Voz Do Povo

Voz Do Povo Bem-vindo à nossa página de notícias no Facebook! Nosso compromisso é trazer a você notícias atualizadas

Aqui, você encontrará uma curadoria dos acontecimentos mais relevantes do país e do mundo, cuidadosamente selecionados por nossa equipe de editores.

5ª feira muito fresca e de céu pouco nublado em MoçambiqueO Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) prevê o seguinte es...
16/10/2025

5ª feira muito fresca e de céu pouco nublado em Moçambique

O Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) prevê o seguinte estado do tempo para esta quinta-feira(16), 1257 dia em Emergência de Saúde Pública em Moçambique: nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula céu pouco nublado localmente muito nublado; Vento de nordeste a sueste fraco a moderado.

Para as províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala está previsto céu pouco nublado localmente muito nublado; Vento de nordeste a suste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas.

Nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o INAM prevê céu pouco nublado localmente muito nublado; Possibilidade de chuvisco ou chuva fraca ao longo da faixa costeira; Vento de noroeste a sueste fraco a moderado, com rajadas.

Eis as temperaturas previstas:

Cidade Céu Max ( o C) Min ( o C) Maputo 25 19 Xai-Xai 30 22 Inhambane 31 23 Vilankulo 30 26 Beira 31 22 Chimoio 35 19 Tete 41 22 Quelimane 33 23 Nampula 34 20 Pemba 30 23 Lichinga 30 15

Para continuarmos a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o passou a ter um preço.

PR apela à missão  colectiva e permanente no combate à corrupçãoO Presidente da República, Daniel Chapo, encerrou, esta ...
15/10/2025

PR apela à missão colectiva e permanente no combate à corrupção

O Presidente da República, Daniel Chapo, encerrou, esta terça-feira, a Conferência Nacional sobre o Combate à Corrupção, apelando a um compromisso firme de todos os moçambicanos na prevenção e erradicação da corrupção.

Segundo o Chefe do Estado, o encontro deve marcar o início de uma nova etapa, em que a integridade, a transparência e a responsabilidade sejam práticas diárias no funcionamento do Estado e na vida pública, transformando o combate à corrupção numa missão colectiva e permanente.

No seu discurso de encerramento do evento realizado sob o lema inspirador “Por um Moçambique Livre da Corrupção”, o estadista moçambicano sublinhou a importância da reflexão promovida durante o evento.

“Desde o dia de ontem, 13 de Outubro, quando este importante evento foi lançado, os moçambicanos têm sido amplamente enriquecidos, através das diversas plataformas de comunicação social e digital, por mensagens e reflexões profundas sobre a prevenção e combate à corrupção”, disse o Chefe do Estado, para quem o combate à corrupção “não é um acto, é um processo. Não é uma bandeira, é um modo de governar”.

O Chefe do Estado destacou medidas já em curso, incluindo a suspensão da compra de aviões pela companhia aérea de bandeira, Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), explicando que “estamos a mudar o pasto dos cabritos, para que o pasto seja pura e simplesmente o seu salário, e não o erário público, que resulta do suor do povo moçambicano.” Acrescentou que esta decisão simboliza a prioridade do Governo em proteger os recursos públicos e reforçar a ética na gestão do Estado.

O governante anunciou reformas substanciais na contratação pública e no controlo financeiro, frisando que “cada contratação bem conduzida é uma porta que se fecha à corrupção; cada concurso auditado é um compromisso renovado com a justiça; e cada mecanismo de controlo reforçado é uma prova de que o Estado não se contenta em reagir, queremos prevenir”.

Outrossim, destacou que o combate à corrupção exige coerência: “Um Estado que exige integridade deve primeiro ser íntegro na sua conduta e actuação. Só assim o combate à corrupção deixará de ser um slogan para se tornar uma cultura de Governo”.

Além disso, alertou que agentes corruptos podem tentar desmotivar os que denunciam irregularidades, mas garantiu que “vamos até ao fim protegendo os combatentes da corrupção”.

