Aquarismo, Aquapaisagismo e Lago

  • Home
  • Aquarismo, Aquapaisagismo e Lago

Aquarismo, Aquapaisagismo e Lago Aquarismo, Aquapaisagismo e Lago (Notícias, Tecnologia, Produtos, Aquariologia e Engenheiro de Aquicultura)
Twitter: https://twitter.com/aquageral

O QUE É AQUARISMO?

É a prática se criar peixes, plantas e outros organismos aquáticos, em recipientes de vidro, acrílico, plástico, conhecidas como aquários, ou em tanques naturais ou artificiais, para fim ornamental ou de estudo, distinguindo essa atividade da piscicultura ou aquacultura, que têm aspectos de produção e é uma atividade combina uma demanda por senso estético e conhecimentos técni

cos diversos, como biologia básica (ciclo do nitrogênio), química básica (pH) e outros. O QUE É AQUAPAISAGISMO? como o próprio nome já diz, é um "Jardim dentro do seu aquário", onde você escolhe plantas e peixes de forma harmoniosa e agradável. Mas não basta colocar as plantas e esperar que a montagem fique bonita, é preciso conhecer os detalhes, cores, crescimento de cada planta. Dispor plantas, troncos, rochas de forma harmoniosa e estável usando técnicas é o fundamento principal.

08/02/2017
 #2 (continuação) - A  ILUMINAÇÃOUma boa iluminação é fundamental para a vida no aquário.  Existem lâmpadas aparentement...
22/10/2013

#2 (continuação)

- A ILUMINAÇÃO
Uma boa iluminação é fundamental para a vida no aquário. Existem lâmpadas aparentemente iguais mas com preços e qualidade completamente diferentes. Um bom exemplo disso são as lâmpadas T5. Uma boa lâmpada desse tipo pode custar 3 vezes mais do que uma similar de baixa qualidade. Assim também acontece com sistemas LED de iluminação. Utilize sempre produtos de qualidade e desconfie de preços muito abaixo do mercado.


- REFRIGERAÇÃO E AQUECIMETNO
A temperatura da água é fundamental para a vida marinha. O ideal é utilizarmos um resfriador (chiller) juntamente com um aquecedor com termostato. Estes dois produtos trabalhando em conjunto, manterão a água na temperatura correta e sem oscilações. Os coolers podem ser usados para reduzir em até 2 graus a água do aquário, dependendo, para isso, da temperatura ambiente onde o aquário está instalado.


- SUBSTRATO E ROCHAS
Substrato é a camada de areia que temos no fundo do aquário. É importante ter um substrato lavado e esterelizado específico para aquário marinho. Muita atenção na escolha pois substratos muito grossos permitirão a entrada de água em suas camadas mais baixas concentrando matéria orgânica abaixo da circulação da água. Substratos muito finos tenderão a se elevarem quando houver uma movimentação em sua superfície. Em relação às rochas, as ideais são as calcárias marinhas. Além de serem mais porosas, ajudam a equilibrar o ph do aquário. Tanto o substrato quando as rochas também servem para fixação de bactérias "boas" que ajudarão na filtragem biológica do aquário


- TE**ES E SUMPLEMTENTOS
Os te**es básicos iniciais para um aquário marinho são os de Amônia, Cálcio, Alcalinidade e Magnésio. Com o passar do tempo você poderá sentir necessidade de outros te**es de acordo com a complexidade de vida do aquário.

 #1Você sonha em ter um Aquário Marinho?  É difícil montar?  Vamos ler..Atualmente, a montagem de um aquário marinho é b...
22/10/2013

#1
Você sonha em ter um Aquário Marinho? É difícil montar? Vamos ler..

Atualmente, a montagem de um aquário marinho é bastante viável do ponto de vista econômico e também em relação à facilidade de manter o sistema equilibrado. Esta facilidade possibilita a transformação de um aquário de água doce em marinho com extrema redução de custos.


A escolha do tamanho do aquário e das espécies de peixes e corais:
É exatamente este ponto que vai definir a dificuldade de manter o aquário marinho e, consequentemente, o investimento necessário para que tudo funcione perfeitamente. Caso opte em manter em seu aquário espécies mais resistentes, os parâmetros abaixo poderão ter uma tolerância um pouco maior. Por exemplo, se optar por peixes que têm maior facilidade de se alimentar com ração e que tenham maior tolerância em relação às mudanças de temperatura e ainda corais moles (soft coral), que normalmente são mais resistentes, já será possível realizar a montagem com um investimento consideravelmente menor.

