Clube do Jingle

  • Home
  • Clube do Jingle

Clube do Jingle A história e a memória dos jingles publicitários no Brasil. Os melhores e mais marcantes jingles e comerciais da publicidade brasileira.

17/01/2024

CERVEJA ANTARCTICA - FEIJOADA
Motivada pelo sucesso da campanha do guaraná Antarctica com “Pizza”, “Pipoca” e “Sanduíche”, a DM9, agência que também atendia a cerveja Antarctica, resolveu produzir comerciais com jingles que uniam a cerveja a pratos como feijoada. Os mesmos criadores dos jingles do guaraná fizeram um jingle que é uma verdadeira receita de feijoada e que serviu de trilha para um comercial que dá água na boca.

Jingle: Cerveja Antarctica - Feijoada
Criação: César Brunetti, Maurício Novaes, Sérgio Mineiro e Sérgio Campanelli
Produção: MCR
Ano: 1992

01/09/2023

BAMERINDUS - O TEMPO PASSA, O TEMPO VOA - BOLERO
O jingle "O tempo passa, o tempo voa" foi criado por Walter Santos nos anos 1970 para que a Poupança Bamerindus patrocinasse a hora certa em emissoras de rádio. Nos anos 1990, após o confisco das poupanças promovido pelo governo Collor, o Bamerindus reviveu a propaganda e colocou o jingle novamente no ar em 10 comerciais estrelados pelo 3 do Rio, cada um em um estilo musical diferente.

Jingle: Poupança Bamerindus - O tempo passa, o tempo voa - Bolero
Criação: Walter Santos e Tereza Souza
Produção: Nossoestúdio
Ano da criação: 1974
Ano desta versão: 1993

11/08/2023

DUCHAS CORONA
O jingle Duchas Corona foi criado em menos de 5 minutos por Francis Monte que, no início de carreira, aguardava a oportunidade de criar seu primeiro jingle. Ao apresentá-lo para a agência de propaganda que atendia o anunciante, o jingle foi inacreditavelmente reprovado. Afirmaram que pelo fato de iniciar com "Apanho o sabonete" as pessoas iriam achar que estavam vendendo sabonete e não Duchas Corona.

Jingle: Duchas Corona
Criação: Francis Monteiro
Produção: Publisol
Ano: 1972

05/07/2023

O comercial de 70 anos da Volkswagen no Brasil, traz um encontro fictício que vai ficar marcado para sempre. A propaganda inicia com Maria Rita ao volante do ID. Buzz, que é a versão 100% elétrica da Kombi. Na mesma estrada, a mãe, Elis Regina, segue dirigindo a Kombi clássica. Juntas, elas cantam ‘Como nossos pais’, mostrando que ‘o novo sempre vem’. Enquanto isso, alguns clássicos icônicos da marca como Kombi, Gol, Fusca, Brasília e SP2 aparecem de forma saudosa, encerrando com a mensagem ‘Volkswagen, sucesso que passa de geração em geração’.

Jingle - Música: Como nossos pais
Criação: Belchior
Produção: Raw Audio
Direção Musical: Hilton Raw
Criação do comercial: Francis Allan e Gustavo Tasselli
Agência: AlmapBBDO
Direção do comercial: Dulcidio Caldeira
Ano: 2023

12/05/2023

DDDRIN
Presente em diversas cidades do país, a DDDRIN é uma dedetizadora fundada em 1957, mas que se tornou conhecida a partir da década de 1970 por causa do jingle e do comercial de TV que passaram a ser veiculados desde então. O jingle foi criado por Maugeri Neto e animação por Ely Barbosa. O desenho mostra exatamente cada situação descrita na letra do jingle, que funciona como uma espécie de legenda musicada de cenas como as da pulga se esbaldando ao som do iê-iê-iê, do pernilongo picando o bebê ou das traças devorando roupas e cortinas. Cheio de humor, esse comercial permaneceu no ar por mais de dez anos e está na lembrança de muita gente, que até hoje tem a letra do jingle na ponta da língua.

