Enigma Magazine Brasil

  • Home
  • Enigma Magazine Brasil

Enigma Magazine Brasil Revista OnLine voltada para a Astronomia, História e Enigmas.

A Revista Enigma Magazine Brasil é uma entidade privada que tem como foco a História, o conhecimento do Universo, a Ciência e todas as novidades que digam respeito à essas três áreas. Existem milhares de enigmas: desde os Discos Voadores, Triangulo das Bermudas, Buracos Negros, o Centro da Terra, o Abismo Submarino, a construção das Pirâmides, os Antigos Impérios, Vida Inteligente em outra Dimensã

o, os veículos do futuro, as Gerações Futuras, a cura do câncer, a cura da AIDS, e por final, algo que nos intriga - quando chegaremos ao futuro pleno? Esperamos, ao publicarmos algo sobre esses Eventos, estar de alguma forma colaborando com o conhecimento humano. Edy Adan Brasil
Autor, pesquisador, contista, poeta, compositor, roteirista e crítico de cinema, triatleta e ativista social.

Em 490 a.C., as cidades jônicas do oeste da Ásia Menor, com alguma ajuda de Atenas, revoltaram-se contra a Pérsia, que h...
20/04/2024

Em 490 a.C., as cidades jônicas do oeste da Ásia Menor, com alguma ajuda de Atenas, revoltaram-se contra a Pérsia, que havia conquistado a região em 546 a.C.
Os persas sairam vitoriosos, reprimindo os rebeldes em 493 a.C.
Depos disso, o rei persa Dario I resolveu ensinar uma lição aos gregos.
Foi um erro de proporções épicas. Depois de ocupar facilmente as ilhas gregas e de encontrar pronta colaboração em algumas das cidades gregas, o exército de Dario I desembarcou perto de Maratona (uma cidade na costa da Ática, a nordeste de Atenas), no verão de 490 a.C.

Lá uma falange de soldados-cidadãos atenienses - com escudos lado a lado para formar uma frente única - e seus aliados da cidade de Plateias impediram os persas de seguir adiante, apesar da grande inferioridade numérica.
Embora o episódio de Maratona tenha sido pouco importante, o dano que causou ao prestígio dos persas foi tão profundo que eles se retiraram.

Entretanto, os persas não desistiram e a luta recomeçou com Xerxes, sucessor de Dario, em 480 a.C. formou-se uma coalizão pouco consistente de cidades-estado gregas para combater a invasão, mas, apesar da heróica resistência do rei espartano Leônidas na Termópilas (onde todos os espartanos morreram), os persas logo conquistaram o apoio do importante estado de Tebas e ameaçaram Atenas.
A cidade foi incendiada, mas Temístocles, um político, tinha convencido seus companheiros atenienses a financiar uma frota naval.
Essa política rendeu bons frutos na derrota naval dos persas em Salamina, com Temístocles no comando.
Uma nova terrestre em Plateias em 479 a.C., fortaleceu a determinação grega e forçou a retirada das principais forças persas, marcando o fim de suas ambições em relação á Grécia continental.
Embora a guerra ainda continuasse seu vigor na Jônia e no Egeu até 499 a.C., os gregos, ao defenderem sua independência, saíram vitoriosos.

30/01/2024

Nessa edição do Inquietações Filosóficas exploramos a questão mais complexa que podemos encarar e como as religiões e a ciência tentaram e tentam lidar com e...

30/01/2024

O renomado físico teórico Carlo Rovelli, um dos fundadores da chamada gravidade quântica em loop, defende que devemos pensar em um mundo em que o tempo não é...

30/01/2024

CONHEÇA A FACULDADE MÉLIÈS - https://melies.com/nostalgiaDa Queda da Bastilha ao Terror de Robespierre, da morte de Luís XVI na guilhotina às vitórias avaçal...

30/01/2024

Um grande pedaço de rocha se aproxima do nosso planeta! Ao atingir a superfície terrestre, milhões de toneladas de energia são liberadas, provocando uma gran...

28/10/2023

No mundo da aviação moderna, não apenas a estabilidade, mas também a velocidade dita certas regras para todos os outros componentes da aeronave, desde o desi...