A HORA DE MONTAGEM:
A listagem abaixo é apenas uma referência do que pode ser utilizado na montagem de um aquário marinho.

- A água
os 2 opções para a água salgada do aquário.
Já termos a água naturalmente salgada ou fazermos a água

No caso de utilizar água do mar, verifique se a mesma não foi coletada na praia pois a poluição ou embalagens de transporte sujas podem prejudicar muito o aquário. Mesmo parecendo limpa, a água pode ter substâncias extremamente ruins para um sistema fechado.

Para fazer a água salgada, utiliza um filtro de osmose reversa ou deionizador juntamente com um sal de boa qualidade.
A proporção é de 1 kg de sal para 30 litros de água. O percentual ideal de sal na água é de 3,3 a 3,5%, dependento da vida que nele contiver. O equipamento ideal para se determinar a quantidade de sal na água é o refratômetro.
A utilização de densímetros deve ser cuidadosa pois a densidade varia de acordo com a temperatura da água.

Lembre-se que a água de evaporação que colocaremos no aquário sempre será "água doce". Por isso, o uso de água de osmose reversa ou deionizada será semanal.

- A TEMPERATURA DA ÁGUA
O ideal: 25 graus, com variação de, no máximo, 1 grau.
Aceitável para vidas mais resistentes: até 28 graus

- A QUALIDADE DA ÁGUA
O ideal: Água de Osmose Reversa
Aceitável para vidas mais resistentes: Água Deionizada


- OS FILTROS

O melhor sistema de filtragem é utilizando um SUMP. Basicamente é uma caixa de vidro com compartimentos onde colocamos as mídias filtrantes e equipamentos, como skimmer, bomba de recalque, aquecedor com termostato e etc.
Basicamente temos 3 tipos de filtragem

- Mecânica
Retira partículas e matéria orgânica

- Química
Remove cobre, odores, poluentes, gases, CO2, fenol, fosfatos e silicatos.

- Biológica
Através de bactérias, processa a amônia em nitrito e depois em nitrato.

CONTINUAÇÃO... #2

Ciclideos Americanos (peixe médio)..Você sonha em ter um Aquário de Ciclideos Americanos ? Você acha que é bonito? Vamos...
20/10/2013

Ciclideos Americanos (peixe médio)..

Você sonha em ter um Aquário de Ciclideos Americanos ? Você acha que é bonito? Vamos ler...

Deve ter aquário de mais 1 metro, porque Todos os aquários são minúsculos quando comparados com os habitais naturais e a escolha da fauna deve ser feita à medida do aquário. Se para um aquário de 1 metro existem boas opções, como os Archocentrus ou os Cryptoheros, porque não ultrapassam os 15 cm’s, quando falamos em espécies maiores, é melhor pensar-se num aquário igualmente maior, dependendo do tamanho das espécies. Por outro lado, quanto mais espécies colocamos no aquário, maior tem este de ser, até porque a taxa de lotação de um aquário com central-americanos é facilmente alcançada. Enquanto são jovens é possível mantê-los em maior número, sendo esta a melhor fase para se formarem casais e de os selecionarmos antes de chegarem a adultos.
Também é conveniente escolher bem a forma do aquário, já que é mais importante a área útil do que a altura de água. Um aquário quadrado de 1 metro pode ter o mesmo volume de água de um de 2 metros e este oferece muito mais espaço para territórios. A harmonia do aquário está muito dependente do espaço em que são inseridos.

Na manutenção, aquários e espécies de grandes dimensões requerem um sistema de filtragem potente e eficiente em conjunto com mudanças de água regulares. Recomenda-se a utilização de filtros exteriores com boa eficácia em termos de filtragem mecânica e biológica, que efetuem uma rotação de água de pelo menos oito vezes por hora o volume total do aquário. Não existe nenhuma regra implícita relativa à perioridade das mudanças de água, mas o normal e mais adequado será efetuar mudanças de 40% da água semanais, acompanhada da aspiração do fundo. A limpeza dos filtros também não poderá ser negligenciada, sempre que pareçam estar a precisar. Qualquer filtro que acumule detritos acima da sua capacidade, deixa de ser um filtro e passa a ser uma fonte poluidora do aquário. Para aquários de grandes dimensões, pode-se ainda optar por colocar um filtro interno de boa capacidade, já que são muito úteis para a circulação e oxigenação da água do aquário, além de auxiliarem a filtração mecânica dos resíduos sólidos em suspensãoAlgumas espécies, como as pertencentes aos gêneros Theraps, Paraneetroplus e Tomocichla, estão adaptadas a águas com correntes fortes na natureza e necessitam duma filtragem acima da média, com de muita circulação de água no aquário e com níveis de amônia e nitrito sempre a zero e de nitrato de níveis tão baixos quanto possível, não sendo por isso os mais recomendados a iniciados.

