07 anos, que tiveram morte imediata. A terceira criança foi socorrida por populares, que a levaram para um hospital, mas acabou por falecer devido à gravidade dos ferimentos.
Uma outra criança conseguiu fugir, disse à Lusa Nestor Goubel.
O porta-voz da Polícia de Luanda salientou que, no outro caso, a mulher é suspeita de ter matado o filho de 01 ano.
Nestor Goubel frisou que os vizinhos ouviram os gritos da criança e intervieram, mas esta acabou por falecer.

Bancos angolanos querem dar crédito, mas falta quem queira contrair dívida - economistaO economista-chefe do Standard Ba...
25/06/2022

Bancos angolanos querem dar crédito, mas falta quem queira contrair dívida - economista

O economista-chefe do Standard Bank para Angola e Moçambique considerou hoje que a banca angolana está apta para dar mais crédito, mas faltam projetos viáveis e pessoas dispostas a contrair dívida.
Fausio Mussá falava hoje durante o Briefing Económico apresentado pela instituição financeira em Luanda.
“Existe grande concorrência no setor bancário em Angola e os bancos fazem lucro quando conseguem fazer crédito. A banca está a tornar-se mais competitiva, o rácio de malparado tem vindo a reduzir e a concessão de crédito está mais atrativo”, considerou.
Para Fausio Mussá, o que falta em Angola não são bancos dispostos a emprestar dinheiro, são pessoas dispostas a contrair divida: “só faz sentido contrair divida quem tenha um projeto economicamente viável”, sublinhou.
“Vejo os bancos angolanos com forte apetite para emprestar, a dificuldade está em encontrar clientes com condições”, de forma a manter o malparado em níveis aceitáveis, apontou.
Lembrou também que há pessoas que estão completamente excluídas do setor financeiro e não têm sequer uma conta bancária.
"Os bancos operam de acordo com as condições de mercado, operam num mercado em que a taxa de juro reflete um cerro nível de inflação da economia, um certo nível de valor do kwanza", complementou o economista
Por outro lado, salientou que o papel da banca é também garantir que haja qualidade de crédito e que os depósitos que a banca capta são legítimos, para que Angola não vote a experienciar situações que já viveu anteriormente. Na sua análise, o economista falou também da tendência global de inflação elevada notando que foi um legado da pandemia, à qual se seguiu um novo choque devido ao conflito na Ucrânia.

Adalberto e Chivukuvuku nos EUA em busca de apoio Para reuniões com ONG de defesa da democracia e dos direitos humanosEm...
25/06/2022

Adalberto e Chivukuvuku nos EUA em busca de apoio

Para reuniões com ONG de defesa da democracia e dos direitos humanos
Em Washington, Adalberto Costa Júnior encontrou-se com responsáveis do Departamento de Estado, do Comité das Relações Exteriores do Congresso e do Senado.
O líder da UNITA chega a Washington numa altura em que Angola se prepara para realizar eleições em Agosto num clima de incerteza relativamente à lisura do processo eleitoral O programa do líder da UNITA inclui ainda encontros com Organizações Não Governamentais americanas e audiências com o Center for Strategic and International Studies e com o Nacional Endowment for Democracy. O programa compreende também entrevistas com os principais órgãos de comunicação americanos.
As reuniões abordaram "a absoluta necessidade do processo eleitoral reabraçar referentes democráticos, bem como a necessidade da fiscalização aos actos ser factor de credibilidade".
"De lamentar o facto do governo angolano não ter efectuado o registo de cidadãos angolanos nos Estados Unidos, impedindo desse modo a participação nas eleições de Agosto próximo", afirmou ACJ ao Novo Jornal, acrescentando que "é cada vez mais notório que os fracos números do registo no exterior resultaram do conhecimento pelo Governo de que a maioria desses votos iriam parar à oposição".

Oposição diz que JLO não cumpriu as promessas enquanto MPLA defende que o Executivo promoveu uma boa governaçãoParlament...
25/06/2022

Oposição diz que JLO não cumpriu as promessas enquanto MPLA defende que o Executivo promoveu uma boa governação

Parlamentares analisam IV legislatura.
Diz ainda o MPLA que as reformas económicas e políticas levadas a cabo pelo Executivo levaram o País a sair, em 2021, de uma recessão económica.
Essas posições constam das declarações políticas apresentadas pelos partidos com assento no parlamento durante a 6ª Reunião Plenária Ordinária da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura, que decorre em Luanda.
A UNITA diz que nesta legislatura os direitos, liberdades e garantias dos angolanos, protegidos pela Constituição, "foram sistematicamente violados pelo Presidente da República, João Lourenço, no poder desde 2017".
"A liberdade de imprensa, o direito de sufrágio, o direito a julgamento justo e conforme, a garantia do funcionamento independente do serviço público de rádio e de televisão, o direito dos partidos políticos, a igualdade de tratamento por parte das entidades que exercem o poder público, estão entre os direitos violados com a cumplicidade de quem jurou protegê-los", disse a vice-presidente da UNITA, Arlete Chimbinda, quando lia a declaração do Grupo Parlamentar da UNITA.
Contrariamente ao prometido, de acordo com a deputada, "o País não cresceu, aumentando a criminalidade, a inflação e a dívida pública a níveis insustentáveis".
"Contrariamente ao prometido, não se verificou o aprofundamento do Estado democrático de direito. Aprofundou-se, sim, o descrédito pelas instituições públicas, com destaque para o Conselho Superior da Magistratura, o Ministério da Administração do Território, o Tribunal Supremo e para a Comissão Nacional Eleitoral", acrescentou.
Lamentou que se tenha chegado ao fim do mandato e as autarquias não tenham sido implementadas, tendo sido substituídas com a execução do PIMM, constituindo uma fraude à democracia.
"Chegados ao fim do mandato, verif**a-se que o combate à corrupção política e eleitoral ainda nem começou. Durante o mandato, vimo

João Lourenço aprovou 444,8 milhões de kwanzas para financiar campanha eleitoral de cada partidoO Presidente angolano ap...
25/06/2022

João Lourenço aprovou 444,8 milhões de kwanzas para financiar campanha eleitoral de cada partido

O Presidente angolano aprovou o valor de 444,8 milhões de kwanzas (949 mil euros) para o financiamento público das campanhas eleitorais dos partidos políticos e coligações de partidos concorrentes às eleições gerais de agosto próximo, foi hoje anunciado.
Uma nota da Casa Civil do Presidente da República hoje distribuída à imprensa refere que em ano eleitoral o Orçamento Geral do Estado deve incluir uma dotação para financiar, de modo equitativo, os partidos políticos e coligações de partidos políticos com as candidaturas definitivamente aprovadas pelo Tribunal Constitucional.
O referido valor será atribuído a cada um dos partidos e coligações concorrentes após aprovação do Tribunal Constitucional, salienta a nota.
Esta verba, que deverá ser atribuída até ao quinto dia posterior à divulgação pelo Tribunal Constitucional da lista definitiva das candidaturas aprovadas, tem como objetivo financiar a campanha eleitoral dos concorrentes às eleições gerais de Angola, que terão lugar no dia 24 de agosto de 2022.

: Angola24Horas

Unitel estrelas ao palco está de volta ao Zap VivaA oportunidade que milhares de jovens esperavam, torna-se agora uma re...
25/06/2022

Unitel estrelas ao palco está de volta ao Zap Viva

A oportunidade que milhares de jovens esperavam, torna-se agora uma realidade com o regresso do mais prestigiado concurso de imitação musical em Angola o “Unitel Estrelas ao Palco”.

Endereço

Belas

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Dikulo news publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Dikulo news:

Compartilhar