20/04/2024
TIAGO MUXANGA É O QUINTO PUGILISTA MEDALHADO NA MANDELA AFRICAN BOXING CUP
Com duas vitórias nos quartos de final, e três entradas para as meias-finais, a modalidade de boxe garantiu pelo menos a medalha de bronze em todos os combates deste sábado. São três pugilistas em seniores feminino, Benilde Macaringue, Rady Gramane e Alcinda Panguana e dois em seniores masculinos, Armando Sigaúque e Tiago Muxanga.
Tiago Muxanga, medalha de prata nos jogos da Commonwealth, foi o último a conseguir o passaporte para as meias-finais, após superar o comoriano Idi Saandi na categoria de menos 71 Kg, por incapacidade física do seu adversário.
O pugilista moçambicano não deixou o segundo assalto chegar ao final, foram vários golpes que levaram o comoriano a duas contagens de protecção. O pugilista do Comores estava com dores, o árbitro viu e decidiu dar por terminado o combate, entregando a vitória para Moçambique.
Tiago Muxanga consegue desta forma regressar as conquistas internacionais, o Leão da Paz como é conhecido pelo público nacional volta a ser coroado por uma medalhas depois de ver falhado vários pódios.
Tiago Muxanga que virou uma referência nacional de boxe corre com mais quatro atletas nacionais, para discutir o ouro no caso de vitória neste sábado. Pode ser um dia histórico para Moçambique, mas nada que o boxe não tivesse habituado aos moçambicanos.