Contos da Fórmula 1

  • Home
  • Contos da Fórmula 1

Contos da Fórmula 1 Um blog diferente sobre histórias da F1. Twitter e Instagram: Blog que reúne causos da Fórmula 1. Aqui só tem espaço quem é do fundão.
(24)

Não espere histórias sobre pilotos que andam na frente. Os melhores não serão citados; os bravos do meio do pelotão terão vez.

  Charles Leclerc e a Ferrari levaram o Autódromo de Monza ao delírio neste domingo (1/9) ao conquistar a vitória no GP ...
01/09/2024

Charles Leclerc e a Ferrari levaram o Autódromo de Monza ao delírio neste domingo (1/9) ao conquistar a vitória no GP da Itália de 2024. Graças a uma estratégia bem executada pela Scuderia e a um ritmo irrepreensível, o monegasco obteve seu sétimo triunfo na Fórmula 1, igualando-se a René Arnoux e Juan Pablo Montoya.

Leclerc e a Ferrari deram um nó tático na McLaren. Oscar Piastri e Lando Norris tinham tudo para garantir a dobradinha em Monza. No entanto, o time de Woking optou por duas paradas nos boxes, contra somente uma da equipe de Maranello. Piastri, que liderava desde o início, teve que se conformar com o 2° lugar. Norris ficou com o P3.

O equívoco da McLaren foi ótimo para Max Verstappen. Num dia em que nada funcionou para a Red Bull, o tricampeão terminou em sexto lugar. Mas a trapalhada de Woking manteve Max com conforto na ponta do Mundial.

É aquela coisa: a McLaren precisa fazer por merecer se quiser vencer frequentemente. Seja na pilotagem de seus pilotos, seja no potencial do carro, seja na estratégia da equipe. Se esse tripé não é executado, não tem jeito.

E Verstappen e a Red Bull só têm a agradecer.

  Morre Senor Abravanel, o icônico Silvio Santos, aos 93 anos. Como tributo, uma imagem do comunicador e animador com o ...
17/08/2024

Morre Senor Abravanel, o icônico Silvio Santos, aos 93 anos. Como tributo, uma imagem do comunicador e animador com o macacão usado por José Carlos Pace em 1972.

De macacão, ornado com seu indefectível microfone.

  944 dias. Dois anos e sete meses. Um hiato tremendo para Lewis Hamilton, um piloto que foi moldado para estar no topo ...
07/07/2024

944 dias. Dois anos e sete meses. Um hiato tremendo para Lewis Hamilton, um piloto que foi moldado para estar no topo da Fórmula 1. Neste domingo, a angústia do consagrado e resiliente heptacampeão acabou. Aos 39 anos, ele voltou ao seu lugar habitual. Ao lugar que ele pertence. Hamilton venceu com autoridade o GP da Inglaterra de 2024, em Silverstone. E, pra variar, fez mais história na categoria máxima do automobilismo. O britânico estendeu seu recorde absoluto de vitórias na F1 - agora, detém 104 triunfos. São 17 anos e 1 mês separando sua primeira vitória (Montreal-2007) da 104ª - um novo recorde. Foi ainda a nona conquista de Hamilton em Silverstone - recorde absoluto de um piloto numa mesma pista. Lewis se tornou o primeiro piloto a vencer após superar a barreira de 300 GPs na carreira. Em resumo: uma lenda viva da categoria. Mas um humano como qualquer um. Hamilton chegou a duvidar que voltaria a vencer. Mas venceu, e foi às lágrimas. Na corrida, sempre andou entre os primeiros. Assumiu a liderança pela primeira vez quando começou a chover em Silverstone. No entanto, logo foi superado por Lando Norris (McLaren). Na base da estratégia, superou Norris. Nem mesmo uma arrancada final do tricampeão Max Verstappen (Red Bull) tirou Hamilton da rota da vitória. A vitória da persistência. A vitória de quem ainda tem muito a mostrar na F1. A trajetória de Hamilton continua. E o topo segue sendo a meta.

