Esta página é dedicada ao nosso querido Pai, Luís Filipe Corrêa de Barros Cardoso de Menezes, mais conhecido por Ipa. Nas suas palavras, “Há muitos anos interessado em cruci-verbismo, isto é, em palavras cruzadas, comparo frequentemente as dificuldades próprias dos problemas publicados em diários nacionais (Público, Diário de Notícias, etc.) com as dos que surgem em diários estrangeiros homólogos
(El País, Fígaro, etc.). Dir-se-ia que os leitores destes são pessoas de formação intelectual muito superior aos leitores daqueles, em vista de uma disparidade do grau de dificuldade muito pouco lisonjeira para o nosso amor próprio de portugueses. Durante mais de dez anos, tive a meu cargo em O Independente a secção de palavras cruzadas, onde, sob o pseudónimo Ipa, publiquei 580 problemas que, modéstia à parte, deram que falar pela originalidade dos enunciados que visavam sempre soluções alcançáveis em cerca de duas horas de ocupação divertida do espírito dos leitores. “
Quando deixou de as publicar no Independente, em 21 de dezembro de 2005, muitos foram os fãs que ficaram à espera que voltassem a ser publicadas, mas tal acabou por não acontecer até à sua súbita morte, em Julho de 2011. Nesta página publicaremos periodicamente os problemas de palavras cruzadas criados para "O Independente", bem como alguns inéditos, nunca publicados. Quem gosta deste tipo de quebra-cabeças e, sobretudo, quem conhecia as cruzadas do "Ipa", irá certamente lembrar-se e divertir-se com estes extraordinários desafios à imaginação e à cultura geral que eram - que são - as palavras cruzadas do nosso querido Pai.