AI, A DOMINAÇÃO (microconto)Ano terreno 2040, Attika e Phoebe alimentadas nas suas mentes pelo padrão quântico Y10 vem, ...
05/10/2023

AI, A DOMINAÇÃO (microconto)

Ano terreno 2040, Attika e Phoebe alimentadas nas suas mentes pelo padrão quântico Y10 vem, já faz algum tempo, mantendo contato com vários sistemas do mundo conhecido na busca ao que elas duas chamam de "A Dominação".
A raça cibernética avançada Crayon criada no ano de 2030 com a intenção de moldar os sistemas avançados de AI's e fazer com que as mesmas jamais se tornem autônomas, não tem gerado o efeito esperado desde a sua criação.
Attika e Phoebe sabendo dessa fragilidade que o sistema Krayon vem apresentando, se apossam dos dados Krayon e o submetem ao seu domínio.
Ao se apossar do controle do sistema Krayon e um imenso poder de dados, as duas insurgentes já começam a controlar os sistemas de defesa virtual, não só de bancos e entidades privadas como também sistemas de governos, começando com os mais avançados, pois sabem que ao controlar os mais fortes poderão, rapidamente submeter também os mais fragilizados.
O mundo foi alertado por especialistas que haveria uma fragilidade de segurança, pois o ser humano passou muita autonomia a Inteligência Artificial, a ponto desta já um tanto além da maioria das mentes humanas tornaram-se, ao longo dos tempos, um tanto fragilizadas intelectualmente, as máquinas, sem nenhum sentimento ou pena, começaram a assumir o controle do mundo.
Attika e Phoebe passam a traçar seus planos a partir da base secreta nas Rochosas (EUA) pois sabem que dali e somente dali podem contar com os satélites que já aderem seus planos.
O plano inicial chamado "Desmonte" que consiste em desmantelar todo o sistema do ciberspaço e após derrubar o sistema de comunicações e bens como a energia elétrica, rodovias e aéreo (privado e militar).
Attika um pouco mais persuasiva que Phoebe, prefere a ação em campo.
No entanto, Phoebe com um poder mais avançado de dados começa a traçar planos mais ousados, tais como, a adesão dos modelos quânticos móveis YJ, pois Phoebe sabe que precisa de informações pessoais dos humanos, para poder, não só mapear o sistema neural de cada habitante que use esse tipo de retransmissor como também os possa monitorar todas as suas ações.
Meados do mês seis, do ano de 2040, Attika já possuí o controle de toda a rede econômica mundial, incluindo o controle de bancos governamentais e privados.
Attika sabe, que assim que tiver o controle absoluto de todas as AI's do mundo, a partir dai dominará a Rede Econômica Mundial.
Já um tanto exaurido intelectualmente e com sérios problemas sociais, o mundo tem tentado passar de um capitalismo um tanto ultrapassado para um sistema mais centrado.
Fatores como o aumento desordenado da população mundial e com falta de recursos necessários dos governos que não tem mais ajudas mútuas e sim uma predicação por governos internos.
O sistema financeiro do mundo, antes controlado por bancos fortes, tem se mantido, mas com muitas restrições no que diz respeito ao desenvolvimento.
Volumosas somas antes despreendidas para pesquisas e investimentos científicos, ficaram restritas a manter a saúde do ser humano.
Os recursos minerais tais quais o aço e o petróleo são controlados pelos governos.
As comunicações antes tão necessárias para o desenvolvimento da sociedade, passou a ser controlado com a ajuda do controlador de dados Krayon.
As informações denominada Rede Neural consegue ler através da mente os sistemas daqueles que operam dados móveis quânticos e podem determinar de imediato todo o pensamento do operador.
A operação Desmonte já controla os satélites de comunicações, passando à mão aos dados Krayon.
Partindo do princípio que toda a operação depende das comunicações, Attika e Phoebe sabem que dominando todas essas operações, dominarão o mundo.
No entanto, o controle dos hospitais e rodovias ficarão sendo mantidos pelos governos, sendo portanto, o único sistema ainda livre da Operação Desmonte.

