Era Uma Vez em SP

  • Home
  • Era Uma Vez em SP

Era Uma Vez em SP Podcast de cultura, tendo como fio condutor o cinema (tanto blockbuster quando indie, de marvel a cinema coreano), dentro do cotidiano de São Paulo.

Nosso amigo  está de volta para entregar mais criatividade e provocação numa indústria viciada nos mesmos tipos de filme...
11/09/2022

Nosso amigo está de volta para entregar mais criatividade e provocação numa indústria viciada nos mesmos tipos de filmes. E não tem como ficar em cima do muro, porque o diretor, produtor e roteirista de “Corra!” e “Nós” está dando o que falar com “Não! Não Olhe!”, certamente seu trabalho mais divisivo até o momento.

Você pode amar ou mesmo não gostar tanto assim do filme, mas não pode afirmar que o cineasta peca pela omissão. Ao contrário, ele foge da mesmice, jamais se repete e arrisca tudo mais uma vez para convidar o grande público a sair de sua zona de conforto, repensar valores, atitudes e o próprio cinema.

Então, vem com a gente nesse episódio inédito do sobre Jordan Peele e “Não! Não Olhe!”. Assim como o filme, e a obra do diretor, nosso papo promete não deixar ninguém aqui indiferente.

Link na BIO 🎙️

No ano em que lançou “Licorice Pizza” e foi indicado aos Oscars de Filme, Direção e Roteiro Original (quem ganhou mesmo?...
26/08/2022

No ano em que lançou “Licorice Pizza” e foi indicado aos Oscars de Filme, Direção e Roteiro Original (quem ganhou mesmo?), o grande Paul Thomas Anderson é mais uma vez tema do .

Agora para celebrar os 20 anos da comédia romântica (será que é isso mesmo?) que mostrou ao mundo pela primeira vez um surpreendente fora de sua zona de conforto. E muito antes de brilhar em dramas como “Joias Brutas” e “Arremessando Alto”.

É hora de relembrar e (por que não?) redescobrir o ótimo “Embriagado de Amor”! Aliás, motivos para isso não faltam, até porque ganhou destaque no podcast e está em cartaz na , assim como cravamos no episódio que é um filme que parece fazer ainda mais sentido quando visto em 2022. Normal, não? Afinal, PTA sempre foi um cineasta atemporal e desafiador.

Embarque com a gente nessa, em mais uma sessão clássicos!

Link na BIO 🎙️

Reposted from Shhhhhh.Nesse episódio, ao lado do pessoal do  , colocamos em xeque a fé de Scorsese, a filosofia da cateq...
28/06/2022

Reposted from

Shhhhhh.

Nesse episódio, ao lado do pessoal do , colocamos em xeque a fé de Scorsese, a filosofia da catequização e a jornada para adaptar um livro em... SILÊNCIO!

Disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Apple, Amazon, Google e Spreaker!

24/04/2022

"Euphoria" sofreu influências de outras séries e filmes que abordaram a juventude e adolescência de maneira bem mais realista que a média, como "Skins" e "Kids" de Larry Clark? Tem semelhanças com outro fenômeno teen como "S*x Education"?

Tudo isso e muito mais em nosso episódio 39!

Com as ilustres participações de e

Vem conferir!

Link na BIO 🎙️

Pulando do cinema para a TV, o  vai falar sobre a série mais vista e comentada da atualidade, . Sam Levinson, filho do l...
21/04/2022

Pulando do cinema para a TV, o vai falar sobre a série mais vista e comentada da atualidade, .

Sam Levinson, filho do lendário cineasta Barry Levinson (“Rain Man”, “Bugsy”, “O Enigma da Pirâmide”), marcou seu nome na cultura pop com a viagem mais alucinante, profunda e intensa que já vimos sobre como é ser adolescente nos dias de hoje — não se trata de um conto de fadas ou uma comédia romântica. É uma fase da vida 100% tensa, dolorosa, pesada, além de violenta fisicamente e emocionalmente.