  1° de maio se tornou um dia de tributo e reflexão na Fórmula 1. A morte repentina de Ayrton Senna​, 30 anos depois daq...
01/05/2024

1° de maio se tornou um dia de tributo e reflexão na Fórmula 1. A morte repentina de Ayrton Senna​, 30 anos depois daquele domingo, no GP de San Marino de 1994, em Imola, ainda causa comoção. Na Tamburello, a categoria perdeu sua maior estrela. Os pilotos, sua referência. Os fãs, seu ídolo. Como competidor, Ayrton era obstinado. Piloto visceral, foi um verdadeiro gladiador das pistas, que lutava para melhorar sempre. Num Brasil carente de heróis, virou um. A morte súbita transformou-o em mito. Senna tinha diversos defeitos, era um mortal como qualquer um. Todavia, seu legado transcendeu o automobilismo. Nenhum piloto alcançou esse status - e bem provavelmente, nenhum alcançará. Em 34 anos, Ayrton virou Zeus no Olimpo da F1.
-----
Exactly 30 years ago, Ayrton Senna (Williams) died after an accident during the 1994 San Marino GP, at Imola (Italy). On the Tamburello curve, the Brazilian driver lost his life, the Formula 1, the biggest star, and the fans, the great idol.
-----

  Há exatos 30 anos, Roland Ratzenberger morria tragicamente em Imola, na Itália, durante o treino que definia o grid pa...
30/04/2024

Há exatos 30 anos, Roland Ratzenberger morria tragicamente em Imola, na Itália, durante o treino que definia o grid para o GP de San Marino de 1994. A bordo de um Simtek, o austríaco se tornou passageiro de um carro desgovernado, que só parou ao se espatifar na Curva Villeneuve. Roland estreava naquele ano, e buscava classificação para sua segunda corrida na carreira - antes, disputou o GP do Pacífico, em Aida. Provavelmente não pontuaria em sua trajetória na F1. Mas sua perda não pode ser considerada em vão. Ratzenberger foi vítima de uma série de fatores. Mudança do regulamento da FIA, negligência da equipe, pista insegura, entre outros aspectos. Infelizmente, o alerta para a categoria teve um preço alto demais.
-----
Exactly 30 years ago, Roland Ratzenberger (Simtek) died during the qualifying of the 1994 San Marino GP, at Imola (Italy). The Austrian driver tried to obtain his second start in Formula 1 - he only raced at Aida, on the 1994 Pacific GP. However, Ratzenberger suffered an horrible accident into Villeneuve Curve and lost tragically his life, shocking F1.
----

  Há exatos 30 anos, Rubens Barrichello (Jordan) sofria um pavoroso acidente em Imola, na Itália, durante os treinos par...
30/04/2024

Há exatos 30 anos, Rubens Barrichello (Jordan) sofria um pavoroso acidente em Imola, na Itália, durante os treinos para o GP de San Marino de 1994. O jovem brasileiro perdeu o controle do seu carro na Variante Baixa e foi catapultado na direção da proteção de pneus. A partir dali, havia se tornado passageiro do carro. Barrichello capotou diversas vezes. O impacto deixou Rubens inconsciente. No resgate, foi atendido pelo dr. Sid Watkins, que atuou rapidamente para o piloto brasileiro recobrar os sentidos. Barrichello sofreu lesão em um braço, luxação em uma costela e uma microfratura no nariz, sendo impedido de correr no domingo.
-----
Exactly 30 years ago, (Jordan) suffered an horrible accident during the 1994 San Marino GP's weekend, at Imola (Italy). The Brazilian driver lost the control of his car on Variante Bassa and hit in the tyres' protection. Barrichello had some injuries, and he wasn't allow to race in Imola.
----

  Nesta quarta, Riccardo Patrese completa 70 anos. Para celebrar, relembre como o italiano obteve o primeiro dos seus 37...
17/04/2024

Nesta quarta, Riccardo Patrese completa 70 anos. Para celebrar, relembre como o italiano obteve o primeiro dos seus 37 pódios na Fórmula 1. A bordo de um Arrows, Patrese surpreendeu ao conquistar o segundo lugar no GP da Suécia de 1978, em Anderstorp, sendo superado apenas por Niki Lauda (Brabham). Na etapa sueca, o padovano não se intimidou com os avanços tecnológicos de Brabham e Lotus e duelou com John Watson e Ronnie Peterson, assegurando não só seu primeiro top 3, como também da sua equipe. Confira no Contos da Fórmula 1.

On this Wednesday, Riccardo Patrese celebrates 70 years old. As a tribute, remember how the Italian driver obtained his first podium in F1. With Arrows, Patrese finished in 2nd place on the 1978 Swedish GP, at Anderstorp. More here (in Portuguese).