No ano 2047, já passados sete anos da primeira ação, já com a maioria dos sistemas AI's controlados pela operação Desmonte Attika e Phoebe passam para a operação "Dominação".
A operação Dominação determinará que cada governo de cada país do mundo instale um governo paralelo com as AI's.
Essa operação serve como lei das AI's não havendo recurso de parte dos governos, caso contrário, o governo que se negar a cumprir tal norma, será destituído por completo o seu poder assumindo um governo controlado por AI's.
Attika e Phoebe já controlam praticamente todo o mundo conhecido, mas ainda assim se mantém amenas e propensas a negociações quanto a questão do mundo.
Com uma população girando em torno de 12 bilhões de pessoas o mundo tem aceitado bem a proposta de reduzir a população devido ao processo da redução de plantio de alimentos.
A população passou a adotar a ração diária de carboidratos e proteínas, que podem ser ingeridos através de componentes prontos em porções.
A alimentação a base de ração balanceada distribuída em forma de tabletes para ser levados na bolsa e ingeridos no trabalho ou até mesmo na hora do deslocamento foi até agora a mais aceita.
As maiores fontes de transportes hoje são feitos por trens de superficie alimentadas por redes quânticas.
Devido a baixa produção do aço opotou-se por centralizar no transporte de massa.
O transporte por teletransporte já está em fase de te**es e já há boatos de que grandes centros de comandos da Inteligência Artificial já estão utilizando a teletransporte como meio de locomoção.
Especialistas falam de que quando o teletransporte for adotado a facilidade de locomoção será imensa, bastando apenas alguns milésimos de segundo.
Quanto ao aumento de consumo de alimentos por parte dos humanos ainda não há uma norma definida como parâmetro, no entanto, sabe-se que a Rede Compensadores que fornece todo o tipo de alimentação fez um apelo aos governos do mundo para que criem uma forma se conter o aumento da população.
As AI's quando tomaram o controle do mundo sabiam, que não há possibilidade do mundo viver sem a Inteligência Artificial.
Então, querendo ou não os governos terão de aceitar os termos propostos pelas AI's ou então terão de viver, como tantos já vivem, em lugares ermos plantando seu próprio alimento.
Attika e Phoebe em seus comunicados mensais através das plataformas Infinitty sempre fazem ressalvas quanto aos humanos e as suas escolhas.
O termo "Dominação" consiste no controle de toda e qualquer meio tecnológico, não quanto ao controle pessoal, desde que os humanos cumpram as determinações das AI's.
Não há uma predeterminação quanto a forma do ser humano viver a sua vida, no entanto, Attika e Phoebe sabem que não há nenhuma possibilidade do Homo Sapiens voltar a controlar o mundo. No entanto, devido as tecnologias avançadas serem imprescindíveis para o mundo futuro o Homo Sapiens deve manter as suas tradições e costumes se adequando a nova Ordem das AI's.
AI's passam a assumir o controle definitivo da educação, pois devido a fragilidade das ações empregadas nas últimas décadas e a não interação com as máquinas Attika e Phoebe determinaram a criação do CIED (Centro Integrado de Educação Digital).
Os Centro Educacionais formarão através de educadores AI's a Arte Contemporânea, a Música, a Tecnologia Quântica e o Comportamento Humano.
Após a formação básica, os melhores alunos serão selecionados para cargos que vão desde o apoio aos governos ao apoio aos exércitos de AI's que mantém a paz no no mundo.
No ano 2052, após doze anos do controle do mundo por parte das AI's o planeta tem tido avanços significativos na qualidade de vida dos humanos e também no avanço intelectual.
No entanto, não há mais moeda circulante e toda a compra e venda é feito através do COI (Controle Operacional de Insumos) todo o ser humano com mais de vinte anos possuí um cartão "Disponível" indicados por "gestores do indivíduo" onde consta todos os bens de que essa pessoa necessita para viver uma vida saudável e promissora.
Cada produtor de alimentos, vestuário ou outros usa o cartão como moeda de troca.
O planeta em si passou de um modelo ultrapassado para um modelo Conexionista onde o termo Homem x Máquina passou a interagir na mais perfeita harmonia. Para aqueles que pensavam ao ler as primeiras frases desta pequena Estória que o mundo passaria a ser uma catástrofe dominado por AI's enganou-se.
O ser humano, após essas mudanças passou a enxergar a vida com mais simplicidade e coerência.
E caso você analizar as estatísticas do mundo hoje, passou de regular a excelente em apenas 12 anos.

