Topoi. Revista de História

  • Home
  • Topoi. Revista de História

Topoi. Revista de História Topoi. Revista de História é a revista do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ

Topoi está aberta a todos os campos disciplinares, especialidades, períodos e temas históricos. E através do expresso convite à publicação ou da recepção espontânea de artigos e resenhas originais, pretende estimular os debates acadêmicos, publicando artigos, entrevistas, resenhas ou ensaios de crítica histórica acerca de diversas expressões da cultura. Sua missão consiste em dar publicidade às co

nclusões e aos experimentos da pesquisa contemporânea em História, trazendo para o público acadêmico os novos frutos intelectuais alcançados pelos estudiosos mais qualificados das ciências e das humanidades.

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Denise Aparecida Soares de Moura, publicado no ano de 2012...
02/09/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Denise Aparecida Soares de Moura, publicado no ano de 2012 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“Este artigo apresenta conclusões de uma pesquisa sobre a produção da aguardente em engenhos e sítios de uma freguesia da cidade de São Paulo, dentro do panorama mais amplo do comércio desse produto no Império português entre 1765 e 1822. Para tanto foram utilizados os Maços de População da Capital, especialmente do ano de 1802, e os mapas de importação e exportação da vila de Santos produzidos por sua alfândega para a Real Junta de Comércio, no Rio de Janeiro”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/MvMFwyS4gL4gnpsvN8dpJ3k/?lang=pt&format=html #

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Ludmila da Silva Catela, publicado no ano de 2012 pela Top...
30/08/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Ludmila da Silva Catela, publicado no ano de 2012 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“Como na construção de um origami, as imagens que representam o desaparecimento de pessoas na Argentina e a ação terrorista do Estado durante os anos 1970 dobram-se e redobram-se repetidamente, até compor uma nova figura. Essas dobraduras, como os papéis coloridos que são dobrados, têm a ver com as descobertas, as manipulações, a circulação e os usos de fotos que se propõem como representação da situação-limite do desaparecimento. Este texto percorrerá quatro cenas de análise sobre as modificações que as imagens sofrem a partir dos contextos de enunciação utilizados: o uso público da imagem do desaparecido como denúncia, a fotografia na esfera doméstica para diferenciar sua morte de outras, o uso do retrato do filho desaparecido sobre o corpo das Mães da Plaza de Maio e, finalmente, a circulação dos retratos fotográficos em instituições de memória, como museus e arquivos”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/r9dWmcxLNqWb4NDWrgsLHZp/?lang=pt&format=html #

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Maria Cecília Velasco e Cruz, publicado no ano de 2010 pel...
28/08/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Maria Cecília Velasco e Cruz, publicado no ano de 2010 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“Este artigo tem como objetivo demonstrar por que, para se compreender a participação dos libertos e seus descendentes na formação do movimento operário da Primeira República, é preciso ir além dos estudos que privilegiam o agir humano (agency) e as experiências individuais, sem buscar inseri-las em análises estruturais do mercado de trabalho, das relações de produção e dos processos de trabalho. Para tanto, constrói-se o argumento a partir de uma análise substantiva, cujos fios condutores são a elucidação de "termos de época" e a discussão dos significados do conceito de liberdade implícitos nas falas dos patrões e operários em momentos de conflito aberto”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/hrjXrdMNfDxYxkSZMmYYrdq/

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Maria Beatriz de Mello e Souza, publicado no ano de 2002 p...
26/08/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Maria Beatriz de Mello e Souza, publicado no ano de 2002 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“A Virgem Maria e sua mãe, Anna, foram as santas mais populares no Brasil ao longo dos séculos XVII e XVIII. A devoção a esta "gloriosa matriarca" é, com efeito, um reflexo do culto mariano. Anna veio até a ser associada com algumas virtudes da Mãe de Cristo. Três tipos de representação artística ilustram esta associação ao retratarem Anna como mãe, guia, e, sobretudo, mestra. Este trabalho propõe uma interpretação destes tipos iconográficos à luz do pensamento católico e do contexto social de Minas Gerais. Esta região testemunhou a emergência do mais importante centro artístico da América Portuguesa no século XVIII; esculturas de Santa Anna ocupavam um lugar de destaque em paróquias e capelas mineiras. Tornaram-se imagens de culto para indivíduos e grupos diversos. O objetivo desta pesquisa é compreender o significado destas imagens que não estão enraizadas em passagem alguma das Escrituras; elas constituem, ao contrário, um retrato cultural dos papéis atribuídos à maternidade”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/rqK4SbNnNLBt5yyN6hkcC6k/?lang=pt

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Francisco Carlos Cardoso Cosentino, publicado no ano de 20...
23/08/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Francisco Carlos Cardoso Cosentino, publicado no ano de 2015 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“Este trabalho analisa os governos do Estado do Brasil, identificando e diferenciando suas hierarquias e poderes, caracterizando a relação entre os governadores-gerais e os governadores e capitães-mores das capitanias dessa parte da monarquia pluricontinental lusa, fossem elas de donatário ou régias, anexas ou principais. Conclui, ao contrário do que se tem afirmado, a diferenciação de sua autoridade e o poder e a supremacia dos governadores-gerais”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/TPYz7kqFyNqzCfWw4hJ6jgG/?lang=pt #

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Magnus Roberto de Mello Pereira, publicado no ano de 2014 ...
21/08/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Magnus Roberto de Mello Pereira, publicado no ano de 2014 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“Assim que assumiu a pasta da Marinha e do Ultramar, em 1796, d. Rodrigo de Souza Coutinho desencadeou um processo que buscava resolver a dependência portuguesa da importação de salitre. Reuniu à sua volta uma equipe composta em sua maioria por luso-brasileiros. João da Silva Feijó, frei Mariano da Conceição Veloso e Manuel Jacinto Nogueira da Gama foram incumbidos de fazer experiências sobre a produção artificial de salitre. Simultaneamente, a mando do ministro, Veloso iniciou o processo de tradução e publicação de obras francesas e inglesas sobre o assunto. Tanto o empreendimento editorial do Arco do Cego quanto a produção de salitre, e ainda o envolvimento de luso-brasileiros em ambos, são processos concomitantes e imbicados e fruto de uma política coerente e orientada, a qual é objeto do presente estudo”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/Ws53YZ4HFHL7Szjs4ZD57vf/

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Antonio Torres Montenegro, publicado no ano de 2011 pela T...
19/08/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Antonio Torres Montenegro, publicado no ano de 2011 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“Este artigo analisa a história do ataque sofrido por um grupo de trabalhadores em 1972, no engenho de açúcar conhecido como Matapiruma, na cidade de Escada, em Pernambuco. O alvo central da violência foram os irmãos Luís Inocêncio Barreto, José Inocêncio Barreto e João Inocêncio Barreto que haviam liderado uma ação trabalhista na Junta de Conciliação e Julgamento daquela cidade, juntamente com mais 71 trabalhadores. Após terem ganhado a causa na Justiça do Trabalho, esses trabalhadores e, em especial, esses três irmãos passaram a ser perseguidos pelo arrendatário do engenho e pelas autoridades policiais e militares. O artigo analisa uma série de documentos encontrados no arquivo do DOPS-PE, bem como a entrevista de um dos irmãos que sobreviveu àquele ataque”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/vYyWK6G8wDMfCJjB5z9vXXL/

