22/07/2023
Motivos pelos quais devem participar na próxima actividade do Centro Linux:
É uma actividade essencial para todos os que se interessam em proteger a privacidade, resistir à censura e combater a corrupção, e garantir que o jornalismo livre e seguro e cumprir a lei, «relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União» Europeia.
Vários governos ditatoriais procuram impedir censurar o aceso à Internet dos seus cidadãos, como reacção os cidadãos procuram usar o Tor como forma de impedir esta censura.
Embora ainda não seja a situação actual em Portugal, o The Tor Project é além de uma forma de resistir à censura, também uma boa forma de adicionar mais uma forma de proteger a privacidade na Internet e uma ferramenta que todos deveriam conhecer para escolher quando usar.
Infelizmente, como reacção à utilização de Tor os governos procuram bloquear a utilização da rede do Tor, mas há medidas que podemos tomar para poder ainda assim utilizar o Tor.
No Centro Linux, vão aprender sobre o Snowflake, que é parte do Tor, e com graças ao qual quem vive fora de regimes opressivos pode ajudar as pessoas que vivem em países que bloqueiam o Tor evitar os bloqueios e assim resistir à censura e proteger a sua privacidade.
Mas a actividade do Centro Linux também vai abordar o GlobaLeaks, uma ferramenta para denúncias anónimas.
As denúncias anónimas são essenciais para combater a corrupção, o tráfico de influências, e para garantir que os jornalistas têm acesso a fontes de forma privada.
Além disso, a União Europeia, aprovou recentemente a «DIRETIVA (UE) 2019/1937 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 23 de outubro de 2019 relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União», transposta para a Lei Portuguesa pela «Lei n.º 93/2021».
De acordo com esta Directiva:
«Essas denúncias são feitas de acordo com procedimentos específicos que visam assegurar o anonimato das referidas pessoas a fim de proteger a sua integridade física, e que são distintos dos canais de denúncia previstos na presente diretiva.»
Assim sendo, esta ferramenta constitui uma forma útil de implementar mecanismos de denúncia anónima a que algumas entidades estão obrigadas por esta Lei.
Agora já sabem porque não podem perder esta actividade do Centro Linux (e porque têm que meter like e fazer partilha do "post").
Informem-se sobre os detalhes e inscrevam-se em:
https://privacidade.centrolinux.pt