Projeto Alterama

  • Home
  • Projeto Alterama

Projeto Alterama Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Projeto Alterama, News & Media Website, .

O Projeto Alterama propõe um espaço para pesquisadores e pesquisadoras publicarem seus escritos de maneira independente, democrática e participativa no âmbito das Relações Internacionais.

Hoje o Projeto Alterama publica o texto de nossa colaboradora Prof. Ana Claudia em repúdio ao que signif**a o estupro na...
07/11/2020

Hoje o Projeto Alterama publica o texto de nossa colaboradora Prof. Ana Claudia em repúdio ao que signif**a o estupro na sociedade brasileira e o sistema jurídico patriarcal e misógino.

"Estamos com você Mariana Ferrer, na eterna luta por uma sociedade na qual o estupro não seja nunca mais uma cortesia de rapazinhos “bem intencionados”. O inferno espera por eles. E o inferno deles é aqui".

Acesse pelo link: https://projetoalterama.wordpress.com/2020/11/07/quando-o-estupro-ainda-e-cortesia/

REPOSTAGEM: Brasil Ativo Press.CAPA: Sintietfal Mexeu com uma, mexeu com todas! Nós do BAP (Brasil Ativo Press) não vamos calar, segue um grande artigo de uma professora e grande ativista de Santa …

Hoje são 47 anos do Golpe de Estado ocorrido no Chile (1973),  que instaurou a ditadura de Pinochet, marcada como uma da...
12/09/2020

Hoje são 47 anos do Golpe de Estado ocorrido no Chile (1973), que instaurou a ditadura de Pinochet, marcada como uma das mais violentas e cruéis na América Latina.

Quando a democracia no Chile ainda estava amordaçada, as chilenas ganharam voz e puderam denunciar as atrocidades dos centros de tortura por intermédio da personagem Alba Trueba do livro “A Casa dos Espíritos” (1982).

No texto de hoje, nossa editora, Knoll trata da violência sexual contra presas políticas da ditadura chilena (1973 – 1990) e, particularmente, realiza uma conexão entre história e literatura por meio da obra da escritora chilena Isabel Allende.

Confira o texto na bio!

Afinal, Jair Bolsonaro é fascista? Desde as eleições, a figura de Jair Bolsonaro coleciona polêmicas que alimentam os ar...
30/07/2020

Afinal, Jair Bolsonaro é fascista?

Desde as eleições, a figura de Jair Bolsonaro coleciona polêmicas que alimentam os argumentos da oposição. Baseado na defesa dos valores da família, de Deus e da pátria, Bolsonaro agrada sua base conservadora, mas também apresenta elementos que podem ser relacionados ao fascismo.

No texto de hoje, a autora Carolina, ao analisar o conceito teórico do fascismo clássico, sugere que o termo é insuficiente para explicar a realidade atual, pois ao mesmo tempo em que há elementos do fascismo, o que predomina é a ideologia neoliberal. Este contexto híbrido que o historiador italiano Enzo Traverso tenta capturar com o conceito de pós-fascismo.

Quer saber mais? Confira o artigo na íntegra no link e compartilhe com a gente suas impressões: https://bit.ly/3399MIr

-fascismo

Você já ouviu falar do  ? ♀️No atual contexto da pandemia mundial causada pelo coronavírus, protestos e marchas de mulhe...
19/05/2020

Você já ouviu falar do ? ♀️

No atual contexto da pandemia mundial causada pelo coronavírus, protestos e marchas de mulheres em diversos países chamam a atenção para a “pandemia” do patriarcado.

Neste artigo, a prof. Ana Claudia Delfini traz suas impressões pessoais durante este período de isolamento social, pensa nas mulheres e nas possibilidades feministas para um mundo pós-patriarcado.