30/09/2013

#4 - Para iniciantes, Sistema de CO2 para aquário

- Na medida em que eu começo a injetar CO2, quanto tempo depois vai ver seus efeitos?
Pesquisaremos os efeitos sobre as plantas de crescimento rápido com certa facilidade, pois as plantas produzem oxigênio. Este processo terá início em breve. Dependendo de quanto tempo o CO2 levara para atingir uma concentração adequada. Isso depende do KH, pH, o movimento da água, pode ver no mesmo dia ou pode demorar um ou dois dias.

- Como eu posso saber se o valor de CO2 no meu aquário é adequado?
Existem várias maneiras, a mais simples é com um teste de CO2 feito por reagentes químicos e que em algumas lojas podemos encontrar este tipo de teste, indicador permanente de CO2 é uma recipiente de material transparente, que nós colocamos algumas gotas do reagente, este recipiente f**a submerso na água de modo que o líquido permaneça em contato com água do aquário, apenas separadas por uma camada de ar, dependendo da concentração de CO2 no ar, o líquido muda de uma cor para outra. A outra maneira de medir o CO2 é através da tabela mencionada anteriormente se obtém o valor da quantidade de CO2 dissolvido no aquário através dos valores de pH e KH, isto é se não tivermos fosfatos na água, neste caso, a tabela pode estar sujeita a erro.

- [ CO2 + KH + pH ] é importante?

Existe uma ligação estreita e direta, destes três parâmetros como vimos acima. Se pesquisarmos em química pode ler mais sobre esta relação. Mas basicamente podemos dizer que o carbono contido no aquário esta na forma de carbonatos ao lado da dimensão em forma de CO2 no outro. Quanto mais CO2 livre na água, haverá menos carbonatos. Este é regulado pelo pH, o CO2 baixa pH domina a água e um carbonato pH alcalino o que é preferencialmente sob a forma de carbonatos. Como conclusão, não pode extrair o que CO2 tenha sido dissolvido na água é necessária não só para com CO2. Você não deve ter um KH muito alto. Esse é um pH neutro ou ligeiramente alcalino, o KH é o responsável para que pH não deva variar abruptamente. Quanto maior o KH, mas o pH permanecerá fixa, portanto, incapaz de baixar caso aja muito CO2 dissolvido na água. Os menores valores KH são muito melhores para as plantas porque elas permitem que os níveis mais altos de CO2, mas corre o risco de uma queda no pH. Por isso considero muito importante um teste de KH quando lidamos com CO2.

Quer saber mais ou Não leu #3 ? :
Sumário:
- Na medida em que eu começo a injetar CO2, quanto tempo depois vai ver seus efeitos?
- Como eu posso saber se o valor de CO2 no meu aquário é adequado?
- [ CO2 + KH + pH ]é importante?

Clique: https://www.facebook.com/aquageral/posts/144211825788655

Não leu #2?
Sumário:

- Como se percebe o efeito do CO2 sobre as plantas?
- Como eu faço para inserir o CO2 no aquário?
- Quantidade de CO2 no aquário?

Clique: https://www.facebook.com/aquageral/posts/144201675789670

Não leu #1 ? :
Sumário:
- O que é CO2 (Gás carbonico)?
- Por que CO2 é necessário para plantas (no aquário)?
- Posso colocar mais CO2 para o crescimento de minhas plantas?
- Você tirou dúvidas sobre CO2 caseiro, Cilindro de CO2 e Injeção de CO2 diversos?

Clique:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=143682622508242&set=a.137610589782112.1073741827.137434316466406&type=1&theater

FONTES:
http://acquaticos.blogspot.com.br/2010/05/como-age-o-co2-no-aquario.html

http://www.felideo.com/2007/06/o-co2-no-aqurio.html

O PAPAGAIO AZUL - Scarus coeruleus (Edwards, 1771)BIOLOGIA:  a família dos escarídeos possuí mais de 90 espécies diferen...
21/09/2013

O PAPAGAIO AZUL - Scarus coeruleus (Edwards, 1771)