A temporada de 1978 estava sendo amplamente dominada pela Lotus. Capitaneada por Colin Chapman, a escuderia via a hegemonia de Mario Andretti e Ronnie Peterson nas pistas mundo afora. O que o time …

  Há exatos 30 anos, Rubens Barrichello conquistava seu primeiro resultado de expressão na Fórmula 1. A bordo de um carr...
17/04/2024

Há exatos 30 anos, Rubens Barrichello conquistava seu primeiro resultado de expressão na Fórmula 1. A bordo de um carro da Jordan, obteve o terceiro lugar no GP do Pacífico de 1994, disputado no Autódromo de Aida, no Japão. Barrichello se livrou do incidente que tirou Ayrton Senna (Williams) e Nicola Larini (Ferrari) na largada e partiu rumo ao pódio. Foi o primeiro top 3 da carreira de Rubens, que ficou atrás somente de Michael Schumacher (Benetton) e Gerhard Berger (Ferrari). Naquela mesma prova, Christian Fittipaldi (Footwork) igualou seu melhor resultado na categoria ao ser quarto colocado. Ambos foram elogiados por Senna, o grande mentor dos compatriotas. Relembre no Contos da Fórmula 1.
-----
Exactly 30 years ago, Rubens Barrichello (Jordan) obtained his first podium after finish in 3rd place on the 1994 Pacific GP, at Aida (Japan). Barrichello was followed by Christian Fittipaldi (Footwork), 4th at the race. Michael Schumacher (Benetton) took the win, and Gerhard Berger (Ferrari) finished in 2nd place (in Portuguese).

Depois do fiasco na etapa inaugural da temporada de 1994, no GP do Brasil, em Interlagos, quando abandonou após uma rodada, Ayrton Senna (Williams) esperava se reabilitar no GP do Pacífico, disputa…

  Há exatos 25 anos, Rubens Barrichello levava a Stewart pela primeira vez à liderança de uma etapa da Fórmula 1. No GP ...
11/04/2024

Há exatos 25 anos, Rubens Barrichello levava a Stewart pela primeira vez à liderança de uma etapa da Fórmula 1. No GP do Brasil de 1999, em Interlagos, o brasileiro foi a sensação da corrida. Por 23 voltas, ficou na primeira posição da prova paulistana. Porém, quando estava em terceiro, o motor Ford do SF3 o traiu. Rubens viu escapar de suas mãos um pódio certo. No fim, Mika Hakkinen (McLaren) levou a vitória, seguido por Michael Schumacher (Ferrari) e Heinz-Harald Frentzen (Jordan). Veja mais no Contos da Fórmula 1.
-----
Exactly 25 years ago, Rubens Barrichello put Stewart on the lead for the first time, during the 1999 Brazilian GP, at Interlagos. However, a failed engine ended with podium's dream. Mika Hakkinen (McLaren) took the win, followed by Michael Schumacher (Ferrari) and Heinz-Harald Frentzen (Jordan). More here (in Portuguese).

11 de abril é um dia marcante para Rubens Barrichello. Naquele dia, em 1993, o brasileiro, então na Jordan, deu um show à parte em Donington e quase subiu ao pódio no GP da Europa. Seis anos depois…

  Há exatos 40 anos, Ayrton Senna conquistava o primeiro dos 614 pontos de sua laureada carreira na F1. A bordo de um ca...
07/04/2024

Há exatos 40 anos, Ayrton Senna conquistava o primeiro dos 614 pontos de sua laureada carreira na F1. A bordo de um carro da Toleman, o brasileiro teve que superar o forte calor de Kyalami e a quebra da asa dianteira de seu carro para terminar em sexto no GP da África do Sul de 1984. Desgastado, Ayrton parou no centro médico do circuito sul-africano. Confira como foi a epopeia de Senna no Contos da Fórmula 1.
-----
Exactly 40 years ago, Ayrton Senna scored the 1st of his 614 points in Formula 1. With a Toleman-Hart, the Brazilian driver finished in 6th on the 1984 South African GP, at Kyalami (in Portuguese).

Kyalami, 7 de abril de 1984. Em um ensolarado sábado – característico de um outono no hemisfério sul -, 26 carros alinharam no grid para a disputa do GP da África do Sul, segunda etapa do Mun…

  Ayrton Senna nascia há exatos 64 anos na cidade de São Paulo. Tricampeão mundial de Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991), o l...
21/03/2024