Quer saber mais? Acesse o link e compartilhe com a gente suas impressões: http://ow.ly/dZq850zKp1u 📢

Autor: Paulo MeloA prática da concessão do Asilo, utilizada desde o século XIX, e as Convenções e Tratados para dar-lhe ...
03/05/2020

Autor: Paulo Melo

A prática da concessão do Asilo, utilizada desde o século XIX, e as Convenções e Tratados para dar-lhe forma jurídica mais precisa, criaram uma cultura jurídica e política que o consagraram regionalmente. A prova de fogo viria nas décadas de 1960 e 1970, com as ditaduras civil-militares que dominaram o cenário político sul americano. Num contexto de intensa perseguição política e de brutal violação dos direitos humanos, o Asilo Diplomático foi respeitado. As Embaixadas tornaram-se ilhas invioláveis de liberdade provisória até a formalização e a concessão do salvo-conduto, que autorizava as pessoas a saírem do país. Mas nem todas as Embaixadas estavam dispostas a receber os perseguidos. A concessão do Asilo dependia de duas coisas: da posição política do governo e da posição pessoal do Embaixador.

A atuação e intervenção de três Embaixadores em defesa dos perseguidos pelas ditaduras, fazendo valer o instituto do Asilo Diplomático, são dignas de serem lembradas e celebradas. Vicente Muñis Arroyo (Embaixador mexicano no Uruguai), Harald Edelstam (Embaixador sueco no Chile) e Gonzalo Martínes Corbalá (Embaixador mexicano no Chile), não hesitaram no socorro às vítimas e não cederam às pressões dos ditadores.



http://ow.ly/jghk50zvp1R

A prática da concessão do Asilo, utilizada desde o século XIX, e as Convenções e Tratados para dar-lhe forma jurídica mais precisa, criaram uma cultura jurídica e política que o consagraram regiona…

Na capital da Colômbia, um pequeno estabelecimento comercial traz preciosas lições para a América Latina. “La Embajada d...
27/02/2020

Na capital da Colômbia, um pequeno estabelecimento comercial traz preciosas lições para a América Latina. “La Embajada de la Coca” dedica-se à comercialização e divulgação de produtos feitos à base de coca e de outras culturas andinas, em associação com pequenos produtores rurais. No texto de hoje, o autor Ricardo Bruno Boff compartilha sua experiência em Bogotá e sua visita à Embaixada da Coca. Além disso, nos convida a refletir e imaginar um cenário onde a coca, ao invés de latina, fosse europeia.

Acesse o texto no link abaixo!
http://ow.ly/YyWw50yxltI

Na capital da Colômbia, um pequeno estabelecimento comercial traz preciosas lições para a América Latina.

🕊️ SEMANA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO 🕊️ANÁLISE SINTÉTICA ACERCA DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E ITALIANA SOB A PERSPECTIVA DA DIG...
22/12/2019

🕊️ SEMANA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO 🕊️

ANÁLISE SINTÉTICA ACERCA DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E ITALIANA SOB A PERSPECTIVA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA DOS REFUGIADOS

O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de estudar, de forma breve, a proteção à dignidade da pessoa humana dos refugiados nos estados brasileiro e italiano. Desse modo, para uma melhor compreensão acerca do tema, buscou-se realizar uma exposição quanto às previsões legais, a nível internacional, tais como Leis, Tratados, Acordos e Convenções, as quais garantem a proteção dos direitos humanos, em especial, no que se refere à dignidade dos refugiados.

Para ler o texto na íntegra, clique no link abaixo. 📚🌍

http://ow.ly/AKPn50xGb7c

O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de estudar, de forma breve, a proteção à dignidade da pessoa humana dos refugiados nos estados brasileiro e italiano. Desse modo, para uma melhor c…

16/12/2019

🕊️ SEMANA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO 🕊️

O RECONHECIMENTO DO CASAMENTO HOMOAFETIVO COMO DIREITO HUMANO: O CONTRASTE DE ALGUNS EXEMPLOS ASIÁTICOS

Autor: Antonio Teixeira Junqueira Neto

A noção de Estado implica a necessidade de proteção dos direitos fundamentais dos indivíduos que o compõe e, pautado nessa ideia, surge a Declaração Universal dos Direitos Humanos. No entanto, a sua universalidade é colocada em xeque face à restrição de direitos à comunidade LGBTQ+. Esse texto, portanto, debate a questão do casamento homoafetivo a partir de alguns exemplos asiáticos a fim de compreender o que faz com que este continente se mostre díspar no que tange ao casamento homossexual enquanto direito humano.