BIOLOGIA: a família dos escarídeos possuí mais de 90 espécies diferentes de peixes papagaio, neste caso comentarei alguns detalhes de um dos mais belos peixes desta espécie. O papagaio azul ou Blueparrot fish, é um ser especial, possuidor de uma estranha e impressionante beleza. A pesca desportiva desta espécie é uma das mais complicadas devido à estranha forma da sua boca e dos impressionantes dentes que possui. Estes dentes em forma de bico de papagaio capazes de cortar o coral como se de manteiga se trata-se não encontram nenhuma resistência nas nossas linhas de pesca, devido a isto só se conseguem capturar estes peixes quando o pescador têm a sorte de que o seu anzol se fixe nos lábios deste peixe, caso contrário qualquer linha será rápidamente cortada pelo "bico de papagaio". Outra forma que este peixe tem para defender-se é a de saltar e golpear com a cauda daí provém o seu nome "Scaridae" que signif**a saltar em grego.
O coral que é ingerido pelo peixe papagaio, para dele poder extrair os pequenos moluscos e algas dos quais se alimenta não pode ser digerido, porém o peixe pagagaio pode triturar de uma forma minúscula este coral e mais tarde ao fazer a digestão expulsa pequenos grãos de areia provenientes do coral antes digerido, muitas das ilhas que existem nos oceanos Índico e Pacífico estão formadas com a ajuda de este peixes. Segundo os biólogos marinhos que estudam esta espécie consideram que mais de um 90% das ilhas se formou assim. Uma das imagens mais belas que a nossa retina pode guardar é a de um cardume de papagaios azuis durante a época de acasalamento. Formam monstruosos cardumes (mais de 1000 indivíduos).

ALIMENTAÇÃO: a base da sua dieta reside em pequenos moluscos e algas que se escondem nos corais ou que a estes estão aderidos, para poder aceder a eles o peixe papagaio directamente morde o coral desfazendo a pedra para dela poder extrair o preciado alimento. No entanto são capazes de alimentar-se de qualquer outro petisco que chegue à sua boca incluindo pão.

FAMÍLIA: escarídeos

LONGEVIDADE:

PROFUNDIDADE: 0-25m

COMPRIMENTO: 120cm

PESO: 30kg

DISTRIBUIÇÃO: Oceanos Índico, Pacífico, Àtlântico e Mar vermelho.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, pesca embarcada, à bóia.

RECORD IGFA: não existe.

CURIOSIDADES: durante a noite para poder dormir descansado o peixe papagaio azul segrega uma substância viscosa a qual utiliza para cobrir o seu corpo, formando uma "couraça" que o protege de qualquer predador.

VEJA O VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=I_fBxG2wAQE&feature=player_embedded

31/08/2013

#3 - Para iniciantes, Sistema de CO2 para aquário

- Qual a concentração de CO2 é adequada para o meu aquário?

A maioria dos te**es de CO2 medem a concentração em mg/l ou ppm. Cada aquário tem diferentes requisitos em termos de CO2 , mas um conselho, se atingir acima de 30-35ppm pode ser perigoso para os peixes podendo causar a morte, pois pode provocar intoxicação de CO2 e mais do que 35 ppm não é benéfico para as plantas e pode ser lesivo para os peixes. Valores de 10 mg / l são o que temos de melhor os valores entre 20 e 25 poderão ser adequados para as plantas. É claro que se o aquário é Holandês puro, sem peixe, o nível de gás pode ser aumentado até 40mg / l.
Alguns aquaristas consideram que um nível de CO2 entre 5ppm e 15 ppm será adequado para peixes tropicais, embora na tabela de KH/CO2, a concentração de CO2 deverá ser entre 21 ppm e 36 ppm. Seguramente que uma concentração entre 10 e 20 ppm é adequada.

- Posso desligar CO2 à noite ou não?

Isso depende de vários fatores, se você não desligar, o CO2 à noite o CO2 será perdido, o pior que pode acontecer é que todo o CO2 que não for consumido será misturado com água e produzirá uma queda no pH, em alguns casos fatais para os peixes. Mas se seu aquário tem um KH de pelo menos 5, isso não pode acontecer, porque sua água estará bem protegido para resistir a tais quantidades de CO2. Ter um sistema de tampão KH suficiente para manter o pH aquário estável fará com que o CO2 na água apenas atinge certa concentração. Se o CO2 que você fornece vem de um sistema pressurizado de CO2 talvez quiser cortar o fornecimento à noite, pois noite as plantas não consomem CO2 e não quer desperdiçá-lo, o ideal é você possuir uma válvula solenóide acoplada ao sistema ela cortara o fornecimento automaticamente do CO2 assim que a iluminação do aquário apagar. A forma mais barata é para fechar a válvula durante a noite. Em ambos os casos onde o fluxo de corte de CO2 pode ser desligado temporariamente para evitar qualquer acidente, também recomendo colocar uma válvula anti-retorno no tubo que leva o CO2 até o aquário, Se o CO2 e proveniente da fermentação de levedura vale a pena cortar o fluxo de CO2. Nunca é demais para se familiarizar com os parâmetros da água no nosso aquário, observar os parâmetros da água após a introdução do CO2, pelo menos, dois ou três dias. (Dia e noite) .

