‘Ao Pôr do Sol’: pensando uma releitura para música brega paraense
Ela é o Hino de Belém do Pará. Uma melodia que é facilmente reconhecida por quem vive no estado sede da COP30 e já foi interpretada por vozes conhecidas e desconhecidas; por instrumentos eruditos e populares; em português e em outros idiomas.
Agora o som “marcante” de “Ao pôr do Sol”, composta por Firmino Cardoso e Dino Souza, na década de 1980, ganha uma nova versão pela pesquisa e talento de músicos paraenses que estudam os arranjos das músicas regionais.
Na versão criada durante o estudo, há violinos e, por aqui, trombones substituem a bateria. A tuba desempenha o papel do contrabaixo e o solo de saxofone abre caminho para a melodia conduzida pelas flautas.
Afinal, a arte não é estática. Ela mergulha na cultura para eternizar, mais uma vez, o romance iluminado pelo “pôr do sol” praiano amazônico.
📲 Leia o ensaio completo pelo link: https://x.gd/jEHrl
#revistaamazonialatitude #amazonialatitude #amazônia #jornalismo #jornalismocientifico #música #pensandoaamazôniapelamúsica #artigo #aopordosol #brega #músicaparaense #pará
Texto: Rafael Silva, Antonio Guimarães e Gabriel Silva
Edição: Alice Palmeira
Revisão: Isabella Galante
Arte: Fabrício Vinhas
Direção: Marcos Colón
Todos os biomas brasileiros têm sido alvo de agressões por parte do agronegócio, impulsionado pelo avanço sem limites do capitalismo. Esses ataques têm resultado em impactos severos na fauna, flora e para comunidades locais. Agora, enfrentamos uma encruzilhada: persistir no mesmo rumo ou optar pela mudança.📲 Leia o ensaio completo pelo link da bio: https://x.gd/Hk1Cl#revistaamazonialatitude #amazonialatitude #amazônia #jornalismo #jornalismocientifico #ensaio #sul #norte #RioGrandedoSul #mudançaclimática #desastreambiental #desmatamentoRoteiro: Alice PalmeiraEdição: Alice PalmeiraRevisão: Isabella GalanteDireção: Marcos Colón
Todos os biomas brasileiros têm sido alvo de agressões por parte do agronegócio, impulsionado pelo avanço sem limites do capitalismo. Esses ataques têm resultado em impactos severos na fauna, flora e para comunidades locais. Agora, enfrentamos uma encruzilhada: persistir no mesmo rumo ou optar pela mudança.📲 Leia o ensaio completo pelo link da bio: https://x.gd/Hk1Cl#revistaamazonialatitude #amazonialatitude #amazônia #jornalismo #jornalismocientifico #ensaio #sul #norte #RioGrandedoSul #mudançaclimática #desastreambiental #desmatamentoRoteiro: Alice PalmeiraEdição: Alice PalmeiraRevisão: Isabella GalanteDireção: Marcos Colón
Damos as boas-vindas ao Olho d'Água, seu mergulho na Amazônia!
Cada episódio do novo podcast da revista Amazônia Latitude é um convite para que você deixe a superfície e se aprofunde em temas diversos relacionados à maior floresta do mundo. 🎙️💧
No primeiro episódio, falamos da descoberta de cidades milenares e desmistificamos a lenda de Ratanabá.
Ciência, jornalismo e histórias que ecoam pelas águas. 🌳🎧 Aqui, você vai ouvir cientistas, artistas, professores, jornalistas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas e lideranças comunitárias da região.
Buscamos ir além do óbvio, amplificando vozes negligenciadas e destacando iniciativas inovadoras para um futuro mais promissor para a Floresta e suas comunidades. 🌎✨
Este é um podcast original da revista Amazônia Latitude, dirigido pelo professor e documentarista Marcos Colón. 🔍💬 O primeiro episódio já está disponível pelo link e nas principais plataformas de áudio: https://bit.ly/49BcTbi
Em qual assunto da Amazônia você gostaria de se aprofundar nos próximos episódios? Deixe sua sugestão nos comentários e bom mergulho!
