Conexão Ambiental

  • Home
  • Conexão Ambiental

Conexão Ambiental Jornalismo Ambiental nas ondas do Rádio, Televisão e Internet.
(2)

Criado com o compromisso de divulgar, com responsabilidade e ética jornalística, informações que promovam a qualidade de vida do ser humano, o programa Conexão Ambiental segue o caminho das mídias preocupadas em discutir e debater o futuro das gerações, e o equilíbrio da vida no planeta. É urgente e necessário o despertar do ser humano para ações que viabilizem a continuidade de sua própria vida n

a Terra. Essa é a nova ecologia humana, holística e sistêmica, na qual a construção social está intimamente ligada à idéia de uma sociedade sustentável. Comunicar para se construir, no hoje, a ponte das idéias e atitudes que tornará a vida repleta de riqueza, abundância e prosperidade, respeitada em todas as suas manifestações, visíveis e, aparentemente, invisíveis.

26/08/2024
   with .repost・・・A poluição do ar no Brasil está afetando a saúde da população de Norte a Sul. A fumaça das queimadas n...
21/08/2024

with .repost
・・・
A poluição do ar no Brasil está afetando a saúde da população de Norte a Sul. A fumaça das queimadas na Amazônia e no cerrado se espalhou para o Sul e Sudeste, carregando carbono tóxico que causa doenças respiratórias e contribui para o aquecimento atmosférico. “Esse material vai se sedimentando, entrando no trato respiratório, então ele tem consequências para a saúde e para a qualidade do ar”, afirma Eduardo Landulfo, do Inpe. Antes mesmo de “viajar” pelo Brasil, a fumaça que encobre os céus de Manaus já deixou um rastro de hospitais lotados, seja nas redes pública ou privada de saúde. “Agora ele está na inalação. No corticoide e amoxicilina”, afirmou a analista fiscal Diene Teles ao descrever a situação do filho, Tárcio Felipe, de 4 anos. De acordo com o Inpe, os focos de queimadas no Amazonas tiveram crescimento de 233% nesses primeiros 20 dias de agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Saiba mais na reportagem de Leanderson Lima, da Amazônia Real. O link está na Bio e nos Stories!

📍Apoie o jornalismo independente da Amazônia Real e nos ajude a ampliar as investigações sobre as violações de direitos na região amazônica. Acesse http://bit.ly/2Mm30pQ (Link na Bio) e saiba como doar!

   with .repost・・・Em 2024, a sobrecarga da Terra chegou um dia antes do que em 2023. Isso nos diz que continuamos exigin...
02/08/2024

with .repost
・・・
Em 2024, a sobrecarga da Terra chegou um dia antes do que em 2023. Isso nos diz que continuamos exigindo cada vez mais do planeta, pedindo que nos dê mais do que é capaz de produzir.

Por que isso acontece? Devido às formas que extraímos, desenhamos, produzimos, consumimos e descartamos.

A sobre-exploração tem um impacto negativo na biodiversidade, gera gases de efeito de estufa e um maior consumo de recursos e energia.

O Dia de Sobrecarga da Terra é calculado pela Global Footprint Network, uma organização internacional de pesquisa, que analisa a evolução global de dois parâmetros: a biocapacidade (ou capacidade de regeneração biológica) e a pegada ecológica (a nossa procura por recursos).

Esta data é um apelo para buscar respostas proativas e fazer parte da mudança: é hora de deixar o modelo linear para trás e passar a uma Economia Circular!

   with .repost・・・Nesse período Eleitoral, todos Candidatos a Prefeitos e Vereadores são defensores do Meio Ambiente.Cui...
27/07/2024

with .repost
・・・
Nesse período Eleitoral, todos Candidatos a Prefeitos e Vereadores são defensores do Meio Ambiente.

