Carnaval do Povo

  • Home
  • Carnaval do Povo

Carnaval do Povo Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Carnaval do Povo, Magazine, .

https://www.youtube.com/watch?v=T6sFcb8GdngBarroca Zona Sul 2020 Samba OFICIAL  2020ENREDO: BENGUELA... A BARROCA CLAMA ...
25/07/2021

https://www.youtube.com/watch?v=T6sFcb8Gdng

Barroca Zona Sul 2020 Samba OFICIAL 2020

ENREDO: BENGUELA... A BARROCA CLAMA A TI, TEREZA

Compositores: Sukata, Morganti, Jairo Roizen, André Valêncio, Tubino Meiners, Pixulé, Marcos Thiago, Acerola de Angola e Emerson Franco (In memoriam)

*** LETRA DO SAMBA ****

No caminho do amanhã... Obatalá
É a luz que vem do céu... clareia
Vem de Benguela o clamor de liberdade
Barroca pede tolerância e igualdade

Axé, Tereza
Divina alteza meu tambor foi te chamar
Sua luz nessa avenida
Incorpora a chama Yabá
Da magia irmanada por Odé
Não sucumbe a fé, traz a luta de Angola
E a corrente arrastou pro sofrimento
Um sentimento, valentia quilombola
Reluz o ouro que brota em seu chão
Desperta ambição, mas há de raiar o dia
Do Guaporé ser voz de preservação

Em plena floresta... auê auê
Resistência na aldeia... Quariterê
Na mata, sou mestiço, guardião
O meu grito de guerra é por libertação

O nosso canto não é apenas um lamento
A coragem vem da alma de quem ergueu o parlamento
Do castigo na senzala à miséria da favela
O povo não se cala, oh Tereza de Benguela
Vem plantar a paz por essa terra
A emoção que se liberta
E a pele negra faz a gente refletir
Nossa força, nossa luta
De tantas Terezas por aí

Barroca Zona Sul 2020 Samba OFICIAL CD 2020ENREDO: BENGUELA... A BARROCA CLAMA A TI, TEREZACompositores: Sukata, Morganti, Jairo Roizen, André Valêncio, Tubi...

https://www.youtube.com/watch?v=QfDcjXWbj8o3º Lugar no Grupo Especial de 1994 "Tereza de Benguela - Uma Rainha Negra No ...
25/07/2021

https://www.youtube.com/watch?v=QfDcjXWbj8o

3º Lugar no Grupo Especial de 1994

"Tereza de Benguela - Uma Rainha Negra No Pantanal"

Autor(es) Cláudio Fabrino, Paulo César Portugal, Jorge Baiano e Rico Medeiros
Puxador(es) Rico Medeiros

Amor, amor, amor
Sou a viola de cocho dolente
Vim da Pérsia, no Oriente
Para chegar ao Pantanal
Pela Mongólia eu passei
Atravessei a Europa medieval
Nos meus acordes vou contar
A saga de Tereza de Benguela
Uma rainha africana
Escravizada em Vila Bela
O ciclo do ouro iniciava
No cativeiro, sofrimento e agonia
A rebeldia acendeu a chama da liberdade
No quilombo o sonho de felicidade
Ilê ayê, ara ayê, ilú ayê
Um grito forte ecoou
A esperança no Quariterê
O negro abraçou
No seio de Mato Grosso a festança começava
Com o parlamento, a rainha negra governava
Índios, caboclos e mestiços, numa civilização
O sangue latino vem na miscigenação
A invasão gananciosa, um ideal aniquilava
A rainha enlouqueceu, foi sacrificada
Quando a maldição a opressão exterminou
No infinito uma estrela cintilou
Vai clarear, vai clarear
Um sol dourado de quimera
A luz de Tereza não apagará
E a Viradouro brilhará na nova era

Autor(es)Cláudio Fabrino, Paulo César Portugal, Jorge Baiano e Rico MedeirosPuxador(es)Rico MedeirosAmor, amor, amorSou a viola de cocho dolenteVim da Pérsia...

Dia da Mulher Negra, latino-americana e caribenhaTereza de BenguelaTemos que falar dessa data e lembrar de Tereza de Ben...
24/07/2021

Dia da Mulher Negra, latino-americana e caribenha

Tereza de Benguela

Temos que falar dessa data e lembrar de Tereza de Benguela e tantas outras mulheres que ousaram interferir na história, e, sobretudo, confrontar o patriarcado.

Ela foi esposa de José Piolho, que foi o primeiro líder do Quilombo de Quariterê, localizado no Mato Grosso às margens do Rio Guaporé.
Depois da morte de seu marido pelo Estado, até 1770 fez a liderança do quilombo, comandando por duas décadas uma comunidade composta por pessoas negras, indígenas e alguns brancos agregados.

A rainha Tereza, como ficou conhecida, chegou a liderar 3 mil pessoas até ser presa e morta pelo Estado. Não por acaso, o mesmo governo que ainda oprime e mata ou é conivente com a morte de mulheres.