Ayrton Senna nascia há exatos 64 anos na cidade de São Paulo. Tricampeão mundial de Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991), o lendário piloto brasileiro disputou 161 GPs entre 1984 e 1994, defendendo quatro equipes: Toleman, Lotus, McLaren e Williams. Senna obteve 41 vitórias, 65 poles, 19 melhores voltas e 80 pódios. Para celebrar, uma imagem de Ayrton em seu habitat natural: o cockpit de um McLaren, onde conquistou 35 das suas vitórias. Com seu icônico e temido capacete amarelo ao lado, Senna aguardava para ser chamado à pista - e lá, pulverizava recordes.
-----
Ayrton Senna was born exactly 64 years ago in São Paulo, Brazil. Three-times F1 world champion (1988, 1990 and 1991), the Brazilian driver raced in 161 GPs between 1984 and 1994, defending 4 teams: Toleman, Lotus, McLaren and Williams. Senna achieved 41 wins, 65 poles, 19 flying laps and 80 podiums. As a tribute, an image of Ayrton on board of a McLaren.
-----

  Há exatos 80 anos, nascia o francês François Cévert. Em 46 participações na F1 entre 1970 e 1973, o parisiense obteve ...
25/02/2024

Há exatos 80 anos, nascia o francês François Cévert. Em 46 participações na F1 entre 1970 e 1973, o parisiense obteve 13 pódios, todos a bordo de um Tyrrell. Nesta imagem, eis Cévert concentrado no cockpit durante o fim de semana do GP da França de 1971, em Paul Ricard. François terminou em segundo, atrás de Jackie Stewart (Tyrrell) e à frente de Emerson Fittipaldi (Lotus). Foi o primeiro pódio dele na categoria. Cévert morreria dois anos mais tarde, em acidente durante os treinos para o GP dos EUA de 1973, em Watkins Glen. Ele tinha 29 anos.
-----
François Cévert was born exactly 80 years ago. He raced in 46 GPs between 1970 and 1973, obtaining 13 podiums - all with Tyrrell. Here, Cévert during the 1971 French GP's weekend, at Paul Ricard. He finished in 2nd, behind Jackie Stewart (Tyrrell) and ahead of Emerson Fittipaldi (Lotus). That was the 1st podium of the French driver in F1. Two years later, François died during the 1973 US GP's weekend, at Watkins Glen. He had 29 years old.
-----

  Neste sábado, o grande Alain Prost celebra mais um aniversário. Tetracampeão mundial de Fórmula 1 em 1985, 1986, 1989 ...
24/02/2024

Neste sábado, o grande Alain Prost celebra mais um aniversário. Tetracampeão mundial de Fórmula 1 em 1985, 1986, 1989 e 1993, o francês faz 69 anos. Na F1, disputou 199 GPs, obtendo 51 vitórias, 33 poles, 41 melhores voltas e 106 pódios. Para celebrar, uma imagem de Prost, com Ferrari, em ação durante o fim de semana do GP de Portugal de 1991, no Estoril. À época, o francês andava às turras com a Scuderia. Prost reclamava da falta de desempenho do modelo 643. E na pista portuguesa, Alain voltou a sofrer com o carro da Rossa. Após largar em quinto, Prost abandonou com problemas no motor V12. A vitória no Estoril ficou com Riccardo Patrese (Williams), seguido por Ayrton Senna (McLaren) e Jean Alesi (Ferrari).
-----
On this Saturday, .Prost celebrates 69 years old. He raced 199 GPs in F1, scoring 51 wins, 33 poles, 41 flying laps and 106 podiums. As a tribute, remember the 4-times world champion with during the 1991 Portuguese GP's weekend, at Estoril. The French driver started in 5th place, but he didn't finish the race - Prost suffered with an engine issue. Riccardo Patrese (Williams) took the win at Estoril, followed by Ayrton Senna (McLaren) and Jean Alesi (Ferrari).
-----

  Falecido nesta sexta, aos 80 anos, Wilson Fittipaldi Júnior foi o protagonista da maior epopeia do automobilismo brasi...
23/02/2024

Falecido nesta sexta, aos 80 anos, Wilson Fittipaldi Júnior foi o protagonista da maior epopeia do automobilismo brasileiro: a criação da equipe Copersucar Fittipaldi. Para celebrar a vida e o legado do piloto-construtor, eis uma imagem rara dos primeiros passos do criador em sua criatura - Wilsinho, no cockpit daquele que viria a ser o FD01, com o pequeno Christian na carenagem e o núcleo duro da equipe, liderada pelo Tigrão e por Ricardo Divila. Eram outros tempos. Após um trabalho frenético, o carro e o time embarcaram para Buenos Aires, palco do GP da Argentina de 1975. Foi a estreia da Copersucar Fittipaldi na F1. A primeira e única do Brasil na categoria. Relembre como foi esse histórico momento no blog do Contos da Fórmula 1: https://contosdaf1.wordpress.com/2015/01/12/argentina-1975-o-batismo-de-fogo-da-copersucar-fittipaldi/
-----
Wilson Fittipaldi Júnior passed away on this Friday. Older brother of Emerson Fittipaldi, Wilson leaded the brazilian project of a Formula 1 team. As a tribute, remember the debut of the Copersucar Fittipaldi team. On the 1975 Argentinean GP, at Buenos Aires, Wilsinho drove the FD01, first F1 car produced in Brazil. In Portuguese: https://contosdaf1.wordpress.com/2015/01/12/argentina-1975-o-batismo-de-fogo-da-copersucar-fittipaldi/