Jingle: DDDRIN
Criação: Maugeri Neto
Produção: Prova
Ano: 1977

Wagner Maugeri

28/04/2023

SANDUBA COM GUARANÁ
Em 1992, as campanhas "Pizza com guaraná" e "Pipoca e guaraná" – que já haviam entrado para a história da propaganda no Brasil pelo sucesso e pela identificação do público – ganharam “Sanduíche”, um comercial e um jingle com a mesma alta qualidade dos antecessores, criado pelo mesmo time de profissionais, mas menos lembrado por ter tido veiculação menor.

Jingle: Antarctica - Sanduba com Guaraná
Criação: César Brunetti, Lino Simão, Maurício Novaes, Sérgio Campanelli e Sérgio Mineiro.
Produção: MCR
Ano: 1992

25/04/2023

QUEM BEBE GRAPETTE, REPETE
Em uma época em que as opções de bebidas não alcoólicas eram bem mais limitadas, Grapette se destacava pelo seu sabor de uva, até então sem similar no mercado. Sabendo disso, Heitor Carillo criou um jingle que exaltava o sabor da bebida e o utilizava como pretexto para rimar dizendo que quem bebe Grapette repete.

Jingle: Grapette - Quem bebe Grapette, repete.
Criação: Heitor Carillo
Produção: RGE
Ano: 1959

03/03/2023

MAMÍFEROS PARMALAT - O BÚFALO FALOU QUE É BOM
Inspirado no livro do fotógrafo Tom Arma onde crianças posam vestidas de animais, o publicitário Erh Ray criou uma campanha com crianças vestidas exclusivamente de animais mamíferos. Os jingles dos comerciais ficaram a cargo de César Brunetti, Maurício Novaes, Sérgio Mineiro e Sérgio Campanelli da produtora MCR. "O búfalo falou que é bom" foi o segundo jingle a entrar no ar e divulgava a linha de iogurtes da Parmalat. A exemplo de "O elefante é fã de Parmalat", também é uma sacada fonética criada por Brunetti.

Jingle: Mamíferos Parmalat - O búfalo falou que é bom
Criação: César Brunetti, Maurício Novaes, Sérgio Mineiro e Sérgio Campanelli
Produção: MCR
Ano: 1996

03/02/2023

GROSELHA MILANI
Quem foi criança na década de 1970 certamente se lembra da groselha Milani. Presença constante na TV, com comerciais animados com as três carinhas que eram a marca registrada do rótulo do produto, seu sucesso se deve, e muito, ao jingle que ficou anos no ar e contribuiu para que a marca tenha se tornado a mais conhecida do país. Criado por Edison Borges de Abrantes, o Passarinho, e produzido na Sonima, o jingle, em sua primeira versão, foi cantado pelo também jinglista José Luiz Nammur, o Zelão.

Jingle: Groselha Milani
Criação: Edison Borges de Abrantes (Passarinho)
Produção: Sonima
Ano: 1975

20/01/2023

PERNAMBUCANAS - QUEM BATE? É O FRIO
Quando uma ideia é boa, resiste ao tempo, à moda e até ao frio. Este é o caso do jingle criado por Heitor Carillo e produzido na Magisom para as Casas Pernambucanas em 1962. Nele o autor conta que, com a chegada do inverno, nem adiantava o frio bater à porta da casa das pessoas. Se elas tivessem passado antes nas Pernambucanas e reforçado o estoque de lãs, flanelas e cobertores, ele não iria entrar de jeito nenhum.

Inicialmente veiculado apenas no rádio, passou a ser exibido também, devido a sua grande repercussão, como comercial de TV produzido pela Lynxfilm. Por conta do enorme sucesso, o jingle foi veiculado em sua versão original durante vários invernos e depois ganhou inúmeras releituras até os anos 2010, sendo que todas as gerações, desde seu lançamento, certamente já o ouviram alguma vez.

Jingle: Pernambucanas - Quem bate? É o frio!
Criação: Heitor Carillo
Produção: Magisom
Ano: 1962

A história e as curiosidades deste e de centenas de outros jingles estão no livro Jingle é a Alma do Negócio, que você encontra aqui:
➡️https://goo.gl/wiQGFv

E também no canal Clube do Jingle ➡️https://www.youtube.com/ClubedoJingle

29/12/2022

ABC TODA CRIANÇA TEM QUE LER E ESCREVER
Pelé cantando ABC toda criança tem que ler e escrever... Se você já assistiu este comercial ou ouviu alguma vez este jingle é alta a probabilidade dele nunca mais ter saído da sua cabeça.

