Notícias da Sertã-PinhalDigital

  • Home
  • Notícias da Sertã-PinhalDigital

Notícias da Sertã-PinhalDigital Página com notícias e galeria de fotografias de acontecimentos do concelho da Sertã. Em sintonia com o site http://noticiasdoconcelhodaserta.webnode.pt

02/05/2024

A23 sem portagens

PS e Chega coligam-se na Assembleia da República para abolir as portagens nas SCUT. A autoestrada da Beira Interior(A23) é abrangida. Vai poder circular nesta via sem pagar portagens. Mas só em 2025.
O estado vai deixar de encaixar quase 150 milhões de euros anuais.

28/03/2024

Biblioteca Itinerante da Sertã esteve em destaque na cidade de Coimbra

A Biblioteca Itinerante da Sertã (Biblioandante) esteve no passado dia 21 de março (Dia Mundial da Poesia) em Coimbra para participar no «I Encontro Leitura em Trânsito: António Quadros da Academia à Comunidade», que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Contando com a presença de cerca de 20 Bibliotecas Itinerantes de todo o país e de diversos convidados das áreas da Ciência da Informação e da Literatura Portuguesa, este evento serviu para assinalar o centenário do escritor, filósofo, ensaísta e antigo diretor do Serviço de Bibliotecas Itinerantes e Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian, António Quadros.

A presença da Biblioandante foi bastante notada em Coimbra devido ao dinamismo evidenciado pelas técnicas da equipa responsável por este projeto, que aproveitaram a ocasião para falar das iniciativas que decorreram na Sertã no passado mês de janeiro e fevereiro, a propósito da obra de António Quadros, designadamente a sessão do Clube de Leitura Oral da Sertã (CLEIO) dedicada a este autor, onde foram lidos contos e excertos da sua obra. Neste âmbito foram também elaborados marcadores de livro pelo público da Biblioandante em algumas das aldeias do concelho, a partir de frases de António Quadros. Também a Academia Sénior lhe dedicou uma das suas aulas, onde foi recordado o seu percurso de vida e aconteceram momentos de reflexão pelos alunos a partir de frases desta antiga personalidade do mundo das letras.

No âmbito do referido encontro, também em Coimbra, esteve patente ao público a exposição «Bibliotecas Itinerantes: lugares de futuro», concebida pelo Município da Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, e que desde 2021 tem estado a percorrer o país de norte a sul.

26/03/2024

“O mundo da literatura infantil” dá nome a exposição e ateliê na Biblioteca Municipal da Sertã

De 2 de abril a 31 de maio, “O mundo da literatura infantil: encontro com personagens literárias” vai estar em exposição na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã. Da autoria de Sofia Branco, da MariUp Dolls, poderão ser apreciados diversos bonecos artesanais, que retratam personagens emblemáticas de vários contos infantis, em que cada um apresenta detalhes que reflete a essência do seu personagem literário. As suas criações são portadoras de lições valiosas, lúdicas e educativas que visam promover e estimular a riqueza da narrativa infantil e a arte por trás de personagens que cativam gerações.
A exposição será inaugurada no dia 2 de abril, às 15h30, a que seguirá, às 16 horas, um ateliê para crianças dos 6 aos 10 anos, que desafiará os mais pequenos a criar um livro artesanal, ilustrado com técnicas e materiais simples e acessíveis, tendo como tema a literatura infantil. Com inscrições gratuitas e limitadas, até dia 30 de março, este ateliê irá resgatar a autenticidade e a magia de criar algo feito à mão, fortalecendo o vínculo entre pais, familiares e crianças. Para além de valorizar e sensibilizar para a importância do artesanato, este ateliê promove a literatura infantil e, ao mesmo tempo, fomenta a participação e interação cultural nas bibliotecas.
A exposição e o ateliê decorrem no dia 2 de abril, data do nascimento de Hans Christian Andersen e Dia Internacional do Livro infantil. A efeméride foi fixada em 1967 pela International Board on Books for Young People - IBBY, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.
“O mundo da literatura infantil: encontro com personagens literárias” tem entrada livre e poderá ser apreciado de 2 de abril a 31 de maio de 2024, na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, às segundas e sábados, das 10h30 às 18 horas, e de terça a sexta-feira, das 10 horas às 18h30.

