Diário do Sisal

  • Home
  • Diário do Sisal

Diário do Sisal Diário do Sisal - Informação na hora certa.
(1)

Prefeito de Coité oficializa candidatura à reeleição com muita festa Uma movimentada celebração da democracia. Foi assim...
05/08/2024

Prefeito de Coité oficializa candidatura à reeleição com muita festa

Uma movimentada celebração da democracia. Foi assim a convenção da Federação União Brasil, Solidariedade, Republicanos, PP e PL, realizada na tarde e noite deste domingo, 4 de agosto, na Arena Fabilu em Conceição do Coité. O evento oficializou o nome do prefeito Marcelo Araújo (UB), candidato à reeleição à prefeitura da “rainha do sisal” e do advogado e vereador Marquinho de Renato (Solidariedade) a vice-prefeito.

Um fato que chamou a atenção de todos, foi a chegada de Marcelo Araújo ao local, nos braços da multidão, uma demonstração de amor e carinho que os coiteenses têm pelo gestor, consagrando a maior convenção registrada ao longo dos 91 anos de emancipação política do município. O evento que reuniu centenas de apoiadores e lideranças políticas, contou com o vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, os deputados Elmar Nascimento (federal), Luciano Araújo (estadual), o ex-deputado federal Cacá Leão, o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo, entre outros que reafirmaram apoio ao atual gestor.

Após ter o nome oficializado na convenção, Marcelo Araújo agradeceu a confiança do coiteense, a família e a Deus pela oportunidade de estar governando Coité. “Quando a emoção bate no peito, a gente lembra o passado. No dia 20 de junho de 2020, lancei meu nome como pré-candidato a prefeito e não sabia naquele momento que seria a decisão mais importante que teria tomado em toda a minha vida. Coité havia perdido seu encanto, seu brilho, o comercio e a indústria estavam estagnados e já não gerava emprego para o povo, os agricultores e criadores já não tinham incentivos para prosperar e desenvolver a agricultura familiar e o agronegócio. Hoje o povo pode dizer que vive feliz na cidade que mais cresce no estado da Bahia”, pontuou.

Marcelo, que até esse primeiro mandato não tinha envolvimento com política, chegou com perfil inovador. O gestor tem colocado sua experiência de empresário à disposição do povo da terra para geração de emprego e renda, visando na melhoria da qualidade de vida da população, por acreditar que o trabalho e a prosperidade, aliados à educação e à saúde, transformarão vidas para melhor, especialmente das pessoas mais carentes.
Formado em Administração de Empresas, Marcelo Araújo, 54 anos, casado e pai de quatro filhos, vem de família tradicional na política local. É filho do saudoso ex-prefeito Hamilton Rios de Araújo, que governou o município por três vezes, irmão do ex-deputado estadual, Tom Araújo e primo do ex-prefeito Ewerton Rios D’Araújo (Vertinho).

Outro destaque da convenção foi a formalização dos nomes dos 62 candidatos à Câmara Municipal. São 16 representantes do União Brasil, 16 do Solidariedade, 15 do Republicanos e 15 do PP que estarão concorrendo as 15 cadeiras do Legislativo municipal. Dos oito vereadores que dão sustentação ao governo, com a saída de Marquinho para ocupar a vaga de vice na chapa da situação, sete concorrem à reeleição.

Desde sexta-feira, a cidade respira campanha política, com a realização das convenções do PT e PSD, que ocorreram de forma simultânea porém, em locais diferentes. O Partido dos Trabalhadores, tem o ex-gestor Francisco de Assis, candidato a prefeito e a ex-secretária de Educação, Perpétua Sampaio, à vice. Já o PSD, lançou a ex-vice-prefeita na administração de Assis, Val de Alex como candidata a prefeita e o vereador Betão Gordiano (PSB), à vice. Texto: Pedro Oliveira - Repórter da Tribuna da Bahia e colunista do site LeiaMaisba.com.br de Salvador.

PSD realiza convenção em Ichu e candidato recebe novas adesõesO Partido Social Democrático – PSD, oficializou na noite d...
30/07/2024

PSD realiza convenção em Ichu e candidato recebe novas adesões

O Partido Social Democrático – PSD, oficializou na noite desta segunda-feira (29, o nome do prefeito Zé Gonzaga Carneiro, candidato à reeleição para mais um mandato de quatro anos no município de Ichu que comemora hoje, 62 anos de emancipação política. O jovem Carlos Sérgio Carneiro (PRD) será o candidato a vice e também foram oficializados os nomes dos postulantes a uma cadeira na Câmara de Vereadores. A coligação que deverá manter o gestor frente à prefeitura, conta ainda com apoio do Avante e PP.

