Iniciar a semana com poesia!
Reynaldo Damazio lê poema de Orides Fontela para o "Lendo Mulheres" do Jardim do Livro!
Domingo ensolarado e Maria Gabriela Llansol, lida pelo querido Cadu Leal ❤️✨️
Maria Gabriela Llansol - Nasceu em Lisboa em 1931. É apontada por muitos como um dos nomes mais inovadores e importantes da ficção portuguesa contemporânea. Levando às últimas consequências a criação de um universo pessoal que desde os anos 60 não tem paralelo na literatura portuguesa, a obra de Maria Gabriela Llansol estilhaça as fronteiras entre o que designamos por ficção, diário, poesia, ensaio ou memórias. Faleceu em 2008.
...
Carlos Eduardo Leal - Doutor em Psicologia Clínica/Psicanálise - PUC/RJ
Psicanalista, Escritor e Artista Plástico.
Professor Universitário, Professor da Pós-Graduação em Psicanálise da UNIACADEMIA/JF
Coordenador/diretor do Veredas: Transmissão em Psicanálise (seminário de formação permanente em psicanálise).
Autor de vários artigos de psicanálise em revistas nacionais e estrangeiras principalmente sobre a obra de Clarice Lispector. Membro participante do Claricear/RGN/Natal.
Autor de Fragmenta, Ed. Revinter (poesia), A sede da mulher e de um homem, Edição do autor (poesia), O Nó Górdio,Cia de Freud (Romance), A Última Palavra, Editora Rocco (Romance), O Céu da Amarelinha, Editora Rocco (Romance), Ensaio sobre o Gênesis, Editora Giostri (Ensaio / quase-romance), Espelho Partido, In Media Res Editora (Romance), Histórias do sítio do meu avô (contos) Arte e Palavra editora
Como Artista Plástico já participou de várias mostras individuais e coletivas no Brasil e em Portugal. Assina, Cadu Leal
.
#Lendomulheres #jardimdolivro #plantandoleiturasnacuca #mariagabrielallansol
#escritoraportuguesa #literaturafeitapormulheres
#literaturaportuguesa
Sábado com poesia e @reynaldodamazio lendo Orides Fontela 💎❤️
Orides [de Lourdes Teixeira] Fontela (São João da Boa Vista – SP, 1940-1998) é poeta e publicou cinco livros: _Transposição_ (1969), _Helianto_ (1973), _Alba_ (1893 – Prêmio Jabuti), _Rosácea_ (1986) e _Teia_ (1996). Em 2006, as editoras 7Letras e CosacNaify editaram sua _Poesia reunida_, na coleção Ás de Colete.
...
Reynaldo Damazio é editor, poeta, crítico, tradutor e professor de escrita. Autor de _Horas perplexas_ (Editora 34), _Crítica de trincheira: resenhas_ (Giostri Editora) e _Movimentos portáteis_ (Kotter Editorial), entre outros.
...
#Lendomulheres #jardimdolivro #plantandoleiturasnacuca #poesia #escritorasbrasileiras
#mulheresqueescrevem #oridesfontela
Casa das Rosas
Trouxemos esse presente, pelo dia Mundial.do Livro!
Com tantos atrativos que surgem de nossos celulares, TVs e computadores, é difícil não se perder no mundo que existe dentro das telas luminosas. Nesta noite, porém, um inusitado personagem põe em prática um plano muito original que nos relembra de como também é possível se divertir fora das telas. O vídeo apresenta uma singela aventura que busca instigar o interesse de crianças e adultos pela leitura.
A obra resulta da parceria entre a designer Cecília Berger e o animador Eduardo Santos. Desde as primeiras experimentações até a edição final, o trabalho foi todo desenvolvido em casa durante o distanciamento social devido ao Coronavírus (COVID-19).
O mini-espetáculo traz o teatro de bonecos em miniatura, adaptado para a linguagem do vídeo e visa promover uma reflexão sobre o valor da leitura, especialmente em tempos de hiperconectividade. Tudo isso de maneira simples e poética. O resultado alcançado destina-se a todos os públicos e faixas etárias.
#jardimdolivro #plantandoleiturasnacuca
#teatrodebonecos
Derico aceitou meu convite prontamente, em minutos gravou e mandou um vídeo 🙏 ❤️ e fez uma viagem no tempo. Fiquei pensando que o mundo seria bem melhor se tivéssemos lido mais mulheres!
Derico se apresenta hoje e amanhã no @gastronomixoficial aqui em Curitiba!