#olhodagua #podcast #amazonialatitude #ciência #jornalismo #amazônia #inovação #cultura #sustentabilidade
Num cenário no coração da Amazônia central, emoldurado pelas paisagens entre a várzea e o igapó, navegando os igarapés no período de floração entre as árvores da mungubeiras, surgiu a inspiração em Francisco Everardo Girão, ou Mestre Girão, para rabiscar a poesia e compor “A Flor de Mungubeira”. A canção (toada) é uma forma de agradecimento por viver na Amazônia em harmonia com as águas, as plantas e os povos da floresta, bem na linha do Equador.
A Mungubeira (Pseudobombax munguba) pertence à família das leguminosas, também conhecida como ibonguiaba e castanheira d’água. É uma árvore característica da várzea amazônica que tem a flor branca. Sua plumagem é utilizada para confeccionar travesseiros e a fibra para fazer corda. Além disso, o fruto produz farinha, e as sementes são apreciadas pelos peixes locais, como tambaqui e sardinha.
Mestre Girão, baseado na ilha da Cultura Popular, Parintins, desde 2019, nasceu no Ceará e é apaixonado pela Amazônia. Geógrafo, mestre em Geociências pela Universidade Federal do Amazonas, professor, poeta e músico. Seus contos têm como base os modos de vida das comunidades tradicionais, como ribeirinhos e indígenas, e as belezas da flora.
Em entrevista à Amazônia Latitude, Mestre Girão explicou sobre o surgimento da composição “A Flor de Mungubeira”.
“Surgiu numa viagem numa canoa de madeira pela floresta de igapó na Amazônia, onde estava deitado, navegando com uns amigos pescadores. De repente, dei um cochilo e quando acordei, tive a impressão que estava passando entre gigantes nuvens de algodão. Porém, era o período de floração da árvore da Mungubeira, que produz muitas flores brancas (plumas). E veio a inspiração de escrever e homenagear essa linda árvore da várzea amazônica que tem muitas utilidades e beleza cênica.”
Ele contou que fez uma analogia às dádivas da natureza, à vida ribeirinha e à ancestralidade amazônica, que se utiliza dessa árvore
O recesso do Congresso Nacional terminou e deputados e senadores voltaram às atividades na última quinta-feira, 1º de fevereiro. Em 2023, o Congresso foi palco de decisões polêmicas como aprovação do marco temporal e do Projeto de Lei 459, que flexibiliza o uso de agrotóxicos no Brasil.
Agora, em 2024, o advogado Maurício Guetta, do Instituto Sociomabiental, e Luiza Lima, porta-voz do Greenpeace Brasil, demonstram preocupação com o projeto de lei de licenciamento ambiental.
Em entrevista à Amazônia Latitude, eles afirmaram que o PL deve voltar para a pauta do Congresso nos próximos meses. Segundo eles, o projeto representa um dos maiores retrocessos na legislação brasileira, pois flexibiliza o licenciamento ambiental tornando-o uma exceção, ao invés de uma regra, o que para eles pode provocar ainda mais desmatamento na Amazônia.
Quer saber mais sobre o assunto?
📲 Confira a reportagem no link da bio: bit.ly/42jm1Pf
📸 Rodolfo Stuckert | Agência Brasil | Agência Senado | ISA
Apresentação e roteiro: Ariel Bentes
Revisão: Isabella Galante
Edição de vídeo: Melissa Lanaro
#licenciamentoambiental #amazônia #PL2159 #congresso
En este episodio del podcast "Voces del Ecuador", hablamos sobre la emergencia en el territorio Waorani y el envío de 9,4 millones de dólares por Petroecuador para remediar 169 derrames de petróleo. Nuestra recomendación cultural de la semana es el documental "Sacha Mamakunas, Mamás de la Selva".
