Tâmega info

Tâmega info O TÂMEGA INFO é um espaço de informação do que de mais relevante acontece na região do Tâmega e Sousa.

Informação objetiva para que possa manter-se atualizado do que acontece nesta região cheia de potencialidades.

Tribunal dá razão à Câmara de Penafiel no diferendo com Universidade Sénior
24/09/2024

Tribunal dá razão à Câmara de Penafiel no diferendo com Universidade Sénior

Tribunal dá razão à Câmara de Penafiel no diferendo com Universidade Sénior

O tribunal deu razão à Câmara de Penafiel no diferendo com a universidade sénior sobre utilização das instalações propriedade do município, julgando improcedente uma providência cautelar interposta por aquela instituição, segundo fonte autárquica.

Mais pormenores, aqui:
https://www.tamegasousa.pt/tribunal-da-razao-a-camara-de-penafiel-no-diferendo-com-universidade-senior/

Incêndios: Área ardida em Amarante foi de 5.000 hectares
20/09/2024

Incêndios: Área ardida em Amarante foi de 5.000 hectares

Incêndios: “Não podemos atirar a toalha ao chão” - autarca de Baião

O presidente da Câmara de Baião reafirmou hoje que o concelho viveu "dias de tragédia" com os incêndios dos últimos dias, mas prometeu não atirar a toalha ao chão, num cenário de determinação da autarquia para ajudar as pessoas.

“Estamos todos desolados com o que aconteceu, porque nunca tínhamos visto nada assim, mas não podemos atirar a toalha ao chão, porque é isso que as pessoas esperam de nós”, afirmou Paulo Pereira.

Notícia completa, aqui:
https://www.tamegasousa.pt/incendios-nao-podemos-atirar-a-toalha-ao-chao-autarca-de-baiao/

Incêndios: Área ardida em Amarante foi de 5.000 hectares
20/09/2024

Incêndios: Área ardida em Amarante foi de 5.000 hectares

Incêndios: Área ardida em Amarante foi de 5.000 hectares

A área ardida nos principais incêndios que lavraram nos últimos dias em Amarante foi de cerca de 5.000 hectares, de acordo com uma primeira estimativa autárquica.


Os dados hoje avançados à agência Lusa indicam que aquela área inclui as principais ocorrências de fogos rurais, em diferentes pontos do território, de terça a quinta-feira, não abrangendo ignições de menor dimensão.

Toda a informação, aqui:
https://www.tamegasousa.pt/incendios-area-ardida-em-amarante-foi-de-5-000-hectares/

Incêndios: Chamas já terão atingido várias habitações em Baião – presidente da câmara
16/09/2024

Incêndios: Chamas já terão atingido várias habitações em Baião – presidente da câmara

Incêndios: Chamas já terão atingido várias habitações em Baião – presidente da câmara

O incêndio que lavra em Baião, no interior do Porto, desde as 10:53, já terá consumido várias habitações e é considerado um dos maiores de sempre no concelho, segundo o presidente da câmara, Paulo Pereira.

“É uma tragédia, nunca se viu uma coisa destas”, desabafou, em declarações à Lusa, admitindo que a situação está neste momento “incontrolável”.

Notícia completa, aqui:
https://www.tamegasousa.pt/incendios-chamas-ja-terao-atingido-varias-habitacoes-em-baiao-presidente-da-camara/

Penafiel inaugura quinta-feira equipamento com maior auditório do Tâmega e Sousa
27/08/2024

Penafiel inaugura quinta-feira equipamento com maior auditório do Tâmega e Sousa

Penafiel inaugura quinta-feira equipamento com maior auditório do Tâmega e Sousa

A Câmara de Penafiel anunciou hoje que vai inaugurar, na quinta-feira, um novo equipamento cultural, intitulado "Ponto C", que vai disponibilizar o maior auditório do Tâmega e Sousa, com capacidade para 400 lugares.

Segundo aquela autarquia, trata-se de “um espaço de grandes dimensões, projetado para dar resposta a uma necessidade de Penafiel, mas também de toda a região”.
Notícia completa aqui:
https://www.tamegasousa.pt/penafiel-inaugura-quinta-feira-equipamento-com-maior-auditorio-do-tamega-e-sousa/

09/08/2024

Amarante tem um novo trilho pedonal na margem do Tâmega

Disponível edição mês Julho do Jornal de Vila MeãAcompanhe tudo aqui:https://jornalvilamea.pt/wp-content/uploads/2020/09...
05/08/2024

Disponível edição mês Julho do Jornal de Vila Meã

Acompanhe tudo aqui:
https://jornalvilamea.pt/wp-content/uploads/2020/09/JVM_julho_2024_small.pdf

Amarante amplia rede de creches ao criar 265 novos lugares em seis localidades
29/07/2024

Amarante amplia rede de creches ao criar 265 novos lugares em seis localidades

O município de Amarante vai ampliar a rede de creches do concelho, ao criar 265 novos lugares em antigos edifícios escolares que serão requalificados, avançou hoje à Lusa o presidente da câmara.