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Jacqueline Hermann, publicado no ano de 2007 pela Topoi.O ...
16/08/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Jacqueline Hermann, publicado no ano de 2007 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“O texto apresenta algumas possibilidades analíticas para a decisão tardia de aclamar d. João VI no Brasil, tendo o rei assumido o título monárquico desde a morte de sua mãe, d. Maria I, em 20 de março de 1816. A decisão pela aclamação e a forma grandiosa da cerimônia, quase dois anos depois, deve ser analisada à luz da mudança do contexto europeu após a derrota de Napoleão, da restauração das forças monárquicas impressas nos tratados do Congresso de Viena, e, no Brasil, considerando os novos perfis dos ministros de d. João nos últimos anos de sua permanência na América”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/ww7Zd993XrXfZp8mnQYWdNK/?format=html&lang=pt

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Henrique Espada Lima, publicado no ano de 2015 pela Topoi....
14/08/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Henrique Espada Lima, publicado no ano de 2015 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“Este artigo discute as relações entre a micro-história e o recente debate sobre a história global no campo dos estudos sobre o trabalho. O texto se desdobra em uma discussão historiográfica e uma análise empírica de um documento, o inventário judicial dos bens deixados por um africano livre de nome Augusto Mina, um marinheiro e trabalhador portuário, que morreu na cidade do Desterro, na Ilha de Santa Catarina, em 1861. O artigo discute o modo pelo qual a análise dos fatos que se conhece da vida de Augusto pode ilustrar as potencialidades e os limites de uma investigação histórica que tente integrar as sugestões teóricas e metodológicas da micro-história aos desafios intelectuais propostos pela história global do trabalho”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/jW5mRNgSxF6gfVyLcsrFVGq/ #

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura da resenha produzida por Wanderson da Silva Chaves, publicada no ano de 2015 pela ...
12/08/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura da resenha produzida por Wanderson da Silva Chaves, publicada no ano de 2015 pela Topoi.

Ela foi escrita a partir de: BLOOM, Joshua; MARTIN JR., Waldo E. Blacks Against Empire: The History and Politics of the Black Panther Party. Berkeley e Los Angeles. University of California Press, 2013. 540p.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/TvmkYWQhmtkPMGZWBZzgp9c/ #

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Antônio Carlos Jucá de Sampaio, publicado no ano de 2003 p...
09/08/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Antônio Carlos Jucá de Sampaio, publicado no ano de 2003 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“Este artigo procura analisar as formas não-mercantis de acumulação existentes na sociedade colonial fluminense entre 1650 e 1750. Nosso objetivo é tanto o de conhecer as formas concretas assumidas por esse tipo de acumulação quanto aquilatar sua importância relativa, em comparação com a acumulação de capital em sentido estrito. Esse período é marcado por intensas transformações econômico-sociais na capitania, fruto tanto de sua evolução interna quanto de fenômenos que podemos considerar até certo ponto externos, como a descoberta de ouro e a conseqüente colonização do interior da América portuguesa. Assim, buscamos perceber igualmente como tão importantes transformações influenciaram nas estratégias de acumulação dos diversos grupos sociais locais no período”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/qgMXs3pVDBjNKT5sYbTDT7n/?format=html

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Rodrigo Turin, publicado no ano de 2016 pela Topoi.O resum...
07/08/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Rodrigo Turin, publicado no ano de 2016 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“Nas últimas décadas, as reflexões em torno da temporalidade passaram a ocupar um lugar de destaque na agenda de pesquisas historiográficas. O objetivo deste artigo é, justamente, propor um exercício de leitura, expresso em uma breve análise comparativa, de duas propostas teóricas que têm encontrado ressonâncias nessa agenda: a de François Hartog, centrada nas categorias de ‘regimes de historicidade’ e de ‘presentismo’; e a de Hans Ulrich Gumbrecht, centrada principalmente nas categorias de ‘cronótopo’, ‘presente lento’ e ‘latência’. Ainda que essas categorias apareçam por vezes intercambiadas em alguns textos e debates, elas guardam diferenças importantes, tanto no que diz respeito aos seus pressupostos epistemológicos (ou ontológicos) e alcances heurísticos, como nas formas de encaminharem seus diagnósticos e prognósticos das experiências contemporâneas, incidindo em duas posturas disciplinares e éticas distintas”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/X3b9hLHShPtkCcwSq64y85c/

