05/08/2024
Prefeito de Coité oficializa candidatura à reeleição com muita festa
Uma movimentada celebração da democracia. Foi assim a convenção da Federação União Brasil, Solidariedade, Republicanos, PP e PL, realizada na tarde e noite deste domingo, 4 de agosto, na Arena Fabilu em Conceição do Coité. O evento oficializou o nome do prefeito Marcelo Araújo (UB), candidato à reeleição à prefeitura da “rainha do sisal” e do advogado e vereador Marquinho de Renato (Solidariedade) a vice-prefeito.
Um fato que chamou a atenção de todos, foi a chegada de Marcelo Araújo ao local, nos braços da multidão, uma demonstração de amor e carinho que os coiteenses têm pelo gestor, consagrando a maior convenção registrada ao longo dos 91 anos de emancipação política do município. O evento que reuniu centenas de apoiadores e lideranças políticas, contou com o vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, os deputados Elmar Nascimento (federal), Luciano Araújo (estadual), o ex-deputado federal Cacá Leão, o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo, entre outros que reafirmaram apoio ao atual gestor.
Após ter o nome oficializado na convenção, Marcelo Araújo agradeceu a confiança do coiteense, a família e a Deus pela oportunidade de estar governando Coité. “Quando a emoção bate no peito, a gente lembra o passado. No dia 20 de junho de 2020, lancei meu nome como pré-candidato a prefeito e não sabia naquele momento que seria a decisão mais importante que teria tomado em toda a minha vida. Coité havia perdido seu encanto, seu brilho, o comercio e a indústria estavam estagnados e já não gerava emprego para o povo, os agricultores e criadores já não tinham incentivos para prosperar e desenvolver a agricultura familiar e o agronegócio. Hoje o povo pode dizer que vive feliz na cidade que mais cresce no estado da Bahia”, pontuou.
Marcelo, que até esse primeiro mandato não tinha envolvimento com política, chegou com perfil inovador. O gestor tem colocado sua experiência de empresário à disposição do povo da terra para geração de emprego e renda, visando na melhoria da qualidade de vida da população, por acreditar que o trabalho e a prosperidade, aliados à educação e à saúde, transformarão vidas para melhor, especialmente das pessoas mais carentes.
Formado em Administração de Empresas, Marcelo Araújo, 54 anos, casado e pai de quatro filhos, vem de família tradicional na política local. É filho do saudoso ex-prefeito Hamilton Rios de Araújo, que governou o município por três vezes, irmão do ex-deputado estadual, Tom Araújo e primo do ex-prefeito Ewerton Rios D’Araújo (Vertinho).
Outro destaque da convenção foi a formalização dos nomes dos 62 candidatos à Câmara Municipal. São 16 representantes do União Brasil, 16 do Solidariedade, 15 do Republicanos e 15 do PP que estarão concorrendo as 15 cadeiras do Legislativo municipal. Dos oito vereadores que dão sustentação ao governo, com a saída de Marquinho para ocupar a vaga de vice na chapa da situação, sete concorrem à reeleição.
Desde sexta-feira, a cidade respira campanha política, com a realização das convenções do PT e PSD, que ocorreram de forma simultânea porém, em locais diferentes. O Partido dos Trabalhadores, tem o ex-gestor Francisco de Assis, candidato a prefeito e a ex-secretária de Educação, Perpétua Sampaio, à vice. Já o PSD, lançou a ex-vice-prefeita na administração de Assis, Val de Alex como candidata a prefeita e o vereador Betão Gordiano (PSB), à vice. Texto: Pedro Oliveira - Repórter da Tribuna da Bahia e colunista do site LeiaMaisba.com.br de Salvador.