- Como alterar a concentração de CO2 no aquário?

Se quiser reduzir a concentração pode recorrer a um dos seguintes métodos:

> Adicionar uma bomba de ar com pedra difusora, e ligá-la durante a noite (quando as luzes se apagarem);
> Tente criar movimento à superfície da água, caso não tenha a bomba de ar. Para esse efeito pode utilizar a saída de um sistema de filtragem, interno ou externo;
> Verifique se a população de peixes no aquário é muito elevada. Se assim for, deverá reduzir a mesma (considere ter mais um aquário);
> Se tem um aquário de água doce, pode considerar a possibilidade de aumentar o número de plantas.

Se quiser aumentar a concentração pode recorrer a um dos seguintes métodos:

> Remova ou ajuste tudo o que possa estar a criar movimento à superfície da água (a superfície da água tem de f**ar parada);
> Se a população de peixes for reduzida, considere aumentá-la, contudo esta medida, por si só, não será suficiente para criar o CO2 necessário ao consumo das plantas;
> Adicione um gerador de CO2;

Monitorize de perto e não deixe que o oxigénio desça abaixo das 2 ppm.

- Na medida em que começo a injetar CO2, quanto tempo depois vai ver seus efeitos?

Veremos os efeitos sobre as plantas de crescimento rápido com certa facilidade, pois as plantas produzem oxigênio. Este processo terá início em breve. Dependendo de quanto tempo o CO2 levara para atingir uma concentração adequada. Isso depende do KH, pH, o movimento da água, pode ver no mesmo dia ou pode demorar um ou dois dias.

Próxima parte - #4

Quer saber mais ou Não leu #2 ? :
Sumário:

- Como se percebe o efeito do CO2 sobre as plantas?
- Como eu faço para inserir o CO2 no aquário?
- Quantidade de CO2 no aquário?

Clique: https://www.facebook.com/aquageral/posts/144201675789670

Não leu #1 ? :
Sumário:
- O que é CO2 (Gás carbonico)?
- Por que CO2 é necessário para plantas (no aquário)?
- Posso colocar mais CO2 para o crescimento de minhas plantas?
- Você tirou dúvidas sobre CO2 caseiro, Cilindro de CO2 e Injeção de CO2 diversos?

Clique:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=143682622508242&set=a.137610589782112.1073741827.137434316466406&type=1&theater

FONTE:
http://acquaticos.blogspot.com.br/2010/05/como-age-o-co2-no-aquario.html

http://www.felideo.com/2007/06/o-co2-no-aqurio.html

31/08/2013

#2 - Para iniciantes, Sistema de CO2 para aquário

- Como se percebe o efeito do CO2 sobre as plantas?

Se a iluminação é boa, cerca de 0,5 W/L a 1,5W/L e fertilização é feita regularmente, as plantas de crescimento rápido, tipo Limnophila sessiliflora, Cabomba sp, egeria densa crescer num ritmo rápido de vários centímetros por dia. Outras plantas vão produzir bolhas de oxigênio contínuo ou não, nos mostrando através de suas folhas durante a fotossíntese, e as plantas produzirão O2(oxigênio). Em um aquário densamente plantado com nenhuma adição extra de CO2, as plantas vão retirar o carbono dos carbonatos da água, então isso irá diminuir e KH(dureza de carbonatos) sendo reduzido ele é capaz de ameaçar a estabilidade do pH(Potencial Hidrogeniônico) do aquário. Nestes casos, procure medir o KH periodicamente e substituir esses carbonatos a água, por meio de trocas parciais de água ou a utilização de produtos químicos, tamponadores se necessário.
Com isto em mente, podemos dizer que um aquário suplementado com CO2 é mais estável do que um sem CO2, uma vez que as plantas não ira reduzir o sistema tampão do aquário.

- Como eu faço para inserir o CO2 no aquário?

