04/10/2024
SICOMORA MAHAMA, A MULHER QUE PODE DAR XEQUE-MATE NA ØPOSIÇÃØ
Preparem os tabuleiros e ajustem as peças, porque Sicomora Mahama está prestes a dar aquele movimento inesperado que promete embaralhar a partida pølític@ em Luanda!
A favorita ao cargo de 1.ª Secretária Provincial da JMPLA não só conhece bem o jogo, como parece estar pronta para liderar com a precisão de uma grande mestre de xadrez.
Nos bastidores do “Kremlin” — que, aliás, não tem nada a ver com Moscovo, mas sim com a sede da JMPLA em Luanda — já se comenta que a vitória de Sicomora é tão garantida quanto encontrar trânsito na Avenida Deolinda Rodrigues às seis da tarde. Com o apoio massivo dos militantes das bases, que já chamam por ela como se estivessem a ver a seleção nacional (Palancas Negras) numa final do CAN, Sicomora é apontada como a carta na manga para revitalizar a estrutura juvenil do MPL@.
Mas quem é, afinal, essa “Rainha” que está a movimentar as peças no tabuleiro? Com um currículo político que parece mais uma maratona — passou por cargos que vão desde coordenadora de núcleo a Secretária para Educação e Ensino do Comité Provincial —, Sicomora tem mais quilómetros rodados do que muitos carros de praça. Para se ter uma ideia, ela já comandou tanta comissão, auditoria e disciplina, que se fosse um personagem de filme, seria uma mistura de James Bond com um inspetor da Polícia Económica!
E é claro que não faltam comparações: dizem que a JMPL@ está a apostar em Sicomora para ser o “xeque” contra as movimentações ousadas da JUR@, que anda a fazer jogadas dignas de uma partida de xadrez de campeonato. Com a oposição a mexer as peças de um lado, Sicomora surge como a peça de peso para equilibrar o jogo e, quem sabe, derrubar as torres do adversário.
Além disso, não é apenas a juventude que está ao lado dela: a velha guarda da JMPL@, aqueles que já não dançam kuduro mas ainda sabem cantar o hino de olhos fechados, também está aplaudindo sua ascensão como se fosse um gol aos 90 minutos. A palavra da vez é experiência, e se o tabuleiro político é complexo, Sicomora já montou quebra-cabeças piores no seu percurso.
Agora, resta esperar até sábado para ver se o xeque-mate se concretiza ou se haverá alguma surpresa. Até lá, o tabuleiro segue montado, os peões prontos e os adversários nervosos. Uma coisa é certa: seja como 1.ª Secretária ou como a “Rainha do Kremlin”, Sicomora já provou que não veio para ser peão, mas para dar o xeque-mate final!