Para ler o texto na íntegra, clique no link abaixo. 📚🌍

https://projetoalterama.wordpress.com/2019/12/15/o-reconhecimento-do-casamento-homoafetivo-como-direito-humano-o-contraste-de-alguns-exemplos-asiaticos/

🕊️ SEMANA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO 🕊️O RECONHECIMENTO DO CASAMENTO HOMOAFETIVO COMO DIREITO HUMANO: O CONTRASTE DE ALGUNS ...
16/12/2019

🕊️ SEMANA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO 🕊️

O RECONHECIMENTO DO CASAMENTO HOMOAFETIVO COMO DIREITO HUMANO: O CONTRASTE DE ALGUNS EXEMPLOS ASIÁTICOS

Autor: Antonio Teixeira Junqueira Neto

A noção de Estado implica a necessidade de proteção dos direitos fundamentais dos indivíduos que o compõe e, pautado nessa ideia, surge a Declaração Universal dos Direitos Humanos. No entanto, a sua universalidade é colocada em xeque face à restrição de direitos à comunidade LGBTQ+. Esse texto, portanto, debate a questão do casamento homoafetivo a partir de alguns exemplos asiáticos a fim de compreender o que faz com que este continente se mostre díspar no que tange ao casamento homossexual enquanto direito humano.

Para ler o texto na íntegra, clique no link abaixo. 📚🌍

http://ow.ly/61nh50xBgor

A noção de Estado implica a necessidade de proteção dos direitos fundamentais dos indivíduos que o compõe e, pautado nessa ideia, surge a Declaração Universal dos Direitos Humanos. No entanto, a su…

🕊️ SEMANA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO 🕊️ A LUTA POR DIREITOS HUMANOS E A PERPETUAÇÃO DOS CONFLITOS NO CONGOAutora: Beatriz Sa...
11/12/2019

🕊️ SEMANA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO 🕊️

A LUTA POR DIREITOS HUMANOS E A PERPETUAÇÃO DOS CONFLITOS NO CONGO

Autora: Beatriz Santana

A República Democrática do Congo se destaca por sua riqueza de recursos minerais contrastadas com situações de conflitos e crises políticas, econômicas e sociais intensas. Nesse âmbito, são constantes os casos de violações dos direitos humanos perpetrados por membros de grupos rebeldes e agentes de segurança estatal contra a população congolesa. O presente trabalho apresenta as principais implicações de instabilidades políticas e sociais que corroboram para tais violações contra os direitos fundamentais.

Para ler o texto na íntegra, clique no link abaixo. 📚🌍

http://ow.ly/fHqs50xwW67

A República Democrática do Congo se destaca por sua riqueza de recursos minerais contrastadas com situações de conflitos e crises políticas, econômicas e sociais intensas. Nesse âmbito, são consta…

🕊️ SEMANA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO 🕊️Hoje é celebrado o Dia Mundial dos Direitos Humanos, dia em que, em 1948, a Declaraçã...
10/12/2019

🕊️ SEMANA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO 🕊️

Hoje é celebrado o Dia Mundial dos Direitos Humanos, dia em que, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Visando incentivar o debate sobre os direitos humanos, nessa semana iremos divulgar os materiais que recebemos dedicados à temática.

Não deixem de acompanhar nossas publicações e divulguem com os amigxs!

Sérgio Vieira de Mello entrou para a   em 1969, quando estudava filosofia e ciências humanas na Universidade Panthéon-So...
20/10/2019

Sérgio Vieira de Mello entrou para a em 1969, quando estudava filosofia e ciências humanas na Universidade Panthéon-Sorbonne, em Paris. Seu primeiro emprego com a Organização foi junto à Agência da ONU para Refugiados ( ). O brasileiro trabalhou em operações humanitárias e de manutenção da paz em , , , e . Em 1981, assumiu seu primeiro cargo de alto nível, quando foi nomeado conselheiro político sênior para as forças das Nações Unidas no .

Posteriormente, Vieira de Mello ocupou outras posições de chefia no ACNUR, servindo como diretor do Escritório Regional para a Ásia e a Oceania e diretor da Divisão de Relações Externas. De 1991 a 1996, o brasileiro atuou como enviado especial do alto-comissário para o , onde desempenhou uma série de outras funções associadas à transição política do país asiático. O profissional também trabalhou como coordenador humanitário para a região dos Grandes Lagos da África.