Neste episódio do podcast “Vozes do Equador”, falamos sobre a emergência no território Waorani e o envio de 9,4 milhões de dólares pela Petroequador para remediar 169 derramamentos de petróleo. Nossa recomendação cultural da semana é o documentário "Sacha Mamakunas, Mamás de la Selva".
📲 Escucha el episodio completo en el enlace: on.soundcloud.com/z7Lsc
▶️ Ouça "Vozes do Equador" nas principais plataformas de áudio!
Produção e locução: Rina Marcillo
Edição sonora: Santiago Panoluisa
Revisão: Isabella Galante
Arte e montagem: Fabrício Vinhas
Edição de vídeo: Melissa Lanaro
#amazoniaecuatoriana #vocesdelecuador #ecuador #vozesdoequador #notícias #amazonia #petroecuador #territoriowaorani #cultura #derramedepetróleo #cinedocumental
AMAZÔNIA EM 5 MINUTOS | O Ibama avalia que o projeto de exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas tem grau máximo de impacto ambiental. A primeira cacique mulher do povo Gavião da Montanha, Katia Silene Tonkyre, ganhou um prêmio internacional por preservar a Floresta Amazônica. E os Incêndios florestais na Colômbia já destruíram pelo menos 17 mil hectares de floresta. Veja essas e outras notícias no podcast da semana.
📲 O episódio está disponível no link da bio: on.soundcloud.com/rU22F
------------
AMAZON IN 5 MINUTES | Ibama assesses that the oil exploration project at the mouth of the Amazon River has the maximum environmental impact. The first female chief of the Gavião da Montanha people, Katia Silene Tonkyre, has won an international award for preserving the Amazon Rainforest. And forest fires in Colombia have already destroyed at least 17,000 hectares of forest. Listen to these and other news on this week’s podcast.
🇬🇧 Listen to our podcast in English: on.soundcloud.com/UCRSY
▶️ Ouça o Amazônia em 5 Minutos nas principais plataformas de áudio!
📸 Marcos Colón/Amazônia Latitude
Produção e edição sonora: Vanessa Pinto Moraes
Locução: Amanda Péchy
Revisão: Isabella Galante
Arte de capa: Fabrício Vinhas
Edição de vídeo: Melissa Lanaro
#amazônia #extraçãodepetróleo #podcast #notícias #preservaçãoambiental #prêmio #katiasilenetonkyre #incêndio #colombia #desmatamento #ibama
Roraima é o estado mais ao norte do Brasil, no meio da transição entre a campinarana e a Floresta Amazônica. Um estado cuja história recebeu influências de diferentes culturas ao longo dos séculos — desde as culturas indígenas milenares da região até a rítmica caribenha e os elementos da paisagem natural.
Uma das expressões artísticas que mais contribuiu para a construção da identidade roraimense é a música. E dois dos principais artistas participantes dessa construção identitária são Eliakin Rufino e Neuber Uchôa.
Nascidos em Boa Vista, ambos são cantores e compositores apaixonados pelo estado. Eliakin e Neuber fazem parte do Trio Roraimeira ao lado do cantor e compositor paraense Zeca Preto. O grupo é responsável pelo surgimento, na década de 1980, do Movimento Cultural Roraimeira, para a construção de uma identidade para o povo de Roraima.
Eliakin Rufino e Neuber Uchôa são os primeiros convidados do “Pensando a Amazônia pela Música”. Ao longo do especial, vamos conversar com músicos e pesquisadores sobre a produção musical na e da Amazônia.
📲 Ouça o primeiro episódio do podcast no link: on.soundcloud.com/mMFZE
Produção e edição sonora: Vanessa Pinto Moraes
Locução: Marcos Colón
Revisão: Isabella Galante
Arte: Fabrício Vinhas
#música #roraima #amazônia #triororaimeira #roraimeira #entrevista #podcast #boavista #expressãoartística #movimentocultural #cultura #nortedobrasil
AMAZÔNIA EM 5 MINUTOS | O Ministério da Saúde pretende estabelecer o uso da medicina indígena no SUS. As áreas protegidas na Amazônia tiveram o menor desmatamento em 2023, desde 2014. E o maior terremoto da história do Brasil é registrado na Amazônia, com 6,6 graus na Escala Richter. Veja essas e outras notícias no podcast da semana.
------------
AMAZON IN 5 MINUTES | Brazilian Ministry of Health intends to establish the use of indigenous medicine in the public health system. Protected areas in the brazilian Amazon had the lowest deforestation in 2023 since 2014. And the Amazon records the largest earthquake in the history of Brazil, measuring 6.6 on the Richter Scale. Listen to these and other news on the week’s podcast.
📲 Ouça o novo episódio no link: on.soundcloud.com/VtVBP
▶️ O Amazônia em 5 Minutos está nas principais plataformas de áudio!
🇬🇧 Listen to our podcast in English: on.soundcloud.com/zBKGU
📸 Fernando Frazão/Agência Brasil
Produção e edição sonora: Vanessa Pinto Moraes
Locução: Amanda Péchy
Revisão: Isabella Galante
Arte: Fabrício Vinhas
Edição de vídeo: Melissa Lanaro
#amazônia #ministériodasaúde #podcast #notícias #sus #terremoto #desmatamento #proteçãoambiental #medicinaindígena
Nesta edição do “Vozes do Equador”, o podcast traz informações sobre o promotor que investigava o ataque armado a uma emissora de televisão e foi assassinado. Comemoramos a vitória do povo Sarayaku no tribunal constitucional, que ordenou ao Estado equatoriano o cumprimento de medidas de reparação à comunidade. Falamos também sobre as máfias do narcotráfico de ouro que atuam nas minas do país e sobre a nossa dica cultural da semana: o filme “El Río de Nuestros Hijos”.
En esta edición de "Voces del Ecuador", el podcast trae informaciones sobre el fiscal que investigaba el asalto armado a un canal de televisión y fue asesinado. Celebramos la victoria del pueblo Sarayaku en la corte constitucional, que ordenó al Estado ecuatoriano cumplir con medidas de reparación a la comunidad. También hablamos de las narco mafias del oro que operan en las minas del país y de nuestra dica cultural de la semana: la película “El Río de Nuestros Hijos”.
📲 Escucha el episodio completo en el enlace de la bio: on.soundcloud.com/vYiJt
▶️ Ouça "Vozes do Equador" nas principais plataformas de áudio!
Foto: Iván Castaneira/Mongabay
Produção e locução: Rina Marcillo
Edição sonora: Santiago Panoluisa
Revisão: Isabella Galante
#amazoniaecuatoriana #vocesdelecuador #ecuador #vozesdoequador #notícias #amazonia #narcotráfico #mineriailegal #cultura #pueblosarayaku #cinedocumental
Em uma coletiva de imprensa realizada em Quito, nesta quinta-feira (25), a Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie) e o coletivo Yasunidos, juntamente com diversas organizações sociais, criticaram a intenção do governo equatoriano de estender a extração de petróleo no Parque Nacional Yasuní.
A coletiva foi realizada três dias após o presidente Daniel Noboa sugerir a possibilidade de ampliar por um ano o prazo para cessar a exploração do Bloco 43-ITT, que representa aproximadamente 11% da produção petrolífera nacional. Noboa usou a crise que o Equador enfrenta para justificar a necessidade dos recursos gerados pela extração.
O evento da Conaie teve como objetivo defender a proteção ambiental do Yasuní, após uma histórica consulta popular realizada em agosto de 2023, na qual 59% dos eleitores aprovaram a suspensão da exploração de petróleo na área do parque amazônico.
Na reunião, Pedro Bermeo do Yasunidos se solidarizou com as pessoas mais afetadas pela crise e rebateu a explicação de Noboa. Para ele, há outras soluções a serem consideradas para a situação atual e a desigualdade que afeta historicamente o Equador.
