Jovens Do Restelo

  • Home
  • Jovens Do Restelo

Jovens Do Restelo Projeto finalista Design de Comunicação, Faculdade Belas-Artes da Universidade de Lisboa sobre a t
(2)

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Jovens Do Restelo posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Jovens Do Restelo:

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share

Projeto Jovens do Restelo

“O Velho do Restelo é interpretado como símbolo dos pessimistas. Este agoirou as viagens e os ocupantes das naus, sob o argumento de que os temerários navegadores, movidos pela cobiça de fama, glória e riquezas, procuravam desastre para si mesmos e para o povo português” Já muito ouvimos os "Velhos do Restelo", vamos ouvir agora os Jovens.

O retrato da nossa geração é muitas vezes apresentado de forma negativa, as análises e críticas sobre os jovens de hoje revelam sempre diagnósticos preocupantes e receosos pelo futuro. Apelidada constantemente com adjetivos pejorativos como narcisista, alienada, preguiçosa, viciada e obsessiva, abundam sempre ideias pouco lisonjeadoras quando ouvimos falar da juventude de hoje em dia. Considerando que esta generalização estereotipada não faz jus à totalidade desta geração e precisa de ser revista tendo em conta diversos contextos sociais, propõe-se neste trabalho explorar precisamente a geração jovem portuguesa que não se identif**a com os rótulos a que está a ser submetida. Para tal, o trabalho terá um caráter documental, tendo como principal recurso a entrevista.

Pretendemos demonstrar que, ao contrário da ideia que tem sido popularizada, fazemos parte de uma geração com causas e objetivos, não estamos privados de um lado mais consciente apesar de, por vezes, se f**armos num nível de análise mais superficial, sejamos retratados como uma geração fútil e sem propósitos. Portanto o principal foco será ultrapassar essa primeira fase, que se f**a pela generalização e acaba aquém de toda a amostra que compõe esta geração, e chegar a um nível de representação mais completo que não negligencie certas subculturas que não são abrangidas no mainstream.

Para tal, teremos a entrevista como principal método de recolha e exposição de informação sobre este lado da juventude mais alternativo que acaba por f**ar mal-representado. Procuramos então dar voz a jovens portugueses de certa forma influentes ou com um papel ativo na sociedade e focar-nos-emos em áreas de cariz cultural como por exemplo o cinema, a fotografia, a música e a escrita entre outras.