11/01/2024
O bom estagiário
Para falar sobre estagiários com propriedade, você precisa ter tido ao menos um na vida.
Usar o termo como algo depreciativo é uma clara falta de noção ou memória curta, de um período que todos passamos ou passaremos: o começo de carreira.
21 anos atrás eu era estagiário na Nestlé, uma tremenda escola, que me deu amigos e muita bagagem para enfrentar os desafios da vida corporativa. Hoje tenho 8 no meu time, que ajudam muito e de muitas maneiras.
Por mais jovens que sejam, são peças fundamentais para times de grandes entregas.
Os bons estagiários, compensam a falta de experiência com um olhar atualizado, explicam as novidades, apresentam canais, atualizam a linguagem e agregam muito para que o time funcione melhor.
Ter um estagiário não é algo ruim, muito pelo contrário, é um desejo de vários gestores.
Carpini não é um estagiário, mas será chamado assim desde o dia zero.
A idade (39 anos), o pouco tempo de carreira, a falta de times grandes ou títulos, tudo joga contra o novo treinador.
E abraçá-lo é uma escolha individual que eu decidi tomar.
Escolho abraçar seu bom ano de 2023 - onde teve resultados sem dinheiro e sem grandes elencos. Escolho abraçar sua visão de futebol, escolho abraçar sua ousadia de assumir uma cadeira tão gigante sendo mais novo que eu, escolho abraçar seu sonho de crescer como treinador.
De todas as opções ventiladas, eu não tinha convicção em nenhuma, todas seriam apostas de alguma maneira - Esse texto não teve chance de ser uma celebração convicta em momento algum.
Se é pra apostar, qual o seu estilo de aposta?
O perfil jovem ambicioso, que conseguiu resultado com pouco, me agrada. Mais do que o gr**go perdido, o experiente frustrado ou o filho do ex treinador que nunca andou com as próprias pernas.
Em momentos de crise, não seria minha escolha, mas após um grande título, com um elenco bom - técnica e mentalmente - a chance de funcionar é maior. E eu nem sei bem os motivos, mas estou bem otimista.
Você pode curtir seu estagiário e ajudá-lo a crescer, ou lamentar que ele não veio pronto ou que ele não é um gerente. Mas agora ele já está conosco e precisamos trabalhar juntos.
Qual a sua escolha?