🚑📢🗣️ MORADORES DE TAMOIOS PROTESTAM CONTRA FECHAMENTO DO HOSPITAL EM MEIO A PANDEMIA 🚑📢🗣️
Os moradores da região do 2º Distrito de Cabo Frio protestam contra o fechamento do Hospital de Tamoios. A denuncia foi feita nas redes sociais da vereadora Letícia Jotta. A Vereadora de Cabo Frio denuncia possível fechamento do Hospital Tamoios para reforma em meio a pandemia, o que foi confirmado pelo Secretário Iranildo Campos.
Na publicação em suas redes sociais a Vereadora fala da prioridade da gestão do Prefeito “parece que a prioridade da prefeitura é tijolo, cimento e não vidas. Depois de sofrer durante meses com o fechamento da UPA de Tamoios, agora o governo municipal também quer fechar o Hospital de Tamoios para reforma. Justamente em meio a uma pandemia que está aumentando o número de atendimentos médicos e mortes", publicou a parlamentar.
A informação foi confirmada pela Prefeitura pelo secretário, grande preocupação para os tamoienses, tendo em vista que com o fechamento da unidade, a localidade voltaria a ter apenas A UPA- Unidade de Pronto Atendimento. O Secretário iranildoque foi surpreendido pelo Secretário de saúde Iranildo Campos afirmou que um laudo técnicos impossibilitaria o funcionamento parcial. Negando a possibilidade realizar uma obra por etapas sem fechar os hospitalar por completo. Mas, após a fiscalização da parlamentar Letícia Jotta, se descobriu uma obra já iniciada com hospital aberto e atendendo pacientes com normalidade, o que mostra contradição dos Engenheiros e do Secretário.
Antes da entrega da UPA o município descumpriu por três vezes o prazo planejado para a reabertura da UPA 24h de Tamoios, que ficou fechada por mais de um semestre.
O fechamento total foi anunciado na última semana pegando a população de surpresa. Os moradores protestam pela manutenção do hospital funcionando como complemento ao atendimento aos cidadãos.
O Secretário Iranildo Campos foi conversar com manifestantes revoltados com a situação, para que ele conversasse com a população na unidade, o que não foi atendido pelo Secretário. “ olha aq
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terão mais dias para se inscrever no exame. O novo prazo, definido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será até às 23h59 da próxima quarta-feira, 27 de maio. Após a inscrição, o pagamento do boleto deve ser realizado até dia 28 do mesmo mês.
A iniciativa decorre de entendimento alcançado entre o Inep e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 22 de maio. O Inep está atento a todas as manifestações da sociedade e do poder público.
Como já anunciado anteriormente pelo MEC e Inep, será feita uma enquete com os participantes inscritos, no final de junho, na Página do Participante. As datas do exame serão definidas após a consulta.
Por fim, o Inep reforça seu apoio aos estudantes brasileiros que pretendem ingressar em uma instituição de ensino superior por meio do Enem 2020.
https://enem.inep.gov.br
O racismo nosso de cada aula, o racismo na escola
A aluna do colégio Franco-Brasileiro Fatou Ndiaye, 15, filha de senegaleses, foi surpreendida no último domingo ao saber por um amigo que seus colegas de colégio, uma escola de elite do Rio de Janeiro, trocavam mensagens racistas sobre ela por meio de um aplicativo de conversas. "Eu recebi as mensagens por um amigo que fazia parte do grupo e me contou que as mensagens estavam sendo trocadas. Ele me encaminhou os prints [das telas de conversa]", disse ela a Universa.
Não há como negar que existe algo na rotina escolar que também contribui para a construção dessa violência.
Desde o início do século 20 se difundiu a ideia de que o Brasil vivia em uma democracia racial. Diferentemente dos Estados Unidos e de outros lugares onde o conflito marcava as relações entre grupos de diferentes descendências, no Brasil o convívio supostamente harmônico entre portugueses, negros e índios era a prova de que não haveria racismo por aqui. Parte dessa comparação surgia do fato de que nos Estados Unidos haviam leis, por exemplo, que obrigavam negros a sentar só na parte de trás dos ônibus. Bastou dar ouvido aos negros brasileiros para notar que a nossa democracia racial nunca foi verdade.
#Igualdaderacial #negronaescola #igualdadededireitos #negros #combateaoracismo
Veradores antecipam o Carnaval em Cabo Frio
Apenas três vereadores comparecerem a Sessão Legislativa do dia 20 de Fevereiro, que antecedeu esse feriado de Carnaval, antecipando o recesso que termina nesta segunda-feira 2 de março.
No mês de Fevereiro, essa foi a segunda Sessão que não houve quórum suficiente para que fosse debatidos os projetos de leis, as indicações e os requerimentos do município de Cabo Frio.
Na primeira chamada, apenas dois Vereadores estiveram presentes o Presidente da Câmera Luís Geraldo e Letícia Jotta.
Na segunda chamada, o Vereador Oseias Rodrigues chegou e assinou a ata da 2ª chamada Regimental.
Na sessão legislativa dessa terça-feira, 18, a Vereadora Letícia Jotta fez um discurso na tribuna revoltada com as condições que a população mais carente enfrenta ao sepultar um familiar na Cidade de Cabo Frio.