23/03/2024

Município da Sertã sensibiliza para o uso eficiente da Água

A 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água e, como é habitual, o Município da Sertã promove uma campanha de sensibilização para o uso eficiente da água, recurso natural precioso que, ao longo dos anos, tem vindo a escassear. Intitulada “Poupe agora, para ter depois!”, a campanha chama a atenção para diversas dicas que poderão ser colocadas em práticas para contribuir para um uso eficiente e racional da água. A referida campanha contempla a distribuição nos edifícios municipais, escolas e juntas de freguesia, de marcadores de livros com dicas para a poupança de água:


1. Reutilize sempre que puder
2. Tome duches rápidos
3. Não deixe a água a correr enquanto lava as mãos, os dentes ou faz a barba
4. Faça meia-descarga do autoclismo
5. Use as máquinas de lavar roupa e louça com a carga máxima
6. Repare fugas na canalização
7. Não desperdice água durante a rega
8. Não lave o carro com a mangueira
9. Utilize um balde com água (em vez de mangueira) para lavar o terraço ou varanda.


Na sequência desta campanha e à semelhança de anos anteriores, o Município da Sertã associou-se ao movimento “H2OFF” e convida a população a fechar a to****ra no dia 22 de março, às 22 horas, durante 60 minutos, suspendendo regas, fontes decorativas e utilização de to****ras. Promovida pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, esta iniciativa tem abrangência nacional e pretende estimular a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado.

Estas campanhas vêm juntar-se a outras iniciativas da autarquia no sentido de preservar a água. Neste âmbito, a Câmara Municipal da Sertã tem vindo a apostar no aumento da eficiência da distribuição de águas para consumo humano no concelho. Têm vindo a ser implementadas medidas que visam a redução de perdas de água, concretamente na monitorização das infraestruturas de reservatórios de água, através de equipamentos de medição, otimização da monitorização e controlo das perdas de água na rede de abastecimento. No que diz respeito a regas, a autarquia tem vindo a instalar equipamentos/tecnologias que, por um lado, optimizam a rega em períodos de menor evaporação e, por outro, optimizam a eficiência e sustentabilidade das zonas verdes.

Em 2024, a Organização das Nações Unidas (ONU) lança o desafio da reflexão sobre a importância da água na promoção da Paz. A água é um direito humano, intrínseco a todos os aspetos da vida e a sua gestão sustentável é o garante da dignidade humana, prevenindo conflitos armados e promovendo a Paz. Recorde-se a ONU instituiu o Dia Mundial da Água em 1993, com o objetivo de promover a reflexão e discussão sobre problemas relacionados com os recursos hídricos e chamar a atenção para a importância da água doce, defendendo também uma utilização e controlo sustentáveis dos recursos de água potável, de forma a proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida das populações.

21/03/2024

Sertã recebe “Quintais nas Praças do Pinhal” a 24 de março

Os “Quintais nas Praças do Pinhal estão de regresso à Sertã, já neste domingo dia 24 de março, entre as 9 e as 17 horas, na Alameda da Carvalha. Este mercado apresenta produtos frescos e artesanato dos vários concelhos que integram a iniciativa: Sertã, Mação, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei.

Promovidos pela Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal interior Sul, os “Quintais nas Praças do Pinhal”, realizam-se todos os segundos domingos de cada mês, em itinerância pelo território dos municípios parceiros.

Para além de oferecer produtos de qualidade aos consumidores e promover produtos endógenos e característicos da região, a iniciativa possibilita uma mais-valia e reforço das economias familiares dos produtores, com o escoamento de produtos excedentes, mesmo que não dependam diretamente da agricultura.

As pessoas que pretendam associar-se à iniciativa para vender nos mercados dos “Quintais nas Praças do Pinhal” poderão inscrever-se, contactando a Pinhal Maior através do 274 600 130 ou junto de um dos cinco municípios envolvidos. Mais informações sobre as próximas edições dos “Quintais nas Praças do Pinhal” na página de divulgação do Facebook.

22/02/2024

Núcleo expositivo reabriu em Pedrógão Pequeno

Reabriu ontem ao público o núcleo expositivo dedicado à história de Pedrógão Pequeno. Situado na escola primária daquela vila, este núcleo esteve encerrado durante alguns meses para obras de conservação do edifício.

A reabertura deste espaço permitirá aos visitantes uma “viagem singular através da história de Pedrógão Pequeno, tendo-se recorrido a diversas soluções tecnológicas, objetos históricos, fotos, memorabilia, artefactos e documentação bibliográfica para que a experiência seja maximizada”, sublinhou Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã.

Inaugurado em março de 2023, o núcleo expositivo apresenta “diversas particularidades e inscreve-se na estratégia municipal de dotar as vilas do concelho da Sertã de espaços museológicos, que sirvam de âncoras no território, não só em termos turísticos como também de dar a conhecer a nossa história e o passado das nossas gentes”, constatou o autarca.

O espaço, promovido pelo Município da Sertã e pela Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno, estará aberto ao público de segunda a sexta-feira, durante a manhã entre as 10 e as 13h e no período da tarde entre as 14 e as 17h, e aos domingos, das 10 às 13h.

Câmara da Sertã e AEBB vão assinar protocolo para serviços de apoio a empresas do concelhoNo próximo dia 29 de fevereiro...
21/02/2024

Câmara da Sertã e AEBB vão assinar protocolo para serviços de apoio a empresas do concelho

No próximo dia 29 de fevereiro, às 17h30m, vai decorrer no Salão da Assembleia Municipal da Sertã a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre o Município da Sertã e a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB).

Contará com intervenções de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, e Ana Palmeira de Oliveira, Presidente da Associação Empresarial da Beira Baixa. Após a assinatura seguir-se-á uma sessão de apresentação relacionada com linhas de apoio e incentivos atualmente disponíveis para diversos sectores de atividade.

Carlos Miranda lança o convite às empresas de todos os sectores do concelho para assistirem à sessão, desvendando que “serão apresentados os sistemas de incentivo e medidas de apoio em vigor, que poderão constituir uma mais-valia na melhoria da atividade das empresas”. Os interessados em participar deverão inscrever-se gratuitamente em: https://bit.ly/3US8k8j .

Data: 29/02/2024 - Quinta-Feira Horário: 17:30h Local: Edifício Paços do Concelho - Sala da Assembleia Municipal

09/02/2024

Contrato de Consórcio PROVERE Aldeias do Xisto 2030 Assinado na Sertã

A Casa da Cultura da Sertã recebeu, no passado dia 7 de fevereiro, a cerimónia de Assinatura dos Contratos de Consórcio da Estratégia de Eficiência Coletiva do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos – EEC PROVERE Rede Aldeias do Xisto 2030. A sessão de abertura contou com intervenções de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Anabela Freitas, Vice-Presidente da Turismo Centro de Portugal e Bruno Ramos, coordenador da ADXTUR.

Carlos Miranda deu as boas-vindas ao concelho da Sertã e descreveu o território sertaginense, destacando os lagos formados pelas albufeiras do Cabril, Bouçã e Castelo do Bode, sublinhando que “há um enorme trabalho a fazer no sentido da valorização destes grandes ativos”. Reforçou o facto ser um “território de serra, aldeias, tradições e saberes, e um território de xisto, de gastronomia, onde a nossa bandeira é o Maranho, entre outras iguarias”. Neste âmbito, o autarca realçou “o papel determinante que a Rede das Aldeias do Xisto desempenha na promoção e valorização dos ativos do nosso território”, onde a assinatura do consórcio para a Rede das Aldeias do Xisto 2030 assume especial relevância.

