27/06/2024
filmes
Página direcionada para os fãs do cidade alerta, fiquei por dentro de todas as notícias e assunto
Be the first to know and let us send you an email when Reportagens Cidade Alerta posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.
Want your business to be the top-listed Media Company?
A unidade policial mais conhecida do Brasil nasceu relegado ao improviso de barracas de campanha, com o nome de NuCOE (Núcleo da Companhia de Operações Especiais), em 1978. O emblema da caveira trespassada por um punhal, ornado por duas garruchas cruzadas, só viria em 1980, dois anos antes de a “sede” ser transferida para o Batalhão de Choque. E só em 1991, ganhou o status de batalhão.
Os últimos 13 anos, já em sua maioridade, no século 21, foram definidores do Bope. A primeira década do século foi de superações, em que a unidade precisou enfrentar provas de fogo, decepções, vitórias, ser escrutinada pela mídia e a sociedade e, por fim, reinventar-se. Antes instalada com certa precariedade no Batalhão de Choque , em 2000 o Bope ganhou sede própria no alto da favela Tavares Bastos, em Laranjeiras. Logo, as canções bradadas em coro durante exercícios assustavam os moradores do bucólico Parque Guinle, reduto vizinho de classe média-alta. “Homem de preto, qual é sua missão? Entrar pela favela e deixar corpo no chão!”
No novo quartel, a tropa cresceu, ganhou autonomia administrativa e de recursos. A unidade já consolidava sua mística de “Caveiras”. Para isso, contribuíam a roupa preta, o emblema e a fama de mortal eficiência nas incursões em favelas dominadas por traficantes.