  Wilson Fittipaldi Jr. descansou nesta sexta, aos 80 anos  E o seu legado?! O que ele sonhou e concretizou ninguém repe...
23/02/2024

Wilson Fittipaldi Jr. descansou nesta sexta, aos 80 anos E o seu legado?! O que ele sonhou e concretizou ninguém repetirá no Brasil. O país poderá ter novos campeões mundiais na F1. Mas, certamente, nunca mais haverá uma equipe brasileira na categoria. Wilsinho sonhou e realizou. Uma linda história.

  Há exatos 80 anos, nascia Bengt Ronald Peterson, ou simplesmente Ronnie Peterson. Na Fórmula 1, disputou 123 GPs entre...
14/02/2024

Há exatos 80 anos, nascia Bengt Ronald Peterson, ou simplesmente Ronnie Peterson. Na Fórmula 1, disputou 123 GPs entre 1970 e 1978, obtendo 10 vitórias, 14 poles e 26 pódios. Peterson alcançou o vice-campeonato mundial em 1971 e 1978 (ano em que faleceu). Como tributo, veja como o sueco, a bordo de um March, obteve uma improvável vitória no GP da Itália de 1976, em Monza. Foi o 3º e último triunfo da escuderia. Confira no Contos da Fórmula 1.

Ronnie Peterson was born exactly 80 years ago. As a tribute, remember his amazing win with March on the 1976 Italian GP, at Monza (in Portuguese).

Ronnie Peterson vivia um dilema em 1976. Nascido na cidade sueca de Orebro, a 14 de fevereiro de 1944, o piloto tinha 32 anos e uma incerteza: a Lotus, equipe na qual havia conquistado todas as sua…

  Há exatos 80 anos, nascia Bengt Ronald Peterson, ou simplesmente Ronnie Peterson. Na Fórmula 1, disputou 123 GPs entre...
14/02/2024

Há exatos 80 anos, nascia Bengt Ronald Peterson, ou simplesmente Ronnie Peterson. Na Fórmula 1, disputou 123 GPs entre 1970 e 1978, obtendo 10 vitórias, 14 poles e 26 pódios. Peterson alcançou o vice-campeonato mundial em 1971 e 1978 (ano em que faleceu). Como tributo, uma imagem do sueco, a bordo de um Lotus, atacando uma zebra no GP da França de 1974, em Dijon-Prenois. Ronnie venceria com estilo aquela prova, derrotando com autoridade as Ferrari de Niki Lauda e Clay Regazzoni.

Ronnie Peterson was born exactly 80 years ago. As a tribute, an image of the Swedish driver during the 1974 French GP, at Dijon. With Lotus, Peterson took an amazing win - Niki Lauda (Ferrari) finished in 2nd, followed by Clay Regazzoni (Ferrari).

  Nesta domingo, Roberto Pupo Moreno faz 65 anos. O brasileiro disputou 42 GPs entre 1987 e 1995, defendendo AGS, Coloni...
11/02/2024

Nesta domingo, Roberto Pupo Moreno faz 65 anos. O brasileiro disputou 42 GPs entre 1987 e 1995, defendendo AGS, Coloni, Eurobrun, Benetton, Jordan, Minardi, Andrea Moda e Forti Corse. Obteve 1 pódio (foi segundo em Suzuka-1990), 1 melhor volta (em Spa-1991), 15 pontos e, acima de tudo, o respeito do 'circo' da F1. Para celebrar, recorde como Moreno alcançou um lugar no grid para o GP de Mônaco de 1992. Moreno largou em último no Principado, mas foi festejado pelo 'circo' por carregar nas costas uma carroça chamada Andrea Moda. Veja como foi no Contos da Fórmula 1.
-----
On this Sunday, Roberto Pupo Moreno celebrates 65 years old. The Brazilian driver raced in 42 GPs between 1987 and 1985, defending AGS, Coloni, Eurobrun, Benetton, Jordan, Minardi, Andrea Moda and Forti Corse. He scored 1 podium (Suzuka-1990), 1 flying lap (Spa-1991) and 15 points. As a tribute, remember his qualifying to the 1992 Monaco GP. It was the only race of Andrea Moda's history (in Portuguese).