Existem o diverso de métodos para a início de CO2 no aquário, o método mais barato é a partir do CO2 caseiro que fabricado pela ação fermentação de leveduras em uma garrafa de dois litros com água, pouco confiáveis pois varia muito o pH, já os cilindros pressurizados de CO2 de aço ou alumínio são mais sofisticados e caros com sistema de reguladores e medidores de pressão, são mais confiáveis, pois desde o dia de sua instalação e regulagem fornecem sempre a mesma quantidade de CO2 no aquário.
Existem várias formas de fazer o CO2 se dissolve na água, podemos usar difusor de CO2, o difusor fará com que as bolhas de CO2 entrem no aquário em forma de micro bolhas, facilitando sua diluição na água, prefiro a dissolução por meio de reatores de CO2 são mais caros, mas seu desempenho é bem superior em relação aos difusores, pois ele realmente mistura o CO2 na água e proporciona um maior aproveitamento do CO2 injetado no aquário, cerca de 98% de todo CO2. Embora alguns aquaristas habitua inserir diretamente o CO2 no tubo de sucção do filtro isto é um perigo,pois o risco de acidif**ação da colônia de bactérias e grande o que pode matá-la. Na prática, isso não acontece, pense por um momento que a distância entre o filtro e o aquário, em alguns casos é de apenas 10 cm, o melhor 50 cm, se tivéssemos um pH muito baixo, muito ácido, no interior do filtro capaz de matar bactérias, o pH mesmo em questão de 3-4 segundos seria no nosso aquário preparado para matar tudo o que foi colocado na frente. O pH em um aquário ou tampão não varia de forma abrupta ou em um tanque ou em um filtro.

- Quantidade de CO2 no aquário?

É difícil desenvolver e sugerir uma regra, o prudente é que a dosagem deve ser ajustada conforme o consumo de CO2 e com base no que vemos acontecer no nosso aquário, mas como ponto de partida pode começar com 1-2 gotas por segundo. No caso da levedura é complicado obter essa produção de forma uniforme, o CO2 produzido pela levedura é praticamente livre, é muito barato, por isso não se deve rachar a cabeça para evitar essa perda de CO2 do sistema. Não vale a pena. Se a produção de CO2 em algum momento na vida da garrafa de CO2 é longa e nós vemos que as bolhas são perdidas, se elas se perdem nada acontece. Embora nos sistemas mais complexos que são utilizados como os de cilindros com válvulas reguladoras de pressão e válvulas solenóides o controle se torna mais fácil e preciso. Em qualquer caso, se o nosso KH for superior a 5 é difícil produzir uma saturação de CO2. Para você saber se tem CO2 no aquário basta apenas saber o pH e KH com os cruzamentos de valores destes dois te**es você obtém a quantidade exata de CO2 dissolvida em seu aquário, para isso basta recorrer à aquela velha e boa tabela de valores de pH e KH para o cruzamentos de valores, e sabermos a quantidade de CO2 dissolvido na água de nosso aquário.
A tabela não é válida se a água contém fosfatos.

Próxima parte - #3

Quer saber mais ou Não leu #1 ? :
Sumário:
- O que é CO2 (Gás carbonico)?
- Por que CO2 é necessário para plantas (no aquário)?
- Posso colocar mais CO2 para o crescimento de minhas plantas?
- Você tirou dúvidas sobre CO2 caseiro, Cilindro de CO2 e Injeção de CO2 diversos?

Clique:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=143682622508242&set=a.137610589782112.1073741827.137434316466406&type=1&theater

 #1 (parte)Para iniciantes, Sistema de CO2 para aquário - O que é CO2 (Gás carbonico)? É de essencial importância em aqu...
29/08/2013

#1 (parte)
Para iniciantes,

Sistema de CO2 para aquário

- O que é CO2 (Gás carbonico)?

É de essencial importância em aquários plantados, está diretamente relacionado com a fotossíntese das plantas, tanto na fase em que o aquário encontra iluminado ou na fase em que encontra escura quando a iluminação se encontra apagada, durante o dia as plantas respiram CO2 e produzindo O2 consumindo a noite, fazendo a operação inversa. Na medida em que várias plantas não terão seu desenvolvimento completo, chegando até a morrer, caso os níveis de Co2 estejam baixos.

- Por que CO2 é necessário para plantas (no aquário)?

A planta usa o CO2 para a fotossíntese para construir seu esqueleto de carbono, que é basicamente o processo por onde ela produz sua energia. A maior parte dos tecidos da plantas é composto de carbono, daí a importância de não perder esse mineral. Água possui carbonato e bicarbonato para dar o sistema tampão do aquário (KH). A concentração de CO2 dissolvido na água varia dependendo do pH e KH. E para realizar a fotossíntese a planta necessita de Luz e Co2.