O gestor que mudou a cara da cidade e da administração pública, nesses três anos e sete meses frente à prefeitura, com ações voltadas para o bem-estar da população, comentou que vai continuar trabalhando pela comunidade. “Ichu é um município pequeno e temos que apoiar quem trabalha pelo nosso povo. Reconheço que tem algumas comunidades que ainda não conseguimos fazer nada por ela, com fé em Deus, vamos ter mais quatro anos pela frente para que possamos mudar a vida das pessoas que moram no interior do município”, pontuou.

A concentração política realizada no espaço de eventos Rancho Sossego, contou com a presença dos deputados Neto Carleto (federal), Alex da Piatã (estadual), prefeitos de município circunvizinhos, vereadores, lideranças política, além de inúmeras famílias que se declaram apoio ao prefeito Zé Gonzaga, por conta das conquistas e ações obtidas pela cidade, que está comemorado festivamente mais um ano da sua história. Texto Pedro oliveira - Repórter da Tribuna da Bahia e colunista do site LeiaMaisba.com.br de Salvador.

Convenções definem candidaturas na região sisaleiraO futuro das cidades de Conceição do Coité, Nordestina, Queimadas e I...
29/07/2024

Convenções definem candidaturas na região sisaleira

O futuro das cidades de Conceição do Coité, Nordestina, Queimadas e Ichu, que integram a região sisaleira, está nos votos dos quase 90 mil eleitores desses quatro municípios que irão depositar nas urnas, no pleito eleitoral de 6 de outubro, para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. No menor desses municípios da região, com 6.190 habitantes e 6.115 eleitores, a disputa f**a entre o atual prefeito Zé Gonzaga (PSD) que concorre a reeleição e o ex-gestor Carlos Santiago (PCdoB), com quatro mandatos.

Em Ichu (6.115 eleitores) - A convenção que homologará o nome de Zè Gonzaga (PSD), pré-candidato a reeleição, o de Carlos Sérgio Carneiro (PRD) a vice, e dos postulantes a uma cadeira na Câmara, acontece na noite desta segunda-feira (29), no Rancho Sossego, com apoio do Avante, Progressistas e PRD. No sábado (27), foi realizado no Auditório Municipal Aristides Pinto de Oliveira, a convenção que definiu o nome de Carlos Santiago (PCdoB), candidato a prefeito e do ex-secretário de saúde, Wlly Gás (PcdoB), a vice. O grupo oposicionista recebe apoio do PT, PV e Solidariedade.

Em Coité (54 mil votantes) – historicamente, havia dois grupos políticos denominados azul e vermelho, com o rompimento verif**ado, o grupo azul está representado por dois candidatos: O ex-prefeito Francisco de Assis (PT) e a ex vice-prefeita Val de Alex (PSD). Mais solido, o que lhe garante uma reconhecida vantagem, o grupo vermelho representado pelo prefeito Marcelo Araújo (União Brasil), que vive sua primeira gestão e pré-candidato a reeleição.

Coité “a rainha do sisal”, já tem um calendário de convenções definida: No dia 2 de agosto, a partir das 19 horas, no ginásio de esportes da cidade, acontecerá a convenção que homologará o nome de Val de Alex (PSD), pré-candidata a prefeita, que terá como pré-candidato a vice, o vereador Betão (PSB). O PSD tem o apoio do PSB, MDB, PDT e Avante.

No mesmo dia, na AABB, o petista e ex-prefeito por dois mandatos, Francisco de Assis, será oficializado na convenção, candidatura a prefeito, a ex-secretária de educação por oito anos, Perpetua Sampaio, a vice e além dos candidatos a vereadores dos partidos PT, PCdoB e Rede. O ato político promete contar com as presenças dos deputados Afonso Florense (federal) e Osni Cardoso (estadual).

Já no dia 4 de agosto, a partir das 16 horas, se reunirá na Arena Fabilu, o grupo da vermelhada para legitimar na convenção, o nome do prefeito Marcelo Araújo (União Brasil), pré-candidato a reeleição, para um novo mandato. O atual gestor tem como pré-candidato a vice, o vereador Marquinhos de Renato (Solidariedade). A coligação conta ainda, com apoio dos partidos: Republicanos, Progressistas e PL.