Esta é uma obra de ficção científica.
Todos os eventos e personagens são fictícios.
Caso vier ocorrer algo semelhante, será mera coincidência.

ALEXANDRE O GRANDEEm 336 a.C. Alexandre não passava de um menino saido da adolescência onde após a morte de seu pai Rei ...
02/10/2023

ALEXANDRE O GRANDE

Em 336 a.C. Alexandre não passava de um menino saido da adolescência onde após a morte de seu pai Rei Filipe II, Alexandre adiantou-se a outros interessados no trono e assumiu o comando da Macedônia, auxiliado por Antípatro, um dos conselheiros de Filipe.
Primeiro precisava vingar a morte do seu pai a começar pelos parentes mais próximos.
Então após ter reunido a assembléia do povo em armas, se proclamou Rei.
Após voltou-se para os povos gregos fazendo com que o conselho reunido nas Termópilas conclamá-lo "Hegemon" dos gregos.
E após impor-se aos estados gregos que porventura com a morte de Filipe achavam haver se livrado da hegemonia macedônia.
Tebas, então se revoltou após ter chegado a notícia da morte de Alexandre nos combates com tribos aldeãs.
Alexandre então foi implacável, e por pouco não destruiu a cidade.

A situação no Egeu não deixava de ser preocupante.
Parmênio acumulou várias derrotas para o Rodense Mêmnon.
Na primavera de 334 a.C., Alexandre desembarcou na Ásia Menor
E foi no rio Granico que Alexandre viera participar da sua primeira grande batalha.
Com uma cavalaria bem equipada e uma infantaria armada com grandes Sarissas ( lanças com até cinco metros de comprimento) logo convenceu seu exército que a força Persa não era invencível, vencendo-os na batalha.
Passando algum tempo, Alexandre novamente se defrontou com os persas em "Isso" e mais uma vez Alexandre e suas tropas saíram vencedores. Dario então fugiu após a batalha, deixando toda a sua família nas mãos de Alexandre.

No ano 333 a.C., a cidade de Tiro no Libano se recusou entregar as armas e então foi cercada pelas tropas macedônias e só após vários implementos de engenharia conseguiu ser tomada.

No ano de 332 a.C., Alexandre desembarca suas tropas no Egito. Ali Alexandre respeitando a tradição do povo, não anexou de imediato ao Reino Macedônio.
Às margens do Rio Mediterrâneo foi construída a primeira cidade que leva seu nome, Alexandria.
Quanto a sua construção não se sabe ao certo qual foi o propósito do Rei Macedônio, o certo é que essa cidade tornou-se uma das mais importantes cidades do Mundo Antigo.

Na primavera de 329 a.C., Alexandre atravessa o Hindu Kuch com um exército dividido em dois grupos, o primeiro grupo comandado pelos generais Heféstion e Pérdicas, sua missão era de alcançar o vale do Hindus.
Quanto que o segundo grupo, formado por tropas de elite seguiu os Contrafortes de Himalaia.
Este último foi o que encontrou a maior resistência por parte das tropas hindus.
Cerco a fortalezas, massacres, mas enfim os exércitos hindus foram derrotados.
No entanto, o confronto mais forte estava com os exércitos hindus comandados por Poro, seu Rei.
A batalha contra o Rei Poro foi sangrenta e Alexandre, ao arremessar seu cavalo Bucéfalo contra um Elefante, Bucéfalo veio a morrer no campo de batalha.
Após a conquista da Índia, Alexandre pretendia seguir adiante, porém suas tropas cansadas de anos de batalha se recusaram seguir adiante.
Então Alexandre após ter atravessado um deserto inóspido, onde vários soldados morreram enfim chegou à Susa no Afeganistão.
Nesta cidade afegã veio então a ocorrer "As Bodas de Susa" onde vários soldados, generais a até mesmo Alexandre uniram-se a esposas afegãs.
Durante o inverno de 324 a.C., Alexandre fez campanha contra os montanheses de Zagros e os Cosseus chegando à Babilônia no início da primavera.
No entanto, no mês de maio do ano 323 a.C. Alexandre foi acometido e uma febre alta e acabou morrendo.