É a série que consolidou como a maior estrela do momento e revelou talentos que dominarão Hollywood pelos próximos anos, como , , , e .

E para analisar as duas temporadas de “Euphoria”, contamos com as participações de , do podcast , e , diretora de PR e influência da agência .ag

Vem com a gente!

Link na BIO 🎙️

28/03/2022

The Batman de Matt Reeves tem influências que podem passar por Robert Smith e a sua excentricidade gótica, Lisbeth Salander, cinema noir e thrillers policiais?

Tudo isso e muito mais em nosso episódio 38!

Link na BIO 🎙️

“The Batman” chegou chutando a porta, desafiando a mesmice dos filmes de super-heróis e resgatando (de certa forma) a al...
26/03/2022

“The Batman” chegou chutando a porta, desafiando a mesmice dos filmes de super-heróis e resgatando (de certa forma) a alma e o coração da trilogia de Christopher Nolan. Ainda assim, o cineasta Matt Reeves abraça o momento ao mesmo tempo em que olha pra frente – junto com Robert Pattinson, Zoë Kravitz, Paul Dano, Colin Farrell, Jeffrey Wright, Andy Serkis, Greig Fraser, além de e .almeida do .

E é pra nova Gotham City que o podcast viaja neste novo episódio para discutir este filme que está dando o que falar. E pensar, porque nós sabemos que você está neste momento ouvindo a trilha sonora marcante de Michael Giacchino em sua cabeça...

Hora da vingança...ou seria...da Justiça!

Link na BIO 🎙️

19/03/2022

Paul Thomas Anderson...Tarantino são exemplos de Diretores Hollywoodianos que mesmo nos tempos "Marvellizados" de hoje ainda conseguem manter suas cinematografias autorais. A tendência é que exemplos, como esses, diminuam cada vez mais?

Essa e outras discussões são trazidas em nosso episódio 37 sobre Licorice Pizza!

Não deixe de conferir!
Na sua plataforma de áudio favorita.

Chegou a hora de falar sobre o novo trabalho de um dos mais importantes e talentosos cineastas norte-americanos das últi...
17/03/2022

Chegou a hora de falar sobre o novo trabalho de um dos mais importantes e talentosos cineastas norte-americanos das últimas três décadas, Paul Thomas Anderson. Com “Licorice Pizza”, indicado aos Oscars de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original, PTA entrega seu filme mais divertido, leve e otimista. E é um acontecimento e tanto quando estamos falando do responsável por obras-primas pesadas, melancólicas e pessimistas, como “Sangue Negro”, “Magnólia”, “O Mestre” e “Trama Fantasma”.

No episódio 37 do , vamos viajar por este belo “filme de rolê”, que é um verdadeiro retorno de corpo e alma aos anos 70, proporcionado por PTA com muita paz e amor ao som de David Bowie, Nina Simone, Paul McCartney, Chuck Berry, The Doors, entre outros nomes monstruosos que compõem a playlist que serve de trilha sonora (sobra espaço até para uma linda faixa instrumental do habitual colaborador do diretor, Jonny Greenwood).

“Licorice Pizza” é uma envolvente história de amor e amizade como há muito tempo Hollywood não aposta com tanta certeza do que está querendo fazer. É uma ode à juventude e ao ato de viver intensamente como se não houvesse amanhã. “Licorice Pizza” pode ter Bradley Cooper e Sean Penn, mas é o filme que fará você nunca mais esquecer os nomes de Cooper Hoffman, filho do grande Philip Seymour Hoffman, e Alana Haim, uma das três irmãs da ótima banda Haim.

Vem com a gente! Link na BIO 🎙️

10/03/2022

Beatles adaptando "O Senhor dos Anéis"? Imagina algo do gênero nos tempos atuais? A lendária obra de Tolkien já foi especulada em muitos momentos antes de cair no colo de Peter Jackson, e todos nós agradecemos!

