Antevisão do troço de Santa Quitéria, em Felgueiras, do Rali de Portugal
Celorico de Basto quer ter a maior coleção de camélias da Europa, no âmbito de um projeto que vai candidatar a fundos europeus, num um investimento de cerca de um milhão de euros, disse o presidente da câmara.
Segundo Peixoto Lima, tudo está a ser trabalhado em articulação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Cooperativa Árvore, através de protocolos já celebrados, para dar ao projeto “consistência científica”, mas também artística.
Subscreva o nosso canal no YouTube
VÍDEO: Novos trilhos devolvem o rio à população e contribuem para a atratividade de Amarante – José Luís Gaspar
Subscreva o nosso canal no YouTube
Subscreva o nosso canal no YouTube
VÍDEO: Administração considera “inapropriadas” críticas ao Hospital de Amarante #CHTS #amarante
A CHAVE EM FELGUEIRAS
Abertura Oficial das Festas S. Pedro 2019
Está na rua a 2ª edição de "A Chave", uma noite bastante animada com um enorme desfile de bombons pelas principais artérias da cidade de Felgueiras, numa iniciativa que marca a abertura oficial das Festas de S. Pedro.
Esta promete ser uma noite memorável em que os felgueirenses saem à rua de bombo em punho e participam no transporte da "Chave" até aos Paços do Concelho de Felgueiras, onde permanecerá até ao final das festas de S. Pedro, no fim do mês de junho.
#AChave19 #BotaProSPedro #Comissao19 #felgueiras #festascidade
Festa do Caldo das Coibes já aquece Rebordelo
A presidente da Junta de Rebordelo, Cláudia Silva, fala de mais uma edição do Caldo das Coibes que já anima a freguesia e aguarda entre o serão desta noite de sábado e o dia de domingo centenas de pessoas que aqui se delocam para degustar os produtos tradicionais da Terra.
Na edição deste ano a Junta criou melhores condições de comodidade disponibilizando duas tendas para acolher todos os convivas que por estes dias visitem Rebordelo para degustar o Caldo das Coibes e a Bola da Comadre entre outras iguarias bem típicas desta freguesia frondosa Serra da Meia Via.
Segundo a presidente da junta de freguesia, organizadora da iniciativa, esta será “uma festa com imensa animação”, alegria, contentamento por bem receber e “exposição de produtores locais e muita tradição”.
Os festejos iniciam-se hoje com um jantar, pelas 19:30, em que os visitantes poderão degustar o “caldo das coibes”, bolo da comadre e outras iguarias.
Estamos a acompanhar o jogo entre o Amarante FC e o Espinho no Estádio Municipal de Amarante em mais uma jornada do Campeonato de Portugal.
Ouça o relato do jogo online na nossa página de Facebook
#tamegajornal #Futebol #amaranteFC
SALVAR A BIBLIOTECA DE AMARANTE PROPOSTA PARA ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE PORTUGAL
Últimos dias até dia 30 de Setembro para votar na proposta do Orçamento Participativo que pretende reabilitar a Biblioteca de Amarante
O projeto nº 91 do Orçamento Participativo de Portugal propõe-se Salvar a Biblioteca de Amarante. Segundo a sua proponente, Virgínia Pereira, o projeto “destina-se a obras de restauro e dinamização da Biblioteca de Amarante, e divulgação dos escritores amarantinos".
"A biblioteca, neste momento, é vítima das intempéries, entra água por todo o lado, colocando em risco toda a literatura existente", constata a proponente desta proposta ao Orçamento Participativo de Portugal, que espera poder ser contemplada, entre as inúmeras ideias e iniciativas apresentadas, no bolo financeiro disponibilizado pelo Governo a aplicar nos projetos mais votados.
"Necessita de novas tecnologias e dinamização tais como a vinda à biblioteca diariamente de alunos das EB1 para a hora do conto. Esta última passaria pela aquisição de viatura para o transporte dos alunos. Por fim, existiria ainda um “intercâmbio” com alunos do Porto para
conhecerem a biblioteca, e os nossos alunos iriam conhecer a da Cidade Invicta pois, apesar da proximidade geográfica, Amarante, cidade entre colinas, não é devidamente conhecida e reconhecida pelo seu património cultural, gastronómico e natural”, sustenta Virgínia Pereira na proposta sufragada no Orçamento Participativo.
De facto esta proposta, cujo valor apresentado para a sua execução corresponde a 75 mil euros, pretende colmatar uma situação de degradação da Biblioteca Municipal de Amarante que se tem vindo a agudizar e acabou por ficar mais exposta no último inverno (como se pode constatar nas fotos oportunamente divulgadas nas redes sociais) com infiltração de águas no interior do edifício e os consequentes danos daí resultantes.
Para Salvar a Biblioteca de Amarante pode votar acedendo através deste link:
https://opp.gov.pt/proj/91?pa
Dolmen iniciou candidaturas para 1ª Etapa da Micro Couveuse Rural
A Dolmen iniciou o período de candidaturas para a 1ª Etapa da Micro Couveuse Rural – o novo Programa de Incubação de Empresas de Base Rural.
Segundo revelou a cooperativa, a Micro Couveuse Rural é um serviço de apoio ao nascimento e crescimento de empresas, que auxilia todos os empreendedores que tenham uma ideia ou plano de negócio numa atividade económica de base rural e que a queriam implementar no território ‘Douro Verde’, do qual fazem parte os concelhos de Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende.
O programa é composto por três etapas às quais os empreendedores se poderão candidatar, através da página do projeto Economia Ativa no Douro Verde - www.economiaativa.pt. A primeira etapa designa-se de ‘Oficina do Empreendedor’ e pretende transmitir conhecimentos teórico-práticos sobre empreendedorismo de base rural a beneficiários de ideias de negócio em fase inicial.
O plano de capacitação terá a duração de três dias, compreendendo a realização das seguintes atividades: um dia de mentoria em sala de aula e dois dias de visitas de campo.
As etapas seguintes compreendem a elaboração de um Plano de Negócios e a Experimentação da ideia de Negócios. Numa fase final, os projetos que satisfaçam os critérios pré-definidos no Regulamento da Micro Couveuse Geral receberão um apoio financeiro.
As candidaturas para a primeira etapa encerram no próximo dia 29 de junho.