Segundo José Luís Gaspar, está previsto um investimento de 1,2 milhões de euros, mais IVA, a concretizar no âmbito de candidaturas municipais financiadas em 75% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O autarca indica que aqueles investimentos visam reforçar a rede de creches existentes no território, “numa lógica de distribuição que permitirá uma adequada cobertura geográfica no concelho”.

As seis creches localizar-se-ão nas localidades de Fregim, Telões, Travanca, Vila Caiz, na sede do concelho e na União de Freguesias de Aboadela, Sanche e Várzea.
Notícia completa, aqui:
https://www.tamegasousa.pt/amarante-amplia-rede-de-creches-ao-criar-265-novos-lugares-em-seis-localidades/

06/06/2024

A 8.ª edição do Mercado Histórico de Lousada vai arrancar nesta sexta-feira e prolongar-se até segunda-feira (feriado), recriando o ambiente do século XVII, com o tema central este ano a ser a lenda de Nossa Senhora das Neves de Meinedo.

31/05/2024

𝐄𝐝𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐍𝟐𝟕𝟖 𝐝𝐨 𝐉𝐨𝐫𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐕𝐢𝐥𝐚 𝐌𝐞𝐚̃ 𝐫𝐞𝐟𝐞𝐫𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐚𝐨 𝐦𝐞̂𝐬 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐨 𝐣𝐚́ 𝐬𝐞 𝐞𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐨𝐧𝐥𝐢𝐧𝐞.

🔽Clique no link baixo:🔽
https://jornalvilamea.pt/wp-content/uploads/2020/09/JVM_maio_2024_small.pdf

28/05/2024

Hospital de Penafiel coloca 80 doentes em isolamento contaminados por bactéria

O Hospital de Penafiel de Penafiel colocou em isolamento cerca de 80 doentes contaminados por uma bactéria multirresistente, que estão a ser tratados de "forma eficaz", segundo aquela unidade de saúde.

O infecciologista Rogério Ruas, médico naquele hospital do distrito do Porto, explicou hoje aos jornalistas que os doentes estão infetados por uma bactéria conhecida pela sigla EPC, “habitual em ambientes hospitalares”.

“Temos assistido a um aumento de casos desde o início do ano e neste mês tivemos um surto, chegando aos 80 doentes internados colonizados pela bactéria”, afirmou.
Mais pormenores, aqui:
https://www.tamegasousa.pt/hospital-de-penafiel-coloca-80-doentes-em-isolamento-contaminados-por-bacteria/

28/05/2024

Médico ortopedista acusado de violar duas utentes em hospital de Penafiel

O Ministério Público acusou um médico ortopedista de, entre 2022 e 2023, ter violado duas mulheres durante consultas no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, no distrito do Porto, adianta a Procuradoria-Geral Regional do Porto.


Na sua página de Internet, a procuradoria refere que o suspeito está indiciado de dois crimes de violação e de um crime de coação sexual.

Na acusação, deduzida a 09 de maio, o Ministério Público considerou “suficientemente indiciado” que o médico, em três ocasiões diferentes, nomeadamente a 12 de abril de 2022, 29 de agosto de 2022 e 03 de maio de 2023, “constrangeu” duas mulheres a “contactos de natureza sexual”.

Esses “contactos de natureza sexual” aconteceram em contexto de consulta médica, sublinha.

“No contexto da sua atividade de médico ortopedista e a pretexto de estar a efetuar tratamentos necessários às vítimas decidiu tirar proveito dessa situação para as constranger a contactos de natureza sexual o que fez contra a vontade das vítimas”, descreve a procuradoria.

O médico encontra-se suspenso do exercício de funções em qualquer instituição e serviço público ou privado, frisa.

28/05/2024

Penafiel investe 4,7 milhões de euros num novo centro de saúde e na requalificação do atual

Penafiel vai construir um novo centro de saúde junto à estação ferroviária de Novelas e requalificar o atual equipamento, na área urbana da cidade, num investimento de 4,7 milhões de euros, avançou hoje à Lusa fonte autárquica.

Segundo aquele município do distrito do Porto, entidade promotora das obras, os novos equipamentos procurarão responder “à evolução das necessidades em saúde e ao aumento das exigências e espetativas da população”, em articulação com a tutela do setor da saúde.

O novo centro de saúde vai acolher a Unidade de Saúde Familiar de São Martinho, o Centro de Diagnóstico Integrado (CDI), os serviços de saúde oral e o Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP).

Aquela obra custará cerca de três milhões de euros, com uma comparticipação de dois milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A Câmara de Penafiel assumirá o restante investimento.