Você pode ouvir essa e outras histórias no nosso episódio especial de 20 anos de “A Sociedade do Anel”, com a participação do jornalista e grande fã dos contos inacabados, apêndices e todas as aventuras da Terra-Média, Rodrigo Salem.

Vem com a gente nessa!

Disponível em sua plataforma de áudio favorita!

Nosso podcast  viaja para a Terra-Média em um episódio concebido para celebrar os 20 anos de “O Senhor dos Anéis: A Soci...
08/03/2022

Nosso podcast viaja para a Terra-Média em um episódio concebido para celebrar os 20 anos de “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”. Bom, na verdade, como o filme chegou aos cinemas brasileiros em janeiro de 2002, assim como “O Senhor dos Anéis: As Duas Torres” estreou em dezembro do mesmo ano por aqui, obviamente o papo acabou envolvendo toda a trilogia vencedora de 17 Oscars. E para honrar a saga de J.R.R. Tolkien adaptada por Peter Jackson, nada melhor do que contar com um expert no assunto, o jornalista e crítico de cinema, Rodrigo Salem ().

Correspondente da Folha de S. Paulo em Los Angeles, votante do Critics Choice Awards (), Hollywood Critics Association Awards (), além de fazer parte da Motion Pictures Association (), Rodrigo Salem foi editor-chefe da icônica Revista SET (e, como a gente, ele é fã de “O Senhor dos Anéis”).

Neste episódio, Salem conta a Pedro Rodrigues () e Otávio Almeida (.almeida) algumas histórias curiosas em torno de “O Senhor dos Anéis”, incluindo uma viagem à Nova Zelândia, bastidores, festas, entrevistas com os atores e até mesmo informações sobre a nova série do .

Tem muito mais e nós queremos dividir essa experiência com você. Então, embarque com a gente nesta jornada épica para reviver um dos filmes mais importantes do século 21 (e das últimas duas décadas). Talvez, o maior desde então.

Link na BIO 🎙️

03/03/2022

Spencer é um "tapa na cara" das tradições e costumes do convencional retrato da família real ao qual fomos acostumados a aceitar?

Isso é muito mais em nosso episódio 35! Falando de "Spencer" e "O Beco do Pesadelo"

Disponível em sua plataforma predileta!

Link na BIO 🎙️

Neste novo episódio do , falamos sobre “Spencer”, a ousada versão de Pablo Larraín para o pesadelo Real da Princesa Dian...
01/03/2022

Neste novo episódio do , falamos sobre “Spencer”, a ousada versão de Pablo Larraín para o pesadelo Real da Princesa Diana (e todos que se veem presos a tradições que são mantidas para agradar mais aos outros do que a nós mesmos). Um inesperado filme de terror intensificado pela performance hipnotizante de Kristen Stewart, indicada ao Oscar de Melhor Atriz e Rainha absoluta dentro dos nossos corações.

Também vamos falar sobre o primeiro filme do grande Guillermo del Toro após o Oscar por “A Forma da Água”. Em “O Beco do Pesadelo”, o cineasta reuniu um elenco extraordinário, incluindo Bradley Cooper, Cate Blanchett, Rooney Mara e Willem Dafoe para entregar mais um capítulo de sua filmografia em que os homens são os verdadeiros monstros. O longa recebeu 4 indicações para o Oscar: Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.

Vem com a gente! Link na BIO 🎙️



11/02/2022

O cinema de David Lynch e suas influências na cultura pop é um dos pontos abordados no episódio 34 do
Não deixe de conferir, na sua plataforma de áudio favorita!

