27/06/2024
Conscientização sobre o Impacto das Mudanças na Vida de Pessoas Autistas
Mudanças significativas, como uma mudança de moradia, podem ser extremamente desafiadoras para pessoas autistas. A rotina e a previsibilidade são elementos cruciais para o bem-estar dessas pessoas, proporcionando um senso de segurança e controle sobre o ambiente.
Quando esses elementos são alterados, a transição pode ser acompanhada por ansiedade intensa, crises de desespero e dificuldade de adaptação. A espera por organização no novo ambiente pode agravar esses sentimentos, tornando o processo ainda mais difícil.
É importante reconhecer que as pessoas autistas estão fazendo o seu melhor para lidar com essas situações. Elas buscam criar novas rotinas e encontrar formas de se sentir mais confortáveis e seguras em novos ambientes. No entanto, esse é um processo que leva tempo e exige muita paciência.
Cada detalhe diferente na decoração, novos horários, novos sons, cheiros e visuais, e a necessidade de memorizar novos percursos de ônibus podem causar uma grande sobrecarga sensorial e cognitiva. Além disso, a análise de pontos de concentração dentro da nova morada, como encontrar espaços tranquilos e seguros para relaxar, aumenta ainda mais o estresse. Toda essa sobrecarga frequentemente leva a crises de desespero, pois a mente autista precisa de tempo e esforço significativo para se ajustar a tantas mudanças ao mesmo tempo. A falta de familiaridade e previsibilidade intensifica a ansiedade, tornando o processo de adaptação ainda mais difícil e emocionalmente exaustivo.
Se possível, continua frequentando os mesmos locais de antes para proporcionar uma sensação de segurança e estabilidade, além de permitir o apoio contínuo daqueles que sempre estiveram presentes.
A exploração de um novo local só começa quando tudo parece perfeitamente em ordem.