Cuidado! 90% dos problemas Climáticos que estamos enfrentando em nosso Planeta, são de responsabilidade da Classe Política: ou por Omissão de aprovar Leis rigorosas ou por serem grandes Empresários ou Pecuaristas, que por ganância ao Dinheiro e Poder, são os maiores Poluidores e Devastadores do nosso sofrido Planeta.

Pense nisso!

Ajude a divulgar conteúdo Ambiental:

❤️DÊ O SEU LIKE.

🚀PROMOVA NO SEU STORY.

💬COMENTE.

😉MARQUE UM AMIGO.

✅MENCIONE NOSSO PERFIL EM SUAS POSTAGENS AMBIENTAIS.

   with .repost・・・Bolsonaro deixou um rastro de destruição imensurável! Ministério do Meio Ambiente do inelegível sumiu ...
13/07/2024

with .repost
・・・
Bolsonaro deixou um rastro de destruição imensurável! Ministério do Meio Ambiente do inelegível sumiu com 30 anos de documentos que, inclusive, ajudariam no combate de tragédias climáticas no Rio Grande do Sul e no Brasil.

   with .repost・・・✅ Você pode fazer parte da solução!Junte-se a nós em apoio à aprovação do  , que tem o objetivo de imp...
12/07/2024

with .repost
・・・
✅ Você pode fazer parte da solução!

Junte-se a nós em apoio à aprovação do , que tem o objetivo de implementar a Economia Circular do Plástico no país. Isso significa que apenas itens recicláveis, reutilizáveis e comprovadamente compostáveis serão disponibilizados no mercado, evitando o acúmulo de resíduos plásticos no meio ambiente e reduzindo essa poluição.

✍ Assine o abaixo-assinado , disponível no perfil da , e saiba mais sobre o .

   with .repost・・・✊🏿Defender a Caatinga e o Cerrado é proteger a nossa existência! 🍃Nossa sobrevivência e bem-estar estã...
11/07/2024

with .repost
・・・
✊🏿Defender a Caatinga e o Cerrado é proteger a nossa existência!

🍃Nossa sobrevivência e bem-estar estão diretamente ligados à preservação desses biomas. Sem eles, recursos naturais básicos, como a água, ficarão comprometidos.

🥗🍛A Caatinga é terra fértil onde a agricultura familiar se adapta com o armazenamento de água e sementes, produzindo alimento saudável em abundância para as pessoas do campo e da cidade.

💧💧O Cerrado é o berço das águas e a caixa d'água do Brasil, onde brotam as nascentes e são guardadas as reservas dos principais rios do país.

✒️Cuidar da Caatinga e do Cerrado é uma luta para hoje! Por isso e um tanto mais de outros motivos, lutamos pela aprovação da PEC 504 (Proposta de Emenda Constitucional), que pretende transformar Caatinga e Cerrado em patrimônios nacionais, protegidos pela Constituição Federal.

🏹 Você pode contribuir nessa luta de forma muito simples, basta aderir ao abaixo-assinado: http://www.change.org/aprovapec504 (link clicável em nossa bio). Assine a petição e compartilhe! Nos ajude a chegar a 1 milhão de assinaturas!

   with .repost・・・Um pouco mais de um mês se passou desde o início da pior tragédia climática do Rio Grande do Sul. O go...
25/06/2024

with .repost
・・・
Um pouco mais de um mês se passou desde o início da pior tragédia climática do Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite (PSDB), visando atender as demandas relacionadas ao restabelecimento do estado e propor soluções, criou o Conselho do Plano Rio Grande – Programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul.

Essa poderia ser uma ótima notícia se parasse por aí, mas é claro que de boas intenções a bancada negacionista está cheia.

Dos 178 integrantes do Conselho, que incluem representantes do Poder Público, da sociedade civil e das vítimas da enchente, apenas 4 possuem alguma relação com a temática ambiental. E mesmo entre esses, nem todos atuam em defesa do meio ambiente, apesar de tratarem do tema. O objetivo desse programa é lidar com as consequências de um evento climático, mas “esqueceram” de incluir especialistas no assunto.