- Posso colocar mais CO2 para o crescimento de minhas plantas?

Não, para ser necessário o crescimento das plantas e preciso, ILUMINAÇÃO, FERTILIZAÇÃO!

- Você tirou dúvidas sobre CO2 caseiro, Cilindro de CO2 e Injeção de CO2 diversos? Eu vou dar três métodos distintos para você de iniciante, ok? vamos lá,

O primeiro método é o de Gás Carbônico caseiro. Ele é um método muito barato e eficiente, altamente indicado para aquaristas iniciantes na arte do aquário plantado e que não querem gastar muito dinheiro, sua desvantagem é que a receita do Sistema de Co2 caseiro deve ser refeita a cada 7 ou 10 dias. :/

O segundo método é o de Cilindro de Co2. Esse método é muito prático e eficiente, tendo como desvantagens seu valor mais elevado de investimento, mas para quem pode gastar um pouco mais, é altamente recomendável, pois com esse sistema se tem controle total da quantidade de injeção de Co2.

Por terceiro encontramos diversos métodos de injeção de Co2, não muito utilizado, ou pelo seu alto valor, ou por não terem chego ao Brasil ainda, podemos sitar como exemplo o sistema eletrônico de Co2, que consistem em uma placa de carbônio que através de energização libera Co2 na água, ou ainda um modelo menos tecnológico que são as pastilhas efervescentes de Co2, uma alternativa barata, mas de eficiência não comprovada ainda.

Próxima parte - #2

Para iniciantes,Aquário Marinho x Aquário DoceMarinho: Vantagens: Dá para colocar corais, entre outros vertebrados e inv...
24/08/2013

Para iniciantes,

Aquário Marinho x Aquário Doce

Marinho:
Vantagens: Dá para colocar corais, entre outros vertebrados e invertebrados interessantes. A manutenção dá menos trabalho, enquanto em um aquário de água doce as trocas de água são toda a semana, no marinho só há reposição todo o mês. É um ecossistema mais completo.
Desvantagens: O aquário sempre tem que ser grandes, e os equipamentos são mais caros. Tem que ter preocupação com compatibilidade de peixes que comem corais, corais que brigam entre si e etc. A variedade de peixes é bem mais limitada.

Doce
Vantagens: É tudo mais barato, tem mais variedade de produtos, variedade de peixes, dá para montar diversos tipos de habitats totalmente diferentes, peixes amazônicos, ciclídeos africanos...
Desvantagens: A manutenção é mais trabalhosa que a do marinho, tem que fazer mais trocas de água, toda semana com filtro ou a cada 2 dias sem. E o cuidado com pH e outros parâmetros é o mesmo.
Por existirem muitos peixes de habitats diferentes é mais fácil cometer erros de incompatibilidade de pH, comportamento, a fauna tem que ser melhor estudada antes de montar o aquário.
Existem muitas informações equivocadas circulando por aí (muito mais do que com aquarismo marinho) que levam iniciantes a cometer erros e desistir do hobbie por pura falta de informação.

A conclusão é: os dois tipos são interessantes, são mundos diferentes, um não dá mais trabalho que o outro, se você tem grana sobrando pode escolher qual gosta mais. Para a maioria a escolha é água doce...

Dicas:
Você vai descobrir que tanto no doce quanto no marinho a filtragem é indispensável, e o aquário precisa f**ar de 20 a 30 dias funcionando sem peixes (no marinho é 60 dias). Escolher a população/vegetação antes é importantíssimo, assim você decide tamanho e tipo do aquário e pH da água.

[ Aquabase Aquapaisagismo ] disse que Neste sábado, pela primeira vez, WORKSHOP AQUABASE ONLINE! Participe no conforto d...
22/08/2013

[ Aquabase Aquapaisagismo ] disse que Neste sábado, pela primeira vez, WORKSHOP AQUABASE ONLINE! Participe no conforto do seu lar do mais completo e específico curso de Aquapaisagismo e Nature Aquarium do Brasil. A renomada e mundialmente premiada equipe Aquabase passará para você todos os conceitos necessários para você entrar corretamente neste maravilhoso universo. Faça sua inscrição, ainda restam algumas vagas.

http://www.aquabase.com.br/workshop-online/

Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo [CBAP] 10 Anoswww.cbap.com.br
18/08/2013

Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo [CBAP] 10 Anos
www.cbap.com.br

Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo [CBAP] 10 Anos
www.cbap.com.br

DICAS PARA TER SUCESSO EM SEU PRIMEIRO AQUÁRIO DE ÁGUA DOCEObter sucesso em um aquário signif**a ter peixes saudáveis, q...
12/08/2013

DICAS PARA TER SUCESSO EM SEU PRIMEIRO AQUÁRIO DE ÁGUA DOCE

Obter sucesso em um aquário signif**a ter peixes saudáveis, que vivem muito tempo, normalmente acasalando e procriando. Um aquário saudável deve se manter com uma boa aparencia sem depender de muita manutenção.