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Carolina Barros Tavares Peixoto e Maria Paula Meneses, pub...
05/08/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Carolina Barros Tavares Peixoto e Maria Paula Meneses, publicado no ano de 2013 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“Neste trabalho apresentamos uma releitura das disputas em torno da história e da memória em Moçambique a partir da análise do percurso de militância de Domingos Arouca. Enfatizando sua condição de nacionalista e preso político até o início dos anos 1970, este texto assenta na análise de documentos reunidos em arquivos moçambicanos e portugueses, em notícias publicadas em jornais e revistas e em entrevistas com outros nacionalistas. Este vasto espólio tornou possível uma leitura mais densa e complexa das memórias e dos processos políticos relacionados com um período menos conhecido da história de Moçambique: o fim do período colonial e a transição para a independência (1962-1975). Esta contribuição visa ampliar as possibilidades de construção de uma perspectiva mais sofisticada sobre os processos de reconstrução identitária no Moçambique contemporâneo”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/7ktxGxcwz8KfS4kb88JyRBy/?lang=pt #

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Cristina Donza Cancela, publicado no ano de 2009 pela Topo...
02/08/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Cristina Donza Cancela, publicado no ano de 2009 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“O artigo tem como objeto as famílias da elite de Belém no período da economia da borracha, entre os anos de 1870 a 1920. Nele se discute a configuração e transformação de suas fortunas, os contratos de dotação e a introdução de novos grupos sociais formados por uma elite mercantil ligada direta, ou indiretamente, ao negócio da borracha. Segue evidenciando as alianças matrimoniais verticais mantidas pelos proprietários de terra e gado que, pouco a pouco, foram tendo que dar lugar aos matrimônios horizontais, marcados pelo casamento com indivíduos de fora do grupo de parentesco, muitos deles comerciantes recém chegados à capital. Como fontes para a realização do trabalho, foram utilizados inventários, jornais e relatórios administrativos”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/ych6nxHCZKNNvtwQyf8WYhf/?lang=pt&format=html

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Laurindo Mékie Pereira, publicado no ano de 2009 pela Topo...
31/07/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Laurindo Mékie Pereira, publicado no ano de 2009 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“Este artigo analisa a questão regional na interpretação de dois intelectuais do século XX: Antonio Gramsci e Celso Furtado. Na primeira parte, aborda o enfoque da questão do Mezzogiorno na Itália por Gramsci; na segunda, trata da leitura de Furtado acerca da questão do nordeste no Brasil. Na última parte, procede-se a um paralelo entre os dois autores, apontando semelhanças e diferenças entre suas interpretações e projetos”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/NzRpsdS55KvSkhHbBKb59wR/

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Ivana Stolze Lima, publicado no ano de 2003 pela Topoi.O r...
29/07/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Ivana Stolze Lima, publicado no ano de 2003 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“No contexto da formação do Estado Imperial no Brasil, a problemática da língua foi incorporada pelas reflexões sobre a nacionalidade, e pode ser considerada como um dos campos produtores de sentidos em torno da mestiçagem. Especificamente, o artigo pretende discutir aspectos da polêmica sobre a "língua brasileira" em meados do século XIX, tendo como eixo três artigos - "Uma resposta", de Fernandes Pinheiro, "A língua brasileira", de Joaquim Norberto, e "Poesia brasileira", de Juan Valera - publicados na revista Guanabara (Rio de Janeiro, 1849-1856), e procuraremos, simultaneamente, outros indícios capazes de revelar as tensões políticas, sociais e culturais envolvidas no processo de formação da língua nacional”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/Zbz35qXZDh7qq9djzrMBt4P/?format=html

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura da resenha produzida por Maria Fernanda Baptista Bicalho, publicada no ano de 2000...
26/07/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura da resenha produzida por Maria Fernanda Baptista Bicalho, publicada no ano de 2000 pela Topoi.