Bermeo ainda reiterou que é dever do presidente respeitar a vontade popular, sob pena de enfrentar responsabilidades administrativas, civis e criminais. Caso não acate a decisão expressa nas urnas, a Corte Constitucional pode tirá-lo do cargo.
“Se não respeitar a vontade popular expressa neste 20 de agosto passado, então a Corte Constitucional, em sua fase de acompanhamento, terá que destituí-lo e depois nos encarregaremos de prosseguir com as medidas penais pertinentes”, disse.
Leonidas Iza, presidente da Conaie, também criticou a proposta do governo de estender a extração petrolífera no Yasuní por mais um ano. No vídeo ele ressalta que não há base legal para continuar a exploração na área após a decisão popular de paralisá-la.
O governo equatoriano ainda não se man
AMAZÔNIA EM 5 MINUTOS | No podcast desta semana, falamos sobre os servidores do Ibama e do ICMBio, que podem entrar em greve geral. Desde o início da paralisação da categoria, a emissão de multas ambientais caiu em quase 93%. Também abordamos o deslizamento de terra que ocorreu na Colômbia, atingindo uma comunidade indígena e deixando ao menos 36 mortos. Já sobre o Museu da Amazônia, lembramos a celebração dos 15 anos da instituição que promove ciência e cultura.
------------
AMAZON IN 5 MINUTES | In this week's podcast, we talk about Ibama and ICMBio workers, who may go on general strike. Since the strike began, environmental fines have fallen by almost 93%. We also discuss the landslide that hit an indigenous community in Colombia and left at least 36 people dead. Regarding the Amazon Museum, we celebrate its 15 years of promoting science and culture.
📲 Ouça nosso podcast completo no link da bio: http://tinyurl.com/4hb5j4jk
▶️ O Amazônia em 5 Minutos está nas principais plataformas de áudio!
🇬🇧 Listen to our podcast in English: http://tinyurl.com/yc4erfe6
Produção e edição sonora: Vanessa Pinto Moraes
Locução: Amanda Péchy
Revisão: Isabella Galante
Arte: Fabrício Vinhas
Edição de vídeo: Melissa Lanaro
#amazônia #colombia #podcast #notícias #grevegeral #deslizamentodeterra #museudaamazônia #ibama #icmbio #servidorpúblico #musa #comunidadeindígena
COLUNA | Uma família sem-teto busca o título de posse dos lotes ocupados dentro de uma área de proteção permanente. Josimar, Joselina e suas filhas Loreta e Marcela vivem sob constante ameaça das autoridades, num cenário em que diversas formas de violência se tornaram parte do cotidiano.
Narrado por uma assistente social, o novo conto de Sandra Godinho traz em quatro atos o palco, as personagens e a plateia de uma tragédia, que ocorre em meio às disputas territoriais de Manaus. Enquanto a mãe precisa escolher entre cuidar das filhas e lidar com ameaças, o pai coleciona inimigos por perseguir o sonho de construir sua própria casa.
“A autoridade disse que Josimar era o chefe dos invasores da área de preservação permanente. O traficante disse que Josimar era a cara de um desafeto dele. Sentenciado por um lado e por outro, condenado por um lado e por outro.”
O conto “Uma peça em pequenos atos” critica a indiferença e a priorização de interesses particulares pelas autoridades, além da normalização da violência contra as famílias em ocupações.
📲 Leia o conto de Sandra Godinho no link: https://bit.ly/3SmGOht
Sobre a colunista @sandra.godinho2023📝
Sandra Godinho é mestre em Letras e faz parte da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB). Publicou dez livros, entre eles “Memórias de uma mulher morta” e “A Secura dos ossos”, que foram finalistas do Prêmio Leya de 2021 e 2022.
Produção: Isabella Galante
Revisão: Filipe Andretta
Mídias sociais: Melissa Lanaro
Direção: Marcos Colón
#amazônia #conto #literatura #sandragodinho #coluna #desocupação #app #semteto #semterra
Se você é produtor musical, antropólogo, professor, ativista ou cantor e cantora, eu tenho um recado para você!
