TupiNanquim

TupiNanquim Revista TupiNanquim, várias cores de um mesmo Brasil Críticas, análises, comentários positivos ou não. O roteiro é não ter roteiro.

A Revista (digital) TupiNanquim não quer nada além de ser o espaço para o compartilhamento de ideias de pessoas do bem que pensam num mundo melhor. Pessoas com formação e informação variadas, de vários cantos do Brasil, falando sobre a crise mundial ou sobre como o acidente de carro na esquina de casa afeta seu dia.

Você é carioca? Se nasceu na cidade do Rio de Janeiro, sim. Se não, não. Pode ter nascido no estado do Rio de Janeiro. A...
31/07/2023

Você é carioca? Se nasceu na cidade do Rio de Janeiro, sim. Se não, não. Pode ter nascido no estado do Rio de Janeiro. Aí, você é fluminense.

Podem falar o que quiser. Que carioca é marrento, que fala arrastado, que puxa o "r" do merrrrmo. Dane-se! A gente não está nem aí! Vivemos na cidade onde o mundo vem passar férias. Na cidade onde gr**go quer passear na favela, tomar caipirinha ruim e achar f**a ir à roda de samba da zona sul e da zona norte.

No Rio, as pessoas cagam pra sua roupa! Quer se arrumar, se arrume. Mas, tenha a certeza de que a maioria das pessoas vai ignorar a grife. E, se perceber, vão te botar pilha. Carioca é feliz com chinelo de dedo, bermuda e copo americano com cerveja gelada.

O seu apartamento é chique ou sua casa é num grande condomínio? Que bom! Fruto do seu trabalho. Tem segurança 24h? Ótimo! Como toda grande cidade, o Rio tem seus perigos. Mas, eu aposto o seu champagne original, contra a minha garrafa de Original, que você vai se divertir muito mais numa roda de samba, no Centro, do que na sua casa chique.

A rua carioca tem um ar de liberdade! Claro que são necessários cuidados. Mas, a coisa de ficar amigo de infância de uma pessoa que você nunca viu na vida - e que, provavelmente, não verá mais - é algo muito carioca!

Dá pra curtir um chope num bar da moda na zona sul, da mesma forma que se pode divertir maravilhosamente bem em outro bar, não tão chique, não tão arrumado, da zona da Leopoldina ou do final da Avenida Brasil.

A chiqueza do Rio está na chegada ao Santos Dumont, quando o avião faz aquela curva maravilhosa! Mas, também, está na Baía de Guanabara, nas cachoeiras de Bangu, na Floresta da Tijuca, nos terreiros de subúrbio, na possibilidade de ver um céu estrelado - algo que a luz artificial dificulta muito!

Como diz um amigo, o carioca pode passar um mês inteiro de férias na sua cidade, fazendo um passeio de manhã, um à tarde e um à noite, sem repetir lugar, que ainda vai faltar lugar a visitar. E sem gastar muito dinheiro. Carioca faz farnel de cerveja, no Carnaval. Deveria fazer o ano todo!

Ah, não quer ver o céu azul? Ok. Vá a um centro cultural, à uma mostra de cinema, a um museu. São muitos! Dos mais tradicionais, ao mais surreais. Diversão é palavra do dicionário básico do Rio de Janeiro. Mas, não o Rio de Janeiro do fluminense. É o Rio de Janeiro do Carioca. Carioca ixpértu, da nata. Do bem. De boa com a vida. Como uma cerveja gelada, cercado por velhos e novos amigos.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when TupiNanquim posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share