O Presidente da República deixou recomendações concretas a diferentes sectores: ao Governo, pediu disciplina, transparência e coragem; à Justiça, independência e celeridade; à sociedade civil e à Comunicação Social, vigilância e responsabilidade; aos jovens e mulheres, exortou: “Rejeitem o caminho fácil do aliciamento, da fraude e do compadrio. Façam da integridade a vossa moda, uma moda que pega para todos moçambicanos”.

O sector privado também recebeu uma mensagem de que o Estado será sempre um parceiro firme e justo, mas não tolerará práticas desonestas nesse âmbito. Empresas que concorram de forma transparente, cumpram as obrigações fiscais de forma justa e respeitem os cidadãos encontrarão sempre portas abertas junto do Estado moçambicano.

O Presidente da República lançou um apelo à acção: “Enquanto nós continuarmos juntos, não haverá espaço para a cultura da „nhonga‟ e do „refresco‟ como modo de vida, ou seja, para o „cabritismo‟.

Referiu, igualmente, que “esta conferência não seja lembrada pelo tamanho das palavras, mas pela profundidade das mudanças que vai inspirar. Que daqui nasça um novo pacto entre o Estado e o cidadão, entre o dever e a honra, entre o poder e a verdade”.

A Conferência Nacional sobre o Combate à Corrupção terminou com a adopção da Declaração de Maputo.

O Presidente da República, Daniel Chapo, encerrou, esta terça-feira, a Conferência Nacional sobre o Combate à Corrupção, apelando a um compromisso firme de todos os moçambicanos na prevenção e erradicação da corrupção. Segundo o Chefe do Estado, o encontro deve marcar o início de uma n...

CAPA DO JORNAL 15.10.2025
15/10/2025

CAPA DO JORNAL 15.10.2025

EUA acusam China de tentar prejudicar a economia mundialO secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, acuso...
15/10/2025

EUA acusam China de tentar prejudicar a economia mundial

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, acusou a China de tentar “prejudicar a economia mundial”, após Pequim ter imposto amplos controlos à exportação de terras raras e minerais críticos. Texto: Redacção Foto: Financial Times Citado pelo jornal Financial Times, Scott Bessent afirmou que a decisão de Pequim, tomada a três semanas […]

The post EUA acusam China de tentar prejudicar a economia mundial first appeared on O País - A verdade como notícia .

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, acusou a China de tentar "prejudicar a economia mundial", após Pequim ter imposto amplos controlos à exportação de terras raras e minerais críticos. Texto: Redacção Foto: Financial Times Citado pelo jornal Financial Times, Scott Bess...

Transição INAMAR–ITRANSMAR: Funcionários excluídos submetem petição ao PR  para integraçãoUm grupo de funcionários do In...
14/10/2025

Transição INAMAR–ITRANSMAR: Funcionários excluídos submetem petição ao PR para integração

Um grupo de funcionários do Instituto Nacional da Marinha (INAMAR), que ficou de fora do processo de transição para o recém-criado Instituto de Transporte Marítimo (ITRANSMAR), submeteu, esta segunda-feira, uma petição ao Presidente da República, solicitando a sua integração na nova instituição.

A decisão surge após várias tentativas fracassadas de diálogo, a última esta segunda-feira, em Maputo, com as direcções do INAMAR e do ITRANSMAR, num processo que os trabalhadores consideram pouco transparente, marcado injustiça e favoritismo.

“Fomos ignorados durante todo o processo. Tentamos dialogar, pedimos esclarecimentos, mas nunca houve abertura para o efeito, sempre, limitaram-nos para falar nos encontros, como foi o caso de ontem (segunda-feira). Agora somos obrigados a aceitar funções que nada têm a ver com o nosso perfil”, afirma um dos funcionários afectados, sob anonimato.