Em 1996, o dirigente foi nomeado alto-comissário assistente da ONU para Refugiados. Dois anos depois, foi convidado para o cargo de subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Humanitários e Operações de Emergência, o cargo mais importante de coordenação humanitária da ONU.

Vieira de Mello também serviu no e no -Leste, antes de ser nomeado alto-comissário para os Direitos Humanos da ONU, em 2002. Menos de um ano depois, o brasileiro foi solicitado pelo então secretário-geral Kofi Annan para trabalhar como seu representante especial no Iraque. Em 19 de agosto de 2003, Sérgio e outros 22 colegas da ONU foram mortos no atentado ao Hotel Canal.

📍 Já conhecia a história do nosso homenageado da série de publicações para o Dia Internacional dos Direitos Humanos? Então envie para alguém que vai gostar de conhecer um pouco mais sobre o Sérgio Vieira de Mello.
📍E se você conhece alguém que estude a temática de Direitos Humanos, menciona em nosso post anterior da chamada de materiais!

📢CHAMADA ABERTA PARA ENVIO DE MATERIAIS📢⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀O Dia dos Direitos Humanos é celebrado a 10 de dezembro, dia em que, em...
17/10/2019

📢CHAMADA ABERTA PARA ENVIO DE MATERIAIS📢
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Dia dos Direitos Humanos é celebrado a 10 de dezembro, dia em que, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris. Visando incentivar o debate sobre os direitos, extremamente necessário nos dias de hoje, lançamos a "Semana Sérgio Vieira de Mello", para a publicação de materiais dedicados à temática.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Projeto Alterama convida o envio de produções acadêmicas e não-acadêmicas centradas na temática de Direitos Humanos, a partir de perspectivas interdisciplinares, plurais e que dialogam com outros saberes. Serão aceitos, conforme nosso Manual de Publicação e Modelo de Publicação disponível no site:
✔️Textos acadêmicos de autoria própria sobre a temática de Direitos Humanos, em torno de 2000 palavras;
✔️Relatos de experiência;
✔️Produções literárias (contos, poesias, crônicas, fábulas, etc.);
✔️Produções artísticas e audiovisuais (fotografias, músicas, ilustrações, documentários, etc.);
✔️Demais produções vinculadas à temática;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O prazo de submissão é até 07/11 📅
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esperamos vocês! 📩

O nome de Oswaldo Ar**ha, segundo o relato de seu neto, Pedro Ar**ha Corrêa do Lago, teria sido lembrado pelos integrant...
03/10/2019

O nome de Oswaldo Ar**ha, segundo o relato de seu neto, Pedro Ar**ha Corrêa do Lago, teria sido lembrado pelos integrantes da comitiva do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, quando visitaram o Brasil por ocasião da posse de Jair Bolsonaro, em dezembro de 2018. A menção do nome de Ar**ha pela comitiva não ocorreu por acaso, visto que, Oswaldo Ar**ha, foi o presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na sessão em que se decidiu favoravelmente, por meio de votação, a partilha do Estado da Palestina e a criação do Estado de Israel, em 29 de novembro de 1947. A lembrança de uma parte da obra política de Ar**ha, ainda que por uma representação diplomática estrangeira, chega em momento oportuno. Há aproximadamente dois meses, em julho de 2019, Jair Bolsonaro ventilou a ideia de indicar seu filho, Eduardo Bolsonaro, para o posto de embaixador brasileiro em Washington, cargo que Oswaldo Ar**ha desempenhou com desenvoltura entre 1934 e 1937.

Este ensaio, motivado por estes acontecimentos recentes, tem como objetivo discutir a importância da embaixada do Brasil nos Estados Unidos à luz do exercício diplomático de Oswaldo Ar**ha enquanto embaixador brasileiro em Washington.