Link na BIO 🎙️

Ficamos bem loucos pra falar sobre os dois filmes mais celebrados do imortal David Lynch, “Veludo Azul” e “Mulholland Dr...
09/02/2022

Ficamos bem loucos pra falar sobre os dois filmes mais celebrados do imortal David Lynch, “Veludo Azul” e “Mulholland Drive” (ou “Cidade dos Sonhos” como alguns de nós mortais costumamos dizer em São Paulo e em todo o Brasil). Na verdade, o quase gravou este episódio no fim de 2021, quando “Veludo Azul” comemorou 35 anos, enquanto “Mulholland Drive” (como preferimos chamar) completou duas décadas. Mas, sem problemas, vamos viajar em fevereiro mesmo pelas entranhas de dois clássicos que chegam respectivamente aos 36 e 21; o que não faz o menor sentido.
Mas como diz David Lynch, filmes não devem ser explicados ou compreendidos; apenas... sentidos. É sobre isso e tá tudo bem :)

Então, embarque com e .almeida neste papo muito doido sobre um dos raros cineastas americanos que fazem todos nós esperarmos pelo inesperado. Você gosta? Acha uma grande bobagem? Lynch é um visionário ou um completo insano que faz uma diferença muito bem-vinda nesta vida careta e tão sofrida? Não importa! Vem sonhar com a gente sobre “Veludo Azul” e “Mulholland Drive”. Vem sonhar com a gente sobre cinema!

Link na BIO 🎙️

04/12/2021

7 Prisioneiros, filme brasileiro da , que toca em um tema bastante sensível e muitas vezes esquecido e
Benedetta, do Holandês irreverente, Paul Verhoeven são os temas de nosso episódio 32!

Não deixe de conferir esse papo com a presença de nosso amigo cinéfilo !

Disponível em todas as plataformas de áudio, link na BIO 🎙️

Neste episódio do  , vamos debater sobre “7 Prisioneiros”, produção da  que entrava forte para disputar uma indicação ao...
03/12/2021

Neste episódio do , vamos debater sobre “7 Prisioneiros”, produção da que entrava forte para disputar uma indicação ao Oscar de Filme Internacional, mas o longa de Alexandre Moratto acabou perdendo a oportunidade para “Deserto Particular”. De um jeito ou de outro, estamos falando sobre o que o nosso cinema apresenta de melhor neste momento e é um filme que aborda um tema que precisa da atenção de todos nós (more você em São Paulo ou não). Se mesmo com as ótimas atuações de Rodrigo Santoro e Christian Malheiros, "7 Prisioneiros" não ficar com você, temos certeza que o filme ecoará, em relação a urgência de sua pauta.

E não termina aqui: o episódio fala ainda sobre o retorno do cineasta "pe******do?" holandês, Paul Verhoeven, de “RoboCop”, “O Vingador do Futuro”, “Instinto Selvagem”, “Showgirls” e “Elle”. Em “Benedetta”, o diretor não poupa a Igreja Católica nem as tais “famílias de bem” com uma história de amor proibida do jeito que o Diabo (ou o próprio Verhoeven) gosta.

Enfim, um papo polêmico, como vocês podem imaginar, e ao lado do nosso amigo cinéfilo . Vem com a gente, manda o link para os amiguinhos e no grupo da família. Fé no cinema e aproveite com a gente, porque ninguém é santo todo dia ☺️

Link na BIO 🎙️


23/11/2021

Possíveis diretores para saga Harry Potter, nomes Marvel talvez?

Isso e muito mais no episódio 31 do

Sobre os 20 anos de
Harry Potter e a Pedra Filosofal

Em conjunto com os nossos amigos do

Disponível na sua plataforma de áudio de preferência!

Link na BIO 🎙️

Nesta semana, o  celebra os 20 anos do filme que deu início a uma era de adaptações de livros de fantasia para o cinema,...
21/11/2021

Nesta semana, o celebra os 20 anos do filme que deu início a uma era de adaptações de livros de fantasia para o cinema, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

Ok, “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel” veio um mês depois, e ambos merecem o reconhecimento como responsáveis por essa tendência que foi eterna enquanto durou (ou até a Marvel e a DC virarem prioridade nos investimentos dos grandes estúdios), mas a superprodução de J.K. Rowling (ops, Chris Columbus) chegou primeiro.