Muita gente não sabe, mas Pelé, além de cantar e estrelar o comercial é também o autor desta música que acabou virando jingle.

Em 1997, Pelé era Ministro dos Esportes do governo de Fernando Henrique Cardoso e fez sucesso com seu jingle para a propaganda da campanha Toda Criança na Escola do Ministério da Educação.

Inesquecível!

Jingle: ABC Toda criança tem que ler e escrever
Criação: Pelé
Produção: Não disponível
Ano: 1997

10/12/2022

ANTARCTICA - DANIELA MERCURY & RAY CHARLES - COPA 1994
Com o sucesso dos comerciais (e dos jingles) da cerveja Antarctica interpretados por Daniela Mercury, em 1993, a cantora foi novamente convocada, agora para participar da campanha alusiva à Copa do Mundo de 1994, que seria disputada nos Estados Unidos. Justamente por esse motivo, as peças deveriam também ter a participação de algum artista do país anfitrião, e o escolhido foi Ray Charles.

Uma grande equipe se deslocou até Los Angeles, não só para filmar os comerciais mas também para gravar o já famoso jingle da cerveja criado por Sérgio Mineiro, Sérgio Campanelli, Maurício Novaes e César Brunetti – que agora ganhava nova letra e um empolgante arranjo de Armando Ferrante ao unir a batida do Olodum aos metais das big bands de jazz. Aliás, esse arranjo foi alvo de incontáveis elogios do próprio Ray Charles, que dizia nunca ter ouvido nada igual.

Gravado nos estúdios da Capitol – onde um dia antes Frank Sinatra havia gravado um disco – e mixado no West Lake Studios – onde Michael Jackson, também um dia antes, tinha produzido um de seus álbuns –, o jingle era precedido de bons presságios em relação ao seu sucesso. O que se confirmou quando o comercial – gravado em São Francisco, onde o Brasil jogaria suas primeiras partidas naquela Copa, com Daniela e Ray cantando, acompanhados do Olodum e mais de duzentos figurantes – entrou no ar.

Criação: César Brunetti, Maurício Novaes, Sérgio Campanelli e Sérgio Mineiro.
Arranjo: Armando Ferrante
Produção: MCR
Ano: 1994

A história e as curiosidades deste e de centenas de outros jingles estão no livro Jingle é a Alma do Negócio, que você encontra aqui: ➡️https://goo.gl/wiQGFv

E também no canal Clube do Jingle
➡️https://www.youtube.com/ClubedoJingle

09/12/2022

MEXICORAÇÃO - COPA DO MUNDO 1986 - REDE GLOBO
Mexicoração foi o jingle da Rede Globo para a Copa do Mundo de 1986. Criado por Michael Sullivan, Paulo Massadas e Luís Campos, Mexicoração fez grande sucesso e até hoje é lembrado por muita gente.

Jingle: Mexicoração.
Criação: Michael Sullivan, Paulo Massadas e Luís Campos.
Produção: Som Livre
Ano: 1986

07/12/2022

BRAHMA Nº1 - HINO DA COPA '94 - VAI BRASIL DÁ UM SHOW
Em 1994, o Brasil já estava há 24 anos sem levantar uma Copa do Mundo. Desde o tricampeonato conquistado no México em 1970, a seleção alternava momentos de brilhantismo – como na Espanha em 1982 – com outros de futebol medíocre – como na Itália em 1990 –, sem, no entanto, resultado concreto algum. Aliás, a lembrança desta última Copa ainda estava bem viva na cabeça dos torcedores, que, depois de uma classificação só obtida no último jogo das eliminatórias, não estavam nem um pouco otimistas com o Mundial que se aproximava.

Apesar da falta de entusiasmo da torcida, a agência Fischer & Justus, acreditando no potencial da seleção, criou uma grande campanhapara a cerveja Brahma, que teve início em dezembro de 1993, seis meses antes do torneio.