Leia o texto na íntegra acessando o link abaixo:

http://ow.ly/mtLK50wA0ns

**ha

O nome de Oswaldo Ar**ha, segundo o relato de seu neto, Pedro Ar**ha Corrêa do Lago, teria sido lembrado pelos integrantes da comitiva do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, quando vi…

Hoje é dia do... "mas o que você faz?", " tipo Comércio Exterior?", "e quantos idiomas você fala?", "que chique, vai via...
26/09/2019

Hoje é dia do... "mas o que você faz?", " tipo Comércio Exterior?", "e quantos idiomas você fala?", "que chique, vai viajar bastante", "você vai morar no exterior?", "você quer ser diplomata?" "você vai trabalhar na ONU?", "deve ganhar bastante né?"...

No dia 26 de Setembro é comemorado o Dia do Profissional de Relações Internacionais. O Projeto Alterama deseja parabéns para todos os acadêmicos e profissionais da área que, de alguma forma, buscam impactar positivamente o mundo.

Que tal começar o final de semana com um pouco de História das Relações Internacionais, Diplomacia e Renascimento?
20/09/2019

Que tal começar o final de semana com um pouco de História das Relações Internacionais, Diplomacia e Renascimento?

Autor: José Fogolari O balanceamento de poder nas relações internacionais é prática recorrentemente observada na estrutura política das unidades e Estados. Com o objetivo de equiparar capacidades e…

"O que é necessário para ser hegemônico no cenário internacional?" 🤔Com esta pergunta, a autora Maria Clara Kretzer inic...
12/09/2019

"O que é necessário para ser hegemônico no cenário internacional?" 🤔

Com esta pergunta, a autora Maria Clara Kretzer inicia suas reflexões sobre a necessidade de estratégias de soft power para obter um exercício de poder efetivo no atual cenário internacional. Como exemplo, Maria Clara aborda a ascensão da China e sua recente estratégia de soft power, o projeto Sonho Chinês, lançado em 2012. Assim, suas reflexões são um convite para refletirmos até que ponto as teorias a respeito das relações internacionais se sustentam.

O texto foi escrito para a disciplina intitulada “A ascensão do Estado chinês nas relações internacionais contemporâneas”, da Pós-Graduação em Relações Internacionais Contemporâneas na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Acesse o texto em nosso site pelo link abaixo e boa leitura! 🇨🇳 🌏
http://ow.ly/pBLr50w6CL2

Num contexto pós crise econômica e sob o discurso do “America first”, os Estados Unidos sofrem a ameaça de perder influência também no âmbito do soft power. Neste cenário, a China avança a passos l…

05/09/2019

Grupo de Estudos Interdisciplinares em Relações Internacionais- GEIRI

Grupo de Estudos Interdisciplinares nas Relações InternacionaisOs encontros serão quinzenais, às quintas-feiras à tarde,...
04/09/2019

Grupo de Estudos Interdisciplinares nas Relações Internacionais

Os encontros serão quinzenais, às quintas-feiras à tarde, das 14:00 às 17:00, na sala 203, Bloco da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais.

Primeiro encontro esta quinta-feira, dia 05/09, com a apresentação do tema com o Professor Itamar Siebert.

Para este semestre escolhemos o primeiro livro da obra Comentários Sobre a Primeira Década de Tito Lívio, de Nicolau Maquiavel.

Enquanto pensador político, o florentino Nicolau Maquiavel foi intensamente caracterizado e acusado, ao longo dos anos subsequentes a produção de sua obra, por legitimar atrocidades e crueldades por parte das classes políticas governantes. Isso se deve, de maneira geral, à leituras descontextualizadas e superficiais de sua obra mais conhecida, O Príncipe. O autor renascentista, entretanto, incorpora em seus escritos uma complexidade muito maior, relativa aos grandes nomes de seu tempo. Dentre seus livros, Comentários Sobre a Primeira Década de Tito Lívio desponta como a grande obra de Maquiavel.

Link para inscrição:
http://ow.ly/PgqS50vU6L5

Internacionais

Após um período sem compartilhar conteúdo, retornamos aos trabalhos com mitologia grega e gênero. De autoria do professo...
25/08/2019

Após um período sem compartilhar conteúdo, retornamos aos trabalhos com mitologia grega e gênero. De autoria do professor Paulo Melo, confira abaixo o resumo do texto:

Inspirado na mitologia grega, o post explora o tema das identidades cambiantes e do trânsito entre os gêneros. Ou, como diria Ovídio, “sobre corpos que assumem diferentes formas”. Da Grécia aos nossos dias, embora com diferentes sentidos, pessoas viveram e vivem a sexualidade para além das fronteiras normativas estabelecidas pelas identidades binárias masculina e feminina. No amplo leque que se abre entre um polo e outro, escolhemos o tema da transexualidade.