A Viradouro (1994) e Barroca da Zona Sul (2020) exaltaram na avenida do samba o legado desta mulher negra.

Salve Tereza! Salve todas as mulheres negras!

( por Cesar Gomes)

Sextou! Mais uma sexta, dia que a gente esquenta os tamborins, afina os surdos, põe o pandeiro debaixo do braço e faz a ...
02/07/2021

Sextou! Mais uma sexta, dia que a gente esquenta os tamborins, afina os surdos, põe o pandeiro debaixo do braço e faz a cuíca chorar.

Enquanto isso ainda não é possível, fique em casa, tome a vacina quando sua vez chegar e porque não conhecer mais sobre o samba e sua história?

Hoje a Revista Carnaval do Povo traz uma dica de documentário.

O documentário de 2010, dirigido por Bebeto Abrantes, "As batidas do samba" conta a história do samba, com enfoque carioca, considerando sua evolução rítmica, refletindo suas origens até os dias atuais.
Perfeito para aqueles que querem conhecer mais dessa manifestação socio-cultural e para enviar para aquele amigo que ainda não conseguiu entender que o samba é a vida que se vive todos os dias! Salve nosso samba, salve nosso carnaval, salve nossos mais velhos!

https://youtu.be/c3uRvx6bJqk

Conteúdo por Liah Belmonte

“Chapa Evolução” estará à frente da UESP no quadriênio 2021-2025Da Redação No útimo dia 13 de maio de 2021, a “Chapa Evo...
15/05/2021

“Chapa Evolução” estará à frente da UESP no quadriênio 2021-2025

Da Redação

No útimo dia 13 de maio de 2021, a “Chapa Evolução” foi eleita e os seus integrantes irão compor a diretoria da União das Escolas de Samba Paulistanas, a UESP, durante os próximos quatro anos. A chapa única participou do processo eleitoral, que aconteceu na sede da instituição, e foi eleita para ser a gestora da “Matriz do Samba”, no quadriênio 2021-2025.

Apesar da eleição sem a disputa comum, a Comissão Eleitoral da casa prezou a transparência e excelência de todo o processo, até a decisão final dos dirigentes das agremiações filiadas à entidade. O resultado positivo mostra o reconhecimento e a confiança no trabalho que está sendo realizado.

Desejamos boa sorte e uma boa gestão à diretoria!

Diretoria para o quadriênio 2021-2025:

Alexandre Magno - Nenê (Presidente)
Demis Roberto (Vice-presidente)
Débora Justino (Diretoria Financeira)
Francisco Jr. - Smedley (Diretor de Carnaval)
Gilberto Domânico - Nenê TJ (Diretor Secretário)

Escurecendo o 13 de maioAceitar o 13 de maio é negar a histórica resistência de nossos ancestrais somada aos esforços ab...
13/05/2021

Escurecendo o 13 de maio

Aceitar o 13 de maio é negar a histórica resistência de nossos ancestrais somada aos esforços abolicionistas.

A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, oficializa o ensino nas escolas da história e da cultura afro-brasileira dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares. Então, nos perguntamos se é obrigatório porque não se aplica na Educação? Vamos entender um pouco esse processo historicamente.

A história oficial que nós conhecemos, sobretudo, que aprendemos nas escolas foi contada, registrada em livros e difundida por quem? Por brancos, alguns deles “eugenistas”, maioria eurocentrista, que desbravaram e invadiram muitas terras, em especial as Américas: América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), América Central (Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, e ainda Trinidad e Tobago), e América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela).

A Lei Áurea não cuidou de planejar condições dos negros após a liberdade e de criar oportunidades de empregos porque o negro era visto como objeto desumanizado, uma "coisa" que gerava lucro ao ser explorada, não um ser humano.

Olhando para a história, a partir da proclamação da república (1889) inicia-se o embranquecimento da sociedade brasileira, em uma tentativa de apagamento do passado escravista, destacada inclusive no hino da proclamação: "(...) nós nem cremos que escravos outrora, tenha havido em tão nobre país (...)".

Explicitamente as possibilidades de inserção social eram privilégio de pessoas brancas, havendo também um esforço em descaracterizar e diminuir os aspectos culturais de origem africana e afro-brasileira presentes no seio de nossa sociedade.

Muitas personalidades do Movimento Negro, entre elas Abdias do Nascimento, contestavam o conhecimento universalista tradicional, ou seja, a história oficial dita pela ótica do homem branco, assentada na lógica colonial e em uma visão de mundo europeia, que não abarcava a complexidade da experiência escravista e do território brasileiro em sua formação.

O Ceará foi o primeiro Estado a decretar oficialmente o fim da escravidão. Quando mais de 90% da população escravizada já se encontrava liberta - seja por carta de alforria, seja pela Lei do Ventre Livre, Lei do Sexagenário ou fugas em massas para os quilombos - é que, forçosamente a Princesa Isabel assina a Lei Áurea, para que nos anais da história o branco seja retratado como benevolente e caridoso para com os escravizados.