Ela foi escrita a partir de: Ordenações Filipinas. Livro V. Introdução, notas e cronologia de Silvia Hunold Lara. Companhia das Letras, São Paulo: 1999. 510

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/sPxG4WzXp5NzrkFysygkSfS/?lang=pt

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Luís Augusto Ebling Farinatti e Jonas Moreira Vargas, publ...
24/07/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Luís Augusto Ebling Farinatti e Jonas Moreira Vargas, publicado no ano de 2014 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“O artigo analisa os laços de compadrio do casal Bento Manoel Ribeiro e Maria Mâncio e propõe um estudo dos mesmos a partir da análise de redes (network analysis). O marechal do Exército Bento Manoel Ribeiro foi um dos mais ricos estancieiros da fronteira sul do Brasil, tornando-se importante líder político e militar na primeira metade do Oitocentos. Numa sociedade na qual as redes clientelares possuíam notável relevância na estruturação dos poderes locais e regionais e no exercício do mando, as redes de compadrio tinham importante papel, pois refletiam parcela das múltiplas relações sociais estabelecidas por essas elites. As principais fontes utilizadas são os registros de batismo”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/7mNWkn9KYtmYFKMWKH7bTpz/?format=html&stop=previous&lang=pt #

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do ensaio produzido por Sílvia Adriana Barbosa Correia, publicado no ano de 2014 p...
22/07/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do ensaio produzido por Sílvia Adriana Barbosa Correia, publicado no ano de 2014 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“Aproveitando a rememoração do centenário do início da Primeira Guerra Mundial, procura-se aqui delinear uma incursão breve na forma como foi e tem sido lida a Primeira Guerra Mundial pela disciplina histórica. Pretende-se ressaltar as tendências historiográficas mais determinantes nos cem anos posteriores ao fim do conflito nos principais centros acadêmicos e referir alguns dos trabalhos mais recentes em torno das questões que pautaram desde sempre o debate em torno do conflito”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/xm4mGJ7mGT8w7C7mbdTjk6w/?lang=pt

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por João Márcio Mendes Pereira, publicado no ano de 2014 pela ...
19/07/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por João Márcio Mendes Pereira, publicado no ano de 2014 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“O artigo examina a história do Banco Mundial desde as primeiras negociações entre Estados Unidos e Grã-Bretanha para o desenho da nova ordem econômica mundial no pós-guerra até o seu aniversário de 50 anos. Argumenta-se que, apesar da fachada técnica, o Banco sempre atuou, ainda que de diferentes formas, na interface dos campos político, econômico e intelectual em nível internacional, em função da sua condição singular de emprestador, ator político e veiculador de ideias e prescrições sobre o que fazer em matéria de desenvolvimento capitalista, em clave anglo-saxônica. Nesse sentido, desde o início o banco utilizou o crédito como alavanca para ampliar a sua influência e institucionalizar ideias econômicas, concepções de mundo e prescrições políticas nos Estados-cliente. Com base em ampla e variada literatura internacional e fontes da própria instituição, o trabalho aborda o tema levando em consideração, de forma articulada, a economia política na qual a instituição operou e o seu funcionamento como burocracia complexa”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/wfWyLWX8bYgkS69pYV98LCr/

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por François Hartog, traduzido por Temístocles Cezar, com revi...
17/07/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por François Hartog, traduzido por Temístocles Cezar, com revisão técnica de Eliane Cezar, publicado no ano de 2006 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“O objetivo geral do artigo é o de analisar as relações entre a história e a etnografia, no século XX, a partir da obra do antropólogo Claude Lévi-Strauss. Seus trabalhos, desde As estruturas elementares do parentesco, passando por artigos sobre o tema, pelos Tristes trópicos e pelo Pensamento selvagem, até chegar à conferência Marc Bloch, em 1983, e a De perto e de longe, estimularam o debate entre as disciplinas, caracterizando meio século de discussões e disputas, que promoveram alterações no campo historiográfico. No centro dessa querela intelectual está a noção de "estrutura". De um lado, sempre Lévi-Strauss; de outro, aparecem, sucessivamente, Lucien Febvre, Ferdinand Braudel e o próprio projeto dos Annales”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/jxhjSN6BmSsRvM4mX4Z35Lv/?format=html