Bruno Ramos, coordenador da ADXTUR apresentou o plano estratégico e, perante uma plateia de parceiros, transmitiu a missão da Rede das Aldeias de Xisto: “gerar atratividade territorial estimulando o desenvolvimento ambiental, social, económico e sustentável integrado e participado”. As ações previstas pretendem contribuir para a afirmação das Aldeias do Xisto como opção de vida, de direito próprio, tornando-as opções atrativas para habitar, trabalhar, investir, criar, aprender e visitar. Visam também “afirmar as aldeias como um modelo de sustentabilidade ambiental, social e económico”. Utilizando uma metáfora expressiva, o coordenador da ADXTUR estabeleceu uma analogia entre o consórcio e o xisto: “individualmente as lascas do xisto são frágeis mas agregando-se, juntando-se nessa diversidade plural, conseguem ganhar importância, resistência e expressão”.

Anabela Freitas, Vice-Presidente da Turismo Centro de Portugal, elogiou o trabalho realizado pela ADXTUR na elaboração do plano estratégico apresentado, salientando o elevado número de projetos PROVERE que serão submetidos a candidatura apenas na Região Centro. Anabela Freitas destacou este aspeto “como um sinal de que os territórios e os agentes públicos e privados, têm a necessidade de trabalhar em conjunto e de preservar a sua identidade, as suas tradições, o seu modo de vida e, aquilo que para a Turismo do Centro é a autenticidade do destino”. Reforçou também “a importância deste tipo de projetos ultrapassarem aquilo que são as fronteiras administrativas e a capacidade de congregarem várias entidades, critério fundamental quando se pensa em Turismo”.

Na cerimónia estiveram presentes inúmeras entidades da região centro, como autarquias, empresas, associações, instituições de ensino, entre outras, que assinaram os contratos do Consórcio EEC PROVERE Rede Aldeias do Xisto 2030. São já cerca de 230 os consorciados, número que deverá subir, de acordo com Bruno Ramos, até dia 16 de fevereiro, data da submissão da candidatura.

07/02/2024

Valter Hugo Mãe regressa à Sertã para apresentar o seu novo livro

Era um dos regressos mais aguardados do universo literário português para 2024. Valter Hugo Mãe tem novo livro e vai apresentá-lo na Sertã, no próximo dia 16 de fevereiro, pelas 21h, no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários da Sertã.
O livro «Deus na escuridão» explora “a ideia de que amar é sempre um sentimento que se exerce na escuridão. Uma aposta sem garantia que se pode tornar absoluta. A dúvida está em saber se os irmãos podem amar como as mães que, por sua vez, amam como Deus”, pode ler-se na sinopse deste que é o nono romance de Valter Hugo Mãe e que tem como pano de fundo a ilha da Madeira.
O autor multipremiado e um do mais conceituados a escrever em língua portuguesa estará na Sertã para apresentar este novo livro, que completa a tetralogia Irmãos, Ilhas e Ausências. Na ocasião, além da conversa com Valter Hugo Mãe, decorrerá uma sessão de autógrafos, podendo os interessados adquirir também o novo livro «Deus na escuridão».
“Valter Hugo Mãe é um dos nomes maiores da literatura portuguesa e o lançamento de um novo livro deste autor tem sempre grande visibilidade nos meios culturais. É um privilégio para nós receber este evento na Sertã.”, sublinhou Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, que lembrou “a ligação afetiva que une Valter Hugo Mãe ao concelho da Sertã, bem visível nas suas presenças na Maratona de Leitura”.
Nascido em Angola, a 25 de setembro de 1971, Valter Hugo Mãe nunca acreditou que chegaria aos 18 anos, mas a verdade é que ultrapassou essa marca e transformou-se num dos nomes mais conhecidos e celebrados da literatura nacional. A sua obra está traduzida em variadíssimas línguas, merecendo um prestigiado acolhimento em países como o Brasil, a Alemanha, a Espanha, a França ou a Croácia.
Iniciou a carreira literária em 1996 com a publicação de um livro de poemas «silencioso corpo de fuga». Seguiram-se dezenas de outros títulos, onde se incluem livros para crianças, poesia e romances, que lhe trouxeram o reconhecimento da crítica e do público.
Recebeu o Prémio Saramago em 2006 pela publicação de «O Remorso de Baltazar Serapião» e, em 2010, o Prémio Portugal Telecom Melhor Livro do Ano e o Prémio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano com «A Máquina de Fazer Espanhóis». Nos anos mais recentes (2020) venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores com a obra «Contra Mim».
É também editor, artista plástico e músico. Em 1999 foi co-fundador da Quasi edições e, no ano de 2006, fundou a editora Objecto Cardíaco.

07/02/2024

Valter Hugo Mãe regressa à Sertã para apresentar o seu novo livro

Era um dos regressos mais aguardados do universo literário português para 2024. Valter Hugo Mãe tem novo livro e vai apresentá-lo na Sertã, no próximo dia 16 de fevereiro, pelas 21h, no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários da Sertã.
O livro «Deus na escuridão» explora “a ideia de que amar é sempre um sentimento que se exerce na escuridão. Uma aposta sem garantia que se pode tornar absoluta. A dúvida está em saber se os irmãos podem amar como as mães que, por sua vez, amam como Deus”, pode ler-se na sinopse deste que é o nono romance de Valter Hugo Mãe e que tem como pano de fundo a ilha da Madeira.
O autor multipremiado e um do mais conceituados a escrever em língua portuguesa estará na Sertã para apresentar este novo livro, que completa a tetralogia Irmãos, Ilhas e Ausências. Na ocasião, além da conversa com Valter Hugo Mãe, decorrerá uma sessão de autógrafos, podendo os interessados adquirir também o novo livro «Deus na escuridão».
“Valter Hugo Mãe é um dos nomes maiores da literatura portuguesa e o lançamento de um novo livro é sempre motivo de grande destaque e regozijo nos meios culturais”, sublinhou Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, que lembrou “a ligação afetiva que une Valter Hugo Mãe ao concelho da Sertã, bem visível nas suas presenças na Maratona de Leitura”.
Nascido em Angola, a 25 de setembro de 1971, Valter Hugo Mãe nunca acreditou que chegaria aos 18 anos, mas a verdade é que ultrapassou essa marca e transformou-se num dos nomes mais conhecidos e celebrados da literatura nacional. A sua obra está traduzida em variadíssimas línguas, merecendo um prestigiado acolhimento em países como o Brasil, a Alemanha, a Espanha, a França ou a Croácia.
Iniciou a carreira literária em 1996 com a publicação de um livro de poemas «silencioso corpo de fuga». Seguiram-se dezenas de outros títulos, onde se incluem livros para crianças, poesia e romances, que lhe trouxeram o reconhecimento da crítica e do público.
Recebeu o Prémio Saramago em 2006 pela publicação de «O Remorso de Baltazar Serapião» e, em 2010, o Prémio Portugal Telecom Melhor Livro do Ano e o Prémio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano com «A Máquina de Fazer Espanhóis». Nos anos mais recentes (2020) venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores com a obra «Contra Mim».
É também editor, artista plástico e músico. Em 1999 foi co-fundador da Quasi edições e, no ano de 2006, fundou a editora Objecto Cardíaco.

05/02/2024

Produtos da Terra destacam “Queijos e Enchidos” a 18 de fevereiro na Sertã

A Alameda da Carvalha, na Sertã, acolhe a 18 de fevereiro mais uma edição de “Produtos da Terra”, que decorrerá entre as 9 e as 17 horas. Neste mercado estarão em destaque os “Queijos e Enchidos”. Desde frescos, curados, secos, com ou sem picante, são várias as opções de escolha de queijos, assim como chouriços mouros ou magros, farinheiras e todo o tipo de enchidos, assim é composta a “montra” que apresenta o que de melhor se produz na região. Para além do produto em destaque, em todas as edições podem ser adquiridos produtos hortofrutícolas, transformados e artesanato, num mercado que se realiza ao ar livre, num local de extraordinária beleza natural.

