Revista Ideia

  • Home
  • Revista Ideia

Revista Ideia Revista sobre arte, mídia, política, cultura, história e outros assuntos.

22/02/2024

A história da Faixa de Gaza tem início muito antes do seu estabelecimento no século XX. Acredita-se que os primeiros humanosmodernos chegaram na região corre...

31/12/2023

Na Indonésia existe uma técnica de cultivo ancestral que consiste em ter plantações de arroz com peixes. Os peixes comem os insetos que poderiam criar pragas e suas fezes agem como fertilizante, além de melhorar a circulação de oxigênio no campo, fazendo com que a terra produza até 10% a mais.

O modelo de cultivo de peixes e arroz é implementado pela Indonésia desde 2015, ajudando a reduzir a pobreza e os agricultores a triplicar os rendimentos.

Via Mistérios da Terra

Siga-nos
Curta nossa página 😉

20/11/2023
Entre os séculos 16 e 19, cerca de quatro milhões de homens, mulheres e crianças foram forçados a deixar para trás suas ...
11/11/2023

Entre os séculos 16 e 19, cerca de quatro milhões de homens, mulheres e crianças foram forçados a deixar para trás suas vidas e vir para o Brasil - é o equivalente a mais de um terço de todo o número de escravizados que deixaram a África.

O Brasil para sempre vai carregar um título triste de se ter: de todas as Américas, é o país que recebeu o maior número de pessoas africanas escravizadas durante os quase quatro séculos de escravidão.

03/11/2023

A Ponte Rio-Niterói ficou pronta em março de 1974. A imponente obra mede 72m de altura e tem 13.290m de comprimento. Mas e antes dela? Como fazia para ir de carro para Niterói? Essa é uma dúvida que muita gente tem e vamos responder nesse texto

Mapa da Europa no ano de 1460.Muito interessante este mapa da Europa em 1460. Repare-se: a Espanha ainda não existia (só...
26/10/2023

Mapa da Europa no ano de 1460.

Muito interessante este mapa da Europa em 1460. Repare-se: a Espanha ainda não existia (só 9 anos depois com a união de Castela e Aragão), o Sacro Império a ocupar a área da actual Alemanha e não só, incluindo a Itália do Norte como a Alsácia e a Lorena (actualmente territórios da grande rival, França). A leste... tudo de novo, com a Lituânia (unida à Polónia) a ocupar o triplo da sua área actual. O império otomano no seu auge agora reduzido à Turquia. Por cá reinava D. Afonso V tentado axercer os direitos ao trono de Castela o que nunca conseguiu apesar de ter invadido Castela mais que uma vez. Foi o ano da morte do tio de D. Afonso V, o Infante D. Henrique. Muita coisa mudou daí para cá, infelizmente (quase) sempre à custa de guerras. Os últimos 80 anos foram uma excepção...

Neste artigo, embarcaremos em uma jornada fascinante pelas páginas da pré-história brasileira, explorando sítios arqueol...
22/09/2023

Neste artigo, embarcaremos em uma jornada fascinante pelas páginas da pré-história brasileira, explorando sítios arqueológicos que revelam a rica história das comunidades que habitaram essa terra vasta e misteriosa. Embora essas sociedades pré-históricas não se assemelhassem às cidades contemporâneas, elas deixaram um legado impressionante de culturas e realizações que merecem ser celebradas.

Explorando as Evidências de Ocupações Humanas no Brasil Antigo

Nos últimos 24 mil anos, um santuário oculto de arte rupestre paleolítica perdurou nas paredes de uma caverna perto de V...
18/09/2023

Nos últimos 24 mil anos, um santuário oculto de arte rupestre paleolítica perdurou nas paredes de uma caverna perto de Valência, no leste da Espanha, contendo pistas sobre os antigos artistas e o mundo que habitavam.

Nos últimos 24 mil anos, um santuário oculto de arte rupestre paleolítica perdurou nas paredes de uma caverna no leste da Espanha.

SERRA PELADA - CURIONÓPOLIS - PARÁ Serra Pelada é formação rochosa localizada no Estado do Pará, onde hoje localiza-se o...
12/09/2023

SERRA PELADA - CURIONÓPOLIS - PARÁ

Serra Pelada é formação rochosa localizada no Estado do Pará, onde hoje localiza-se o município de Curionópolis (toponímia alusiva ao major do Exército Sebastião Curió, o responsável pela organização do garimpo na região em seu período áureo).

A área em relevo foi invadida por milhares de pessoas em busca do enriquecimento rápido através do ouro nos primeiros anos da década de 1980.

Em razão da grande concentração de garimpeiros, a região atraiu também lavradores, médicos, motoristas, padres, engenheiros, entre outros, tornando-se uma vila que logo se transformaria em cidade.

Rapidamente, a área se tornou no maior garimpo a céu aberto do mundo.Toneladas de ouro foram retiradas de Serra Pelada, fato que levou muitos a pensarem que as jazidas de ouro seriam capazes de enriquecer os garimpeiros.

Na verdade, a maioria dos garimpeiros não conseguiu enriquecer, e - o que é pior - muitos morreram no garimpo devido às péssimas condições de trabalho e, igualmente, à violência atrelada a essa atividade.

As condições de trabalho eram muito precárias: calor intenso, utilização de escadas danif**adas, barrancos altamente perigosos, poeira de monóxido de ferro no ar - que era inalada pelos trabalhadores, mesmo sendo prejudicial aos pulmões. Mas apesar de todos esses fatores, os garimpeiros trabalhavam dia e noite na esperança de enriquecer.