Nísia Floresta - Considerada a primeira feminista brasileira, publicou em 1832 o manifesto “Direitos das mulheres e injustiças dos homens”. Também educadora e presença constante em periódicos da imprensa até então jovem, Nísia Floresta rompeu os limites entre o público e o privado que eram impostos às mulheres. Ela viajou pelo mundo, criando contatos e diálogos com Augusto Comte, pai do positivismo, e Alexandre Dumas, importante escritor francês.
Derico Sciotti - Músico, profissional desde os 08 anos, trabalhou por 28 anos ao lado de Jô Soares no SBT e na Globo. Empresário, empreendedor cultural, escritor, tem um podcast chamado "Derico Convida" no seu canal no YouTube/dericooficial e desenvolve um projeto de difusão da música instrumental no Brasil chamado "Derico Music Truck".
#lendomulheres #Jardimdolivro #plantandoleiturasnacuca #nisiafloresta #dericosciotti
#leiamulheres #direitodasmulheres
Feliz Dia Mundial da Criança!!
Otavio Correia lê "Nothing" de Pagu! ❤
Muito obrigada por sua generosidade @otaviocorreia 🙏 Foi uma grata surpresa o texto que escolheu!
* Sobre o que eu ia contar: Sua simplicidade é admirável. Você vai longe meu amigo, sem sair de você! 🙏🌷
PATRÍCIA GALVÃO, conhecida como PAGU, foi uma escritora, poeta, diretora, tradutora, desenhista, cartunista, jornalista e militante da política brasileira.
Patricia Galvão viveu sob regras próprias e deixou como legado a ideia de que as mulheres podem, e devem, ser livres.
OTAVIO CORREIA, é de Gravatá, Pernambuco. Da Caatinga do Agreste Pernambucano, de uma cidadezinha que fica no topo da Serra da Russas. Filho de Márcia e Rogério, uma professora de matemática e um caminhoneiro. Formado em Relações Internacionais, gosta de conhecer, conviver e entender pessoas de culturas diferentes. Trabalha como diretor de relações internacionais de um grupo educacional (atualmente desenvolve projeto nos EUA).
#lendomulheres #jardimdolivro
#plantandoleiturasnacuca
#pagu #mulheresqueinspiram
#mulheresqueescrevem
#literatura #leitura #livros
Posso garantir que depois de ver esse vídeo sua semana todinha vai ser linda! 🌻🐞❤📚
LENDO MULHERES
Miguel, do @lendo.com.miguel lê poema do livro "Na casa amarela do vovô, joaninja come jujubas" da @jaquelineconte
Miguel se apresenta aqui:
Eu sou Miguel Lucena, tenho 8 anos e estou no terceiro ano na escola. Eu gosto de livros desde que eu era bebê, porque minha mamãe sempre lia pra mim. Minha mãe é contadora de histórias e nós temos vários livros em casa. É difícil dizer qual é meu tipo de livro preferido, porque eu gosto de todos. Mas os que são engraçados eu leio mais de uma vez. Quando eu crescer eu quero ser veterinário, mas eu ainda vou querer continuar com o meu Instagram @lendo.com.miguel e ajudar a incentivar outras pessoas a gostarem de ler também.
Jaqueline Conte é jornalista, poeta, pesquisadora e escritora de literatura infantil e juvenil. Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR. Especialista em Economia Criativa e Colaborativa; em Produção e Gestão Editorial Multiplataforma; em Marketing e Publicidade; e em Fotografia – Discurso Fotográfico. Leciona as disciplinas “Economia Criativa do Livro” e “Livro, Materialidades e Mercado”, no Instituto Dom Miguel, em Curitiba. Jornalista com 20 anos de atuação em mídia impressa, agências de comunicação e comunicação pública. É integrante do núcleo gestor do coletivo de autores “Era uma vez”, que atua na formação de leitores e na disseminação da literatura infantil e juvenil produzida em Curitiba. Autora do livro de poemas “Na casa amarela do vovô, Joaninja come jujubas” (Curitiba: MercadoLivros, 2016) e das obras “Passarinho às Oito e Pouco” e “Os Jornais de Geraldine”.