Promovida mensalmente pelo Município da Sertã, a iniciativa “Produtos da Terra” possibilita uma maior proximidade entre o cidadão e os produtores regionais: quem procura produtos de qualidade pode assim fazê-lo num local próximo e sem recorrer às grandes superfícies.

Agenda 2024 mercados “Produtos da Terra”:

- 18 de fevereiro - Queijos e Enchidos;
- 17 de março - Flores e Sementeiras;
- 21 de abril - Doçaria Tradicional;
- 19 de maio – Artesanato;
- 16 de junho - Frutas e Legumes;
- 18 de agosto – Mel;
- 15 de setembro – Vinho e Licores;
- 20 de outubro - Castanha e Frutos Secos;
- 17 de novembro - Bolos de Todos os Santos;
- 21 e 22 de dezembro - Espírito de Natal.

03/02/2024

Câmara da Sertã vai ampliar o Centro de Saúde da Sertã
- Candidatura submetida ao PRR

Na sequência do Aviso Convite n.º 16/C01-i01/2023, a Câmara Municipal da Sertã submeteu, no dia 31 de janeiro, a candidatura “Requalificação e Adaptação do Centro de Saúde da Sertã – Fase 2” ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Este Aviso Convite do PRR reservado, entre outros, ao Centro de Saúde da Sertã, prevê uma verba disponível de um milhão de euros para esta obra.

Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, afirma que “estamos apostados em melhorar a saúde no concelho da Sertã”. Neste sentido, o autarca refere que “através do PRR, vamos conseguir levar a cabo este projeto de ampliação do Centro de Saúde, que se revela fundamental para conferir maior dimensão e eficácia na prestação dos cuidados de saúde, aumentando a sua capacidade de resposta e tornando-o, progressivamente, um centro de saúde cada vez mais relevante na região”.

A candidatura surge do reconhecimento de necessidades de obras de ampliação, reabilitação e adaptação do Centro de Saúde, por parte do Município da Sertã e da ULS (Unidade Local de Saúde) de Castelo Branco, que persistiram após a requalificação parcial de 2019.

A intervenção, que totalizará um investimento de 1.127.947,80€, visa a ampliação do Centro e a requalificação de alguns espaços por forma a melhorar os serviços e as condições de segurança e conforto para utentes e profissionais, e a possibilitar de forma mais funcional o cumprimento de planos de contingência. A intervenção proposta na referida candidatura visa também melhorar as condições de acessibilidade e tornar o edifício ambientalmente mais sustentável, através da introdução de medidas de eficiência energética que permitam melhorias significativas no desempenho energético do edifício, nomeadamente, substituição de vãos envidraçados exteriores por caixilharia com vidros duplos, substituição da iluminação por tecnologia LED, entre outras.

