09/12/2024
cresceu em Mezzeh, um distrito abastado de Damasco, numa família rica.Viveu os primeiros anos na Arábia Saudita, onde o pai trabalhava como engenheiro petrolífero.
Aos sete anos foi para , cidade para onde o avô se tinha mudado após a ocupação dos montes Golan.
Em março de 2011, quando explodiu a revolta contra Bashar al-Assad, voltou para casa e fundou a Frente Al-Nusra, braço sírio da Al-Qaeda. Dois anos depois, jurou fidelidade ao líder da Al-Qaeda, Ayman al Zawahiri.
Jolani começou a aproximar-se da retórica extremista depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, quando começou a "assistir a sermões e debates clandestinos em subúrbios marginais de Damasco". Depois da invasão dos ao , o agora líder extremista deixou a para participar nos combates. Uniu-se à Al Qaeda no Iraque, liderada por Abu Musab al Zarqawi, e passou cinco anos preso.
Em março de 2011, quando explodiu a revolta contra Bashar al-Assad, voltou para casa e fundou a Frente Al-Nusra, braço sírio da Al-Qaeda.
Em 2017, obrigou os rebeldes radicais do norte da Síria a fundirem-se com o HTS, criou uma administração civil e intensificou as ações contra cristãos na província de Idlib, no noroeste, que o grupo controlava há dois anos - o HTS tem sido acusado por habitantes locais, familiares de detidos e ativistas dos Direitos Humanos de abusos que, segundo as Nações Unidas, podem ser considerados crimes de guerra.
Com todo esse currículo de , a mídia o chama de "rebelde pragmático "