Tv Muniga oficial

  • Home
  • Tv Muniga oficial

Tv Muniga oficial De Nampula para o mundo, levando o melhor conteudo audiovisual ate voce

12/06/2024

ASSISTA O MUNIGA NEWS (EDIÇÃO DA TARDE) - 12/06/2024

11/06/2024

ASSISTA O MUNIGA NEWS (EDIÇÃO DA TARDE) - 11/06/2024

05/06/2024

ASSISTA O IMPACTO DIRECTO - 05/06/2024

04/06/2024

ASSISTA O IMPACTO DIRECTO - 04/06/2024

29/05/2024

ASSISTA O IMPACTO DIRECTO - 29/05/2024

28/05/2024

ASSISTA O GRANDE SALA - 28/05/2024

23/05/2024

ASSISTA O MUNIGA NEWS (EDIÇÃO DA TARDE) - 23/05/2024

13/05/2024

MUNIGA NEWS

13/05/2024

IMPACTO DIRECTO

10/05/2024

GRANDE SALA

10/05/2024

NOVAS MANHAS

10/05/2024

NOVAS MÃNHAS

TRABALHAR MUITO POR SALÁRIO BAIXO FAZ MAL AO CORAÇÃO - DIZ ESTUDOUm estudo divulgado recentemente alertou que trabalhar ...
02/05/2024

TRABALHAR MUITO POR SALÁRIO BAIXO FAZ MAL AO CORAÇÃO - DIZ ESTUDO

Um estudo divulgado recentemente alertou que trabalhar duro e receber pouca ou nenhuma recompensa faz mal ao coração e produz os mesmos efeitos negativos da obesidade na saúde cardíaca.

Os dados são da pesquisa da Universidade Laval, da cidade de Quebec, no Canadá, retomada pela Sociedade Italiana de Cardiologia Intervencionista (Gis), por ocasião de seu 44º congresso que acontece em Milão.

"O novo estudo destaca, pela primeira vez, o enorme impacto da combinação destes dois fatores, ou seja, trabalho árduo e baixa recompensa", comenta o presidente da Gise, Giovanni Esposito.

De acordo com o especialista italiano, "as conclusões destacam, portanto, a necessidade urgente de abordar proativamente as condições de trabalho estressantes, para criar ambientes mais saudáveis que beneficiem funcionários e empregadores".

A pesquisa acompanhou aproximadamente 6,5 mil "trabalhadores de colarinho-branco" de ambos os sexos, que não tinham histórico prévio de doença cardíaca, durante quase 20 anos. Aqueles que relataram sofrer de estresse no trabalho ou desequilíbrio entre esforço e recompensa tiveram um risco 49% maior de doenças cardíacas do que aqueles que não relataram as mesmas condições de trabalho.

O estudo aponta que, quando as duas condições coexistiam, o risco duplicava. Para Francesco Saia, presidente eleito da Gise, "existem duas maneiras principais pelas quais o estresse pode causar danos ao coração".

"A primeira envolve o controle da pressão arterial e o estreitamento dos vasos sanguíneos. A outra inclui a ativação da medula óssea e a liberação de células inflamatórias, o que, por sua vez, leva à inflamação aterosclerótica e ao aparecimento de placas e coágulos sanguíneos", concluiu Sala, enfatizando que "o que dói não é um evento único, mas períodos prolongados de estresse em combinação com outros fatores de risco".

"SISTEMA DE PAGAMENTOS DA SIMO-REDE NÃO ESTÁ A SER BEM FEITO" - DIZ CTAO início de 2024 trouxe dificuldades para os util...
02/05/2024

"SISTEMA DE PAGAMENTOS DA SIMO-REDE NÃO ESTÁ A SER BEM FEITO" - DIZ CTA

O início de 2024 trouxe dificuldades para os utilizadores dos serviços bancários da Simo-rede, com relatos de falhas no sistema de pagamentos. Clientes enfrentam situações desconfortáveis, como transações não processadas ou débitos indevidos, seguidos de prazos extensos para resolução por parte dos bancos, chegando até seis meses.

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique expressou preocupação com a situação, afirmando que o sistema de pagamento da Simo-rede não está sendo adequadamente executado. Esta problemática não apenas causa transtornos aos utilizadores, mas também representa um retrocesso para a formalidade financeira e incentiva o uso de dinheiro em espécie, porque o que era solução já é um problema.