Segundo os queixosos, a reunião realizada esta semana, em Maputo, entre os trabalhadores excluídos e os líderes das duas instituições, agravou o clima de tensão. Os funcionários denunciam que não houve espaço para debate nem explicações claras sobre os critérios usados na selecção dos quadros que transitaram para o ITRANSMAR.

“O ambiente era de total indiferença. Os presidentes comportaram-se como se estivessem acima de qualquer questionamento”, disse uma funcionária, visivelmente indignada.

A indignação dos trabalhadores aumenta considerando que o ITRANSMAR lançou um concurso público para novas admissões, mesmo com técnicos experientes, até então no activo no INAMAR, deixados de fora do processo de transição.

“Isso prova que a exclusão foi deliberada. Há um concurso a decorrer, enquanto nós, com experiência e formação no sector, somos simplesmente descartados”, denunciou outra funcionária.

Para os excluídos, o processo de reestruturação do sector marítimo está a ser conduzido com critérios duvidosos, alimentando suspeitas de interesses particulares e clientelismo. Eles também questionam a criação de múltiplas instituições com funções semelhantes, o que, no seu entender, apenas agrava a desorganização no sector.

“Não faz sentido termos duas ou três instituições a fazer a mesma coisa. Isso só cria confusão e espaço para manobras políticas que penalizam os técnicos que sempre trabalharam com dedicação”, conclui um dos queixosos.

Diante do impasse, os trabalhadores agora depositam esperança na intervenção do Presidente da República, Daniel Chapo, a quem apelam através de uma petição de três páginas para garantir justiça, equidade e respeito pelos direitos dos funcionários lesados neste sector.

Na petição, os queixosos dizem que esperam resultados concretos sobre “a transferência integral imediata dos 103 funcionários restantes, totalizando os 180 profissionais originais da Marinha Mercante, que a decisão seja tomada sem interferências, volte a ser plenamente operacional, contribuindo activamente para a economia, segurança dos transportes marítimos e reposição do pagamento do subsídio de serviço marítimo, como um acto de justiça e restauração da dignidade profissional”.

Um grupo de funcionários do Instituto Nacional da Marinha (INAMAR), que ficou de fora do processo de transição para o recém-criado Instituto de Transporte Marítimo (ITRANSMAR), submeteu, esta segunda-feira, uma petição ao Presidente da República, solicitando a sua integração na nova instit...

Vendedores informais voltam às ruas em NampulaO conflito entre os vendedores informais e o Município de Nampula está lon...
14/10/2025

Vendedores informais voltam às ruas em Nampula

O conflito entre os vendedores informais e o Município de Nampula está longe do fim. Os vendedores tomaram de assalto algumas avenidas e ruas do centro da cidade. Já no mercado grossista, o actual cenário é de desorganização e problemas de saneamento. A edilidade fala de planos para reverter o cenário.

A desordem começa na Estrada Nacional n.°13, no desvio que vai ao mercado grossista Waresta, na periferia da cidade de Nampula. Motorizadas, carros, vendedores e peões disputam o mesmo corredor e o ambiente é de “salve-se quem puder”.

Passa-se à rasca porque os vendedores informais transformaram as estradas e os passeios em locais de comércio. O chefe do mercado diz que há trabalho para melhorar a gestão de vendedores, assim como do lixo, mas tem sido difícil devido a falta colaboração de muitos dos informais.

O mercado Waresta é o maior mercado grossista no Norte do país. O aspecto que apresenta atenta contra a saúde pública, por isso o Município fala de planos para a sua requalificação.

No centro da cidade, os focos de venda informal voltam a ganhar espaço a olhos vistos. Na zona chamada bombeiros, a estrada e os passeios cederam para o comércio informal.

Uma actividade que decorre na parte exterior do Mercado Novo. Os principais protagonistas são vendedores de telefones celulares e seus acessórios. Outros são apenas intermediários de negócios.

O certo é que ainda não há uma solução concreta para os vendedores, e a forma como tomaram o local põe em causa a postura municipal.