02/02/2024

Natação do CCD Sertã com bons resultados nas últimas competições
A equipa de natação do CCD Sertã esteve presente, no fim de semana passado, em duas competições: no Torneio Nadador Completo da ANIC - Associação de Natação do Interior Centro, que decorreu em Campo Maior, e no Campeonato Nacional Master, que decorreu nas Caldas da Rainha.
No Torneio Nadador Completo, competição que premeia o nadador mais completo nas cinco provas do programa (100 mariposa, 100 Costas, 100 bruços, 100 livres e 200 estilos), o CCD Sertã conquistou um total de três pódios. Em primeiro lugar absoluto, sendo simultaneamente o melhor nadador completo do torneio, classificou-se Fábio Pinto com 2284 pontos. Também em primeiro lugar, mas em infantis femininos, classificou-se Inês Farinha com 1369 pontos e, no mesmo escalão, a Matilde Lourenço alcançou o segundo lugar com 1236 pontos.
O CCD Sertã levou a esta competição 27 nadadores, tendo registado uma prestação muito positiva de todos os participantes, com um total de 82 novos recordes pessoais em 120 resultados obtidos. Para além dos nadadores já referidos, representaram a Sertã os absolutos (juniores e seniores) João Barreto, Matilde Cardoso, Mafalda Lourenço, Clara Marçal, Joana Matias, Lucas Peres, Francisco Ribeiro, Lara Almeida e Carolina Silva. Os juvenis presentes foram Tomás Lourenço, Clara Marçal e Bernardo Pires e os infantis Rui Douvens, Rafael Ferreira, Afonso Filipe, Tomás Gaspar, Duarte Matos, Daniela Ribeiro, Madalena Rolo, Margarida Santos e Leonor Tavares. Participaram também os cadetes Sérgio Alves, Simão Freire, Pedro Marcelino e Leonor Silva. Refira-se que, nesta competição estiveram presentes nove clubes representados por 160 nadadores.
Em relação ao Campeonato Nacional de Master, o destaque vai para o segundo lugar conquistado por Laurelin Molen nos 200 bruços no escalão de Master C. Laurelin nadou também os 100 bruços, os 100 estilos e os 400 e 200 livres. Hugo Afonso competiu apenas nos 100 livres, tendo obtido o 17º lugar Master E.
No fim de semana anterior, nos dias 20 e 21 de janeiro, a cidade de Abrantes recebeu duas competições. No sábado decorreu a Taça Vale do Tejo, uma prova de seleções regionais de infantis e juvenis, onde a Sertã contou com uma nadadora na seleção regional da ANIC, a infantil Inês Farinha, que fez dois recordes pessoais nos 100 costas e nos 100 mariposa, e competiu ainda nas estafetas de 4x100 livres e 4x100 estilos. Destaque na seleção da ANIC para o Guilherme Martinho do Fundão que fez três pódios nesta competição: 1º lugar nos 200 estilos, 2º nos 100 bruços e 3º nos 100 livres.
A ANDS - Associação de Natação do Distrito de Santarém organizou, também em Abrantes, o Torneio de Técnicas Alternadas, no qual o CCD Sertã se fez representar por 14 nadadores, os mais jovens da equipa: Rodrigo Alves, Gabriel Curto, Misael Antunes, Tiago Cardoso, Ismael Estevão, Selma Estevão, Camila Ferreira, Ariana Lopes, Tomas Marçal, Marco Nunes, Martim Nunes, Gonçalo Silva, Simão Silva e Denzel Silvestre.
Refira-se que no próximo fim de semana a equipa de natação do CCD Sertã irá competir, no sábado, no Meeting de Ponte de Sor e, domingo, no Torneio de Cadetes na cidade de Tomar.

01/02/2024

Casa da Cultura da Sertã recebe concerto de Custódio Castelo a 10 de fevereiro

Custódio Castelo, apelidado por muitos como o “Mestre da Guitarra Portuguesa”, vai estar na Casa da Cultura da Sertã, no próximo dia 10 de fevereiro, às 21 horas, para um concerto que promete ser memorável.

Virtuoso guitarrista, Custódio Castelo apresentará na Sertã diversos temas como "O Encantador de Tristezas", "Ondulância", "Razões", "Ventus", "Velho Fado de Lisboa" e "Ausente", entre outros, extraídos dos álbuns “InVentus” e “Maturus”. Neste último foi utilizada a guitarra “Siamesa”, construída pelo luthier Óscar Cardoso, que une pela mesma caixa de ressonância a guitarra de Lisboa e a guitarra de Coimbra.