Boa leitura! 📚🌎



Link de acesso ao texto: http://ow.ly/k51m50vJe4g

28/06/2019

🎉Hoje dia 28 de junho completamos 1 ano de projeto Alterama! 🎉

Ao longo deste início de caminhada, publicamos conteúdos de diferentes assuntos e em vários formatos. No total, foram 42 publicações, entre artigos acadêmicos e de opinião, análise de conjuntura, relatos, crônicas, e até galerias de fotos. Tivemos 6.055 acessos no site até o momento, considerando que trabalhamos de forma voluntária e orgânica, sem impulsionamento, conseguimos alcançar muita gente!!

Também gostaríamos de agradecer toda a equipe envolvida no projeto, o Conselho Editorial (5 membros) e a Equipe de Revisores (8 membros), e claro todos os autores que nos enviaram seus trabalhos! Sem a dedicação, o empenho e o excelente trabalho de vocês, nada disso seria possível! 👊🏼

O Alterama está aí porque vocês acreditam no potencial do projeto, por isso agradecemos imensamente a todos vocês! 🌎💡📚

Quer fazer parte do projeto? Entre em contato com a gente pelas nossas redes sociais, Facebook, Instagram, LinkedIn, WhatsApp ou acesse nosso site no link abaixo:

http://ow.ly/MBks50uPuV1

Curtam, compartilhem e comentem, levem adiante esta ideia!

28/06/2019
127 anos de homenagem à Política Externa Brasileira: Clevelândia

127 anos de homenagem à Política Externa Brasileira: Clevelândia

No dia 28 de junho de 1892, foi fundado o município de Clevelândia, localizado no Paraná. A cidade leva o nome em homenagem ao então Presidente dos Estados Unidos Glover Cleveland pela participação como árbitro do conflito fronteiriço entre Brasil e Argentina. Os territórios disputados f**am nas regiões oestes dos atuais Estados de Santa Catarina e Paraná.

Diante deste acontecimento histórico, trazemos o texto de autoria do Mestre em Relações Internacionais José Fogolari intitulado "127 anos de homenagem à Política Externa Brasileira: Clevelândia".

"Em um longínquo recanto paranaense, longe demais das capitais, emerge a cicatriz urbana de uma acolhedora cidade interiorana. Conhecida pela alcunha de Meiga Terra por seus atuais moradores e admiradores – em referência à célebre composição Canto Clevelândia, de Marcelino Prestes e Romeu Brunetti -, a comunidade de Bela Vista de Palmas vivenciou, desde o final do século XIX, a trajetória brasileira em seus mais distintos regimes e sistemas políticos."

Curtam, compartilhem e ajudem a divulgar o projeto! 🌎😁

Internacionais

http://ow.ly/YAgH50uPcMT

Em um longínquo recanto paranaense, longe demais das capitais, emerge a cicatriz urbana de uma acolhedora cidade interiorana.

26/06/2019
A “CRISE DO MEDITERRÂNEO”: As Vítimas do Mar como as Vozes da Crise

ESPECIAL DIA MUNDIAL DO REFUGIADO

Para fechar este Especial, acabamos de publicar um texto da Beatriz Santana intitulado a A “CRISE DO MEDITERRÂNEO”: As Vítimas do Mar como as Vozes da Crise.

Confira o resumo abaixo e acesse o link para ler na íntegra. 📚🌍

"Com o fenômeno migratório em desenvolvimento na Europa nos últimos anos, os Estados da União Europeia viram-se diante da necessidade de atuar no tratamento do caso. Reconhecido, principalmente, como “Crise Migratória” ou “Crise dos Refugiados”, mencionaremos o acontecimento como fenômeno, dado que os requerentes de asilo sempre estão em “crise”. Com milhares de mortos na travessia do Mar Mediterrâneo, o cerne de gestões de controle de migrantes foi designado principalmente a essa região. O presente artigo analisa o fenômeno referenciando-se nas atuações do Mediterrâneo."