O conflito entre os vendedores informais e o Município de Nampula está longe do fim. Os vendedores tomaram de assalto algumas avenidas e ruas do centro da cidade. Já no mercado grossista, o actual cenário é de desorganização e problemas de saneamento. A edilidade fala de planos para reverter ...

14/10/2025

CAPA DO JORNAL 14.10.2025

Município de Quelimane retira comerciante das ruasO município de Quelimane, na Zambézia, está a levar a cabo um processo...
11/10/2025

Município de Quelimane retira comerciante das ruas

O município de Quelimane, na Zambézia, está a levar a cabo um processo de retirada de vendedores, das ruas para o interior de mercados, onde diz haver bancas suficientes. Enquanto isso, há comerciantes que ignoram o perigo e preferem vender na rua.

Uma decisão que visa descongestionar as ruas da cidade de Quelimane. Sucede que muitos vendedores tomaram de assalto as ruas próximas aos mercados, o destaque vai para a zona do lixo e padeiro.

No mercado de lixo, por exemplo, os vendedores aceitaram abandonar as ruas, mas alguns fazem esforço para que o município os permita vender pelo menos durante a tarde.

A comissão do mercado de lixo diz que a decisão do conselho municipal em organizar os vendedores foi bem acolhida.

O trabalho de sensibilizar os vendedores a sair das ruas vai continuar para que haja organização na cidade.

O município de Quelimane, na Zambézia, está a levar a cabo um processo de retirada de vendedores, das ruas para o interior de mercados, onde diz haver bancas suficientes. Enquanto isso, há comerciantes que ignoram o perigo e preferem vender na rua. Uma decisão que visa descongestionar as ruas d...

Cerca de 200 mil pessoas regressam à GazaApós semanas de intensos combates, um cessar-fogo entre Israel e o Hamas entrou...
11/10/2025

Cerca de 200 mil pessoas regressam à Gaza

Após semanas de intensos combates, um cessar-fogo entre Israel e o Hamas entrou em vigor nesta sexta-feira. Com o fim temporário dos ataques, segundo a Defesa Civil de Gaza, 200 mil palestinianos começaram a retornar às suas casas na Faixa de Gaza, mas muitos encontraram apenas destruição.

A trégua foi iniciada na manhã desta sexta-feira,depois de um acordo firmado com a mediação do Egipto e apoio de um plano proposto pelos Estados Unidos.

Os 200 mil palestinianos que regressaram ao norte da Faixa de Gaza, segundo a Defesa Civil local, encontraram um cenário de destruição e escombros, tal como ilustram as imagens.

O pacto prevê a libertação de reféns israelitas, num prazo de 72 horas, contados a partir desta sexta-feira.

O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, confirmou que dos 48 reféns identificados, 20 estão vivos. Em troca, Israel vai libertar cerca de 1.900 prisioneiros palestinos, presos desde Outubro de 2023. Nenhum dos nomes divulgados pertence a lideranças armadas.

Os governos da Alemanha, Reino Unido e França pediram ao Conselho de Segurança da ONU apoio total ao plano de paz. Enquanto isso, organizações internacionais cobram de Israel o acesso de jornalistas à região, ainda sob controle militar.

Após semanas de intensos combates, um cessar-fogo entre Israel e o Hamas entrou em vigor nesta sexta-feira. Com o fim temporário dos ataques, segundo a Defesa Civil de Gaza, 200 mil palestinianos começaram a retornar às suas casas na Faixa de Gaza, mas muitos encontraram apenas destruição. A t...

Standard Bank promove literacia financeira entre PME com masterclass sobre Fundos de PensõesCom o objectivo de promover ...
11/10/2025

Standard Bank promove literacia financeira entre PME com masterclass sobre Fundos de Pensões

Com o objectivo de promover a cultura de planeamento financeiro e incentivar a tomada de decisões de investimento mais conscientes, o Standard Bank, através da sua Incubadora de Negócios, realizou recentemente uma “masterclass” virtual sobre os Fundos de Pensões, dirigida a Pequenas e Médias Empresas (PME) e empreendedores.