O lançamento do concurso público para aquela empreitada foi hoje publicado em Diário da República, apontando para um prazo de execução de 330 dias.

Já a requalificação do atual equipamento, situado na zona escolar da cidade, vai custar cerca de 1,7 milhões de euros, com um financiamento do PRR de cerca de 800 mil euros. O restante investimento ficará a cargo da câmara municipal.

A requalificação vai melhorar a estrutura do edifício e a sua eficiência energética.

As obras incluirão a aplicação de isolamento térmico nas paredes, a colocação de nova cobertura e a substituição das caixilharias existentes, solucionando problemas de infiltração.

Esta intervenção vai, por outro lado, reorganizar vários serviços, assinala ainda a autarquia local.

08/05/2024

Grupo de associados no Crédito Agrícola em Felgueiras quer suspender eleições

Uma lista apoiada por 800 associados que alega ter sido impedida de concorrer à direção da Caixa de Crédito Agrícola de Terras do Sousa, Ave, Basto e Tâmega vai interpor uma providência cautelar para suspender as eleições.

Para aquele grupo liderado pela economista e analista de crédito Susana Faria, ao não ser permitida a sua participação nas eleições para o triénio 2024-2026, previstas para 28 de maio, a instituição “revela a prática de irregularidades e nulidades”.

“A Comissão de Avaliação [órgão que determina a admissibilidade dos candidatos], cujo presidente foi substituído, já no decurso do processo eleitoral, terá emitido um relatório recusando a admissão da nossa lista a eleições. Desconhecemos o teor do relatório e não aceitamos uma decisão sem base de sustentação”, lê-se num comunicado enviado à agência Lusa.

O presidente da mesa da Assembleia Geral, Ernesto Rodrigues, publicou um anúncio indicando que só a candidatura da atual presidente interina do conselho de administração foi admitida.

Aquela instituição de crédito sediada em Felgueiras, no distrito do Porto, tem 4.500 associados e 10 balcões repartidos pelos concelhos de Felgueiras, Guimarães, Fafe, Amarante, Celorico, Lousada e Vizela.

No comunicado enviado à Lusa pelos elementos que se dizem impedidos de se candidatar, alega-se que os três subscritores da decisão da não admissão nunca foram aprovados em assembleia geral da instituição, ao que se soma o facto de, indica-se, a substituição do anterior presidente da comissão de avaliação ter ocorrido “em pleno decurso do prazo regulamentar para apresentação dos relatórios de avaliação definitivos, sem qualquer informação ou justificação”.

Dizem que os relatórios de avaliação definitivos, dos membros integrantes de ambas as candidaturas, “nunca foram até hoje, fornecidos a esta candidatura, desconhecendo-se na íntegra as razões arregimentadas pela comissão de avaliação para considerar adequados ou não adequados os membros indicados por ambas as listas para os órgãos de administração e de fiscalização”.

Conclui-se, assim, que no processo não tem sido assegurado, “por falta de legitimidade para o exercício do cargo da comissão de avaliação, o cumprimento integral dos prazos e dos procedimentos estabelecidos nos estatutos e nos regulamentos e, ali, previstos com o propósito de garantir a realização de eleições sérias, genuínas, democráticas, isentas e imparciais”, lê-se no comunicado.

Sobre as críticas da lista liderada por Susana Faria, a instituição sediada em Felgueiras, face ao pedido de esclarecimentos da agência Lusa, enviou uma nota escrita na qual refere que “a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras do Sousa, Ave, Basto e Tâmega, CRL pauta a sua atuação pelo rigoroso cumprimento do disposto na lei e normativos aplicáveis, incluindo na avaliação de adequação para o exercício de funções dos membros dos órgãos de administração e fiscalização, assim como em todo o processo eleitoral”.

08/05/2024

Marco faz acordo com concessionária de água e evita indemnização de 71ME

Marco de Canaveses aprovou um acordo com a concessionária de água e saneamento, evitando uma indemnização de 71 milhões de euros que o município teria de pagar por uma modificação unilateral do contrato.

“Após anos de exigentes negociações, chegou agora o acordo histórico para encerrar este caso que pende sobre a autarquia e sobre os munícipes há demasiado tempo”, refere-se num comunicado enviado à Lusa.

Segundo o município, o acordo prevê a extensão do atual contrato de concessão, que terminava em 2039, passando a vigorar até 2055.

Nos termos do entendimento, assinala-se, serão revistos os tarifários, “salvaguardando todos os consumidores até 10 metros cúbicos, que são cerca de 80%”.

“Os preços da água e saneamento no concelho de Marco de Canaveses continuarão abaixo dos preços médios praticados na região”, acrescenta-se na informação.

Por outro lado, a autarquia destaca que a deliberação pôs termo a um litígio que corria há 15 anos nos tribunais e que deu razão à empresa “Águas do Marco”, em diferentes instâncias, culminando com uma sentença do Tribunal Constitucional, no final de 2023.

