CERVEJA ANTARCTICA - FEIJOADA
Motivada pelo sucesso da campanha do guaraná Antarctica com “Pizza”, “Pipoca” e “Sanduíche”, a DM9, agência que também atendia a cerveja Antarctica, resolveu produzir comerciais com jingles que uniam a cerveja a pratos como feijoada. Os mesmos criadores dos jingles do guaraná fizeram um jingle que é uma verdadeira receita de feijoada e que serviu de trilha para um comercial que dá água na boca.
Jingle: Cerveja Antarctica - Feijoada
Criação: César Brunetti, Maurício Novaes, Sérgio Mineiro e Sérgio Campanelli
Produção: MCR
Ano: 1992
Bamerindus - O tempo passa, o tempo voa - Bolero
BAMERINDUS - O TEMPO PASSA, O TEMPO VOA - BOLERO
O jingle "O tempo passa, o tempo voa" foi criado por Walter Santos nos anos 1970 para que a Poupança Bamerindus patrocinasse a hora certa em emissoras de rádio. Nos anos 1990, após o confisco das poupanças promovido pelo governo Collor, o Bamerindus reviveu a propaganda e colocou o jingle novamente no ar em 10 comerciais estrelados pelo 3 do Rio, cada um em um estilo musical diferente.
Jingle: Poupança Bamerindus - O tempo passa, o tempo voa - Bolero
Criação: Walter Santos e Tereza Souza
Produção: Nossoestúdio
Ano da criação: 1974
Ano desta versão: 1993
Duchas Corona
DUCHAS CORONA
O jingle Duchas Corona foi criado em menos de 5 minutos por Francis Monte que, no início de carreira, aguardava a oportunidade de criar seu primeiro jingle. Ao apresentá-lo para a agência de propaganda que atendia o anunciante, o jingle foi inacreditavelmente reprovado. Afirmaram que pelo fato de iniciar com "Apanho o sabonete" as pessoas iriam achar que estavam vendendo sabonete e não Duchas Corona.
Jingle: Duchas Corona
Criação: Francis Monteiro
Produção: Publisol
Ano: 1972
Volkswagen - 70 Anos - Elis Regina - Maria Rita
O comercial de 70 anos da Volkswagen no Brasil, traz um encontro fictício que vai ficar marcado para sempre. A propaganda inicia com Maria Rita ao volante do ID. Buzz, que é a versão 100% elétrica da Kombi. Na mesma estrada, a mãe, Elis Regina, segue dirigindo a Kombi clássica. Juntas, elas cantam ‘Como nossos pais’, mostrando que ‘o novo sempre vem’. Enquanto isso, alguns clássicos icônicos da marca como Kombi, Gol, Fusca, Brasília e SP2 aparecem de forma saudosa, encerrando com a mensagem ‘Volkswagen, sucesso que passa de geração em geração’.
Jingle - Música: Como nossos pais
Criação: Belchior
Produção: Raw Audio
Direção Musical: Hilton Raw
Criação do comercial: Francis Allan e Gustavo Tasselli
Agência: AlmapBBDO
Direção do comercial: Dulcidio Caldeira
Ano: 2023
DDDRIN
DDDRIN
Presente em diversas cidades do país, a DDDRIN é uma dedetizadora fundada em 1957, mas que se tornou conhecida a partir da década de 1970 por causa do jingle e do comercial de TV que passaram a ser veiculados desde então. O jingle foi criado por Maugeri Neto e animação por Ely Barbosa. O desenho mostra exatamente cada situação descrita na letra do jingle, que funciona como uma espécie de legenda musicada de cenas como as da pulga se esbaldando ao som do iê-iê-iê, do pernilongo picando o bebê ou das traças devorando roupas e cortinas. Cheio de humor, esse comercial permaneceu no ar por mais de dez anos e está na lembrança de muita gente, que até hoje tem a letra do jingle na ponta da língua.
Jingle: DDDRIN
Criação: Maugeri Neto
Produção: Prova
Ano: 1977
Wagner Maugeri
Sanduba com guaraná
SANDUBA COM GUARANÁ
Em 1992, as campanhas "Pizza com guaraná" e "Pipoca e guaraná" – que já haviam entrado para a história da propaganda no Brasil pelo sucesso e pela identificação do público – ganharam “Sanduíche”, um comercial e um jingle com a mesma alta qualidade dos antecessores, criado pelo mesmo time de profissionais, mas menos lembrado por ter tido veiculação menor.
Jingle: Antarctica - Sanduba com Guaraná
Criação: César Brunetti, Lino Simão, Maurício Novaes, Sérgio Campanelli e Sérgio Mineiro.
Produção: MCR
Ano: 1992
QUEM BEBE GRAPETTE, REPETE
Em uma época em que as opções de bebidas não alcoólicas eram bem mais limitadas, Grapette se destacava pelo seu sabor de uva, até então sem similar no mercado. Sabendo disso, Heitor Carillo criou um jingle que exaltava o sabor da bebida e o utilizava como pretexto para rimar dizendo que quem bebe Grapette repete.
Jingle: Grapette - Quem bebe Grapette, repete.
Criação: Heitor Carillo
Produção: RGE
Ano: 1959
Mamíferos Parmalat - O búfalo falou que é bom
MAMÍFEROS PARMALAT - O BÚFALO FALOU QUE É BOM
Inspirado no livro do fotógrafo Tom Arma onde crianças posam vestidas de animais, o publicitário Erh Ray criou uma campanha com crianças vestidas exclusivamente de animais mamíferos. Os jingles dos comerciais ficaram a cargo de César Brunetti, Maurício Novaes, Sérgio Mineiro e Sérgio Campanelli da produtora MCR. "O búfalo falou que é bom" foi o segundo jingle a entrar no ar e divulgava a linha de iogurtes da Parmalat. A exemplo de "O elefante é fã de Parmalat", também é uma sacada fonética criada por Brunetti.
