14/12/2021
Artigo traduzido pela equipe do Clube de Astronomia Louis Cruls como parte da parceria com o NASA SPACE PLACE. Artigo escrito e distribuído pelo NASA Night Sky Network
Telescópio espacial James Webb: pronto para o lançamento!
por David Prosper
O telescópio espacial James Webb da NASA está pronto para decolar! No momento em que este artigo foi escrito (15 de novembro), o tão esperado telescópio espacial de próxima geração está sendo cuidadosamente preparado para lançamento em 18 de dezembro de 2021, e começará sua missão de investigar alguns dos mistérios mais profundos de nosso universo.
O desenvolvimento do James Webb começou mais cedo do que você poderia esperar - o conceito que se desenvolveria no James Webb foi proposto antes mesmo do lançamento do Hubble no final dos anos 1980! Desde então, seu design passou por muitos refinamentos, e o telescópio sofreu uma série de atrasos durante a construção e te**es. Embora seja cansativo, a equipe precisa garantir que este instrumento científico extremamente complexo e avançado seja lançado e implantado com sucesso. A equipe do James Webb não pode correr riscos; ao contrário do Hubble, que tem sua órbita a 347 km acima da superfície da Terra, o James Webb orbitará a cerca de 1,6 milhões de km de distância da Terra, no Ponto de Lagrange 2. Os Pontos de Lagrange são posições especiais onde a influência gravitacional entre dois corpos diferentes, como o Sol e a Terra, “se equilibra”, permitindo que objetos como telescópios espaciais sejam colocados em órbitas estáveis de longo prazo, exigindo apenas pequenos ajustes - economizando muito combustível para o James Webb.
Uma vez que esta posição também está várias vezes mais longe do que a Lua, o protetor solar do James Webb cobrirá com segurança a Lua, a Terra e o Sol e bloqueará qualquer interferência potencial de sua própria radiação infravermelha. Mesmo a quantidade aparentemente pequena de calor das superfícies da Terra e da Lua iria interferir nas observações infravermelhas extraordinariamente sensíveis do nosso universo realizadas pelo James Webb, se deixada desbloqueada. Informações mais detalhadas sobre a órbita de Webb podem ser encontradas em bit.ly/webborbitinfo, e um vídeo mostrando seu movimento em bit.ly/webborbitvideo.
Uma vez em sua posição final, seu protetor solar e espelho totalmente implantados e os instrumentos verificados, o James Webb começará a observar! O espelho segmentado de 6 metros de Webb será direcionado a alvos tão variados quanto planetas, luas e objetos distantes em nosso Sistema Solar externo, centros ativos de galáxias e algumas das estrelas e galáxias mais distantes em nosso universo: objetos que podem ser alguns dos primeiros objetos luminosos formados após o Big Bang! O James Webb se juntará a outros observatórios para estudar buracos negros - incluindo aquele que se esconde no centro de nossa galáxia, e estudará sistemas solares em torno de outras estrelas, incluindo atmosferas planetárias, para investigar seu potencial para hospedar vida.
Quer saber como as observações infravermelhas do James Webb podem revelar o que a luz visível não pode? A atividade “Universo em uma luz diferente” na Night Sky Network pode ajudar - encontre-a em bit.ly/different-light-nsn. Encontre as últimas notícias da NASA e da equipe do Telescópio James Webb à medida que ele inicia sua missão, seguindo nas redes sociais e na web em nasa.gov/webb.