A iniciativa integra o programa de educação financeira do Banco, concebido para dotar o tecido empresarial moçambicano de ferramentas que sustentem a estabilidade e o crescimento sustentável dos negócios a longo prazo. A sessão foi conduzida por Dércia Jamisse e Leandro Remtula, especialistas do Standard Fundo de Pensões, que partilharam conceitos essenciais sobre o funcionamento dos fundos de pensões complementares e os seus benefícios para empresas e particulares.

Trata-se de um instrumento seguro e estruturado de poupança e investimento, que permite garantir rendimentos na reforma, proteger os beneficiários e potenciar a geração de riqueza ao longo do tempo.

Os participantes foram igualmente elucidados sobre o mecanismo de contribuições e adesões, as vantagens fiscais e legais associadas, incluindo as condições de acesso aos benefícios, reforçando a importância de uma poupança sistemática e disciplinada.

Para os oradores, a “masterclass” foi positiva, tendo em conta a forte interacção que caracterizou a sessão, bem como o interesse demonstrado pelos empreendedores e representantes das PME, muitos dos quais manifestaram intenção de aderir a este instrumento. A expressiva participação evidenciou o crescente reconhecimento da importância dos fundos de pensões como instrumentos de segurança e sustentabilidade financeira.

“O nosso objectivo é promover uma cultura de poupança e investimento responsável, demonstrando que os fundos de pensões são uma ferramenta acessível e essencial para garantir o bem-estar financeiro no futuro. Queremos que as empresas, os empreendedores e as PME vejam neste instrumento não apenas uma poupança, mas uma forma de cuidar de si, dos seus colaboradores e das suas famílias”, referiu Dércia Jamisse, especialista do Standard Fundo de Pensões.

Com esta iniciativa, o Standard Bank reafirma o seu compromisso em promover a literacia financeira e apoiar o desenvolvimento sustentável do ecossistema empresarial moçambicano, contribuindo para a construção de um futuro financeiro mais sólido, consciente e inclusivo.

Para continuarmos a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o passou a ter um preço.

10/10/2025

A narração e a representação da cor local em Vestidos de Terra de Rogério Manjate

“As obras que trazem os toques nacionais são legítimas, estas têm amor-próprio.” Ziberman (2014) A literatura tem sido um grande meio de expressão, tanto de expressão quanto de identidade nacional, por isso que Wellek & Werren (2003), citados por Coutinho (2012) entendem que uma literatura nacional, deve ser caracterizada por especificidades de uma nação, ou […]

The post A narração e a representação da cor local em Vestidos de Terra de Rogério Manjate first appeared on O País - A verdade como notícia .

10/10/2025

Ministro da Saude exige gestão eficiente de recursos

O Ministro da Saúde exige uma gestão transparente dos recursos do sector, para fazer face ao déficit causado pelo corte do financiamento externo. Ussene Isse falava, esta sexta-feira, na abertura do Quinquagésimo Conselho Coordenador da Saúde.

Na abertura do Quinquagésimo Conselho Coordenador da Saúde, Ussene Isse começou por recordar que há vários desafios que ainda assolam o sector, com destaque para o financeiro.

O ministro da Saúde apelou, por isso, a gestão cautelosa dos recursos, em benefício dos cidadãos.

Isse apelou ainda aos profissionais da saúde que evitem reclamações e pensem em soluções para a melhoria no acesso aos serviços de saúde.

Mais uma vez, o governante reiterou que as unidades sanitárias devem pautar pelo atendimento humanizado. O Quinquagésimo Conselho Coordenador da Saúde termina este sábado e decorre sob o lema “Por um Serviço Nacional de Saúde de Qualidade e Humanizado para Todos”.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Voz Do Povo posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share