Onde está o convite para aqueles que militam há décadas pelo meio ambiente, os representantes da ciência, das universidades, os ambientalistas? Parece que esses convites ficaram na caixinha do correio dos ruralistas e das entidades empresariais.

Então, quem vai tomar as decisões que definirão se o estado estará preparado para as consequências das mudanças climáticas?

Os representantes do setor de comércio e serviços (4), das indústrias (3), da construção civil (4), da logística (6), do agronegócio (5), e da Farsul (5), além de convidados como Nelson Sirotsky (Presidente do Grupo RBS), José Galló (ex-CEO da Lojas Renner), Paulo Hermann (ex-CEO da John Deere), Luiz Eduardo Batalha (fundador do Azeite Batalha), Marciano Testa (CEO da Agribank), entre outros.

É inconcebível que os mesmos que contribuíram para a crise agora não percebam que, sozinhos, não evitarão futuros eventos climáticos extremos, iguais ou piores do que os ocorridos no Rio Grande do Sul.

Agora, queremos ouvir o que o Eduardo Leite tem a dizer sobre isso.

A série documental Ekobé estreia no dia 12 de junho durante o 3º Encontro de Escolas de Cinema e Audiovisual na sala de ...
07/06/2024

A série documental Ekobé estreia no dia 12 de junho durante o 3º Encontro de Escolas de Cinema e Audiovisual na sala de cinema do Centro de Memória do Judiciário, na cidade de Goiás. Cada episódio de 15 minutos oferece uma perspectiva regional distinta sobre temas como agroecologia urbana e a resiliência comunitária após desastres. Concebida em 2023, a série conta com a coordenação de professores da UniFor e da UEG, garantindo uma diversidade de abordagens e narrativas que destacam a "vida que vem da terra", conforme o significado do nome Ekobé em tupi antigo.

  .info with .repost・・・O novo relatório sobre desmatamento no Brasil, divulgado pelo  , trouxe algumas notícias boas e o...
31/05/2024

.info with .repost
・・・
O novo relatório sobre desmatamento no Brasil, divulgado pelo , trouxe algumas notícias boas e outras bem preocupantes. Por um lado, a área desmatada no país em 2023 registrou queda de 11,6% na comparação com o ano anterior, sendo que a experimentou uma redução ainda mais significativa, de 62%. Por outro, o no disparou 68%, colocando o bioma pela 1ª vez no topo da destruição ambiental no Brasil.

A região do , onde se concentra o "celeiro brasileiro" do , respondeu por quase metade (47%) de toda a perda de vegetação nativa no Brasil em 2023.

Sendo o desmatamento e mudanças no uso do solo o maior vetor das emissões brasileiras, estamos trocando 6 por meia dúzia quando vemos os números baixando na Amazônia, mas crescendo no Cerrado.

O Projeto de Lei n° 5462/2019, a Lei do , está parada na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) desde junho de 2023.

, , (relatora), precisamos proteger o , nossa . Floresta segura é cidade segura!

Saiba mais em: climainfo.org.br

  .info with .repost・・・Na , , secretário-Executivo do  destaca peso do Congresso na tragédia do Rio Grande do Sul, ao ag...
12/05/2024

.info with .repost
・・・
Na , , secretário-Executivo do destaca peso do Congresso na tragédia do Rio Grande do Sul, ao agir para desmontar políticas ambientais.

Com 75 mortes confirmadas até o início da tarde de domingo (5/5) e 100 desaparecidos, os temporais atingiram por dias quase todo o estado, desalojando 107,6 mil pessoas, paralisando aeroportos e rodoviárias, destruindo pontes e estradas e deixando um rastro de destruição em várias cidades.

Astrini reflete que as tragédias são resultado da falta de adaptação e de combate às mudanças climáticas, duas áreas onde os Executivos precisam fazer mais e onde o Legislativo têm promovido ativamente retrocessos, com um negacionismo climático assustador e irresponsável.