Coletivo Era Uma VeZ ❤
#lendomulheres #jardimdolivro
#plantandoleiturasnacuca
#mulheresqueescrevem
#literaturainfantil
LENDO MULHERES
Jussara Salazar lê poema do seu
livro "Corpo de peixe em arabesco"
Gratidão por compartilhar sua poesia @jussarasalazar ❤ ❤
JUSSARA SALAZAR nasceu em Pernambuco, em 1959, mas reside em Curitiba-PR, desde 1985. É poeta, artista plástica e tradutora. Publicou os livros Inscritos da Casa de Alice (1999), Baobá, Poemas de Leticia Volpi (2002), Natália (2004), Coloraurisonoros (Buenos Aires, 2008) e Carpideiras (2011). Faz parte de Dedo de moça — uma antologia das escritoras suicidas (São Paulo: Terracota Editora, 2009). Publicou poesias em várias revistas e antologias brasileiras e internacionais. Edita a revista eletrônica de arte e literatura Lagioconda7. Em 2009, recebeu a Bolsa Funarte de Criação Literária com o livro Cantigas da Árvore Votiva. Também criou e editou o projeto editorial e gráfico de revista Et Cetera (2002-2005). Sua poesia se expressa a partir de matrizes pesquisadas (cantorias, incelenças, rezas), buscando restaurar o sagrado na vida (ou na morte) e na arte.
#lendomulheres #jardimdolivro
#plantandoleiturasnacuca
#poeta #poesia #poema
#mulheresqueescrevem
#mulheresqueinspiram
#poesiabrasileira
LENDO MULHERES
Goura lê trecho do livro "Pequeno manual antirracista" de Djamila Ribeiro.
Muito obrigada pela participação Goura 🙏 e por dar voz ao texto da Djamila Ribeiro! ❤
DJAMILA RIBEIRO é uma importante voz contemporânea em defesa dos negros e das mulheres.
Filósofa, ativista social, professora e escritora, Djamila corajosamente denuncia a violência e a desigualdade social - principalmente contra negros e mulheres - tão características da sociedade brasileira.
GOURA (Jorge Brand) é cicloativista, filósofo, professor de ioga e atualmente exerce mandato de deputado estadual pelo Partido Democrático Trabalhista, do qual é líder. É presidente da comissão de meio ambiente, ecologia e proteção aos animais da Assembléia Legislativa do Paraná.
#lendomulheres #jardimdolivro
#plantandoleiturasnacuca
#djamilaribeiro #antirracismo
#mulheresqueinspiram
#mulheresqueescrevem
LENDO MULHERES
Jefferson lê poema de Isabelle Borges, do livro "Amores virados pra cá" de Helena Lima e Isabelle Borges.
Obrigada querido @jeffmello1🙏
adorei conhecer a @isabelle_borges_ ❤
ISABELLE BORGES, é escritora, roteirista e sensibilizadora de processos criativos.
Criadora do conceito Habitar Poético e da metodologia de sensibilização S.E.N.T.I.R., que integra o viver cotidiano à exploração e ao encantamento com as palavras.
É autora na Antologia "No fundo de doze histórias corre um Rio", dos livros "Bilica Chorona" e "Amores Virados pra Cá", de composições musicais e da peça de teatro e curta metragem "Enquanto Estamos Juntos", filme premiado nos festivais de cinema independente em Paris, Itália, Berlim e Chicago.
JEFFERSON MELLO. Fotógrafo, diretor de filmes publicitários para os Clubes Botafogo e Vasco da Gama, fotografou para inúmeras capas de CD’s e catálogos de moda. É autor do livro “Os Caminhos do Jazz”, para o qual viajou pelo mundo atrás de histórias que permitem ao leitor seguir passo a passo os caminhos deste estilo musical: desde seu surgimento até a atualidade.
Realizou exposições, como “Exposição Marisa Monte”, em 1995, no Fashion Mall, e "Caminhos do Jazz", em 1996, no MAM, que apoiou a divulgação de seu livro homônimo.
Dirigiu o documentário que trata sobre a passagem do Botafogo pela 2ª divisão, denominado “O Resgate da Dignidade” e outro sobre a conquista do Campeonato Estadual de 2006 pelo mesmo clube, denominado “O Rio é Preto e Branco”.
Foi roteirista e diretor do premiado documentário Samba & Jazz: Rio de Janeiro – New Orleans; onde buscou traçar um paralelo entre estes dois ritmos e suas respectivas culturas, numa abordagem versátil e despretensiosa, buscando a sinergia entre as duas cidades onde estão mais presentes: Rio de Janeiro (Brasil) e New Orleans (Estados Unidos).
#lendomulheres #jardimdolivro
#plantandoleiturasnacuca
#mulheresqueinspiram
#mulheresquees