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Maria Paula Nascimento Araújo, publicado no ano de 2002 pe...
15/07/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Maria Paula Nascimento Araújo, publicado no ano de 2002 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“O artigo discute o campo teórico e historiográfico no qual se pode inserir uma história da esquerda brasileira. Este campo pode ser teoricamente formulado a partir das contribuições de algumas correntes historiográficas contemporâneas. Entre elas: a Escola Marxista Inglesa, a "história vista de baixo", a História Oral, a história do tempo presente, e a história política renovada. No Brasil tem crescido o número de trabalhos voltados para a história da esquerda brasileira. A maior parte desta literatura enfoca a história do PCB e a luta armada. O período compreendido entre as décadas de 1970 e 80, caracterizado essencialmente pela resistência e pelo processo de redemocratização, ainda não foi suficientemente estudado”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/5FCzkjz8CvJFJyFgHTj5VbQ/?lang=pt

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Francisco José Silva Gomes, publicado no ano de 2002 pela ...
12/07/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Francisco José Silva Gomes, publicado no ano de 2002 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“Apresentaremos neste ensaio três temas para a reflexão: em primeiro lugar, discutiremos a hipótese sobre o caráter eminentemente religioso da ideologia na cristandade medieval. Em seguida, ressaltaremos o papel da ‘reforma gregoriana’ no século XI para a reestruturação desta nova cristandade; por último analisaremos a reação particular que os "reformadores gregorianos" criaram com a temporalidade enquanto categoria antropológica. Cremos que entre o mito e a utopia, os "reformadores gregorianos" tentaram criar, por vezes sem muito êxito, uma fronteira entre uma escatologia oficial e uma escatologia apocalíptica e/ou milenarista, com o designio sobretudo de fazer prevalecer a ordem na sociedade/cristandade”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/339VsXWrYQ857wTYkkfr3vg/

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Robert Rowland, publicado no ano de 2010 pela Topoi.O resu...
10/07/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Robert Rowland, publicado no ano de 2010 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“No mundo ibérico dos séculos XVI, XVII e XVIII todos os judeus remanescentes eram necessariamente clandestinos, o que implicava a necessidade de dissimular suas práticas e seus sentimentos religiosos. Na medida em que aquilo que sabemos a seu respeito resume-se, quase exclusivamente, às informações produzidas pela Inquisição, podemos ter a certeza de que nem todas tinham uma base factual. Não dispomos, entretanto, de critérios claros e objetivos que permitam determinar quais confissões e acusações eram verdadeiras. Portanto, como veremos neste ensaio, entender por que determinado indivíduo era considerado judeu passa por um exame contextual mais aprofundado da situação dos cristãos novos na sociedade ibérica, do papel da Inquisição em diferentes lugares e épocas, e, por fim, das circunstâncias específicas de cada acusação individual”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/tqpzXWLGc7KVCgyFHCw6BCv/

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Carlos Ziller Camenietzki e Gianriccardo Grassia Pastore, ...
08/07/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Carlos Ziller Camenietzki e Gianriccardo Grassia Pastore, publicado no ano de 2005 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“A reconquista da cidade de Salvador pelas forças da Monarquia Católica em 1625 foi um grande feito bélico. A abundância de testemunhos, relatos e histórias da batalha são tantos elementos que certificam a importância do acontecido para seus contemporâneos. Um exame detido dessa literatura é capaz de mostrar uma oposição, ainda que dissimulada, entre fidalgos portugueses e castelhanos: eles disputavam a proeminência nos feitos bélicos e a honra do desempenho vitorioso. Festejada, narrada e comemorada, a Batalha da Bahia acabou por se transformar num acontecimento revelador de tensões entre fidalgos de Portugal e de Castela, que iria alimentar uma dissensão mais que secular e que viria a tomar corpo em dezembro de 1640”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/rZf8d4gXgS4MK8Z8ZHYd8xw/?format=html