Um exemplo foi a inclusão, no projeto de lei das eólicas offshore, de benefícios para a geração a carvão, que se concentra na Região Sul e é o pior combustível fóssil, em termos climáticos, para geração de eletricidade.

Eventos extremos como o que atingiu o território gaúcho – cada vez mais comuns por causa das mudanças climáticas – não podem mais ser tratados como “imprevistos”.

Leia matéria completa em: climainfo.org.br

  .info with .repost・・・O nome disso é aquecimento global! Ninguém está a salvo. A mudança do clima afeta tanto o norte c...
10/05/2024

.info with .repost
・・・
O nome disso é aquecimento global! Ninguém está a salvo. A mudança do clima afeta tanto o norte como o sul global. Até quando permaneceremos insensíveis à necessidade de agir pelo clima? Não são só eles que precisam ser resgatados: somos todos nós! Parem de queimar combustíveis fósseis!!! Qual será o próximo ícone?

  .info with .repost・・・Urgência é bem lembrada por , em sua coluna no : parte dos políticos (e candidatos à eleição dest...
08/05/2024

.info with .repost
・・・
Urgência é bem lembrada por , em sua coluna no : parte dos políticos (e candidatos à eleição deste ano) não faz ideia do que dizer sobre mudanças climáticas. Evitam falar de medidas que podem soar impopulares com seus públicos.

Porque "mudanças climáticas" ainda é um termo julgado como de esquerda, de comunista, de quem não quer ver o Brasil "prosperar". A imagem de prosperidade que tanto falam são essas que estão nos estarrecendo diariamente na frente das telas?

"Muitos políticos até aproveitam para encarnar a imagem de heróis nas desgraças, ignorando que foram vilões da falta de ação no resto do tempo", destaca Sakamoto.

Prevenção e adaptação são palavras-chaves que precisam estar todos os dias na boca de nossos gestores. "Quem deseja alcançar ou manter o poder deveria ser cobrado a dizer o que planeja para evitar desastres", salienta.

Podemos sim fazer o Pix para o governo - a ação social é uma das formas de aliviar a dor de ver a destruição no - mas e depois? O que vem depois? Onde estão as estratégias, os planos? Eles existem, acredite!

Demandamos de cada político no Brasil, não só no Rio Grande do Sul, que reconheça a urgência da contenção da crise climática. Que ela seja posta em seus planos de governo, que ela seja estudada por ele e por sua equipe, que ela não seja mais ignorada.

  .info with .repost・・・Existem inúmeros sistemas agrícolas, indo do mais simples (monocultura) ao mais complexo (agroflo...
28/04/2024

.info with .repost
・・・
Existem inúmeros sistemas agrícolas, indo do mais simples (monocultura) ao mais complexo (agrofloresta).

Quanto mais , mais vida! 🌳🌳

Via:

   with .repost・・・   O Rio Branco, principal rio de Roraima, atingiu a marca de 39 centímetros negativos nesta segunda-f...
30/03/2024

with .repost
・・・

O Rio Branco, principal rio de Roraima, atingiu a marca de 39 centímetros negativos nesta segunda-feira (25) e enfrenta a segunda maior seca da história.

O estado lidera o número de focos de calor do país em 2024. Mais da metade (54%) de toda a área queimada no Brasil neste ano aconteceu no estado.

Com a falta de chuvas, rios têm secado - como o caso do Rio Branco, e há ocorrências de incêndios florestais que consomem casas, animais, a vegetação e espalha fumaça poluída pelo ar.

Na Orla Taumanã, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Boa Vista, onde era possível ver o rio correndo, agora dá até caminhar por debaixo da estrutura.