Em Nordestina (8 mil eleitores) – Eliete Andrade (PSD), que entrou para a história política do município em 2020 como primeira mulher eleita prefeita, vive o primeiro mandato com boa aprovação popular e pré-candidata à reeleição, para mais quatro anos, tem na vice, o vereador Neguinho (PSD), o mais votado no pleito passado com quase 800 votos. A convenção que oficializará os nomes de Eliete, do vice e dos candidatos a vereadores no dia 3 de agosto, na Pousada Cajueiro, tem os seguintes partidos: PSD, PT, PDT e PL.

Em Queimadas (18 mil votantes) – dois candidatos disputaram os votos dos 18 mil eleitores do município. A convenção que homologará o nome do pré-candidato da oposição, Ricardo do Supermercado (PSD), a prefeito e do bioquímico André Cayres (PSDB) a vice e dos pleiteantes a uma cadeira na Câmara, acontecerá no dia 3 de agosto, a partir das 18 horas, no Recanto das Arvores e recebe apoio do PSDB e PSB.

Já o candidato da situação, Paulo Sergio Brandão (PT), que já administrou o município por duas oportunidades, mesmo não tendo sido eleito em nenhuma delas – recorrendo à justiça -, tem o empresário Cesar Oliveira (MDB), como pré-candidato a vice. A convenção será realizada no mesmo dia (3), no Colégio Sonia Silva. Texto: Pedro Oliveira - Repórter da Tribuna da Bahia e colunista do site LeiaMaisba.com.br de Salvador.

Ichu completa 62 anos de emancipação com atividades que destacam história Chegando, neste domingo, 21, sua 8ª edição com...
22/07/2024

Ichu completa 62 anos de emancipação com atividades que destacam história

Chegando, neste domingo, 21, sua 8ª edição com a participação de centenas de ciclistas procedentes de várias cidades da Bahia, o cicloturismo, abriu as comemorações aos 62 anos de independência político-administrativa do município de Ichu. A cidade foi desmembrada em 30 de julho de 1962, da cidade mãe, Riachão do Jacuípe. Hoje (22), as atenções se voltam para a Feira da Agricultura Familiar, em frente ao antigo Barracão Municipal. Haverá, também, momento cultural com o sanfoneiro Zé de Zequinha e apresentação sobre personalidades históricas do município.

As atividades promovidas pela secretaria de Educação e Departamento de Cultura do município, inicia nesta terça-feira (23), a partir das 19h, com apresentações culturais do grupo de samba de roda, Raiz de Ichu e quadrilha junina. A XXVIII Semana da Cultura vai se estender até o dia 30 deste mês. Na quarta-feira (24), haverá concurso para a escolha da Miss e do Mister Ichuense e show de calouros.

No dia 25, a programação se volta para o Agita Ichu e apresentação do grupo Valiosidade. No dia 26, a partir das 19h, as atrações prosseguem com o cine cultura, com documentários históricos sobre o município. Dia 27, haverá amistoso de futebol categorias masculina e feminina. No domingo, 28, terá a tradicional cavalgada de Ichu pelas principais ruas da cidade. Dia 30, Dia maior da cidade, às 9h, a Câmara de Vereadores realiza sessão solene e às 15hs, aniversário da cidade terá como ponto alto o desfile cívico. As atividades prosseguem e às 19h30, será realizada a missa solene na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.

Ainda como parte do evento festivo, que deve reunir milhares de pessoas procedentes de vários municípios, ocorrerá nos dias 3 e 4 de agosto, grandiosa festa com a participação de consagrados nomes do axé da Bahia, a exemplo das bandas Psirico, no sábado, e Harmonia, no domingo, entre outros convidados. As duas principais atrações vêm sendo aguardadas pela nação festeira com grande expectativa.

Com uma área territorial de 138 km², o município de Ichu conta com uma população de 6.190 habitantes, conforme dados do Censo do IBGE de 2022, o que representa um aumento de 3,91% em comparação com o Censo de 2010. O prefeito em exercício é José Gonzaga Carneiro (Zé Gonzaga). As datas comemorativas são: padroeiro Sagrado Coração de Jesus (fevereiro); São João (junho); aniversário de emancipação político-administrativa do município (julho); Independência do Brasil (setembro); natal e réveillon (dezembro).

