Histórias do Cinema, um espaço voltado à registrar a sétima arte
Um espaço feito por alguém que ama incondicionalmente o cinema, que teve sua vida impactada, melhorada e transformada graças à sétima arte e entende que, sem preservarmos o passado, presente e futuro não fazem sentido. Por isso, aqui buscamos postar, refletir, comentar filmes clássicos e grandes artistas e profissionais da história do cinema, casos e acontecimentos.
É um espaço livre, feito de maneira independente, com amor. Escrevemos e postamos sobre o que amamos. Não há uma lógica. Falamos sobre o que gostamos e pronto. Evitamos escrever ou falar sobre o que não nos envolve. Mas em algum momento se acharmos necessário falar sobre algum filme ou profissional que faça algum desserviço ao cinema, à cultura, ao mundo, não tardaremos a nos expressarmos. Reunimos a obsessão pela informação do jornalismo, com a reflexão crítica. É um espaço totalmente pessoal, que não se acanha em mesclar cinema independente e blockbuster, cinema brasileiro e estrangeiro, Truffaut e Vingadores, Glauber Rocha e Batman ficção e documentário, live action e animação, filmes em preto e branco e coloridos, de qualquer época, país, estilo. Tudo junto e misturado. Cinema é cinema e procuramos manter nossos corações e mentes abertos.
Sobre o autor do Histórias do Cinema:
André Azenha Mestre em Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi, Bacharel em Comunicação/Jornalismo pela Universidade Católica de Santos, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o site CineZen Cultural (www.cinezencultural.com.br) em março de 2009. O projeto Histórias do Cinema, que se divide entre site (www.historiasdocinema.com), esta página e o canal (www.youtube.com/históriasdocinemaporandréazenha) são a continuidade do que começou lá em 2005 com o extinto blog Zen Cultural.
Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos (www.santosfilmes.com), CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos (ambos eventos presentes no calendário oficial de Santos, sua cidade natal), Nerd Cine Fest e PalafitaCon (www.facebook.com/palafitacon), convenção de histórias em quadrinhos e cultura geek realizada no Dique da Vila Gilda, em Santos, região de menor Índice de Desenvolvimento Humano da Baixada Santista.
Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema", elogiado pelo crítico do Estadão, Luiz Carlos Merten, em seu blog, e tema de reportagem do programa Metrópolis, da TV Cultura.
Tem como bandeira a difusão do cinema, a formação de público, levando filmes e debates a pessoas que nem sempre têm acesso à cultura. Realizou o Cine Comunidade, projeto de cinema itinerante que totalizou 102 sessões - entre 2011 e 2016 - em mais de 30 espaços, entre ONGs, associações de bairro, creches, escolas, asilos em Santos.
Participou do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal.
Assessor de imprensa e produtor cultural do Cine Roxy, cinema de rua com mais de 85 anos de atuação. Nele, organizou mais de 100 pré-estreias e avant-premières, de filmes nacionais e estrangeiros, com presenças de diretores, atores e produtores.
Colaborou com textos sobre cinema e música para revistas, jornais e sites de Santos (jornais Expresso Popular e A Tribuna, e site G1 Santos), São Paulo (revistas Pipoca Moderna e Dynamite), Limeira (Gazeta), Maceió (gazeta de Alagoas) e Rio de Janeiro (PoppyCorn e revista Rock Press.
Fez participações comentando cinema na TV Tribuna (afiliada Globo), TV Santa Cecília, etc.
Ministra cursos, palestras e oficinas sobre cinema, história do cinema e crítica de cinema em espaços como Sesc Santos, Sesc Belenzinho, Unisanta, Unisantos, Unimonte, Instituto HQ (São Paulo), Liceu Santista, Unifesp, entre outros lugares. Organizou exposições sobre Sonia Braga, Julie Andrews, Batman, Superman, filmes infantis, e diversos temas.
Participou com textos dos livros 100 Filmes Brasileiros e 100 Documentários Brasileiros, da Abraccine - Associação Brasileira dos Críticos de Cinema.
Como assessor de imprensa:
Trabalhou cinco anos em agências de comunicação de São Paulo (Cia. da Informação, Blue Comunicação e Communica Brasil)atendendo clientes das áreas de tecnologia da informação, artes, saúde, terceiro setor, transporte de cargas pesadas, cosméticos, etc. Em 2009, fez a assessoria de imprensa da Feira Música Brasil, maior evento de música e negócios do país naquela ocasião, realizado no Recife. Em 2011, assessorou a Feicon Batimat, realizada em São Paulo, e trabalhou na assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Transportes.
É assessor de imprensa do Cine Roxy desde 2011, do Instituto Arte no Dique desde 2013 e do FIDIFEST – Festival Internacional de Dança de Santos desde 2016, da Santos Comic Expo desde 2017.
Fez assessoria de imprensa: do sambista Ederson dos Santos; das três últimas edições doEncontro de Criadores; Coral Porto dos Anjos; Vara Para Pescar – Incubadora Criativa de Projetos (Cubatão); itinerância do Festival CMG (Cinema, Música e Gastronomia, 2016); espetáculos da Anacã Cia de Dança; projeto “Muito Prazer, Meu Nome é Hip Hop”; grupo Sidarta; coral cênico Broadway Voices; músico Rogério Baraquet; show do cantor Armandinho (2017) na cidade de Santos; itinerância da Mostra Internacional de São Paulo de 2014, em Santos, e da mostra em homenagem ao cineasta Marcelo Gomes (2015), ambos a convite do Sesc Santos; WIFT Brasil – Women in Film & Television, de São Paulo (2013); Feira Nacional de Orquídeas de Santos; da editora Realejo entre 2011 em 2012; e do festival Tarrafa Literária em 2012; do Santos Jazz Festival entre 2012 e 2016; e da Associação Projeto TAMTAM (2012).
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9410653047509034