04/05/2023
Entenda porque sua amiga nĂŁo sai do relacinamento 4busiv0
A gente sabe que Ă© muito difĂcil acompanhar uma amiga que estĂĄ em um relacionamento 4busiv0. DĂĄ vontade de deixar pra lĂĄ ou de dar um ultimato. Mas isso sĂł complica a situação, vĂȘ abaixo como o agressor age pra que ela fique confusa e vocĂȘ se afaste:
" NĂłs somos almas gĂȘmeas"
Ele faz com que ela acredite que eles sĂŁo almas gĂȘmeas e estavam destinados a se encontar. Mas isso uma tĂĄtica comum em relacionamentos abusivos, em que o parceiro abusivo se esforça para se apresentar como o reflexo do que ele acredita que a vĂtima gostaria. o entanto, essa ilusĂŁo Ă© rapidamente desfeita Ă medida que o abusador revela sua verdadeira natureza e começa a exercitar seu controle.
" VocĂȘ me faz perder o controle a culpa Ă© sua"
A violĂȘncia, seja fĂsica ou psicolĂłgica, pode se intensificar com o tempo. O abusador pode ficar cada vez mais irritado com coisas insignificantes e haver um aumento na frequĂȘncia e intensidade das brigas, agressĂ”es, insultos, humilhaçÔes, ameaças, traiçÔes, silĂȘncios agressivos e outras formas de abuso. A vĂtima pode se sentir cada vez mais fragilizada e começar a andar em ovos, pedindo desculpas por coisas que nĂŁo fez. O medo pode dominar a relação e culpa das agressĂ”es sempre Ă© da vĂtima.
" Essa sua amiga nĂŁo presta"
O agressor pode tentar isolar a vĂtima do mundo exterior, fazendo-a acreditar que ninguĂ©m alĂ©m dele se importa com ela e que ele Ă© o Ășnico que a aceita e ama. O agressor tambĂ©m pode exercer controle excessivo sobre a vĂtima, manifestando ciĂșme e possessividade na relação. Consequentemente, a vĂtima pode se sentir confusa e passiva, perdendo sua prĂłpria identidade e tendo dificuldade em tomar decisĂ”es sem a aprovação do agressor.
" Eu nunca disse isso"â
O agressor pode negar com veemĂȘncia ter falado ou feito qualquer coisa que tenha causado dor Ă vĂtima. Essa negação constante pode fazer com que a vĂtima comece a duvidar da sua prĂłpria sanidade, pois Ă© a Ășnica pessoa que se lembra desses eventos dolorosos. AlĂ©m disso, o agressor pode ignorar as necessidades emocionais da vĂtima, fazendo com que ela se sinta anulada como pessoa e sem valor.
" Vamos ser o casal mais feliz do mundo"
O agressor pode se apresentar como um sedutor habilidoso, capaz de fazer promessas que nunca serĂŁo cumpridas. A vĂtima pode se sentir sempre Ă espera da realização das fantasias criadas pelo agressor. Essas fantasias envolvem promessas de casamento, viagens, filhos, um futuro feliz e momentos de qualidade juntos, mas nunca se tornam realidade. A vĂtima pode acreditar nestas promessas, justificando tudo e todos que enfrentam para permanecer no relacionamento abusivo.