16/07/2024
Pensamentos e ribiews
V trail Santa Luzia - Carreira/Barcelos
Ora vamos lá finalizar esta última prova como tem sido hábito, ribiew.
Com a quantidade de treinos e provas das últimas semanas era certo que não iria ser fácil esta prova em Carreira, pelo que investiguei era uma prova "rápida" com poucas partes técnicas e com uma kilometragem a bater nos 22km.
Confesso que quando assim é sei que vou sofrer mais porque velocidade não é a minha praia. Consigo sempre senti-me melhor depois de rolar uns valentes 10 ou 15 km a velocidades mais lentas do que própriamente ter arranques fortes ou bons tempos em provas curtas. É o que é, e nesta altura com 6/7 meses destas andancas na corrida, é o que eu sinto. Sinceramente senti que rolei melhor na semana passada dos 34km em Ancora do que nesta prova de 22 em Carreira. Havia altimetria acumulada generosa a bater nos 850mt mas as partes técnicas eram poucas, havia muita velocidade e para mim, é sinal de rebentamento de pernas.
Chegado ao dia da prova, já com o dorsal levantado no dia anterior sentia-me um pouco melhor do que o resto dos dias da semana, a recuperação da prova de S Antão foi lenta e dolorosa, optei por não carregar muito durante a semana mas, mesmo assim, bati com esta prova nos 55k semanais, uma das semanas com menos km das últimas mas o cansaço a isso obrigava.
Apito, arranque, primeiros kilometros, e lá ia eu rolando lento mas passando gente.
Após algumas passagens lá veio a quebra (também já é normal) dos 4/6 km. Tem sido tão habitual que ja nem me afeta muito, sei que passa e tento gerir ate aquecer bem para rolar. Talvez por cansaço maior devido a provas/treinos e mais carga, notei que demorei muito tempo a sair do poço.
Antes deste próximo "episódio" aproveito para dar os parabéns à organização, tudo impecável, prova muito bem marcada, mas como também ja tem sido hábito, fico tão concentrado na corrida, nos passos, tempo, vistas que, por vezes ate olho mas não enxergo🫣 placa separação de percursos, lido e percebido, 2 placas gigantes esquerda placa verde trail curto e direita placa vermelha trail longo, elemento da organização que me vê virar para a esquerda e pergunta, trail curto? Eu rolava em modo transe e simplesmente fiz o que faco sempre, ri e dei bom dia 😆🤦♂️ao fim de umas centenas de metros reparei que quem ia na minha frente tinha desaparecido, estranho, olhando para trás percebi que tinha atletas com 3 números no dorsal, percebi logo, o longo era 2 números, tinha feito asneira e rapidamente percebi... voltei para o cruzamento e la endireitei o percurso. O Voluntário que la estava devia ter pensado que eu ja não ia só 😆🍾 valeu a risota e valeu para acordar porque as coisas não estavam a sair. Com tudo isto foi tempo de pensar, vou deixar rolar e acabar, ou vou dar corda nas hoka e tentar salvar o dia...
Lá comecei a tentar forçar o corpo, e depois de mandar um 1 gel notei que as coisas começaram a melhorar, não foi facil voltar a apanhar o grupo do meio da corrida, com o aproximar das zonas com maior altimetria ao km 10/12 não sabia se estava a ganhar tempo para encontrar os da frente ou se realmente continuava só ali, só a manter posições. Nestas provas onde tem menos atletas as vezes f**a dificil perceber em que lugar andamos, principalmente quando nos perdemos um pouco no percurso. Já muito perto do chamado "premio de montanha" e após uma descida onde exagerei para tentar encortar tempos, consigo ver um grupo, já no topo, confesso que aquela subida custou muito mas tinha de ser feita com lingua de fora, tinha de começar a ultrapassar e tentar melhorar, quando chego ao topo, pé no acelerador e la começo a passar todos aqueles que me passaram no engano, confesso que nao consegui percebi o tempo que perdi, sei que foram 400 metros pelo strava mas em subida, deviam ter sido cerca de 3 ou 4 min, nisto das corridas, para ganhar esse tempo a atletas tao fortes como os do meio da tabela não f**a fácil, mas lá os passei, foram precisos cerca 6/7km para ganhar esse tempo. Como rolava forte e sentia que podia melhorar fui apertando para tentar fazer o melhor tempo possível, confesso que não estava à espera de um final destes, muito rápido e a aguentar muito bem, sinceramente penso que fiz melhor tempo porque o engano me ajudou a puxar mais que o habitual e no final até foi bom, quem sabe, ta feito e foi como correu.
Acabei com 2h20 min, 21,95km e 825 de desnível positivo acumulado.
27°lugar da geral e 14°do Escalão, e f**a a ideia que podia ter sido bem melhor, havia pouco tempo e facilmente se subia 4 ou 5 posições. Optei por só fazer o primeiro abastecimento com tempo, foi pouco antes do engano no percurso e, devido ao mesmo, o 2 segundo abst. foi so encher o copo e não parar. Confesso que também tinha um atleta encostado na minha frente que fez o mesmo, por isso optei por não o deixar fugir e correu bem, também o passei nos metros seguintes.
Já no último kilometro encontrei muita gente que fazia a caminhada, foi bom receber a força de incentivo para o que restava da prova, com isto ficou mais fácil e foi sempre a fundo até à meta.
Um reparo a esta organização na parte dos abastecimentos, com tudo o que se podia pedir neste tipo de provas e no final, além da bebida e do pão com chouriço de oferta a todos os inscritos, lá tinha uma mesa enorme com as mesmas coisas dos abastecimentos, normalmente no fim das provas já não tem abastecimentos à borla para a malta usufruir com calma.
Para finalizar que isto tá muito longo e acredito que aqui ninguém chegou até aqui a ler, se sim, digam nos comentários😆, parabens à AD. Carreira pela grande prova, a todos os voluntários um obrigado, aos fotógrafos grandes pics 👏
Até á próxima prova e aos seus pensamentos e ribiews
Abreijos 💪
RUNGOMES