Custódio Castelo tem-se apresentado como solista em importantes festivais internacionais, como o de Belo Horizonte, o World Music of Philadelphia, o International of Rabat, o North Sea Jazz, nos Países Baixos, e o Festival du Sud, em França. Já gravou com Mariza, Cristina Branco e participou com Ana Moura e Jorge Fernando no "The Rolling Stones Project" de Tim Ries. Do seu vasto percurso, destaque para a gravação do álbum “Só à noitinha” com a Orquestra Sinfónica da Lituânia e para diversos momentos de partilha de palco com músicos de outras áreas, salientando-se o acordeonista Richard Galliano, os pianistas Olga Prats, Arrigo Cappelletti e André Dequech, o bandeonista Daniele di Bonaventura, o violoncelista Davide Zacaria, o contrabaixista Ben Wolf, o guitarrista clássico Leonardo Amuedo, a cantora Carmen Linares ou a estilista Ana Salazar.

Desde 2008 leciona o primeiro curso universitário de Guitarra Portuguesa no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Em 2010 foi distinguido com o Prémio Amália Rodrigues para o Melhor Instrumentista de Fado. Natural de Almeirim, desde 2014 dirige artisticamente, naquela cidade, o Festival Guitarra d’Alma.

Promovido pelo Município da Sertã, o concerto de Custódio Castelo tem entrada gratuita mediante apresentação de bilhete, que poderá ser levantado antecipadamente na Casa da Cultura da Sertã (sem possibilidade de reservas).

31/01/2024

Somos Associação!
No dia 1 de maio de 2022, sete pessoas reuniram-se no concelho da Sertã, determinadas a
“dar voz à natureza da zona do pinhal, promovendo uma vivência em simbiose entre pessoas e
natureza”. Nasceu, naquele dia, o MAE - Movimento de Acção Ecológica, tendo-se definido os
seguintes objetivos:
• promover uma floresta nativa e biodiversa
• proteger os rios
• promover o consumo local e economia circular
• relembrar os humanos da relação de simbiose com a natureza
• trazer para o presente a memória coletiva das gentes da terra
• zelar pelo meio ambiente, utilizando estratégias que envolvam as pessoas da zona do
pinhal
• promover a descarbonização da sociedade local
O ponto de contacto inicial entre os membros deu-se com recolhas de lixo, realizadas com
barcas serranas, nas margens do Rio Zêzere, junto ao Trízio. Desde então, organizámos um
Encontro sobre Floresta e Água; criámos um Manifesto contra a construção de um túnel na
barragem do Cabril e de uma barragem no rio Ocreza; estamos empenhados na constituição de
uma área protegida na Serra do Picoto Rainha, através das iniciativas “Da Serra se Faz Água”;
concretizámos recolhas de lixo na Sertã e em Cernache do Bonjardim; promovemos passeios
micológicos em Vila de Rei, Sertã e Pedrogão Grande; reunimos com o Presidente da Câmara
Municipal da Sertã, Dr. Carlos Miranda; e ainda tivemos oportunidade de reunir com o Ministro
do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.
A 19 de janeiro de 2024, resolvemos formalizar o Movimento e dar vida a uma nova
associação, sediada no concelho da Sertã, mas cujo raio de ação se estende aos concelhos
limítrofes de Proença-a-Nova, Oleiros, Pedrógão Grande, Vila de Rei e Mação. Com elementos
de várias idades, nacionalidades e profissões, o MAE pretende ser voz ativa na defesa ambiental
e ecológica da nossa região. Enquanto Associação, mantem uma certa horizontalidade na sua
gestão e direção, bem como na tomada de decisões.
Tendo como valores a Compaixão, a Diversidade, a Honestidade, a Integridade, a Justiça, o
Respeito, a Responsabilidade, a Sustentabilidade e a Valorização, o MAE está aberto à inscrição
de sócios e integração de novos membros que queiram connosco colaborar na defesa da Natureza.
Para tal, basta enviar mensagem através de e-mail, das redes sociais ou do contacto pessoal com
qualquer membro do MAE.
Saudações ecológicas,
Fábio João
Cristiana Tagaio
MAE (Movimento de Acção Ecológica

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Notícias da Sertã-PinhalDigital posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share