Enquanto isso, a quatro dias para o fim de março, ainda não choveu em Boa Vista e a tendência é que o nível do rio baixe ainda mais, o que preocupa - o esperado para o período era de 39,2 milímetros de chuva, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Nos outros anos, durante o El Niño, as chuvas conseguiam amenizar os efeitos da seca. Porém, atualmente, devido ao aumento do desmatamento e da exposição do solo, a seca é mais severa” explica Vladimir de Souza doutor em Geociências e professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Via G1

   with .repost・・・Pessoal, amanhã estaremos nessa Conferência Temática promovida pela ANDIFES como preparação para a V C...
24/03/2024

with .repost
・・・
Pessoal, amanhã estaremos nessa Conferência Temática promovida pela ANDIFES como preparação para a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação, para falar sobre o Cerrado. Te convido a acompanhar.

22/03/2024
   with .repost・・・A cidade do Rio de Janeiro registrou, neste sábado (16), sensação térmica recorde de 60,1ºC. Segundo o...
16/03/2024

with .repost
・・・
A cidade do Rio de Janeiro registrou, neste sábado (16), sensação térmica recorde de 60,1ºC. Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura carioca, o registro foi feito na Estação Meteorológica de Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense, às 10h20.

O recorde anterior da cidade havia sido registrado na mesma estação, em 18 de novembro do ano passado (59,7ºC). A sensação térmica leva em consideração não apenas a temperatura, mas também a umidade relativa do ar.

Uma associação de temperaturas elevadas e alta umidade gera aumento da sensação térmica.

A prefeitura do Rio de Janeiro recomenda que as pessoas se hidratem e evitem exposição prolongada ao sol.

Texto: .brasil

   with .repost・・・Esse número te impacta? 😮 Essa é a ideia! Porque quando tomamos dimensão das coisas é que percebemos o...
03/03/2024

with .repost
・・・
Esse número te impacta? 😮 Essa é a ideia! Porque quando tomamos dimensão das coisas é que percebemos o quanto é importante e urgente fazer parte da mudança.

Com uma estratégia global de produção e consumo circular, podemos mudar drasticamente esta situação e cumprir os objetivos de transição para um modelo mais sustentável até 2030.✔️

E o mais importante da circularidade é que, além de evitarmos que os resíduos vão parar no lixo, aliviamos a sobrecarga do planeta, extraindo muito menos materiais! 👇

Um relatório do Painel Internacional de Recursos (ONU) detalha que se os produtos fossem remanufaturados, recondicionados de forma abrangente, reparados e reutilizados, a quantidade de novas matérias-primas necessárias poderia ser significativamente reduzida (entre 80-98% para fabricação, 82-99% para restauração e 94-99% para reparos). 🌼

Você tinha ideia desses números?

"Além de não colaborarem com as ações de combate à ilegalidade, as Forças Armadas diminuíram sua presença no território ...
22/01/2024

"Além de não colaborarem com as ações de combate à ilegalidade, as Forças Armadas diminuíram sua presença no território indígena, permitindo a volta dos invasores".

Além de não colaborarem com as ações de combate à ilegalidade, as Forças Armadas diminuíram sua presença no território indígena, permitindo a volta dos invasores. A grave crise humanitária vivida pelas comunidades indígenas na Terra Yanomami, em Roraima, parece não sensibilizar as Forç...

19/01/2024

O estilista mineiro aceitou o convite da associação que reúne familiares e vítimas do rompimento da barragem da Vale e criou uma belíssima arte para as camisetas que artistas como Dira Paes, Marcos Palmeira e Letícia Spiller usarão para participar da campanha que marca os cinco anos da maior ...

  .info with .repost・・・A cidade do Rio de Janeiro bateu novo recorde de temperatura, registrando 40,7ºC em Guaratiba, Zo...
17/01/2024

.info with .repost
・・・
A cidade do Rio de Janeiro bateu novo recorde de temperatura, registrando 40,7ºC em Guaratiba, Zona Oeste - a sensação térmica chegou a 55,6ºC. A previsão do tempo ainda indica que a temperatura chegue a 41ºC ainda nesta semana.