Além disso, CTA disse que tais falhas estão a comprometer o controle da inflação no mercado, destacando a urgência de medidas corretivas por parte das autoridades competentes e das instituições envolvidas. E não é para menos, defende ainda, que o Moçambique está a perder muito dinheiro por causa das falhas.

MORADORES DO BAIRRO MUDADA MANIFESTAM EM FRENTE À EMPRESA DUNGONGO CIMENTOS Esta quinta-feira, vários moradores do bairr...
02/05/2024

MORADORES DO BAIRRO MUDADA MANIFESTAM EM FRENTE À EMPRESA DUNGONGO CIMENTOS

Esta quinta-feira, vários moradores do bairro Mudada, localizado no distrito de Matutuíne, organizaram uma manifestação em frente à entrada da empresa Dungongo Cimentos, exigindo uma indemnização que consideram injusta.

Os manifestantes alegam que a empresa não está cumprindo com o processo de reassentamento, pois durante as obras removeram ossadas de vários cemitérios familiares e afirmam que a empresa havia prometido pagar 17 mil meticais por cada caixão removido, porém até o momento isso não ocorreu, levantando suspeitas de sobrefaturação.

Além disso, os moradores pedem às autoridades competentes que investiguem a situação, visando garantir que os direitos e interesses da comunidade sejam devidamente protegidos.

MAIS DE 2500 FAMÍLIAS CONTINUAM DESALOJADOS EM MAPUTO DEVIDO ÀS INUNDAÇÕES As recentes chuvas intensas que atingiram as ...
02/05/2024

MAIS DE 2500 FAMÍLIAS CONTINUAM DESALOJADOS EM MAPUTO DEVIDO ÀS INUNDAÇÕES

As recentes chuvas intensas que atingiram as cidades de Maputo e Matola continuam a afectar milhares de famílias, mantendo-as desalojadas até hoje.

Na noite da última quarta-feira, a nossa equipe visitou a área afectadas para ver a situação de perto. Os residentes revelam um quadro de sofrimento, com muitos sendo obrigados a deixar suas casas devido às inundações. Alguns recorreram ao aluguel de residências temporárias, enquanto outros se abrigaram junto a familiares.

Nenhum local escapou dos efeitos das inundações, inclusive grandes residências estão submersas. Os moradores clamam por ações das autoridades competentes para resolver o problema das inundações e expressam sentimento de abandono. Além disso, convidam o presidente do Conselho Municipal da cidade de Maputo, Rasaque Manhique, a visitar pessoalmente as zonas afectadas.

PROFESSORES DE XAI-XAI DIZEM QUE NÃO VÃO TRABALHAR CASO O GOVERNO NÃO PAGUE HORAS-EXTRAS A Direção Distrital de Educação...
01/05/2024

PROFESSORES DE XAI-XAI DIZEM QUE NÃO VÃO TRABALHAR CASO O GOVERNO NÃO PAGUE HORAS-EXTRAS

A Direção Distrital de Educação em Xai-Xai tentou, nesta terça-feira, acalmar os 84 professores da Escola Joaquim Chissano, em Gaza, que estão em greve desde segunda-feira.

Em conversa com os professores, o Diretor Distrital de Educação, Marcelino Biza, pediu calma e que retornassem às atividades.

Em entrevista, os professores afirmaram que não voltarão ao trabalho até que o governo moçambicano pague as horas extras pendentes.

A greve afectou 3.640 alunos das sétima e décima segunda classes, deixando-os sem aulas. Os professores em greve reivindicam o pagamento de 20 meses de horas-extras não remuneradas.

ZIMBABUÉ NEGA RECENSEAMENTO DE CIDADÃOS PARA VOTAR EM MOÇAMBIQUE O jornal The Mirror do Zimbabué publicou uma manchete e...
01/05/2024

ZIMBABUÉ NEGA RECENSEAMENTO DE CIDADÃOS PARA VOTAR EM MOÇAMBIQUE

O jornal The Mirror do Zimbabué publicou uma manchete em 25 de Abril, alegando que o partido ZANU PF estava recenseando milhares de cidadãos zimbabueanos para votarem em Moçambique nas próximas eleições presidenciais de outubro deste ano.