Nessa decisão judicial foi determinado um valor que poderia chegar aos 71 milhões euros, valor que resulta de 28 milhões de euros pela modificação unilateral do contrato e de 43 milhões pela reposição do equilíbrio da concessão.

O atual contrato de concessão foi celebrado pelo executivo em 2004, então de maioria CDS, mas em 2007, já com o PSD à frente da autarquia, a edilidade decidiu fazer uma Modificação Unilateral ao Contrato (MUC) para rever os tarifários e assumir os grandes investimentos.

Em 2010, a empresa Águas do Marco processou a câmara, iniciando-se o litígio judicial.

Após as autárquicas de 2017, já com a atual gestão liderada pelo PS, foi iniciado um processo negocial com a concessionária.

Segundo a autarquia, o acordo agora anunciado prevê a anulação do pagamento de indemnização 71 milhões de euros e a assunção pela câmara do pagamento de 6,9 milhões de euros para reequilibrar a concessão.

Assinala-se, ainda, que a empresa pagará ao município 3,7 milhões de euros relativos aos investimentos realizados, comprometendo-se a concessionária a investir 11 milhões de euros na expansão das redes.

As taxas de ligação e ramal continuarão gratuitas para os munícipes, mas é a empresa que passa a suportar esse custo, em vez da câmara.

“Esperávamos conseguir esta solução mais cedo e tudo fizemos para isso, mas foram anos de negociações dificílimas, com adversidades que ninguém imaginava”, comenta a presidente da autarquia, Cristina Vieira, citada no comunicado.

A autarca considera que se trata de” um bom acordo, que garante a viabilidade financeira do Município e a sua capacidade de investimento imediata e no futuro”.

O acordo será agora submetido à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), para emissão de parecer, seguindo-se a apreciação pela assembleia municipal e a posterior submissão a visto do Tribunal de Contas.
Armindo Mendes

08/05/2024

Inspeção de Saúde arquivou caso da morte de idosa na urgência do hospital de Penafiel

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde arquivou o processo sobre a morte de uma idosa, em janeiro, na urgência do hospital de Penafiel, por “terem sido assegurados todos os cuidados de saúde possíveis”, foi hoje anunciado.

“Foi possível concluir que foram assegurados todos os cuidados de saúde possíveis por parte do Serviço de Urgência do Hospital Padre Américo da ULS do Tâmega e Sousa à utente referida nas notícias difundidas a 04 de janeiro de 2024, em vários meios de comunicação social”, lê-se num esclarecimento da Inspetor-Geral da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde enviado à agência Lusa.

Refere-se ainda que, “por se considerar não subsistirem outras diligências que, com pertinência, possam ser desenvolvidas por esta Inspeção-Geral, foi o aludido processo de esclarecimento arquivado”.

O processo de esclarecimento tinha sido aberto por aquela entidade, depois de notícias em vários órgãos de comunicação social sobre a morte, no dia 02 de janeiro, de uma idosa na urgência do hospital de Penafiel enquanto aguardava numa maca por observação.

Um dia após o óbito, em comunicado enviado à Lusa, o hospital de Penafiel, no distrito do Porto, indicava que a idosa, com cerca de 80 anos, triada com pulseira laranja, se encontrava "em fim de vida”.

“Tratava-se de uma doente em fim de vida e sem critérios clínicos para qualquer manobra invasiva de reanimação”, referia a ULSTS no comunicado.

Servindo uma população de cerca de meio milhão de pessoas, de 11 municípios, o Hospital Padre Américo, conjuntamente com o Hospital de São Gonçalo (Amarante), integra a ULSTS.

Na edição deste mês destaque para  o Encontro Internacional de Tocadores de Viola em Vila Meã e a Bienal das Artes Perfo...
04/05/2024

Na edição deste mês destaque para o Encontro Internacional de Tocadores de Viola em Vila Meã e a Bienal das Artes Performativas de Amarante.

E outras notícias que fazem a atualidade da nossa região.

Saiba tudo nesta edição PDF do Jornal de Vila Meã

𝐄𝐝𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐍𝟐𝟕𝟕 𝐝𝐨 𝐉𝐨𝐫𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐕𝐢𝐥𝐚 𝐌𝐞𝐚̃ 𝐫𝐞𝐟𝐞𝐫𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐚𝐨 𝐦𝐞̂𝐬 𝐝𝐞 𝐚𝐛𝐫𝐢𝐥 𝐣𝐚́ 𝐬𝐞 𝐞𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐨𝐧𝐥𝐢𝐧𝐞.

🔽Clique no link baixo:🔽
https://jornalvilamea.pt/wp-content/uploads/2020/09/JVM_abril_2024_small.pdf

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Tâmega info posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Tâmega info:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share