Aloisio a tesoura de ouro de Conceição do CoitéComo toda história tem um início, a do barbeiro e cabeleireiro Aloísio Fe...
15/07/2024

Aloisio a tesoura de ouro de Conceição do Coité

Como toda história tem um início, a do barbeiro e cabeleireiro Aloísio Ferreira da Silva não é diferente. Ele lembra como hoje, o dia em que deixou a roça, aos 17 anos, em Conceição do Coité, antes da revolução de 1964, para ganhar a vida trabalhando na oficina de montagem de bicicleta do irmão em Belo Horizonte e, aos 21 anos, se interessou pela profissão de cabeleireiro e foi trabalhar na Galeria Vidor e Cadilac. Nesse período, levou a mãe que estava doente para morar em Minas.

Emocionado, ele lembra do dia em que a mãe disse: “Meu filho, tem tanta gente que vive cortando cabelo em Coité e você aqui trabalhando em barbearia dos outros. Por que não retorna para nossa terra para ganhar a vida lá? Ao ouvir os conselhos de minha mãe, resolvi arrumar a mala e retornei à minha cidade em 1968. Ao chegar aqui, comprei uma cadeira nova que trabalho até hoje”, relata.

Com 78 anos e 56 anos no batente em Coité, Aloisio Silva é o barbeiro mais antigo da cidade e, segundo ele, enquanto estiver enxergando e podendo f**ar em pé, não pensa em parar de trabalhar. “Ao longo desses anos construí o prédio de minha barbearia, fiz minha residência, comprei uma chácara e ensinei dois dos quatro filhos a cortar cabelo. Graças a Deus, tudo que tenho hoje veio da tesoura, da máquina, do pente e das minhas mãos. Nunca herdei nada de ninguém”, comenta.

Com uma clientela fiel, desde que iniciou a profissão em Coité, o barbeiro disse que nunca ficou um só dia sem cortar cabelo ou tirar uma barba, desde o seu retorno de Minas Gerais, em 1968. O primeiro cabelo que cortou foi do saudoso Evódio Duas Resedá e continua cortando o cabelo de seus filhos: O juiz da Infância e Adolescência, Salomão Resedá e do ex-deputado estadual Emério Resedá. "Também cortei o cabelo do saudoso ex-prefeito Hamilton Rios de Araújo, por vários anos", lembra.

"Da velha guarda, continuo fazendo o cabelo de ilustres personalidades da sociedade coiteense, a exemplo de Argeu Araújo (fazendeiro) e Rogério de Tiburtino (comerciante aposentado), João Marinho de Araújo (empresário aposentado do ramo de sisal), entre outros", completou. Com as mãos perfeitamente firmes e boa visão, apesar da idade, ele passa praticamente o dia inteiro em pé, atendendo os clientes e não demonstra cansaço. "A cadeira de barbeiro continua a mesa desde que cheguei de Minas Gerais na década de 60".

Católico e bom de prosa – característica da profissão - Aloisio se orgulha de ter criado seus quatro filhos na companhia de sua esposa Maria de Lurdes, com o dinheiro ganho de forma honesta com sua cadeira de barbeiro. Formou os quatro filhos: Mauricio em administração de empresas e historiador; Marcio Bary em magistério, pedagogia e psicologia; Larissa profissional de direito que trabalha em Salvador, estudou em faculdade particular, além de Heloisio Silva (Loi), formado em administração e direito. A rotina do profissional é simples: de casa para o trabalho e do trabalho pra casa. Trajeto que faz todos os dias. Texto Pedro Oliveira – Repórter da Tribuna da Bahia e colunista do site LeiaMaisba.com.br de Salvador.

91º aniversário de Conceição do Coité marcado por vasta programação A rainha do sisal, como é conhecida a hospitaleira c...
08/07/2024

91º aniversário de Conceição do Coité marcado por vasta programação

A rainha do sisal, como é conhecida a hospitaleira cidade de Conceição do Coité, na região sisaleira, a 210 quilômetros de Salvador, que chegou neste domingo, 07 de julho a 91 anos de emancipação e história, de um povo que traz a marca do trabalho e do amor por sua terra, onde teve o dia maior da cidade, marcado por uma missa festiva na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o hasteamento de bandeiras, lançamento de um livro e também exibição de curtas metragens no Centro Educacional Ana Rios de Araújo.