Apesar de alguns cartões de eleitores indicarem inscrições de cidadãos do Zimbabué para votarem em Moçambique, o Presidente do Parlamento Zimbabueano negou essas alegações, nesta terça-feira, afirmando que o seu país é livre e que alguns órgãos de comunicação chegam a disseminar informações que querem.

GOVERNO APROVA NOVOS SALÁRIOS MÍNIMOS SECTORIAIS QUE VARIAM DE 6 MIL A 17 MIL METICAIS O governo aprovou novos salários ...
01/05/2024

GOVERNO APROVA NOVOS SALÁRIOS MÍNIMOS SECTORIAIS QUE VARIAM DE 6 MIL A 17 MIL METICAIS

O governo aprovou novos salários mínimos setoriais que variam de 6 mil a 17 mil meticais, retroativos a 1 de abril. As mudanças foram implementadas em oito setores de atividade após negociações na Comissão Consultiva do Trabalho.

Por exemplo, no setor da Agricultura, Pecuária, Caça e Silvicultura, o salário aumentou de 5.800,00 meticais para 6.338,00, representando um aumento de 9,27%. Em outros setores, como a Pesca Marítima, Industrial e Semi-Industrial, houve um aumento de 5%. As mudanças variam de acordo com cada setor, com aumentos que vão desde 3,13% até 18%.

A Hoteleria, Turismo e Similares teve um acréscimo de 15,4 por cento, de 7715,00 meticais para 8900,00; Segurança Privada, 4.66 por cento, de 7825,00 para 8190,00 meticais; e Retalhistas de Combustíveis, 8.74 por cento, de 8464,50 para 9204,50 meticais.

Para os Serviços Financeiros, Bancos e Seguradoras o Governo aprovou um mínimo 17.881,32, contra 16.061,32 meticais, 10,71 por cento, ao passo que na Micro Finanças e Micro Seguradoras a remuneração sobe de 14.241,29 para 15.741,29, mais 10,53 por cento.

MÉDICOS GREVISTAS SERÃO SUBSTITUÍDOS NOS HOSPITAIS DA MATOLA Os médicos nos hospitais da cidade da Matola entraram no se...
01/05/2024

MÉDICOS GREVISTAS SERÃO SUBSTITUÍDOS NOS HOSPITAIS DA MATOLA

Os médicos nos hospitais da cidade da Matola entraram no segundo dia consecutivo de greve nesta terça-feira, reivindicando horas extras, o que deixou diversos pacientes em situação de desespero.

Diante dessa situação, a Diretora Provincial de Saúde decidiu visitar os hospitais e, em entrevista, Yolanda Tchambu afirmou que os médicos em falta serão substituídos e terão as ausências registadas.

BARULHO DE TRÂNSITO PODE AUMENTAR RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES - DIZ ESTUDOA poluição sonora, mais especificamente ...
01/05/2024

BARULHO DE TRÂNSITO PODE AUMENTAR RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES - DIZ ESTUDO

A poluição sonora, mais especificamente o barulho do trânsito, pode estar relacionado a um maior risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. É o que sugere um estudo publicado na sexta-feira (26) na revista Circulation Research, da American Heart Association.

A pesquisa foi feita por um grupo internacional de especialistas em ruído do Copenhagen Cancer Institute (Dinamarca), do Swiss Tropical and Public Health Institute (Swiss TPH), da Perelman School of Medicine da Universidade de Filadélfia (EUA) e do Departamento de Cardiologia da Mainz University Medical Center. Eles analisaram dados epidemiológicos recentes e encontrou fortes evidências de que o ruído do transporte está intimamente ligado a doenças cardiovasculares e cerebrais.

Os estudos epidemiológicos recentes demonstraram que o ruído do tráfego, como ruído rodoviário, ferroviário ou de aeronaves, aumenta o risco de morbidade e mortalidade cardiovascular, com evidências para o desenvolvimento de doenças cardiometabólicas, como doença cardíaca isquêmica, insuficiência cardíaca, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e diabetes.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 1,6 milhões de anos de vida saudáveis são perdidos todos os anos na Europa Ocidental devido ao ruído relacionado com o trânsito. O ruído do trânsito noturno, em particular, leva a interrupções frequentes no sono, aumento dos níveis do estresse e aumento do estresse oxidativo no sistema vascular e no cérebro. Isso aumenta a formação dos radicais livres, que pode estar associado ao desenvolvimento de diversas doenças, como distúrbios vasculares, inflamação e hipertensão.