Jingle: Mamíferos Parmalat - O búfalo falou que é bom
Criação: César Brunetti, Maurício Novaes, Sérgio Mineiro e Sérgio Campanelli
Produção: MCR
Ano: 1996
Groselha Milani
GROSELHA MILANI
Quem foi criança na década de 1970 certamente se lembra da groselha Milani. Presença constante na TV, com comerciais animados com as três carinhas que eram a marca registrada do rótulo do produto, seu sucesso se deve, e muito, ao jingle que ficou anos no ar e contribuiu para que a marca tenha se tornado a mais conhecida do país. Criado por Edison Borges de Abrantes, o Passarinho, e produzido na Sonima, o jingle, em sua primeira versão, foi cantado pelo também jinglista José Luiz Nammur, o Zelão.
Jingle: Groselha Milani
Criação: Edison Borges de Abrantes (Passarinho)
Produção: Sonima
Ano: 1975
Pernambucanas - Que bate? É o frio - 1962
PERNAMBUCANAS - QUEM BATE? É O FRIO
Quando uma ideia é boa, resiste ao tempo, à moda e até ao frio. Este é o caso do jingle criado por Heitor Carillo e produzido na Magisom para as Casas Pernambucanas em 1962. Nele o autor conta que, com a chegada do inverno, nem adiantava o frio bater à porta da casa das pessoas. Se elas tivessem passado antes nas Pernambucanas e reforçado o estoque de lãs, flanelas e cobertores, ele não iria entrar de jeito nenhum.
Inicialmente veiculado apenas no rádio, passou a ser exibido também, devido a sua grande repercussão, como comercial de TV produzido pela Lynxfilm. Por conta do enorme sucesso, o jingle foi veiculado em sua versão original durante vários invernos e depois ganhou inúmeras releituras até os anos 2010, sendo que todas as gerações, desde seu lançamento, certamente já o ouviram alguma vez.
Jingle: Pernambucanas - Quem bate? É o frio!
Criação: Heitor Carillo
Produção: Magisom
Ano: 1962
A história e as curiosidades deste e de centenas de outros jingles estão no livro Jingle é a Alma do Negócio, que você encontra aqui:
➡️https://goo.gl/wiQGFv
E também no canal Clube do Jingle ➡️https://www.youtube.com/ClubedoJingle
ABC Toda criança tem que ler e escrever
ABC TODA CRIANÇA TEM QUE LER E ESCREVER
Pelé cantando ABC toda criança tem que ler e escrever... Se você já assistiu este comercial ou ouviu alguma vez este jingle é alta a probabilidade dele nunca mais ter saído da sua cabeça.
Muita gente não sabe, mas Pelé, além de cantar e estrelar o comercial é também o autor desta música que acabou virando jingle.
Em 1997, Pelé era Ministro dos Esportes do governo de Fernando Henrique Cardoso e fez sucesso com seu jingle para a propaganda da campanha Toda Criança na Escola do Ministério da Educação.
Inesquecível!
Jingle: ABC Toda criança tem que ler e escrever
Criação: Pelé
Produção: Não disponível
Ano: 1997
Antarctica – Daniela Mercury & Ray Charles - Copa do Mundo 1994
ANTARCTICA - DANIELA MERCURY & RAY CHARLES - COPA 1994
Com o sucesso dos comerciais (e dos jingles) da cerveja Antarctica interpretados por Daniela Mercury, em 1993, a cantora foi novamente convocada, agora para participar da campanha alusiva à Copa do Mundo de 1994, que seria disputada nos Estados Unidos. Justamente por esse motivo, as peças deveriam também ter a participação de algum artista do país anfitrião, e o escolhido foi Ray Charles.
Uma grande equipe se deslocou até Los Angeles, não só para filmar os comerciais mas também para gravar o já famoso jingle da cerveja criado por Sérgio Mineiro, Sérgio Campanelli, Maurício Novaes e César Brunetti – que agora ganhava nova letra e um empolgante arranjo de Armando Ferrante ao unir a batida do Olodum aos metais das big bands de jazz. Aliás, esse arranjo foi alvo de incontáveis elogios do próprio Ray Charles, que dizia nunca ter ouvido nada igual.
Gravado nos estúdios da Capitol – onde um dia antes Frank Sinatra havia gravado um disco – e mixado no West Lake Studios – onde Michael Jackson, também um dia antes, tinha produzido um de seus álbuns –, o jingle era precedido de bons presságios em relação ao seu sucesso. O que se confirmou quando o comercial – gravado em São Francisco, onde o Brasil jogaria suas primeiras partidas naquela Copa, com Daniela e Ray cantando, acompanhados do Olodum e mais de duzentos figurantes – entrou no ar.
Criação: César Brunetti, Maurício Novaes, Sérgio Campanelli e Sérgio Mineiro.
Arranjo: Armando Ferrante
Produção: MCR
Ano: 1994
A história e as curiosidades deste e de centenas de outros jingles estão no livro Jingle é a Alma do Negócio, que você encontra aqui: ➡️https://goo.gl/wiQGFv
E também no canal Clube do Jingle
➡️https://www.youtube.com/ClubedoJingle