Houve também, exposição de carros antigos, contando com cerca de 400 veículos de colecionadores de várias regiões da Bahia, com relíquias, a exemplo da réplica do Shelby Cobra 427 de 1966, caminhonete Ford F3 de 1951, Maverick V8 de 1973, Itamaraty de 1966, Dodge Magnum de 1979, Mustang GT 1979, Chevrolet 3100 de 1958, Karmann-Ghia de 1962, Rural Willys da década de 1960 a 1970, Chevrolet Impala, que ficou no mercado por seis décadas, além de Veraneios, Kombis, Fuscas, Opalas, entre outros veículos.

Na sexta e no sábado, as atividades estiveram voltadas para apresentações de quadrilhas, teatro, a Orquestra Sisaleira, dança e capoeira, isso tudo no Centro Educacional Ana Rios de Araújo, que passou por obras de requalif**ação em sua estrutura física. Com a reforma, a unidade ganhou novas dependências e o auditório com capacidade para mais de 250 pessoas sentadas, recebendo novas poltronas, moderno sistema de iluminação, de sonorização e climatização, entre outras benfeitorias, como forma de valorizar os artistas filhos da terra.

Na quarta-feira (03), os moradores da Sede, conheceram o Museu Municipal Maria Neves, que conta com um grandioso acervo cultural, doado pelo poeta e cordelista, Carlos Neves. Na terça-feira (02), os habitantes do Distrito de Almas, celebraram a revitalização da Praça Zeferino Carneiro, que passou a contar com parque infantil, paisagismo, iluminação em led, nova infraestrutura de piso, pergolados, espaço de apresentações culturais e arquitetura lúdica.

Dos 29 gestores que o município já teve ao longo dos 91 anos de independência política, de 1931 a 2024, nove foram intendentes nomeados pelo Governo do Estado, tendo Vespasiano da Silva Pinto como primeiro dessa classe. Em 1948, Theócrito Calixto da Cunha foi eleito com o voto dos coiteenses, primeiro prefeito da comunidade para o exercício de 1948/1951, retornando ao poder em 1955 para mais quatro anos de mandato.

Até o momento, o município teve 20 prefeitos eleitos pelo voto do povo, 13 nomes diferentes: Emídio Ramos Gordiano; Antônio Ferreira de Oliveira; Theognes Antônio Calixto, que faleceu no exercício do cargo; Manoel Antônio Pinheiro (médico); Hamilton Rios de Araújo (03 vezes); Walter Ramos Guimarães (02 vezes); Ewerton Rios D’Araújo Filho (03 vezes); Diovando Carneiro que também faleceu no exercício do cargo; Wellington Passos de Araújo; Renato Souza dos Santos, Francisco de Assis (02 vezes). O atual prefeito é Marcelo Passos de Araújo, que exerce o cargo pela primeira vez. Neste domingo, 7 de julho, dia de aniversário da cidade, a Sucursal da Tribuna da Bahia, completou 21 anos de instalada em Coité.

Pothira Carneiro agora é nome de praça em Conceição do CoitéCom estrutura diferenciada para receber famílias na hora do ...
01/07/2024

Pothira Carneiro agora é nome de praça em Conceição do Coité

Com estrutura diferenciada para receber famílias na hora do lazer, e que moram no entorno do estádio municipal de Conceição do Coité, foi entregue na noite da última quinta-feira (27), pelo prefeito Marcelo Araújo, a Praça Pothira Carneiro Cerqueira Souza, em homenagem ao ex-médica do município que morreu carbonizada, após o carro que ela dirigia bater de frente com outro e pegar fogo no dia 16 de janeiro deste ano, na BA-120, trecho entre as cidades de Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité. O espaço que atende as normas de acessibilidade exigidas, conta com paisagismo, árvores regionais, iluminação em led, academia pública e design inovador.

“É com muita emoção que entregamos mais uma praça, que embelezará não só a nossa cidade, mas também serve como tributo em homenagem a memória da médica Pothira Carneiro, que nos deixou muito cedo, aos 30 anos de idade. Espero que essa praça seja utilizada como espaço de reflexão, alegria, e de encontro, onde possamos celebrar a vida, como também a contribuição que ela deixou para todos nós. Que as futuras gerações possam conhecer seu nome, sua história, e que seu exemplo de vida sirva de inspiração para que todos possam agir com a mesma generosidade e carinho que demonstrou na sua vida e carreira profissional”, relata Araújo.

Já com o sorriso irradiante nos semblantes dos moradores do povoado de Riacho da Serra, o gestor inaugurou na noite anterior, a Praça José Gonçalves de Oliveira. O equipamento construído com recursos oriundos do tesouro municipal, conta com três pavimentos, incluindo jardim com paisagismo, quiosque, parque infantil, banheiro com acessibilidade, iluminação em Led, lâmpadas de última geração, bancos de madeira e de cimento, dando assim um novo visual à comunidade.

