18/12/2023
Será isso impossível para Deus?
Porém o SENHOR disse a Moisés: Seria, pois, encurtada a mão do SENHOR? Agora verás se a minha palavra te acontecerá ou não. (Números 11.23)
No capítulo 11 de número nós temos um ótimo exemplo da dinâmica na vida de pessoas que vivenciam os milagres e agir de Deus diariamente, e ainda assim, ao primeiro sinal de dificuldade botam em cheque Seu poder.
Aquele povo que havia saído do Egito presenciava diariamente o cuidado de Deus, fosse com a nuvem que os cobria durante o dia no escaldante calor do deserto, fosse com a coluna de fogo que os iluminava e os esquentava durante o frio da noite; além do maná que descia do céu para os alimentar.
Conosco também não é diferente, Deus tem cuidado de nós durante toda nossa peregrinação, nos guardando dia e noite e nos alimentando com o que é necessário, porém, como aquele povo, o necessário muitas vezes não é o bastante, queremos mais, e quando conseguimos, queremos mais ainda, e quando não conseguimos, temos a tendência de esquecer que o que conseguimos até agora foi por provisão divina.
É interessante quando olhamos para esse capítulo, apesar do enfoque na ingratidão daquele povo que, por desobediência peregrinou 40 anos no deserto, o versículo de número 23 nos chama bastante a atenção. Moises fala diretamente com Deus, e ainda assim, quando Deus diz que que iria prover carne para aquele povo comer, a resposta de Moises é parecida com a nossa quando vemos algo que possível de acontecer.
“Degolar-se-ão para eles ovelhas e vacas que lhes bastem? Ou ajuntar-se-ão para eles todos os peixes do mar, que lhes bastem?” (Numeros 11.22)
A resposta de Deus a Moises é mesma que ele nos dá quando colocamos em Dúvida o alcance de seu poder. É claro que Moises conhecia o poder de Deus, ele estava à frente do povo quando o Mar foi aberto, então, não era por desconhecimento do poder de Deus que ele falava.
Moises estava sobrecarregado e cansado, o peso da responsabilidade pesava sobre seus ombros, e o cansaço e fadiga fizeram que com que se esquecesse por um instante todas as grandezas que Deus já havia feito por aquele povo, inclusive através de sua própria vida.
Assim somos nós, você e eu, muitas vezes pelo cansaço e fadiga e aborrecimento, colocamos em dúvida a grandeza do Deus que cremos. Quando estiver nesses momentos, reflita sobre como Deus tem sido sua provisão, como Ele tem aberto as portas para suas conquistas, como ele tem sido o seu provedor e sustentador.
Que o Senhor te abençoe!