Nesta quinta-feira, 13, a pedido do Vereador Guilherme Aarão, Líder da base do Governo Adriano, na Câmara Municipal de Cabo Frio, os Vereadores Oseias Rodrigues, Venicio Correria, Jeferson Vidal, Rodolpho Machado e Ricardo Martins rejeitaram o requerimento de autoria da Vereadora Letícia Jotta e do Vereador Rafael Peçanha, que solicita informações sobre todos os repasses Federais e Estaduais aos centros de assistência psicossocial (CAPS), entre os anos de 2019 e 2020.
O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é um serviço de saúde disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para tratar exclusivamente pacientes que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, dependentes químicos entre outras patologias psiquiátricas.
Essa instituição do governo foi criada para combater os antigos manicômios, e oferecer um serviço de qualidade para esses pacientes, com profissionais capacitados para oferecer uma tratamento mais humano e digno. Entretanto, o CAPS vem sofrendo com a falta de estrutura, o que motivou Letícia e Rafael a requererem informações sobre as verbas destinadas.
“Se não bastasse os desvios de 40 milhões, denunciados pelo Ex-Secretário de Educação, se não bastasse as mudanças cotidianas de Secretário, se não bastasse o não encerramento do ano letivo, o baixo rendimento dos alunos da rede pública. A Secretaria de Educação vive em uma guerra e só quem morre são os alunos”. Essa foi a fala do Vereador Vaguinho Simões na tribuna na sessão desta quinta-feira (13). O Vereador criticou os recorrentes problemas gerados pelo sistema de matrícula da rede municipal.
O Vereador Manoel Machado de Azevedo, conhecido popularmente como Nenel de Jardim, nessa terça-feira, 11, criticou a falta de cobrança dos Vereadores de Tamoios Oseias Rodrigues e Adeir Novas em recorrência sobre as demandas de Saúde do Distrito.
“Até sinto falta dos Vereadores do 2º Distrito cobrarem mais o Prefeito” afirmou o Vereador.
Em seguida o Vereador falou que a Secretária de Esporte de Cabo Frio é inútil, acompanhe:
O Vereador Manoel Machado de Azevedo, conhecido popularmente como Nenel de Jardim, nessa terça-feira 11, criticou a falta de cobrança dos Vereadores de Tamoios, Oseias Rodrigues e Adeir Novas por não cobrarem com recorrência sobre as demandas de Saúde do Distrito.
“Até sinto falta dos Vereadores do 2º Distrito cobrarem mais o Prefeito, tem que cobrar o Secretário” afirmou o Vereador.
Na sessão desta terça-feira, (11) o vereador Rafael Peçanha e a Vereadora Letícia Jotta pediram o apoio dos vereadores presente para que seja aprovado o requerimento que requer ao Secretário de Saúde de Cabo Frio, informações sobre todos os repasses de verbas Federais e Estaduais aos Centros de Assistência Psicossocial-(CAPS) do ano de 2019 ao 2020.
O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é um serviço de saúde disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para tratar exclusivamente pacientes que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, dependentes químicos entre outras patologias psiquiátricas.
Essa instituição do governo foi criada para combater os antigos manicômios, e oferecer um serviço de qualidade para esses pacientes, com profissionais capacitados para oferecer uma tratamento mais humano e digno.
Nessa terça-feira, 11, nove Vereadores faltaram a sessão, o que impediu que houvesse quórum para que fosse debatido os projetos de lei, indicações e requerimentos.
Quórum é o número requerido de assistentes a uma sessão de qualquer corpo de deliberação ou parlamentar para que seja possível se tomar uma decisão válida.
Entre os projetos de leis, indicações e requerimentos que não foram votados por falta de Quórum, está a indicação do vereador Rafael Peçanha que solicita informações sobre o contrato de licitação da empresa que realiza eventos para Prefeitura. Um outro requerimento em conjunto da Vereadora Letícia Jotta e Rafael, é solicitação de informações sobre todos os repasses federais e estaduais aos Centros de Assistência Psicossocial-(CAPS), entre os anos de 2019 e 2020.
Além dos projetos de leis de autoria da Vereadora Letícia Jotta que propõe a criação de um centro de tratamento contra o câncer em Tamoios e outro projeto de lei que agiliza o atendimento de mulheres vítimas de violência.
Na sessão legislativa da Câmara de Cabo Frio, nessa quinta-feira (6) a Vereadora Letícia Jotta em sua fala defende o direito dos portadores de necessidades especiais de ocuparem 5% dos cargos comissionados no município.
Outro projeto da Vereadora é o direito do consumidor, referente a Prolago que obriga o munícipe a pagar pela taxa de religação em caso de corte no serviço. Segunda ela, o consumidor não deve pagar pelo que não consume.
“ Isso é uma adequação das leis federais e Estaduais existentes, só estamos trazendo para o município para que se possa fazer valer a lei”. Afirmou Letícia Jotta
“A fama ruim do Adriano, atravessou as fronteiras do município e foi parar em Búzios”. Essa foi a fala do vereador Waguinho de Cabo Frio, em plenário nessa quinta-feira, (6)sobre o Bairro Maria Joaquina, local de disputa judicial entre os dois Municípios. Apesar de pertencer Cabo Frio, segundo o Vereador, o bairro estaria sobre cuidados políticos de Búzios e que Cabo Frio teria abandonado a Maria Joaquina.
Assista: