O início do ano letivo pode representar um aumento no número de infecções respiratórias e gastrointestinais. Isso acontece porque a aglomeração de um grande número de crianças, dentro do mesmo ambiente — seja a sala de aula ou o transporte escolar —, favorece a transmissão de doenças, principalmente as infectocontagiosas.
A Guarda Civil Municipal de Catanduva tem realizado operações voltadas à fiscalização de mototaxistas. O objetivo é inibir a presença de mototáxis clandestinos e incentivar a regularização da categoria. De acordo com números da Secretaria de Trânsito, no ano passado, Catanduva contava com cerca de 300 mototaxistas, sendo que apenas 40 estavam regulamentados.
No “Mais Cinema” dessa semana, o jornalista e crítico Felipe Brida fala sobre os lançamentos das telonas e dos streamings.
O Cine Debate no Sesc e as estreias do cinema estão em nossa Agenda Cultural. Confira!
A Carreta da Mamografia, do programa “Mulheres de Peito” da Secretaria Estadual de Saúde, estará em Catanduva entre os dias 18 e 25 de fevereiro. O objetivo da iniciativa é a detecção precoce do câncer de mama, prevenindo mortes e garantindo o início rápido do tratamento adequado.
O Grupo Voluntários do Bem promove a 7ª edição da Tarde do Bem no dia 19 de março, às 15 horas, no Clube de Tênis. O evento terá renda integralmente revertida para o HCC (Hospital do Câncer Catanduva).
O calorão que tem feito no estado de São Paulo nos últimos dias pode causar desidratação e mal-estar, já que superaquece o organismo, e aumenta a eliminação de líquidos por meio da transpiração. As altas temperaturas também podem afetar quem tem doenças crônicas.
Leandro Alves fala sobre os últimos acontecimentos da política no quadro ''Momento Cidadão''. Confira
Catanduva confirmou a primeira morte por dengue em 2025. De acordo com a Secretaria de Saúde, a vítima, uma mulher de 51 anos, tinha comorbidades. Outras três mortes que podem ter sido causadas pela doença seguem em investigação. Quinhentos e trinta e três casos de dengue foram registrados nesse começo de ano e mais de 1100 pessoas apresentaram sintomas da doença e aguardam resultados de exames.
A procura pela vacina contra a dengue continua abaixo do esperado em Catanduva. De acordo com números da Secretaria de Saúde, nas últimas duas semanas, apenas 169 jovens tomaram a primeira dose, e 98 completaram o esquema vacinal. Somente 18% do público alvo foi vacinado em Catanduva desde o início da imunização contra a dengue, há cerca de um ano.
Estragos
A tempestade que atingiu Catanduva na última sexta-feira, dia 7, causou estragos em vários pontos. De acordo com a Defesa Civil, os ventos chegaram a aproximadamente 80 km/h. Ao todo, 36 árvores caíram. Além disso, foram registradas queda de postes de energia e alagamentos. Um dos pontos alagados foi a Rua São Paulo onde, recentemente, a Prefeitura de Catanduva e a Saec realizaram obras para reforçar a infraestrutura de escoamento das águas da chuva. As “melhorias” custaram cerca de R$ 2 milhões e, na teoria, deveriam solucionar problema histórico de inundação naquele ponto.
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias que atinge cerca de 23% da população brasileira. Embora não tenha cura, ela pode ser controlada com o tratamento adequado.