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Anthony John R. Russel-Wood, publicado no ano de 2001 pela...
05/07/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Anthony John R. Russel-Wood, publicado no ano de 2001 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“O propósito deste ensaio - que busca revisar e complementar a historiografia sobre o tema - é oferecer uma perspectiva brasileira do comércio para além do Cabo da Boa Esperança, examinar a presença brasileira no Estado da Índia e, ainda, resgatar as dinâmicas iniciativas dos comerciantes brasileiros, bem como destacar o importante papel dos portos brasileiros. Salienta a importância de Moçambique como ponto de convergência e de articulação entre o Oriente e o Ocidente, não apenas em termos comerciais mas também do ponto de vista cultural, referindo-se à contribuição brasileira aos costumes e à dieta dos habitantes da África Oriental, da Índia, da China e do Japão”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/KC4YxmgvN9w7PCZtmK99cPB/?format=html

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura da resenha produzida por Manoel Luiz Salgado Guimarães, publicada no ano de 2000 p...
01/07/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura da resenha produzida por Manoel Luiz Salgado Guimarães, publicada no ano de 2000 pela Topoi.

Ela foi escrita a partir de: REVEL, Jacques (org.). Jogos de Escala: a experiência da microanálise. Tradução Dora Rocha. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998, 262 páginas.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/qYfWNDP64xCJ3WrHRywVqVy/?lang=pt

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Christian Edward Cyril Lynch, publicado no ano de 2018 pel...
28/06/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Christian Edward Cyril Lynch, publicado no ano de 2018 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“O artigo interpreta o processo de contestação à ordem imperial. Busca afastar os determinismos causais próprios das abordagens teleológicas de cunho positivista e se orienta por uma abordagem compreensiva que, a despeito de reconhecer o sentido mais amplo da mudança social no tempo, reconhece a autonomia relativa da política. Reconhece, por igual, o grau de relativa indeterminação dos acontecimentos que nela têm lugar. Isso significa, no caso concreto, revisitar as últimas décadas da monarquia sem a ilusão retrospectiva de que ela estivesse condenada a cair no dia 15 de novembro de 1889. Privilegia a compreensão da natureza do reformismo liberal monarquista do fim do Império, interrompido pelo golpe militar republicano. No final, permite-se algumas considerações de natureza contrafactual”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/qGr6x8GDhLCd8KM7vLmfnGs/?lang=pt&format=html #

Boa leitura!

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Gwendolyn Midlo Hall, publicado no ano de 2005 pela Topoi....
26/06/2024

Convidamos a todos para a (re)leitura do artigo produzido por Gwendolyn Midlo Hall, publicado no ano de 2005 pela Topoi.

O resumo pode ser lido a seguir:

“O artigo demonstra a aplicabilidade de novas metodologias, especialmente a utilização de cálculos efetuados a partir da montagem de bancos de dados relacionais constituídos a partir de documentos variados, gerados na América e no âmbito do comércio negreiro através do Atlântico. Tais documentos são fundamentais para a identificação das etnias dos africanos desembarcados nas Américas ao longo de quase quatro séculos, permitindo analisar o sentido das designações étnicas em vários idiomas, suas mudanças e variadas aplicações no tempo e no espaço”.

O link se encontra disponibilizado na nossa bio e também abaixo:

https://www.scielo.br/j/topoi/a/Kf93GHzp3cV38MyTjQgvd9L/

Boa leitura!

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Topoi. Revista de História posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Topoi. Revista de História:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share