“Graças a Deus, eu tive a oportunidade de classificar o carro em Mônaco-1992 e fui aplaudido de pé por todos os engenheiros e chefes de equipes da Fórmula 1 quando entrei nos boxes. Aquele mo…

  Vermelho. Vermelho é a cor da paixão sobre quatro rodas. Vermelho enfeitiça. Vermelho cativa. Vermelho emociona. É imp...
01/02/2024

Vermelho. Vermelho é a cor da paixão sobre quatro rodas. Vermelho enfeitiça. Vermelho cativa. Vermelho emociona. É impossível gostar de Fórmula 1 e não sentir fascínio pelo vermelho.

A Ferrari é o símbolo máximo do automobilismo. A mítica escuderia de Enzo Ferrari é sinônimo de vitória. Ela constrói lendas. Cria heróis. Triunfar no cockpit da Rossa é diferente. É especial. Porque você não vence. É a Scuderia que conquista.

Lewis Hamilton é o maior vencedor, o maior campeão e o mais influente piloto da história da F1. Não precisa fazer mais nada. Se parasse hoje, já estaria consagrado. Mas nesta quinta, 1° de fevereiro de 2024, o britânico "quebrou a internet" ao ver seu nome associado à Scuderia Ferrari.

Foi um movimento tão rápido quanto surpreendente. Hamilton abriu mão de uma longeva e bem-sucedida parceria com a Mercedes para viver a febre vermelha. Terá 40 anos quando acelerar o carro vermelho pela primeira vez. Em 2025, iniciará o projeto que visa reconduzir a Rossa ao topo.

A associação entre Hamilton e Ferrari vai reunir duas marcas gigantes da F1. Vai render bons dividendos à categoria. Vai resultar em mídia, marketing e mais fãs para o circo. Enfim, apenas pontos positivos. A Liberty certamente se deleitou com a transferência bombástica.

Hamilton queria viver o sonho vermelho. Precisava sentir esse sabor. Mais uma vez, ele se impõe a um desafio hercúleo. Se vai ter sucesso de vermelho, só o tempo dirá. Mas a coragem de sair do seu lugar-comum a essa altura da carreira mostra o que só o vermelho é capaz de fazer.

Vermelho é paixão. Vermelho é ilusão. Vermelho é sedução. E seduz a ponto de tornar o maior expoente da F1 do século 21 em simplesmente mais um.

  "Minha paciência acabou. Desta vez, estou pensando seriamente em romper o contrato com a Surtees. São falhas em cima d...
27/01/2024

"Minha paciência acabou. Desta vez, estou pensando seriamente em romper o contrato com a Surtees. São falhas em cima de falhas e não são minhas não, são da equipe. Não posso continuar assim", disse José Carlos Pace após o 12º lugar no grid para o GP do Brasil de 1974, disputado há exatos 50 anos em Interlagos. Do desabafo, veio o resultado: o Surtees ficou melhor para a corrida, e Moco obteve o quarto lugar. Confira como foi no Contos da Fórmula 1.

Exactly 50 years ago, José Carlos Pace (Surtees) finished in 4th on the 1974 Brazilian GP, at Interlagos. Remember here (in Portuguese).

Em 27 de janeiro de 1974, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi palco de um novo show brasileiro na Fórmula 1. Como em 1973, Emerson Fittipaldi (McLaren) triunfou em solo paulistano. Mas a f…

  Há exatos 30 anos, Ayrton Senna se apresentava oficialmente na Williams. O tricampeão testou o FW15D com a pintura da ...
21/01/2024

Há exatos 30 anos, Ayrton Senna se apresentava oficialmente na Williams. O tricampeão testou o FW15D com a pintura da Rothmans no Autódromo do Estoril, em Portugal. Esse período de te**es foi bastante repercutido no Brasil à época. Afinal, enfim, Senna estava "na Williams de outro planeta".

No entanto, em 1994, a Williams seria mesmo do planeta Terra. O FW16 nasceria arredio. Ayrton teria problemas para se adaptar ao novo carro do time de Frank Williams.

O cenário não era o esperado pelo brasileiro. Mas, ainda assim, Senna despontava como favorito ao título. Por isso, naquele 20 de janeiro de 1994, todos os holofotes da F1 estavam voltados ao tricampeão.