Para o atual estudo, a equipe de pesquisadores se concentrou nos efeitos indiretos que a poluição sonora relacionada ao trânsito poderia causar — ou seja, efeitos não auditivos. Para isso, eles realizaram uma análise de evidências científicas mais recentes sobre o assunto.

De acordo com os autores, uma análise recente sobre o ruído de trânsito e doenças cardiovasculares integrada no artigo de revisão demonstra de forma impressionante que, para cada 10 dBa, o risco de desenvolver doenças cardiovasculares aumenta significativamente em 3,2%.

Ainda segundo os pesquisadores, os ruídos podem causar efeitos nas redes genéticas, nas vias epigenéticas, no ritmo circadiano, na sinalização ao longo do eixo neuronal-cardiovascular, no estresse oxidativo, na inflamação e no metabolismo.

“Com uma proporção crescente da população exposta ao ruído prejudicial do tráfego, mesmo após o fim da pandemia da COVID, os esforços de controlo do ruído e as leis de redução do ruído são de grande importância para a saúde pública futura”, resume o autor principal do artigo, Thomas Münzel, professor sênior do University Medical Center Mainz. “Também é importante para nós que o ruído do tráfego seja agora finalmente reconhecido como um fator de risco para doenças cardiovasculares devido à forte evidência”, completa. (CNE Brasil).

01/05/2024

GRANDE SALA .01.05.2024

MAIS DE 30 PARTIDOS PODERÃO CONCORRER ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE OUTUBROO coordenador da Comissão de Assuntos de Legal...
30/04/2024

MAIS DE 30 PARTIDOS PODERÃO CONCORRER ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE OUTUBRO

O coordenador da Comissão de Assuntos de Legalidade e Deontologia da Comissão Nacional de Eleições, Rodrigues Timba, afirmou nesta terça-feira, que as eleições presidenciais de outubro deste ano contarão com a participação de mais de 30 partidos políticos. Durante a conversa destacou a possibilidade de que este ano as eleições superem as do ano passado.

Após a denúncia feita pelo partido RENAMO, que acusou a FRELIMO de estar recensear crianças, Timba comentou que os dados serão analisados e, caso seja confirmado, os menores serão removidos.

"SALÁRIO MÍNIMO SÓ SERVE 10 DIAS EM MOÇAMBIQUE E ACELERA A MORTE" - DIZ OTMÀs vésperas do Dia do Trabalho, que será come...
30/04/2024

"SALÁRIO MÍNIMO SÓ SERVE 10 DIAS EM MOÇAMBIQUE E ACELERA A MORTE" - DIZ OTM

Às vésperas do Dia do Trabalho, que será comemorado amanhã, dia 1º de maio, a Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM) fez uma declaração preocupante nesta terça-feira. Segundo a organização, o salário mínimo pago no país contribui para o aumento da pobreza entre os trabalhadores, pois não é suficiente para cobrir as despesas básicas e só serve por meros 10 dias.

A OTM defende que esse cenário não apenas compromete o bem-estar dos trabalhadores, mas também acelera a sua deterioração e aprofunda a pobreza absoluta das famílias, já que o valor do salário mínimo não é nem suficiente para comprar uma bicicleta.

Por outro lado, entrevistados pela nossa equipe de reportagem afirmaram que 8 mil meticais não são suficientes para suprir todas as despesas domésticas.

MÃE DE 19 ANOS É DETIDA APÓS JOGAR BEBÊ DE TRÊS MESES NO POÇO EM INHAMBANEUma jovem mãe de 19 anos, foi detida na provín...
30/04/2024

MÃE DE 19 ANOS É DETIDA APÓS JOGAR BEBÊ DE TRÊS MESES NO POÇO EM INHAMBANE

Uma jovem mãe de 19 anos, foi detida na província de Inhambane, no distrito de Vilankulo, especificamente no bairro Aeroporto, após jogar seu filho de três meses num poço tradicional.

A criança foi encontrada flutuando no poço pelos vizinhos, sendo identificada como um menino. Em declarações equipe de reportagem, a mãe afirmou ter cometido o acto por não ter recursos para sustentar seu filho.

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) contesta as declarações da mãe, considerando-as infundadas, pois alega que a falta de alimentos não justifica tirar a vida de um inocente. Após o crime, a mãe foi capturada e detida.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Tv Muniga oficial posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Tv Muniga oficial:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share