Por conseguinte, a frente da Educação (Ministério da Educação, secretários de educação, diretores de ensino, entre outros) temos em sua maioria brancos, por vezes eugenistas e fascistas, que formam uma barreira de longa duração, que dificulta a implementação e aplicação adequada da Lei 10.639.

Nesta história oficial, todos atos de heroísmo são dados aos brancos, assim implementar a Lei 10.369, seria desmascarar vários fatos mentirosos registrados nos anais da história, entre estes o real significado da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel.

Por reparação histórica, por um ato de resistência, por resgatar e saudar nossa memória ancestral, é que a população deve exigir o cumprimento da Lei 10.639 na educação, bem como reconhecer e fortalecer o 20 de novembro em detrimento do 13 de maio.

Por um 13 de maio de reflexão crítica, de luta e de revolta!

Texto elaborado por Cesar Gomes

11/05/2021

Revista Carnaval do Povo, a “retomada”!

Conheça a Comissão Editorial da revista Carnaval do Povo que estará à frente da retomada deste projeto.

O nosso grupo é heterogêneo, assim cada um irá contribuir com sua expertise e visão de mundo. Juntos nós iremos trazer muita interação, com pautas antenadas em tudo que acontece no mundo do samba, dedicando-nos especialmente ao Carnaval de Bairros da cidade de São Paulo. O foco principal é fazer desta página um espaço repleto de conteúdos interessantes que reflitam a importância social, econômica e, principalmente, cultural do nosso Carnaval.

Assista o vídeo de apresentação abaixo e não se esqueça de curtir nossa página!

Não perca nossas publicações! Vem muita novidade por aí!

Parabéns escola de samba Morro da Casa Verde pelos 59 anos de história e samba.Carnaval do Povo parabeniza toda comunida...
06/04/2021

Parabéns escola de samba
Morro da Casa Verde pelos 59 anos de história e samba.
Carnaval do Povo parabeniza toda comunidade verde rosa!

Sou do samba sou peixe na rede,
Sou Morro da Casa Verde
Zona Norte tradicão.

Você sabia que esta rolando uma ação solidária entre as mídías especializadas em Carnaval para ajudar nossos profissiona...
05/04/2021

Você sabia que esta rolando uma ação solidária entre as mídías especializadas em Carnaval para ajudar nossos profissionais do samba?
Você que é um profissional do Carnaval pode se inscrever para receber ajuda, e vc que puder ajudar esses profissionais que tanto nos alegra faça sua doação!
É o povo do.samba se unindo para juntos ajudar uns aos outros.
Maiores informações entre em contato nos telefones mencionados no informativo.

Conhecimento nunca é demais não é mesmo? Ainda mais se for referente à algo que amamos tanto que o Samba!Vamos aprender ...
05/04/2021

Conhecimento nunca é demais não é mesmo?
Ainda mais se for referente à algo que amamos tanto que o Samba!
Vamos aprender então?
Vem ai o curso:
"A história social do samba".
E se você for aluno EFCP/EFA,ou associado da FENASAMBA tem descontão pra vocês.
Entra no link e garanta sua vaga, maiores informações acesse o link abaixo.

https://www.sympla.com.br/a-historia-social-do-samba__1174976

Grande curso! Recomendo!
21/01/2021

Grande curso! Recomendo!

Vamos ter promoção sim.
Você pode concorrer a duas vagas para participar do curso Calendalesco com o Jr. Schall e André Marins.
O que você precisa fazer?
curta este post na pagina da , siga a página no instagram e marque 3 amigos nos comentários. Pronto. Aí já estará concorrendo a uma das duas vagas para participar deste grande curso.
Você pode também garantir
sua vaga se inscrevendo.

Associados Fenasamba e alunos EFCP/EFA tem desconto! Solicite através do whatsapp (11) 98115-8034

Informações : [email protected]

Acesse :
https://www.sympla.com.br/calendalesco--sonhos-em...


19/08/2020

O Curso de Gestão de Entidades Carnavalescas esta esperando por você! Veja esse convite do Presidente da UESP Alexandre Magno, o Nene. Restam poucas vagas, ta esperando o que pra se inscrever? Corre lá!

16/09/2019

Redação EFA Online

Nos dias 14 e 15 de setembro, os alunos do Curso de Formação de Avaliadores para o Carnaval 2020 voltaram a sede da UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas) para o segundo final de semana de aulas dos módulos Dança, Música e Visual.
Novamente, a participação proativa dos alunos e toda a “expertise” dos professores Lourival Campos, Alexandre Magno (Nenê), Danilo Ferreira e Eduardo Caetano, fez toda a diferença.
Os alunos puderam ganhar ou aprofundar seus conhecimentos nos quesitos Comissão de Frente, Evolução, Samba Enredo, Harmonia e Enredo/ Tema para Blocos, em aproximadamente 3 horas de aula por quesito.

Confira as fotos!

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Carnaval do Povo posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Carnaval do Povo:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share