Ter um aquário saudável não é muito difícil nem demanda muito trabalho. Basicamente depende de algum conhecimento sobre a biologia dos seres aquáticos e um pouco de bom senso.

SUMÁRIO
1. Tenha paciência;
2. É melhor prevenir do que remediar;
3. Compreenda e respeito o ciclo do nitrogênio (ou azoto);
4. Faça a manutenção periódica em seus filtros e mantenha-os limpos;
5. Trate a água da to****ra antes de adiciona-la ao seu aquário;
6. Mantenha o pH da água do seu aquário estável;
7. Obtenha peixes para o tipo de água da sua região;
8. Escolha peixes que caibam no seu aquário;
9. Aclimatize devidamente os peixes antes de os coloca-los no aquário;
10. Compre apenas em lojas “de confiança”;

CLIQUE O SITE (SUMÁRIO A CIMA): http://www.aquarioepeixes.com.br/peixesornamentais/aquario-de-agua-doce/dicas-para-ter-sucesso-em-seu-primeiro-aquario-de-agua-doce/

Ter um aquário saudável não é muito difícil nem demanda muito trabalho. Basicamente depende de algum conhecimento sobre a biologia dos seres aquáticos e um pouco de bom senso. Confira algumas dicas úteis para que seu primeiro aquário seja um sucesso.

Quer aprender no Aquabase Aquapaisagismo em São Paulo?  entre no site de Aquabase Aquapaisagismo: http://www.aquabase.co...
11/08/2013

Quer aprender no Aquabase Aquapaisagismo em São Paulo? entre no site de Aquabase Aquapaisagismo: http://www.aquabase.com.br/2008/
Boa sorte!! ˆˆ

Workshop Aquabase Módulo 05 - Layout Avançado. Luca Galarraga, feliz com os resultados do IAPLC inicia sua aula sobre layout de aquários plantados.

bah! Legal!
10/08/2013

bah! Legal!

Neste sábado, Workshop Aquabase Módulo 5 - Layout Avançado. Aprenda com a vencedora equipe Aquabase dicas e macetes valiosíssimos para aprimorar suas montagens e melhorar sua participação em concursos de aquapaisagismo. Poucas vagas.

Quer saber : A Química do Aquário - Ciclo Biogeoquímico do NitrogênioCiclo Biogeoquímico do Nitrogênio Aplicado ao Ecoss...
09/08/2013

Quer saber : A Química do Aquário - Ciclo Biogeoquímico do Nitrogênio

Ciclo Biogeoquímico do Nitrogênio Aplicado ao Ecossistema do Aquário

O nitrogênio assim com o fósforo e potássio, são fatores limitantes do crescimento das plantas aquáticas. Nesse artigo tratarei somente do nitrogênio (um ciclo gasoso como os de carbono e oxigênio) e os demais (carbono e oxigênio) em artigos posteriores.

O gás nitrogênio (N2), compõe de 75 a 80% da atmosfera, entretanto, as plantas não podem absorvê-lo de forma direta. Em seu aquário a porcentagem também é bem relevante.

O nitrogênio assim como o carbono e o oxigênio são ciclos gasosos de suma importância ao seu aquário, a atmosfera é rica em nitrogênio e pobre em carbono, o mesmo ocorre em aquários que não tenham injeção de CO2 ou adição de carbono líquido. O ciclo do nitrogênio é muito mais extenso que o ciclo do carbono e do oxigênio, sendo fundamental para os outros dois.

CONTINUA... clique o site de Aquaflux Aquarismo e Aquapaisagismo : http://www.aquaflux.com.br/conteudo/artigos/a-quimica-do-aquario-ciclo-biogeoquimico-do-nitrogenio.php

Aquaflux, 4 anos divulgando o aquarismo de forma séria e responsável, ajudando você a cuidar do seus aquários, peixes e plantas! Comunidade destinada a troca de idéias e informações sobre aquários plantados, discos, marinhos, aquascaping.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Aquarismo, Aquapaisagismo e Lago posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share