Junto do calor vêm as pancadas de chuva, que apesar de comuns para a época, têm-se mostrado mais intensas. Como visto nos últimos dias, o despreparo de prefeituras com a contenção de desastres tem causado diversos impactos pelo estado, de casas e ruas alagadas por mais de 48h a mortes.

Não é apenas o estado do Rio de Janeiro que está em alerta para chuvas. O .oficial destaca chuvas intensas, com aviso amarelo (perigo potencial) para o Amazonas, Pará, Tocantins, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e aviso laranja (perigo) para a região mais sul do Amazonas, Pará, Roraima e norte de Mato Grosso.

   with .repost・・・100 dias do injustificável acontecendo. Quantos mais até que essa loucura pare? Até que os pais parem ...
14/01/2024

with .repost
・・・
100 dias do injustificável acontecendo. Quantos mais até que essa loucura pare?

Até que os pais parem de procurar por partes de seus filhos. Até que os filhos parem de se tornar órgãos. Até que jornalistas parem de ser alvos diretos, ou então médicos parem de morrer por não abandonar seus pacientes? Seus lares estão destruídos e a esperança que eles tinham a cada dia deixa de existir.

Durante esses 100 dias o povo palestino nos mostrou sua força e essência, mas a humanidade se provou mais uma vez falha e decepcionante. Cessar-fogo JÁ!

   with .repost・・・Pega essa informação e envia para todo mundo!————É tempo de festa, de se divertir e extravasar. Mas co...
30/12/2023

with .repost
・・・
Pega essa informação e envia para todo mundo!
————
É tempo de festa, de se divertir e extravasar. Mas com respeito a todos, inclusive aos animais. Não solte fogos. O estampido e as luzes podem assustar animais e causar acidentes.

   with .repost・・・Nada justifica a morte de 12 mil crianças.🇵🇸
17/12/2023

with .repost
・・・
Nada justifica a morte de 12 mil crianças.
🇵🇸

Há quase seis anos produzimos um dos programas mais vistos até hoje do Conexão Ambiental: “Ecovilas em Goiás”. Mesmo dis...
13/12/2023

Há quase seis anos produzimos um dos programas mais vistos até hoje do Conexão Ambiental: “Ecovilas em Goiás”. Mesmo distante, o programa teve 848 visualizações em 2023, acumulando quase 48 mil. Sou grato à equipe do Conexão desta época: Minéia Gomes, Anna Morais, Fausto Borges. Aos cinegrafistas deste programa: Solimar Fernandes e Josimar Moreira. Aos que nos receberam com carinho: Dinmani Deva (Vale Solaris), Saga (Vale do Éden), Gisele Gonçalves, Samia Klink, Tomaz Ahau (IPEC), Tiago Ruprecht e Pedro Henrique.
olaris
.053

   with .repost・・・  .now Na última quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou em regime de urgência o projeto de lei q...
03/12/2023

with .repost
・・・
.now
Na última quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou em regime de urgência o projeto de lei que regulamenta a geração de energia eólica em alto-mar, às vésperas da Conferência do Clima em Dubai, a COP 28. O deputado Zé Vitor (PL-MG), relator do projeto, surpreendeu ao incluir no texto uma medida controversa que prorroga a contratação de energia movida a carvão no Sul do país até 2050, acarretando um custo estimado em R$ 5 bilhões, conforme apontado por associações do setor.

O projeto, além de tratar da energia eólica em alto-mar, também foi palco da inserção de diversos “jabutis”, propostas que não guardam relação direta com o tema original. Essas medidas adicionais, incluindo a prorrogação de subsídios para linhas de transmissão de energias renováveis, podem elevar a conta de luz em até R$ 39 bilhões, de acordo com especialistas. O deputado Zé Vitor, no entanto, refuta essa estimativa, alegando que haverá redução de custos.

Leia mais no link na bio ou nos stories.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Conexão Ambiental posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Conexão Ambiental:

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share