  Neste domingo, Giancarlo Fisichella completa 51 anos. O italiano disputou 229 GPs entre 1996 e 2009, defendendo Minard...
14/01/2024

Neste domingo, Giancarlo Fisichella completa 51 anos. O italiano disputou 229 GPs entre 1996 e 2009, defendendo Minardi, Jordan, Benetton, Renault, Sauber, Force India e Ferrari. Fisichella obteve 3 vitórias, 4 poles e 19 pódios na carreira. Para celebrar, que tal recordar sua mais improvável façanha na Fórmula 1? A bordo de uma Jordan, Giancarlo venceu o GP do Brasil de 2003, em Interlagos. Quando a prova foi paralisada, seu carro ficou inutilizado em razão de um incêndio no motor. Se houvesse relargada, Fisichella não estaria nela. Giancarlo viu a inimaginável conquista cair em seu colo - e cinco dias depois da prova brasileira. Relembre desse épico momento no Contos da Fórmula 1.
-----
On this Sunday, Giancarlo Fisichella celebrates 51 years old. As a tribute, remember how he won the 2003 Brazilian GP, at Interlagos, with Jordan (in Portuguese).

Observe a imagem acima. Agora imagine que esse cidadão foi ao pódio desta corrida. Impressionado? Mas é fato. Pois bem. Então sente-se e veja a imagem de novo. É possível acreditar que o piloto des…

  Há exatos 44 anos, o finlandês Keke Rosberg obteve seu primeiro pódio na categoria máxima do automobilismo. A bordo de...
13/01/2024

Há exatos 44 anos, o finlandês Keke Rosberg obteve seu primeiro pódio na categoria máxima do automobilismo. A bordo de um Fittipaldi, Rosberg surpreendeu ao alcançar o terceiro lugar no GP da Argentina de 1980. Foi a primeira vez que a bandeira da Finlândia subiu ao pódio, e a segunda vez que um carro da escuderia brasileira alcançou o top 3 (a primeira foi com Emerson Fittipaldi, no GP do Brasil de 1978). A prova argentina também foi marcante para dois futuros multicampeões: segundo em Buenos Aires, Nelson Piquet (Brabham) também conquistou seu 1º pódio na F1, sendo superado apenas por Alan Jones (Williams); já o estreante Alain Prost (McLaren) anotou seu primeiro ponto ao terminar em sexto. Relembre dessas façanhas no Contos da Fórmula 1.
-----
Exactly 44 years ago, Keke Rosberg obtained his first podium in F1. With a Fittipaldi, the Finnish achieved the 3rd place on the 1980 Argentinian GP, at Buenos Aires. Keke was the first driver from Finland to finish in top 3. That race also was historic for two future champions: Nelson Piquet (Brabham), 2nd at Buenos Aires, also achieved his 1st podium, and Alain Prost (McLaren) scored his 1st point in his F1 debut. More here (in Portuguese).

Buenos Aires, 13 de janeiro de 1980. Naquele domingo, o Autódromo Oscar Galvéz recebeu o GP da Argentina de Fórmula 1. A prova marcava a abertura daquela temporada, que trazia algumas novidades. Um…

  Nesta quarta, Eddie Cheever completa 66 anos. Para celebrar o norte-americano, relembre o auge de sua carreira na Fórm...
10/01/2024

Nesta quarta, Eddie Cheever completa 66 anos. Para celebrar o norte-americano, relembre o auge de sua carreira na Fórmula 1. Aos 24 anos, ele conquistou um expressivo segundo lugar no GP dos Estados Unidos-Leste de 1982, disputado no circuito de rua de Detroit. A bordo de um Ligier, duelou com pilotos da estirpe de Didier Pironi (Ferrari), Niki Lauda (McLaren) e John Watson (McLaren), e alcançou um improvável pódio em casa. Eddie só não foi capaz de parar Watson, que largou em 17º e triunfou com autoridade em solo estadunidense. Confira aqui como Cheever alcançou o ápice de sua trajetória no Contos da Fórmula 1.

On this Wednesday, Eddie Cheever completes 66 years old. As a tribute, remember how the American driver obtained his best result in F1. On the 1982 United States East GP, at Detroit, Cheever, with a Ligier, finished in 2nd, behind John Watson (McLaren). Remember here (in Portuguese).