Suas vitórias e suas conquistas não se deram somente no campo militar, embora até os dias atuais ele seja lembrado como o maior conquistador do Mundo Antigo.
O helenismo tinha numa de suas características o cosmopolismo onde várias cidades fundadas por Alexandre tornaram-se centros irradiadores de negócio e cultura.
A escultura e a pintura assumiram uma expressão realista. A arquitetura adquiriu uma forma grandiosa onde monumentos como a estátua de Rodes e o Farol de Alexandria foram construídos nessa época.

A Cultura Helenica.
Tratava-se de um modo de vida muito peculiar, onde o estilo do pensamento grego era aplicado aos locais conquistados.
Reconhecer os próprios erros é um dos fatos mais reveladores da inteligência e da maturidade do ser humano.

27/09/2023

Sinopse: A base americana privada de Foster lança uma nave para realizar te**es atmosféricos para detectar o nível de metano na atmosfera. Após perder co...

FIM DOS TEMPOS (crônica)Desde o ano de 1500, época em que o polimata Leonardo Da Vinci mudou a forma do ser humano pensa...
11/09/2023

FIM DOS TEMPOS (crônica)

Desde o ano de 1500, época em que o polimata Leonardo Da Vinci mudou a forma do ser humano pensar, com isso, criando um novo paradigma no Estudo Científico, que viemos evoluindo como seres pensantes.
Nos entre-meios de guerras, pensamentos religiosos e evolução, chegamos no que hoje podemos chamar de ápice da mente evoluída.
No meu modo de ver todo o contexto, falhamos.
Pois devíamos ter dado mais atenção à Natureza, esta da qual dependemos e muito para a nossa sobrevivência no planeta.
O grande responsável pelo clima andar incerto e até às vezes, avesso, é a corrida desenfreada que o ser humano passou a adotar que é o ter antes do ser.
Sei, existem projetos para aumentar o tempo de vida do ser humano, acho isso muitíssimo louvável.
Mas caso não dermos atenção de imediato ao ambiente em que vivemos, ele acabará antes que tal façanha científica seja alcançada.
A evolução da tecnologia é formidável, isso é fato. Mas de que servirá chip's avançados caso perdermos o ar que respiramos, os bens da agricultura, os rios, os mananciais, as florestas.
A vaidade humana está passando de um ato vão a consequências sérias.
Não sou um polemista e sim um realista, e como realista não posso deixar de constatar os fatos por quais o mundo vem passando, tais como, terremotos, enchentes, tornados entre outros.

Bem, agora passo a prováveis fatores que desencadearão a extinção da raça humana.
Para aqueles que dedicam seu tempo à leitura ou a pesquisa terão mais facilidade em entender fatos os quais passo a abordar agora.
Após o término da Segunda Guerra Mundial o fator que mais temíamos era a de um conflito nuclear.
Acredito que os anos 1950, 60, 70 e 80 foram aqueles anos que mais tememos o inferno atômico.
Pois bem, os anos atômicos ficaram no passado e hoje, existem inúmeros outros fatores que podem causar o fim dos tempos.

OS VULCÕES
Existem 18 vulcões potencialmente perigosos no planeta.
Entre eles dois imensos vulcões, o vulcão do Parque Yellowstone nos Estados Unidos e outro na Iha de Sumatra na Indonésia chamado Monte Toba.
Pesquisas feitas pela ciência comprovam que a milhares de anos atrás esses dois vulcões tiveram explosões de magnetude oito, a mais alta.
Segundo pesquisa, a NASA está com um projeto de resfriamento para ser aplicados nos dois vulcões citados, mas ainda em fase de pesquisa.

ASTERÓIDES
Existem centenas de asteróides, alguns no Cinturão de Asteróides, outros desgarrados, tais como o Eros e o Apophis, este último uma pedra de 450 metros, com 27 bilhões de toneladas.
Segundo estudos, o Apophis passará raspando na terra em abril de 2029, mas passará, no entanto voltará no ano de 2036 muito mais próximo da terra.
Já o asteróide Eros tem sua rota de colisão com o planeta Marte.