“Quero agradecer a Deus por esse momento de alegria e de felicidade, que estamos presenciando neste instante, com o recebimento da nossa belíssima praça, que era um sonho antigo de todos nós moradores de Riacho da Serra”, disse a presidente da associação Zelli, agradecendo as benfeitorias que a comunidade recebeu. Os moradores do povoado de Palmares, também foram contemplados com um ginásio de esportes, concretizando assim o sonho, não só dos desportistas locais, mas de todas as pessoas que vivem na comunidade e região. Texto: Pedro Oliveira – Repórter da Tribuna da Bahia e colunista do site LeiaMaisba.com.br de Salvador.

26/06/2024
São João de Petrolina PE 2024
25/06/2024

São João de Petrolina PE 2024

Orquestra de Coité realiza intercâmbio cultural na África Em mais uma expedição internacional, a Orquestra Santo Antônio...
25/06/2024

Orquestra de Coité realiza intercâmbio cultural na África

Em mais uma expedição internacional, a Orquestra Santo Antônio, de Conceição do Coité (a Rainha do Sisal), embarca nesta quarta-feira, dia 26, para realizar sua primeira viagem ao continente africano, precisamente na cidade de Maputo, em Moçambique, numa turnê de 10 dias (de 26 junho a 7 de julho). O objetivo do intercâmbio e cooperação cultural, é levar a experiência do Ponto Cultural do bairro Alto da Colina, até o projeto musical Xiquitsi, em Moçambique.

Segundo o maestro da orquestra, Josevaldo Nim, o grupo que viajará para a África, será formado por 10 integrantes da Orquestra Santo Antônio, e tem como proposta, compartilhar saberes musicais desenvolvidos no semiárido baiano, através de oficinas de música para crianças moçambicanas e tocar junto com orquestras infantis e juvenis da África. Conforme o músico, o projeto sócio cultural existe há mais de 16 anos na cidade de Conceição do Coité.

Entre os músicos que participarão do intercâmbio cultural, mais da metade já concluíram cursos de graduação, uma parte está na pós-graduação ou estão cursando nível superior em música.

Ao todo, esse grandioso projeto já contribuiu com o ingresso de mais de 20 jovens em universidades.

A Orquestra Santo Antônio, já se apresentou em Portugal, Estados Unidos, México, França e Espanha.

O Ponto de Cultura que nasceu das atividades do Projeto Santo Antônio de Música, existe desde 2007 e é realizado por jovens da comunidade Alto da Colina, periferia da cidade, com cerca de 70 mil habitantes no sertão baiano.

Uma iniciativa musical comunitária com mais de 16 anos, que tem promovido profundas mudanças no contexto sociocultural da cidade de Conceição do Coité, no semiárido baiano.

Tendo na prática musical coletiva, um meio de mobilização, transformação e oportunidade, o Ponto de Cultura atende mais de 250 crianças, adolescentes e jovens com aulas de violino, violoncelo, violão, flauta, piano, canto, construção de instrumentos musicais, prática orquestral, dentre outros.

A ação sociocultural já conta com grupos artísticos bastante desenvolvidos, que mantém um calendário de concertos e apresentações artísticas no seu próprio teatro, movimentando toda comunidade e também região circunvizinhas.

O projeto conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Além da experiência pedagógica, o grupo musical prepara um repertório genuinamente baiano/nordestino para circular em espaços culturais como o Centro Cultural Brasil-Moçambique, através do apoio do Instituto Guimarães Rosa. Texto: Pedro Oliveira - Repórter da Tribuna da Bahia e colunista do site: LeiaMaisba.com.br de Salvador.

Cidade de Ichu realiza São João preservando o forró e valores artísticos culturais da regiãoCom o tema “Cidadezinha do I...
19/06/2024

Cidade de Ichu realiza São João preservando o forró e valores artísticos culturais da região

Com o tema “Cidadezinha do Interior”, título de música do forrozeiro ichuense Elmo Carneiro, a acidade de Ichu, na entrada do semiárido baiano, a 180 quilômetros da capital baiana, comemora de 21 a 24 deste mês, a maior festa popular do nordeste brasileiro, preservando o autêntico forró, os produtos de valores artísticos culturais da região.