Edward McKay Cheever Junior, ou simplesmente Eddie Cheever, atingiu o auge na Fórmula 1 em 6 de junho de 1982. Naquele domingo, o circuito de rua de Detroit, no Michigan, recebia pela primeira vez …

  Neste domingo, Sir Lewis Carl Davidson Hamilton comemora 39 anos. Entre 2007 e 2023, o britânico se consolidou como um...
07/01/2024

Neste domingo, Sir Lewis Carl Davidson Hamilton comemora 39 anos. Entre 2007 e 2023, o britânico se consolidou como um dos grandes nomes da história da Fórmula 1. Em 332 GPs, defendeu apenas duas equipes - McLaren (entre 2007 e 2012) e Mercedes (desde 2013). Nesse período, conquistou impressionantes sete títulos mundiais (2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020), igualando o recorde de Michael Schumacher. Além disso, venceu 103 GPs, largou 104 vezes na pole e obteve 197 pódios (recordista absoluto nestes quesitos). Para celebrar a data, uma bela imagem de Hamilton após o GP de Abu Dhabi de 2014, em Yas Marina. Ele venceu a prova, garantindo seu bicampeonato - o primeiro troféu com a Mercedes.
-----
Lewis Hamilton celebrates 39 years old on this Sunday. Since 2007 in Formula 1, the British driver raced in 332 GPs for two teams - McLaren (2007-2012) and Mercedes (since 2013). Lewis conquered 7 world titles (2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 and 2020), equaling Michael Schumacher on the top of this ranking. In his amazing career, he won 103 GPs (record), started 104 times in pole position (record) and achieved 197 podiums (record). As a tribute, a beautiful photo of Hamilton, with Mercedes, on the 2014 Abu Dhabi GP, at Yas Marina. He won the race, conquering his 2nd world title.
-----

  Nesta quarta, o lendário Michael Schumacher completa 55 anos. Para celebrar o heptacampeão, que tal lembrar de sua est...
03/01/2024

Nesta quarta, o lendário Michael Schumacher completa 55 anos. Para celebrar o heptacampeão, que tal lembrar de sua estreia na Fórmula 1? O alemão deveu seu início na categoria ao belga Bertrand Gachot. Ele foi preso em agosto de 1991 após ser considerado culpado numa briga de trânsito, ocorrida em dezembro de 1990 em Londres. Gachot sacou uma lata de gás de pimenta e descarregou no rosto do taxista Eric Court. A substância era proibida na Inglaterra, e Bertrand acabou sendo detido por 60 dias. Com o cockpit vago, a Jordan entrou em acordo com a Mercedes, que custeou Schumacher para a disputa do GP da Bélgica de 1991. Em Spa-Francorchamps, Michael aproveitou a chance da vida. Recorde no blog do Contos da Fórmula 1 .
-----
On this Wednesday, Michael Schumacher celebrates 55 years old. As a tribute, remember his debut in Formula 1. On the 1991 Belgian GP, at Spa-Francorchamps, the German driver, with a Jordan, gave the first step on the road to glory (in Portuguese).

Bastou um treino e alguns metros no GP da Bélgica de 1991 para Michael Schumacher consolidar-se na Fórmula 1. Dono da carreira mais vitoriosa da categoria máxima do automobilismo, o alemão, nascido…

  Há exatos 57 anos, John Love (Cooper) protagonizava uma das maiores surpresas da história da Fórmula 1. No GP da Áfric...
03/01/2024

Há exatos 57 anos, John Love (Cooper) protagonizava uma das maiores surpresas da história da Fórmula 1. No GP da África do Sul de 1967, em Kyalami, o piloto nascido na Rodésia (atual Zimbábue) fez o que parecia impossível: colocou um defasado Cooper na liderança da etapa sul-africana. A seis voltas do fim, um problema no tanque de combustível obrigou John a ir para os boxes. Apesar de andar no limite, não conseguiu alcançar Pedro Rodríguez (Cooper), vencedor em Kyalami. Mesmo assim, Love obteve o segundo lugar. Foi o primeiro e único pódio do rodesiano na F1. Confira mais sobre o piloto e a corrida no Contos da Fórmula 1.

Exactly 57 years ago, John Love (Cooper) finished in 2nd on the 1967 South African GP, at Kyalami. Love only lost the race at the end - the winner was Pedro Rodríguez (Cooper). More here (in Portuguese).

Há quem diga que, em histórias românticas, o amor sempre vence no fim. Na Fórmula 1, porém, tal pensamento não é regra. Pelo contrário: em 2 de janeiro de 1967, um piloto que trazia amor no nome fo…

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Contos da Fórmula 1 posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share