Ajude a divulgar esta ideia! Curta, comente e compartilhe! 💡



http://ow.ly/zk5P50uNB3r

Com o fenômeno migratório em desenvolvimento na Europa nos últimos anos, os Estados da União Europeia viram-se diante da necessidade de atuar no tratamento do caso. Reconhecido, principalmente, com…

25/06/2019
8 filmes para refletir sobre refúgio

[ESPECIAL DIA MUNDIAL DO REFUGIADO]

As situações às quais milhões de ao redor do mundo são submetidos, são tema de de diversos países. O Projeto Alterama reuniu oito filmes que abordam o tema do sob diferentes perspectivas. Confira em nosso post abaixo: http://ow.ly/NhDN50uMlRg

As situações às quais milhões de refugiados ao redor do mundo são submetidos, são tema de filmes de diversos países. O Projeto Alterama reuniu oito filmes que abordam o tema do refúgio sob diferent…

22/06/2019
Migrações Internacionais, Natureza Humana e a Sorte Lançada num Container

ESPECIAL DIA MUNDIAL DO REFUGIADO

Repostagem do blog Cada um na sua Lua, autor Paulo Melo.

O tema das migrações internacionais (ou globais), tanto pela mobilização de enormes contingentes populacionais quanto pelo lado dantesco das tragédias humanitárias, está na ordem do dia e ocupa o centro dos debates sobre a globalização e as tendências políticas de diversos países. Os deslocamentos humanos, que caracterizam as migrações, entretanto, não são um fenômeno recente. Desde os tempos antigos registram-se movimentos de pessoas, entre regiões e lugares, em grandes ou em pequenos grupos. Das narrativas bíblicas sobre Canaã e o Egito aos movimentos de população da era da globalização, o fenômeno acompanha e diz muito sobre a trajetória humana. Mas é preciso tomar cuidado para não embarcar em certos essencialismos."

Acesse o texto na íntegra no link.



http://ow.ly/gG8q50uKnwA

O tema das migrações internacionais (ou globais), tanto pela mobilização de enormes contingentes populacionais quanto pelo lado dantesco das tragédias humanitárias, está na ordem do dia e ocupa o c…

20/06/2019

[ESPECIAL DIA MUNDIAL DO REFUGIADO]

No dia 20 de junho é comemorado o . A data, criada em 2000 pela Agência da ONU para Refugiados ( ), visa celebrar a força, a coragem e a perseverança das pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e seus países por causa de guerras, perseguições e violações de direitos humanos.

Este ano a ONU registrou o maior nível de deslocamento forçado da sua história e o Projeto Alterama aproveita essa data para trazer visibilidade a causa e celebrar a força das pessoas que arriscam suas vidas em busca de proteção e de uma vida melhor.

Confira os dados inéditos:

⚡ 70,8 milhões deslocados a força no mundo
⚡20,4 milhões são refugiados
⚡41,3 milhões são deslocados internos
⚡13, 6 milhões de novos deslocamentos
⚡67% de todos os refugiados vem da Síria, Afeganistão, Sudão do Sul, Myanmar e Somália

Quer saber mais? Acesse o relatório na íntegra: http://bit.ly/2x2nrjh

07/06/2019

Prazo até amanhã!