A imagem abaixo focaliza o garimpo em Serra Pelada em 1984, no auge de sua exploração.

📷 Sebastião Salgado.









Instagram: https://instagram.com/geografiasmemoraveis?igshid=ZDdkNTZiNTM=

Apoie o nosso trabalho.
Envie um Pix para: [email protected]

13/08/2023

Este outrora poderoso rio é onde os humanos desenvolveram a agricultura, a escrita e a roda. Mas agora a força vital do mundo antigo está ameaçada.

24/06/2023

As regiões mais profundas dos oceanos são pouco exploradas — e há dificuldades técnicas para acessá-las. A pressão extrema no fundo do mar, a falta de luz e as baixas temperaturas tornam as expedições desafiadoras.A alta pressão nas profun

04/06/2023

Seringueira foi responsável pela chamada Belle Époque cabocla, quando as duas capitais do norte do Brasil tinham características que não deviam nada às das principais cidades europeias na época.

04/06/2023

David Wengrow, autor de 'O Despertar de Tudo', critica best-sellers e destaca papel do Brasil em pesquisas sobre civilizações

28/05/2023

Mais de 400 vilas de cerca de 1000 a.C foram encontradas: a descoberta está sendo comparada à das pirâmides do Egito e pode mudar a história

22/05/2023

Os antigos egípcios acreditavam que o Universo surgiu de um enorme oceano e que os humanos foram feitos das lágrimas do deus Sol. Saiba mais sobre as crenças dessa incrível civilização.

A PEDRA DE INGÁLocalizada no Brasil, é uma maravilha arqueológica mundial. Tem mais de 6 mil anos e centenas de símbolos...
16/04/2023

A PEDRA DE INGÁ

Localizada no Brasil, é uma maravilha arqueológica mundial. Tem mais de 6 mil anos e centenas de símbolos estranhos.

Cientistas de todo o mundo tentaram decifrá-la sem sucesso, a única coisa que se conhece é que possui caracteres egípcios, fenícios, sumérios também semelhantes ao rongorongo da Ilha de Páscoa e principalmente símbolos da linguagem nostrática, o mais antigo e raro da humanidade.

Na pedra aparece a constelação de Órion, a via láctea, mensagens de um desastre mundial que virá no futuro, métodos para abrir portas mentais e viajar para mundos dimensionais, fórmulas matemáticas, equações e muitas outras coisas impactantes.

Quem deixou escrito há 6 mil anos tal conhecimento nesta pedra? Como é possível que eles soubessem tudo isso no passado?

A Pedra de Ingá é um monumento arqueológico, identif**ado como "itacoatiara", constituído por um terreno rochoso que possui inscrições rupestres entalhadas na rocha, localizado no município brasileiro de Ingá no estado da Paraíba.

O termo "itacoatiara" vem da língua tupi: itá ("pedra") e kûatiara ("riscada" ou "pintada"). De acordo com a tradição, quando os indígenas potiguaras, que habitavam a região, foram indagados pelos colonizadores europeus sobre o que signif**avam os sinais inscritos na rocha, usaram esse termo para se referir aos mesmos.

A formação rochosa em gnaisse cobre uma área de cerca de 250 m². No seu conjunto principal, um paredão vertical de 50 metros de comprimento por 3 metros de altura, e nas áreas adjacentes, há inúmeras inscrições cujos signif**ados ainda são desconhecidos. Neste conjunto estão entalhadas figuras diversas, que sugerem a representação de animais, frutas, humanos e constelações como a de Órion.

O sítio arqueológico f**a a 109 km de João Pessoa e a 38 km de Campina Grande. O acesso ao local se dá pela BR 230, onde há uma entrada para a PB 90, na qual após percorrer 4,5 km chega-se ao núcleo urbano de Ingá. Atravessando a avenida principal da cidade, percorrem-se mais 5 km por estrada asfaltada até se chegar ao Sítio Arqueológico da Pedra do Ingá. No local há um prédio de apoio aos visitantes e as instalações de um museu de História Natural, com vários fósseis e utensílios líticos encontrados na região onde hoje f**a a cidade.

O sítio arqueológico está numa área, outrora privada, que foi doada ao Governo Federal e posteriormente tombada como Monumento Nacional pelo extinto Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN), a 30 de novembro de 1944."

31/03/2023

Interessante!
Atualmente…

“A ilha vulcânica Aogashima que abriga aproximadamente 170 pessoas, é um PLANETÁRIO NATURAL". 😍Isso porque não há nada a...
21/03/2023

“A ilha vulcânica Aogashima que abriga aproximadamente 170 pessoas, é um PLANETÁRIO NATURAL". 😍

Isso porque não há nada além de oceano por muitos quilômetros ao redor, fazendo o céu brilhar com tanta intensidade, que permite ver parte do Via Láctea a olho nú.

Aogashima é uma ilha vulcânica japonesa no Mar das Filipinas. A ilha está localizada a aproximadamente 358 quilômetros ao sul de Tóquio, sendo a mais meridional e uma das ilhas mais isoladas e habitadas do arquipélago de Izu.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Revista Ideia posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Revista Ideia:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share

Revista Ideia

A Revista Ideia surgiu em Campo Grande, no Rio de Janeiro, com objetivo de contar a história e personagens do bairro carioca. Teve seis edições impressas. Hoje, a publicação é on-line e expandiu sua abrangência e trata de diversos assuntos como arte, cultura, mídia, política, história, entre outros.