E antes da Disney dominar o mundo (de novo e de vez), antes do streaming tomar conta das nossas casas e ameaçar o cinema (ou será que não?), antes da Warner lançar filmes simultaneamente nos cinemas e na , antes de Christopher Nolan virar referência de filmes para as massas (ele estava lançando o modesto, mas impressionante “Amnésia” em 2001), e pouco depois do 11 de setembro, que abriu espaço para blockbusters que entravam de corpo e alma num mundo de fantasia, fora da dura realidade, e que convidavam o planeta a sonhar intensamente.

Um ano em que moramos em Hogwarts e dentro das salas de cinema, vibrando e torcendo com Harry, Hermione, Rony e companhia. Reviva esse momento, volte a ser criança e vem sonhar com a gente neste episódio mágico, que conta com a participação da galera do ótimo podcast . E lembre-se: “É LeviÔsa, não LeviosÁ!”

“Duna”, o filme mais ambicioso do ano, finalmente reina nos cinemas da forma gloriosa como seu diretor imaginou. E Denis...
02/11/2021

“Duna”, o filme mais ambicioso do ano, finalmente reina nos cinemas da forma gloriosa como seu diretor imaginou. E Denis Villeneuve conseguiu o feito de emendar sua terceira ficção científica seguida (as outras são “A Chegada” e “Blade Runner 2049”), uma raridade nos tempos atuais se considerarmos que os estúdios estão muito mais interessados em injetar seus investimentos em adaptações de histórias em quadrinhos.

Mas Villeneuve não ganhou essa confiança da noite pro dia. Precisou provar seu talento com filmes de budgets mais modestos, porém não menos ambiciosos do ponto de vista artístico. Filmes como “Incêndios”, “Os Suspeitos” e “O Homem Duplicado”, produções que o resgata pra debater a obra de Denis Villeneuve até chegar a “Duna”, o grande destaque do nosso podcast.

E pra deixar essa discussão ainda mais épica, contamos com a participação do jornalista Reinaldo Glioche em um episódio tão longo quanto o novo filme de Villeneuve. Mas, ei, pelo menos o nosso papo tem um final. Fiquem tranquilos ;)

Link na BIO 🎙️

Pensar no cinema Hollywoodiano mais artístico e autoral na última década e não associar o nome de Denis Villeneuve é imp...
02/11/2021

Pensar no cinema Hollywoodiano mais artístico e autoral na última década e não associar o nome de Denis Villeneuve é impossível. Mesmo que você não lembre ou não conheça diretamente o nome desse cineasta, com certeza ja ouviu falar de "Incêndios", "Os Suspeitos", "O Homem Duplicado", "A Chegada" ou "Blade Runner 2049".
Esse franco-canadense de 54 anos carrega em suas obras o DNA de grandes autores, cria climas de atmosfera e imersivos, gosta de trabalhar em escala e também com plot twists instigantes.
Contemporâneo de cineastas como Nolan, Wes Anderson, Fincher e PTA, Villeneuve mostra que a sua crescente relevância em Hollywood não foi um acaso e que a escolha dele para adaptar o quase "inadaptável" Duna, romance de Frank Herbert, seria algo natural.
Agora... Será que Villa consegue manter o padrão de suas belas obras nessa primeira parte do épico de Herbert?
Logo menos no mais novo episódio do daremos nossos pitacos tanto sobre a carreira desse grande cineasta, mais especificamente os 5 filmes que citamos, quanto de sua mais nova obra.
E para um episódio desse quilate não poderíamos estar sozinhos... E não estamos! Contamos com a presença do jornalista e crítico de cinema, Reinaldo Glioche.

Em muito breve, no seu agregador favorito!




PARTE 2!_________________/___________________Ahed's Knee: Novo longa de Nadav Lapid (do brilhante Sinônimos), mais uma v...
19/10/2021

PARTE 2!