Dividida em várias fases, com farto material para a mídia impressa e diversos comerciais para TV em que as estrelas eram os jogadores Bebeto, Raí, Romário e Zinho, o ponto alto da campanha estava mesmo no empolgante jingle criado por Sérgio Augusto Sarapo para a letra escrita por Claudio Carillo. Mesmo sem citar nenhuma vez a marca da cerveja, ele não deixava dúvidas sobre quem era o anunciante, apenas pelas menções ao número 1, o slogan já fortemente assimilado pelo público.

Para a música, Sérgio Augusto construiu uma linha melódica crescente que se repetia até chegar à estrofe final – a qual, de maneira inteligente, remetia à “Liechtensteiner Polka”, base do jingle original da cerveja Brahma. Realmente era impossível não fazer a associação.
Desde que entrou no ar até o dia em que o Brasil conquistou o tetracampeonato, dezenas de versões dos jingles, que eram produzidas na Cardan, foram veiculadas no rádio, na TV, nos carros de som, nos trios elétricos, no sambódromo no Carnaval e, é claro, nos estádios, onde os torcedores as cantavam espontaneamente, exibindo o número 1 com mãos gigantes de papelão que tinham os indicadores fazendo o tradicional gesto usado para pedir a cerveja. Inesquecível.

Criação: Sérgio Augusto Sarapo - Claudio Carillo
Produção: Cardan
Ano: 1994

06/12/2022

VINHETA COPA DO MUNDO 1982 - REDE GLOBO
Criada pela equipe de Hans Donner, a vinheta de abertura das transmissões da Rede Globo para a Copa do Mundo de 1982 apresentava uma animação que partia da imagem de um satélite no espaço e se aproximava em plano sequência de um estádio na Espanha, país onde a Copa foi realizada, até terminar em uma bola no centro do gramado agaurdando o início da partida.

Muito inovadora na época, a vinheta contava com uma trilha sonora que começava com um trecho de Touradas em Madri e terminava com Pra Frente Brasil, jingle que se tornou o hino da Seleção tricampeã em 1970 e que voltou a ser usado pela Rede Globo como tema da Copa de 1982.

25/11/2022

BRAHMA WAKA WAKA
Para a Copa do Mundo 2022, a Cerveja Brahma apostou em Waka Waka, música oficial da Copa de 2010, que virou jingle em uma versão de Zeca Pagodinho, Tierry e Bárbara Labres.

Jingle: Brahma Waka Waka
Criação: Shakira - John Hill
Versão: Zeca Pagodinho, Tierry e Bárbara Labres
Produção: Mr. Pink
Produtor: Henrique Racz
Ano: 2022

18/11/2022

COCA-COLA - ZICO - COPA DO MUNDO 1982
Zico estrelou o comercial da Coca-Cola para a Copa do Mundo de 1982 que trazia o jingle Abra um sorriso. A propaganda era uma refilmagem de um comercial que a Coca-Cola havia feito com um astro do futebol americano e também com Maradona em 1982.

O jingle colabora, e muito, para o toque emocional deste comercial que já se tornou um clássico.

Jingle: Coca-Cola - Abra um sorriso - Zico
Criação: não disponível
Produção: não disponível
Direção do comercial: Carlos Manga
Ano: 1982

11/11/2022

70 NELES!
Gal Costa brilhou ao interpretar 70 Neles! jingle para Ci****os Hollywood na Copa do Mundo de 1986. Criado por Edgard Gianullo e Vicente Salvia, o tema fez tanto sucesso que se tornou espontaneamente o hino da Copa no Brasil.

Jingle: 70 Neles!
Criação: Edgard Gianullo e Vicente Salvia
Produção: Cardan
Intéprete: Gal Costa
Ano: 1986

21/10/2022

VIGOR GREGO
Para definir a sensação dos consumidores ao terminar um potinho do iogurte grego da Vigor, Serginho Rezende da Comando S criou o jingle "Quando acaba a gente quer de novo" em cima da letra de André Figueiredo. Ao assistir o comercial, o jingle gruda de tal forma no ouvido que quando acaba a gente quer ouvir de novo.

