“União significa a associação ou combinação de coisas diferentes ou não, para formar um todo. União é o ato ou efeito de se unir. União pode ser a ligação ou combinação de esforços e pensamentos para um bem comum.”
O movimento União Rubro Negra tem por finalidade unir forças entre torcedores (sócios ou não), para criar uma aliança com o Clube de Regatas do Flamengo em busca de um objetivo comum:
a construção do nosso estádio. Estamos vivendo um momento de transição e mudança definitiva de tudo que já foi vivido na história do Mais Querido até aqui. A massa foi convoca a descer das arquibancadas e jogar com raça para mudarmos a realidade Rubro Negra. Por isso somos mais que nunca, independente do “crachá” que carregamos (Associado, Sócio Torcedor, Torcedor), integrantes e responsáveis pelo movimento de crescimento da instituição. Somos parceiros nesta empreitada que tem como foco principal tornar o Maior do Mundo em um clube ético, transparente, com uma administração economicamente eficiente. Como parte interessada, temos como propósito sugerir a reformulação do projeto Sócio Torcedor, para um modelo que não privilegia somente a vertente financeira, mas também dê valor à vertente interessada, de forma retributiva. Somos uma imensa Nação, “patrocinadores potenciais” para um mudança significativa. E esta importância precisa ser compreendida para o sucesso do projeto Sócio Torcedor. Ao entender a importância de seus torcedores, os responsáveis pelo planejamento ou plano conseguem ter uma visão mais ampla de todos os envolvidos no projeto e saber de que maneira eles podem contribuir para seu sucesso. O envolvimento da torcida é fundamental para legitimar as ações a serem tomadas, já que temos um papel direto na gestão dos resultados do projeto. Hoje as propostas ainda estão muito subjetivas, quando deveriam estar balizadas com a expectativa daquele que está se associando. O momento pede que sejamos pragmáticos, principalmente diante da joint venture que se tornou os grupos que conquistaram o direito de tirar proveito do nosso Ex-Maracana. Definitivamente esta negociação (mesmo considerando a hipótese de obtermos sucesso conseguindo um bom acordo) era o que faltava para nos mostrar que o Flamengo precisa do seu quintal, da sua casa própria. Façamos o inverso: que eles dependam de nós! Que e nossa ida ao Maraca seja a cereja do bolo que eles precisam para o sucesso do empreendimento. E desta forma, seremos nós a darmos as condições para que isso aconteça. O Flamengo precisa do seu estádio. A Nação está disposta a por a mão na massa. Convocamos à torcida, mais uma vez, para celebrarmos um acordo e assumirmos o compromisso de abraçar a causa da construção do nosso estádio. Saudações Rubro Negras!