Mostrar, através do festejo, a pujança de uma das menores cidades do país, mas que sempre comemora de forma singular e autêntica o São João, é a meta da administração local, como diz o prefeito Zé Gonzaga “uma cidade territorialmente pequena, mas de uma pujança de um enorme potencial realiza o São João para atrair filhos da terra, hoje em outros municípios como Feira de Santana, Salvador, Diadema, Aracaju entre outros, além de muitos visitantes”.

Com a visão de valorizar a criatividade de seus artistas, a Diretoria de Cultura e o Departamento de Turismo do Município homenageia o filho Elmo Carneiro autor do forró Cidadezinha do Interior referenciando como símbolo temático do São João de 2024, até mesmo no cenário decorativo. Uma das manifestações mais crítica a ser mostrada é a queima das fogueiras – um tronco recheado de brindes e comidas típicas em seus galhos -. Queimado na base, a fogueira desaba e os produtos contidos são retirados festivamente pela multidão.

O casamento caipira e as quadrilhas caipira são outras atrações sem se falar no forró. Ai a parte musical será farta: No dia 21, Raio Estrelar, Olivan Monteiro, Vitor Lopes e Mau na Mulera; Dia 22, Forró do Tico, Menina Faceira, Lukas Lima e Marquinhos Araújo; Dia 23, Duda Andrade (Princesinha), Elmo Carneiro, Eline Martins e Lucas Matos; Dia 24, Aurelino, Tatua, Duguinho e Rafinha Asas.

Além das festas tradicionais nas comunidades rurais, na praça de alimentações da Vila Junina na sede do município, o visitante poderá se deliciar com pratos tipos da época, basicamente oriundos da agricultura familiar, a exemplo de canjica, pamonha, milho assado e cozido, amendoim, derivados do leite, bolos e licores de vários sabores.

A decoração junina da Cidadezinha do Interior tem por base a flora regional em especial o sisal signif**ativamente presença na economia do semiárido baiano. O prefeito Zé Gonzaga, agradece o governador Jeronimo Rodrigues, as conquistas obtidas pelo município. Texto: Pedro Oliveira – Repórter da Tribuna da Bahia e colunista do site LeiaMaisba.com.br de Salvador.

Tracupá reivindica infraestrutura e inclusão no roteiro turístico do JorroVivenciando momentos de expectativa que antece...
17/06/2024

Tracupá reivindica infraestrutura e inclusão no roteiro turístico do Jorro

Vivenciando momentos de expectativa que antecedem a IX Feira de Artefatos de Couro e Produtos da Agricultura Familiar, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 deste mês, o distrito de Tracupá, volta reivindicar da administração de Tucano, a inclusão da comunidade, conhecida pelo seu potencial na produção de artefatos de couro, no roteiro turístico de Caldas do Jorro. Reunindo mais de 500 tendas que geram além de 2 mil postos de trabalho, Tracupá ocupa lugar de destaque na formação da economia do município e reivindica o reconhecimento. A abertura do evento será marcada por apresentações de quadrilhas junina, shows musicais e degustação de produtos típicos da época.

“Tracupá precisa fazer parte do roteiro turístico do distrito de Caldas do Jorro, assim atrairá mais turistas e compradores” observa Silvio Santana proprietário da Santana Couros, que garante 20 empregos diretos. Essa marca chega a vários pontos do país. A Feira de Artesanatos mesmo sendo no período de São João, 21 a 23 de junho, atrai muitos visitantes. Fora dessa data as vendas oscilam, mas “se tivesse aqui uma pousada ou um restaurante a visitação poderia ser muito maior”, assinala Silvio Santana.

O presidente da Cooperativa de Artefatos de Couro da Comunidade de Tracupá – COOPACT, Adriano Ferreira da Silva, acredita que a Feira deste ano será bem melhor, mas concorda que é necessário uma boa estrutura, como pousada e restaurante para atender fluxo de visitantes, principalmente no final de ano, quando chegam caravanas de várias partes do país, como também na época de São João. Ressalta Adriano que há sempre novos lançamentos já que os fabricantes fazem pesquisas de mercado e assim constantes atualizações. As peças femininas de porte médio, são as mais procuradas. São mercantilizadas outros estados, mais de 2 mil bolsas femininas e cerca de 20 mil carteiras de cédulas masculina mensalmente.