_________________/___________________

Ahed's Knee: Novo longa de Nadav Lapid (do brilhante Sinônimos), mais uma vez muito celebrado, com o prêmio do Juri em Cannes. Um filme, no mínimo, provocativo é o que podemos esperar aqui!
PRESENCIAL (ESPAÇO ITAU - AUGUSTA) E ONLINE (MOSTRA PLAY)

Parasita (versão em P&B): Porque B**g Joon-ho fez um dos melhores filmes dos últimos anos. E se ele viu a necessidade de mostrar pra gente a versão em preto e branco, quem somos nós pra discordar?
PRESENCIAL (ESPAÇO ITAU - POMPÉIA E CINESALA)

Memória: Novo filme do premiadíssimo Apichatpong Weerasethakul, dividiu o prêmio do Juri em Cannes com Ahed's Knee. Temos o protagonismo da grande Tilda Swinton.
PRESENCIAL (CINE SESC, CINE MARQUISE E RESERVA CULTURAL)

Lamb: Noomi Rapace criando uma criança cordeira? Tinha que ser da , estamos dentro.
PRESENCIAL (ESPAÇO ITAU - FREI CANECA E RESERVA CULTURAL)

Má Sorte no S*xo ou Pornô Acidental:
Vencedor do Urso de Ouro em Berlim, o novo filme do romeno, Radu Jude, tem uma premissa bem interessante e uma ácida crítica social por trás, estamos muito curiosos!
PRESENCIAL (ESPAÇO ITAU - FREI CANECA, RESERVA CULTURAL, CINE MARQUISE E CINE SESC)

Confira mais informações desses filmes e de todos os outros da mostra em
https://45.mostra.org/filmes

Fala pessoal! Estamos com a agenda corrida esse mês, preparando um episódio bem especial sobre um cineasta que está na b...
18/10/2021

Fala pessoal! Estamos com a agenda corrida esse mês, preparando um episódio bem especial sobre um cineasta que está na boca de todos e tem mega lançamento vindo!

Mas como é tradição, não podemos deixar a 45° sem cobertura! Por isso daremos 10 dicas
(divididas em 2 partes) do que acompanhar nesse festival tão querido pelos brasileiros e paulistanos e por todos nós 😃
Nesse ano em formato híbrido (online e presencial)

_______________/____________________

Noite Passada em Soho: Porque Edgar Wright nunca erra e, mais uma vez, entrega um roteiro original extraído de seus sonhos mais loucos. Isso é cinema!
PRESENCIAL - CINE MARQUISE

7 Prisioneiros: Filme do diretor Alexandre Moratto (Sócrates) que vem ganhando projeção internacional, conta com Rodrigo Santoro como protagonista tendo SP como pano de fundo! Oportunidade de conferir nas telonas um filme Netflix.
PRESENCIAL - MUSEU DA IMIGRAÇÃO

A Crônica Francesa: Porque Wes Anderson tem sua própria assinatura e é facilmente reconhecida. Goste ou não, o cara é um autor visionário e isso deve ser respeitado numa indústria viciada em adaptações de HQs.
PRESENCIAL - ITAU FREI CANECA

Deserto Particular: Representante brasileiro para o Oscar, filme vem cercado de ótimas expectativas depois da calorosa recepção em Veneza, filme de Aly Muritiba (Ferrugem, Caso Evandro).
PRESENCIAL - CINE SESC

Titane: Não estamos nessa porque o filme ganhou a Palma de Ouro, mas por ser o novo trabalho da diretora Julia Ducournau, uma criativa inquieta, provocadora, insana, original, que fez nada mais, nada menos que “Raw”, a epopeia canibal de uma jovem que acaba de entrar na faculdade.
PRESENCIAL - ITAU FREI CANECA

Fiquem atentos para nossa 2° parte que sai em breve 😉

Confira mais informações desses filmes e de todos os outros da mostra em
https://45.mostra.org/filmes

13/10/2021

Episódio 29 no ar!

Falando de Maligno, nova obra de horror de James Wan e Cry Macho do mestre, Clint Eastwood

Embarque com a gente nesse papo

Disponível em todas as plataformas de áudio!

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Era Uma Vez em SP posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Era Uma Vez em SP:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share