Jingle: Vigor Grego - Quando acaba a gente quer de novo
Criação: Serginho Rezende e André Figueiredo.
Produção: Comando S
Ano: 2015

30/08/2022

GELOL - TROPEÇOU, CAIU, MACHUCOU
Quando José Luiz Nammur, o Zelão, recebeu a encomenda de criar um jingle para o anti-inflamatório muscular Gelol, procurou pensar em quais tipos de lesões as pessoas utilizavam o produto. A partir daí, não foi difícil imaginar os acidentes que provocavam esses traumas, e ele desenvolveu seu jingle descrevendo justamente essas situações. O comercial para TV foi inteiramente roteirizado em cima da letra, casando perfeitamente as imagens com o que era cantado.
O que Zelão não podia imaginar era que o sucesso de sua criação seria tão grande que permaneceria dezoito anos ininterruptamente no ar. Cada vez que ele apresentava ao fabricante de Gelol um novo jingle, a peça era ouvida, muito elogiada, mas a que estava no ar era mantida. Talvez por isso pessoas de todas as idades se lembrem da frase que inicia o jingle, transformando-a em uma espécie de slogan informal de Gelol até hoje.
Zelão nos deixou em 19/08 e o Clube do Jingle o homenageia com um de seus mais famosos jingles, entre os mais de 6 mil que compôs.
Descanse em paz, Zelão.

Jingle: Gelol - Tropeçou, caiu, machucou
Criação: José Luiz Nammur (Zelão)
Produção: New Zelão Studio
Ano: 1985
Dani Nammur

12/08/2022

GELOL - NÃO BASTA SER PAI, TEM QUE PARTICIPAR
Não basta ser pai, tem que participar transformou o slogan do comercial de Gelol em uma frase da cultura popular. Repetida nas mais diferentes situações, a propaganda foi criada por Duda Mendonça em 1982 e apesar de ter um jingle não tão conhecido já se tornou uma das propagandas históricas para muita gente.

Jingle: Não basta ser pai tem que participar - Gelol
Criação: Walter Santos - Tereza Souza
Produção: Nossoestúdio
Ano: 1982

30/07/2022

PANTENE - BIQUÍNI DE BOLINHA - CAMILA QUEIROZ - MARINA RUY BARBOSA
Para o lançamento da linha Pantene Verão, em 2017, Camila Queiroz e Marina Ruy Barbosa dançaram e jogaram os cabelos ao som de Biquini de Bolinha Amarelinha que funcionou como jingle para o comercial.

Jingle: Pantene Verão - Biquini de Bolinha
Criação: Paul Vance e Lee Pockriss.
Versão brasileira: Hervê Cordovil
Adaptação para o comercial: Equipe Loud
Produção: Loud
Ano: 2017

28/06/2022

JOHNSON'S BABY SHAMPOO - CACHINHOS
Eu nasci com cabelo enroladinho, um monte de cachinho na cachola... Quando criou o jingle do xampu para cabelos cacheados, Hélio Ziskind buscou mais uma vez um elemento afetivo para aproximar e marcar as crianças. Isso ficou evidenciado com o “tóim, tóim, tóim”, um recurso onomatopeico que, a rigor, não cumpre um papel mercadológico na letra do jingle, mas, ao mesmo tempo, é sua própria essência, transmitindo claramente o movimento dos cabelos enroladinhos na cabeça de uma criança e que grudou de maneira muito forte na identidade do produto.

Jingle: Johnson's Baby Shampoo - Cachinhos
Criação: Hélio Ziskind
Produção: Hélio Ziskind
Ano: 2008

26/06/2022

PIZZA COM GUARANÁ
A partir de sugestões de Nizan Guanaes, o quarteto criativo da produtora MCR formado por Sérgio Mineiro, César Brunetti, Maurício Novaes e Sérgio Campanelli criou um jingle inesquecível que rapidamente virou um clássico.
Pizza com Guaraná marcou para sempre os anos 90. Logo na primeira sílaba se percebe que o jingle é fortemente calcado no estilo dos grupos vocais dos anos 1950 que faziam os famosos doo-wops, na qual Maurício Novaes incluiu a gag “E... Eu” antes de iniciar a frase. Também é ele quem canta o jingle.