A revista Amazônia Latitude abriu uma chama pública para a série “Pensando Amazônia pela música”. Até o dia 15 de abril, a revista irá receber artigos, ensaios, vídeos, faixas musicais e outras expressões artísticas que trabalham com música a partir da Amazônia.
Os interessados devem enviar o material para o e-mail: [email protected], além de seguir a revista nas redes sociais. Em seguida, o material será avaliado por uma Comissão e pelo Conselho Editorial da revista. Os conteúdos aprovados serão publicados ao longo de 2024.
Ficou com alguma dúvida? Saiba mais detalhes sobre a submissão no site da Amazônia Latitude ou entre em contato com a revista por e-mail.
Até mais!
#chamada #música #publicação #revista #amazônia #pesquisa #vídeo #artigo #cantores
NOVO EPISÓDIO | No podcast desta semana, falamos sobre a situação do Equador, que se encontra em conflito armado interno contra narcotraficantes, resultando na morte de pelo menos 14 pessoas até o momento. Já sobre a crise humanitária enfrentada pelo povo Yanomami, abordamos a reunião do governo federal com ministros, onde mais de 1 bilhão de reais foram destinados para solucionar a situação. Por fim, discutimos a paralisação das atividades do Ibama, que já tem adesão de 95% dos seus servidores e também foi seguida pelos servidores do ICMBio. A categoria reivindica melhores condições de trabalho e salários.
------------
Dive into the crucial news of the Amazon in just 5 minutes! In this week's podcast, we talk about the situation in Ecuador, which is in an internal armed conflict against drug traffickers, resulting in the deaths of at least 14 people so far. Regarding the humanitarian crisis faced by the Yanomami people, we discussed the meeting with ministers where the federal government has earmarked more than R$1 billion to deal with the situation. Now, the government will have permanent actions in the indigenous territory. Finally, we discussed the strike of Ibama's servants, which had 95% of its employees joining and was also followed by ICMBio's servants. The category demands better wages and working conditions.
📲 Ouça nosso podcast completo no link da bio: https://bit.ly/3Se7nW0
▶️ O Amazônia em 5 Minutos está nas principais plataformas de áudio!
🇬🇧 Listen to our podcast in English: https://bit.ly/3tX6l7h
Produção e edição sonora: Vanessa Pinto Moraes
Locução: Amanda Péchy
Revisão: Isabella Galante
Arte: Fabrício Vinhas
Edição de vídeo: Melissa Lanaro
#amazônia #equador #podcast #notícias #conflito #povoyanomami #crisehumanitária #paralisação #ibama #icmbio #servidorpúblico
Afinal, existe saída para a crise climática? No último podcast do especial "Pensando a Amazônia pela Literatura", conversamos com a jornalista, documentarista e escritora para quem a resposta está nos centros do mundo.
Eliane Brum é uma das fundadoras da plataforma Sumaúma, e no episódio respondeu a perguntas de convidados como Edyr Augusto, Micheliny Verunschk, Diane Whitty, Verenilde Pereira e Rita Carelli.
Ela também comentou sobre sua trajetória, a importância de estar na linha de frente e novas perspectivas possíveis para a Amazônia e para o mundo.
📲 Confira o episódio completo com Eliane Brum: https://on.soundcloud.com/Q8YME
▶️ A Amazônia Latitude está nas principais plataformas de áudio!
Produção: Marcos Colón & Vanessa Moraes
Revisão e edição do podcast: Filipe Andretta
Edição de texto: Isabella Galante
Arte e montagem do site: Fabrício Vinhas
Mídias sociais: Melissa Lanaro
Direção: Marcos Colón
#amazônia #jornalismo #elianebrum #sumaúma #podcast #literatura #povosindígenas
🎧 NOVO EPISÓDIO! Nesta semana, o nosso podcast aborda a paralisação das atividades de fiscalização externa pelos servidores do Ibama, que reivindicam um reajuste salarial. Ainda exploramos o cenário do desmatamento e ocupação de terras públicas ao longo da BR-319, a rodovia que conecta Manaus a Porto Velho, e adentramos os desafios enfrentados na Amazônia devido à atuação de piratas, milícias e facções criminosas envolvidas no tráfico de drogas.