Produzido diariamente 200 capas de celular modelos diferentes, para Pernambuco e São Paulo, Cesar Carvalho disse que os preços variam de R$ 25,00 a R$ 35,00, há também as mochilas feminina e masculina de R$ 350,00 a R$ 470,00 e bolsas feminina de R$ 120,00 a 290,00. Chapéus de couro são especialidades de Alesbão Moura, 83 anos de idade, que aprendeu como o pai. “Faço chapéu de couro com chifre e sem chifre, um custa R$ 120,00 o outro R$ 60,00. O chapéu chifrudo para quem gosta de curtir” explica. Para produzir uma unidade gasta em média um dia.

O artesão José Soares de Moura, 74 anos disse que para fazer uma armadura de vaqueiro – gibão, perneira, guarda peito e luva de couro –, leva até uma semana e o equipamento custa R$ 800,00. Ele também aprendeu com o pai a trabalhar e hoje trabalha com seis pessoas incluindo a esposa Maria Ivete (Meinha). Marcelo José da Silva Barros produz em sua tenda cerca de 300 de couro todos os dias, principalmente cintos com preços variando de R$ 70,00 a R$ 120,00 a dúzia, a depender do material usado. Também produz coleira para cães e bainha de fação. O destino da mercadoria é o Norte do país e o sul de Minas Gerais. Texto: Pedro Oliveira - Repórter da Tribuna da Bahia e colunista do site LeiaMaisba.com.br de Salvador.

Circuito Gonzagão movimenta sede e distritos em Conceição do CoitéValorizando a rica cultura musical existente em Concei...
10/06/2024

Circuito Gonzagão movimenta sede e distritos em Conceição do Coité

Valorizando a rica cultura musical existente em Conceição do Coité, foi lançado sexta-feira (07), pela Prefeitura Municipal, no Parque de Exposições da cidade, o Circuito Gonzagão, que este ano conta com mais de 60 bandas, formadas por artistas filhos da terra, contemplando seis distritos da comunidade.

Antes do arrasta-pé ganhar o caminho da roça, a nação forrozeira curtiu dois dias da festa – sexta e sábado – na sede do município, embalados pela animação de 13 bandas e apresentação da quadrilha junina UAB, que abrilhantou ainda mais o evento que teve como destaque da última noite, o consagrado Forrozão Caciques do Nordeste, com 38 anos de estrada, 18 discos na praça e uma agenda repleta de shows pelo interior da Bahia.

Também comandaram a alegria do público no Parque de Exposições da cidade: Roquinho do Forró, Duguinho, Quarto di Forró, Tiago Sanfoneiro, Rayane Almeida, Cristiano Santos, Forró do Fiu, Edu Hebert, Brumaleve, Flávio Araújo, Sinho Lins e Naércio Cortez.

A programação junina prosseguirá neste final de semana, nos dias 14, 15 e 16 no distrito de Aroeira, onde vários artistas estarão animando o São João antecipado da comunidade, cujo ponto alto da festa, acontecerá no domingo com a realização do tradicional Forró Jegue, que costuma reunir centenas de participantes.

Já no período de 21 a 24, será a vez do São João da Alegria, no distrito de Juazeirinho. A festa das multidões, tem como palco do xote, xaxado, baião e arrasta-pé, o Arraiá Neuza de Daço. Por lá, passarão várias atrações musicais. Outra chama, é o bloco Cordão do Juá, cujo abadá vem sendo vendido ao preço de R$ 18,00.

Dando continuidade à programação junina no município, o distrito de Bandiaçu, localizado as margens da BA-409, sentido Coité a Serrinha, iniciará a festa, no dia 22 e prosseguirá até o dia 25. O grande atrativo nesta comunidade, tem sido o tradicional queima de fogos e a festa do Rapa, que acontece no último dia do evento.

No maior distrito de Coité, Salgadalia, os festejos a São João, serão realizados nos dias 22, 23 e 24. Nesse período, a comunidade costuma apresentar quadrilhas, o que tem chamado a atenção das famílias que se concentram na Praça da Matriz, para assistir as apresentações, além dos shows musicais.

Já nos distritos de Almas e São João, o fole irá gemer nos dias 21, 22 e 23, com muita animação. Até ontem (09), o Departamento de Cultura do município, que é o responsável pela organização do Circuito do Gonzagão, não tinha divulgado a grade de atrações que irão animar as festas juninas nas comunidades. Texto: Pedro Oliveira - Repórter da Tribuna da Bahia e colunista do site LeiaMaisba.com.br de Salvador.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Diário do Sisal posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share