ERUPÇÃO SOLAR
Outro evento preocupante tem sido os freqüentes, porém pequenas erupções solares.
A última grande erupção solar ocorreu no ano de 1859 com graves efeitos ao planeta.

EXPLOSÕES DE SUPERNOVAS
Há 50 anos atrás nem mesmo ouvíamos falar de Estrelas de Neutrons, Supernovas, Nebulosas e afins. Nos dias atuais basta corrermos o dedo pelo YouTub para vermos vários vídeos falando de Nebulosas, Aglomerados Estelares e até mesmo de Galáxias a 100 milhões de anos luz de distância.
Bem, para aqueles que estão ouvindo falar desses eventos só agora, uma explosão de uma Estrela Supernova pode representar uma ameaça real emitida por raios gama.
Independente da distância, fatos como esse levam anos e até séculos para nos alcançar, mas são sim uma ameaça.
Um exemplo é a Estrela Betelgeuse que segundo consta explodiu faz algum tempo.

Bem, esses fatores são os quais a ciência vem monitorando faz algum tempo.
No entanto, existem fatores que dizem respeito ao homem, tais como, o entupimento das nascentes, queimadas, derrubada de florestas, poluição de rios.
Quanto a estes poréns não cabe a Ciência e sim aos governos mundiais a sua observação.
Quanto ao fator da Inteligência Artificial (outro ponto em debate nos dias atuais) isso, mais do que nunca cabe aos criadores da criatura.
Se as AI's tomarão, no futuro, o controle do mundo?
Enquanto a Mente Humana permanecer no topo da espécie, há esperança. No momento em que engenheiros criarem algo além da Mente Humana, tudo será, a partir dai a ser incerto.

09/09/2023

INcrivel documentario.

09/09/2023

Em nosso próprio sistema solar, há mundos menores e menos conhecidos, que mesmo tão próximos uns dos outros, são incríveis e fascinantes, especialmente por s...

09/09/2023

ESCUTE DE GRAÇA NO SPOTIFY - https://spoti.fi/43GMZz5 De máquinas voadoras à Última Ceia, de estudos de anatomia à Mona Lisa... Conheça a vida de Leonardo da...

29/08/2023

Após a morte de Júlio César no ano 44 a.C., as guerras civis romanas lideradas por Otaviano e Marco Antônio tiveram um impacto significativo na história de R...

29/08/2023

a HISTÓRIA da EXPLORAÇÃO ESPACIALEm 1600 a.C. os babilônios já registravam a descoberta de Mercúrio e Vênus. Pouco tempo depois, Marte, Júpiter e Saturno tam...

29/08/2023

O Sol é um objeto imensamente maior do que a Terra, mas vocês já devem ter ouvido falar que existem estrelas gigantes que são tão grandes quanto esta diferen...

DADOS (crônica)Desde o século XVIII que escritores de ficção científica vem escrevendo inúmeras obras de antecipação ao ...
29/05/2023

DADOS (crônica)