Jingle: Antarctica - Pizza com Guaraná
Criação: César Brunetti, Maurício Novaes, Sérgio Campanelli e Sérgio Mineiro.
Produção: MCR
Ano: 1991

17/06/2022

No jingle Olha só como se tira o nó, Hélio Ziskind, a exemplo do que fez através das músicas do programa Cocoricó da TV Cultura, criou vínculos afetivos com situações do dia a dia vividas pelas crianças. O comercial do Johnson's Baby Shampoo mostra diversos momentos onde as crianças brincam com diferentes penteados feitos na hora do banho. Além disso, em Olha só como se tira o nó, a letra de Hélio Ziskind apresenta sacadas geniais como "macio como a mão da mãe da gente, passa o pente sem parar" ou "Nó, no no", típicas de sua obra, sempre criativa.

Jingle: Johnson's Baby Shampoo - Olha só como se tira o nó
Criação: Helio Ziskind
Produção: Hélio Ziskind
Ano: 2009

11/06/2022

Depois do enorme sucesso do jingle "Pizza com Guaraná", em menos de um mês estourou “Pipoca com Guaraná”. Criado pela mesma equipe genial, e contando com a participação de Lino Simão, o jingle foi cantado por Lucinha Lins e teve uma performance ainda mais espetacular, popularizando-se rapidamente e chegando até a ganhar uma versão para o Carnaval que entrou no repertório de bandas e trios elétricos nos dias de folia.

Jingle: Antarctica - Pipoca e Guaraná
Criação: César Brunetti, Maurício Novaes, Lino Simão, Sérgio Campanelli e Sérgio Mineiro
Produção: MCR
Ano: 1991

Sergio Campanelli, Mauricio Novaes, Lino Marques Simao Jr, Lucinha Lins

01/06/2022

Johnson's Baby Shampoo - Cheirinho Gostoso
Mais um jingle de sucesso de Hélio Ziskind para Johnson's Baby Shampoo. Como neste comercial o produto promete deixar um perfume prolongado, Ziskind usou "cheirinho gostoso" como frase condutora da melodia e no final esticou a palavra "prolongaaaado" para enfatizar ainda mais a principal característica do shampoo.

Criação: Helio Ziskind
Produção: Hélio Ziskind
Ano: 2013

31/05/2022

Johnson's Baby Shampoo - Cabeça, tá na hora de lavar
Inspirado em Ratinho Tomando Banho, música que compôs para o programa Castelo Rá-Tim-Bum e sucesso na hora do banho de várias crianças, Hélio Ziskind criou Cabeça, primeiro de uma série de jingles que produziu para a linha Jonhson's Baby Shampoo. Esta é a primeira e rara versão que foi ao ar em 1998.

Criação: Helio Ziskind
Produção: Zeeg2
Ano: 1998

05/08/2021

PÃO DE AÇÚCAR | QUERO VER VOCÊ | VERSÃO BANHO DE ESPUMA - RITA LEE

Eu quero ver
Você no Pão de Açúcar
Chegando, escolhendo
Sorrindo, comprando
Sem culpa nenhuma.

Bancando a exigente
Fazendo questão
Comprando muito a vontade
Com muita disposição.

Eu quero ver
Você no Pão de Açúcar
Colhendo verdura
Brigando com preço
Sem culpa nenhuma.

No Pão de Açúcar
Se dando o prazer
No Pão de Açúcar
Quero sempre te ver.

No Pão de Açúcar
Quero ver você
Eu quero ver você!

Criação: Rita Lee - Roberto de Carvalho
Adaptação: não disponível
Produção: não disponível
Ano: 1995

03/08/2021

Q LUSTRO

Vem aqui meu Luluzinho, vem aqui
Seu dentinho bem branquinho com Q Lustro vai ficar
Q Lustro é mais delicada na limpeza
Mantém a beleza de minhas mãos
Q Lustro dá mais prêmios
Preço menor, qualidade melhor
Tamanho maior
Q Lustro a mais delicada, viu?

Criação: não disponível
Produção: não disponível
Ano: 1969

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Clube do Jingle posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Clube do Jingle:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share