22/01/2024
Faz uns dias que a Chiquinha está morando com a bisavó, em vez de com seu pai, porque o Seu Madruga está trabalhando longe de casa. Bom, isso foi o que a Chiquinha disse, mas acho que só metade da história é verdadeira, ou seja, é verdade que o pai está longe de casa, mas não que está trabalhando. O mais provável é que esteja procurando um jeito de ganhar dinheiro sem ter que trabalhar. Também pode ser que esteja preso.
A bisavó da Chiquinha se chama Dona Neves. Esse nome lhe cai como uma luva, porque ela tem o cabelo branquinho como a neve. Mas não é o que chamaríamos de branco. Quer dizer, não é tão branco como coco ralado, e sim parecido com polpa de pinha, mas daquelas estragadas. O chato é que, no fim das contas, a bisavó da Chiquinha é tão brava quanto o Seu Madruga, porque faz poucos dias que está aqui na vila e já me deu vários cascudos. Também pegou a mania de chorar da Chiquinha, por isso, as duas choram sem razão alguma, com um detalhe em comum: uns agudos que a gente consegue escutar a vinte quarteirões.
A Chiquinha não sabe pronunciar a palavra "bisavó", porque sempre diz "biscavó".
Aliás, sinto muito a falta do Seu Madruga, porque ele pode ser covarde, preguiçoso, mentiroso e irritante, mas também é muito simpático.
Trecho do livro "O Diário do Chaves", escrito por Chespirito, em 1995.