📲 Ouça o episódio completo no link da bio: on.soundcloud.com/UUxHs
▶️ O Amazônia em 5 Minutos está nas principais plataformas de áudio!
Produção e edição sonora: Vanessa Pinto Moraes
Locução: Amanda Péchy
Revisão: Isabella Galante
Arte: Fabrício Vinhas
Vídeo: Melissa Lanaro
#amazonia #podcast #notícias #desmatamento #ibama #meioambiente #BR319
No flutuante que serve como restaurante de dia e brega à noite, uma cozinheira chega para trabalhar levando seu filho. A dona do local é Sebastiana, mulher ambiciosa, que segundo a protagonista tem ‘gênio de jararaca’.
“Ficou lá, na cozinha, me vendo fermentar, o guizo de cascavel nos lábios. Dizia que era seu jeito de ser, gostava de pilheriar sem maldade, mas a maldade sempre vinha.”
Em 2024, a colunista Sandra Godinho renova a parceria com a nossa revista e continua presenteando as leitoras e leitores com seus contos envolventes. O deste mês chama-se “O Bolo” e é inspirado e dedicado à escritora Myriam Scotti, autora do livro "Receita para explodir bolos".
Permeado pelo duro cenário do garimpo, o enredo mostra as complexidades da vida de Sebastiana e da cozinheira, em que o ato de cozinhar representa muito mais do que o simples preparo de alimentos. Assim como o bolo, que fermenta e estufa até estourar, uma explosão de emoções se deflagra na história.
📲 Leia o conto de Sandra Godinho no link: https://bit.ly/4aFhHgW
Sobre a colunista📝
Sandra Godinho é mestre em Letras e faz parte da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB). Publicou dez livros, entre eles “Memórias de uma mulher morta” e “A Secura dos ossos”, que foram finalistas do Prêmio Leya de 2021 e 2022.
Produção: Isabella Galante
Revisão: Filipe Andretta
Mídias sociais: Melissa Lanaro
Direção: Marcos Colón
#amazonia #conto #literatura #sandragodinho #coluna #garimpo #ribeirinhos
A Amazônia é o centro do mundo, é uma das regiões mais importantes do planeta e deve ser preservada e protegida. Essa ideia foi criada pela jornalista mais premiada do Brasil, que também é documentarista e escritora, Eliane Brum . Ela é autora de quase uma dezena de livros, sendo que parte deles também foi publicada em outros idiomas, como o inglês, o espanhol e o italiano.
Entre suas obras mais conhecidas estão os livros "A Vida que Ninguém Vê", "O Olho da Rua" e o mais recente, "Banzeiro òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo".
Eliane trabalha com a cobertura jornalística na Amazônia há quase 25 anos e vive em Altamira, no Pará, desde 2017. Como jornalista, é uma das fundadoras da plataforma Sumaúma, lançada em setembro de 2022, que conta histórias da Amazônia em inglês, português e espanhol.
Neste último episódio do LatitudeCast para o especial "Pensando na Amazônia pela Literatura", conversamos com Eliane Brum sobre a importância de pensar a Amazônia, centro do mundo, pela escrita.
📲 Confira agora o episódio do LatitudeCast com Eliane Brum: https://on.soundcloud.com/Q8YME
▶️ A Amazônia Latitude está nas principais plataformas de áudio!
Produção: Marcos Colón & Vanessa Moraes
Revisão e edição do podcast: Filipe Andretta
Edição de texto: Isabella Galante
Arte e montagem do site: Fabrício Vinhas
Mídias sociais: Melissa Lanaro
Direção: Marcos Colón
📸 Lela Beltrão/Sumaúma e Azul Serra
#amazônia #jornalismo #elianebrum #sumaúma #podcast #literatura #povosindígenas