CHAMADA ABERTA PARA MATERIAIS - DIA MUNDIAL DO REFUGIADO
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No dia 20 de junho é comemorado o . A data, criada em 2000 pela Agência da ONU para Refugiados ( ), visa celebrar a força, a coragem e a perseverança das pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e seus países por causa de guerras, perseguições e violações de direitos humanos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É considerada refugiada a pessoa que "receando com razão ser perseguida em virtude da sua raça, religião, nacionalidade, filiação em certo grupo social ou das suas opiniões políticas, se encontre fora do país de que tem a nacionalidade e não possa ou, em virtude daquele receio, não queira pedir a proteção daquele país...", de acordo com a Convenção Relativa ao Estatuto do Refugiado de 1951. O número de cresce exponencialmente, batendo recordes por cinco anos consecutivos. No último relatório Tendências Globais do ACNUR, foi constatado os seguintes dados:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👥 25,4 milhões de pessoas no mundo são refugiadas;
👥 Outras 40 milhões de pessoas são consideradas internamente deslocadas, isto é, elas tiveram de abandonar o lugar onde viviam, mas não o seu país de origem;
👥 Existem ainda 3,1 milhões de indivíduos que são solicitantes de ;
👥 Crianças com menos de 18 anos de idade representam 52% da população refugiada no mundo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Diante desta data tão importante, o Projeto Alterama convida o envio de produções acadêmicas e não-acadêmicas centradas na temática de refúgio a partir de perspectivas interdisciplinares, plurais e que dialogam com outros saberes:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔️ Textos acadêmicos de autoria própria sobre a temática (ver Manual de Publicação e Modelo de Publicação disponível no nosso site);
✔️ Relatos de experiência;
✔️ Produções literárias (contos, poesias, crônicas, fábulas, etc.);
✔️ Produções artísticas e audiovisuais (fotografias, músicas, ilustrações, documentários, etc.);
✔️ Demais produções vinculadas à temática;

06/06/2019

Ontem, no Dia Mundial do Meio Ambiente, participamos da mostra Cinema e Meio Ambiente no Cineramabc, junto com Ike Gervaed e um dos integrantes da equipe de produção do curta “Mais que a Lama”, Rafael Langella 🌳🌎

Mostra de Cinema e Meio Ambiente @ Cineramabc Arthouse

05/06/2019
Os Poderes da Invisibilidade e os Dilemas do Sujeito Ético: do Anel de Giges ao Senhor dos Anéis

Os Poderes da Invisibilidade e os Dilemas do Sujeito Ético: do Anel de Giges ao Senhor dos Anéis

"A ideia de tornar-se invisível e desfrutar dos privilégios da invisibilidade ocupa a imaginação humana há mais de três mil anos. O tema atravessa os tempos, perpassa diferentes culturas, com diferentes signif**ados, e é recorrente nas diversas expressões humanas: está presente nas narrativas míticas, na filosofia, na literatura e nas narrativas cinematográf**as, graças às quais o tema sobreviveu até os dias de hoje. Parece-me um exercício oportuno, de fundo ético e histórico, perceber os diferentes sentidos atribuídos à invisibilidade e refletir sobre o que faríamos se pudéssemos fazer o que bem entendêssemos sem ser vistos ou descobertos."

Por Paulo Melo.

Leia na íntegra o texto publicado no site do Projeto Alterama no link abaixo.

http://ow.ly/ldkT50uxvnT

Quem já não se imaginou, por diferentes razões, dominando a técnica ou o poder da invisibilidade? Nas minhas fantasias de menino desejava me tornar invisível para apanhar bergamotas, peras e butiás…

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Projeto Alterama posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Projeto Alterama:

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share

ALTERAMA: Por outras Relações Internacionais

O Projeto Alterama propõe viabilizar um espaço de compartilhamento de conteúdo digital sobre diferentes temas no âmbito das Relações Internacionais. A ideia é oferecer um meio para pesquisadores e pesquisadoras, iniciantes ou experientes, publicarem seus escritos de maneira independente, democrática e participativa. Seja análises de conjuntura para o público em geral, ensaios, artigos opinativos e acadêmicos, resenhas literárias e cinematográf**as, conteúdo audiovisual e fotográfico, a Alterama f**a aberta para se explorar possibilidades!

E o que signif**a Alterama?

A palavra Alterama é derivada do seguinte neologismo: Alter vem do latim, que signif**a “outro”, e órama – ou hórama–, vem do grego, que por sua vez signif**a “vista”. ALTERAMA: outras visões, ou diferentes olhares. O que o nome sugere é que não conseguimos nos perceber no mundo apenas por nós mesmos, individualizados e atomizados, distante de outras maneiras de sensibilidade humana. É com o outro que nos constituímos como sujeitos e por meio desta interação construímos a nossa percepção da realidade. Portanto, aproximar-se de outros saberes e experiências, de diferentes olhares e perspectivas, é fundamental para este projeto.

Quer sabe como participar e colaborar conosco? Acesse nossa página em "publique" https://projetoalterama.wordpress.com/publique/ ou envie um e-mail para: [email protected]