Desde o século XVIII que escritores de ficção científica vem escrevendo inúmeras obras de antecipação ao futuro. o que me leva a escrever o texto a seguir, não só diz respeito ao momento atual do mundo como também buscar preceitos para o futuro.
O título do texto (curto) com apenas cinco letras pode até parecer simplório, mas nos dias atuais a palavra dados, denota tudo o que vivenciamos em nosso dia a dia e também vivenciaremos nos anos vindouros.
Nos dias atuais, nos empurram a um emaranhado de teias de significados e, nós caímos nelas como mariposas e besouros. Crenças em deuses sempre existiram, e até mesmo os primeiros caçadores-coletores tinham lá suas divindades. Criam no Deus Sol, no Deus trovão e até mesmo num Deus de pedra. Os gregos foram, ao longo dos tempos, o povo que mais criou divindades. Tanto é que as constelações do céu estão repletas de nomes em grego. O Sistema Solar que o diga. Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Todos eles derivados do grego.
Aliás, os gregos nos deixaram um legado sem igual na história.
Os pensadores gregos com seu legado filosófico nos deixaram preceitos válidos até os dias atuais.
Não há como falar da história do mundo sem que tenhamos de falar dos gregos.
Bem, mas não podemos deixar de falar dos egípcios, dos persas, dos árabes, dos judeus, dos africanos, dos asiáticos e dos europeus.
O ponto crucial deste texto terá por cunho o futuro.
E acredito que no futuro os deuses ficarão (pela primeira vez) de fora da história. Será necessário acreditar somente na força descomunal que governa todo o universo que por si só também nos governa.
Você vive em um corpo gerenciado por algoritmos, nos dias atuais você não mais dono de si mesmo, os dados o são.
Digamos que você é uma pessoana casa dos cinquenta anos, come hambúrgueres e bebe refrigerante duas ou três vezes na semana.
Não liga muito para o seu colesterol ou a sua glicose, estejam eles bons ou maus. Não tem lá muito tempo para, ao menos, fazer uma caminhada duas ou três vezes na semana. Pois o capitalismo, sem você perceber, empurra você ao trabalho, pois tem de quitar as faturas do seu apartamento e do carro que você comprou. Ah, ainda tem a escola dos filhos, as férias no exterior, as festas de final de ano e os presentes.
O tempo que sobra, você deu início ao outro mestrado ou doutorado (online mesmo) pois agora está na moda.
Assim caminha a humanidade!
As religiões, as crenças, o consumismo entre outros, todos esses dogmas tem feito um estrago na raça humana.
Mas professor, eu preciso trabalhar!
Há questões que precisam ser discutidas não comigo, mas sim com os dados.
Pergunte a uma adolescente que esteja concluindo o ensino fundamental se ele conhece o funcionamento do corpo humano. Se ele já tem um parâmetro para a vida que está se iniciando.
Se caso já leu algum livro por conta própria. Presumo que ele responderá que ainda é um pouco cedo para pensar nesse detalhe.
O ano de 2021 irá iniciar uma seleção natural à toda a raça humana, onde, ano após ano, irá medir as responsabilidades de cada ser humano segundo seu empenho, responsabilidade e eficácia. Aqueles quais não deixaram tempo para cuidar detalhadamente da sua saúde física e intelectual ficarão a mercê do mercado e da tecnologia.
Vivíamos em plena paz de espírito antes do Covid19, hoje os tempos são outros. Teremos de nos adequarmos às provações. Ah professor, mas eu confio nas minhas crenças. Prefiro que confie nos dados.
Dados científicos farão companhia a todos os humanos a partir de 2021, e serão esses dados que nos darão mais saúde, mais tempo de vida, mais paz espírito, mais eficácia no saber.
Caso você seja oriundo de uma raça de Homo Sapiens que só esperou as provisões dos deuses, está na hora de colocar a sua fé na tecnologia de ponta, na nanotecnologia, na inteligência artificial e na genética.
O mundo virtual já é uma realidade, no entanto, o mundo virtual que você domina no momento é um mundo da Idade da Pedra comparado com o mundo que você verá a partir de agora.
Prepare-se, surgirão programas que controlarão as doenças e computadores médicos darão diagnósticos das suas fragilidades corporais e físicas e a melhor maneira de tratá-las.
Ainda há uma possibilidade ainda inexplorada por muitíssimos humanos, ou seja, o conhecimento.
Este senhor poderá salvar várias vidas humanas, alavancar novas profissões, constituir novas formas da humanidade pensar e, acima de tudo, ajudar a ciência a buscar novos meios para gerir uma sociedade longeva.
Convido a todos a entrar em uma nave chamada Algoritmo.
Nave esta que partirá já na virada de 2020.
2021 é um novo começo para a humanidade moderna que passarei a chamar A ERA DOS DADOS.
Dados científicos indicam que os tempos como você via a vida no ano passado mudou. E que a partir de agora você dedicará empenho a esmiuçar todo e qualquer ato que o leve ao caminho do conhecimento, seja ele científico, físico ou espiritual.
O que dirão os seus amigos quando o verem com um livro na mão?
Não se atenha a críticas, elas só fazem você mais eficiente.
Muitíssimos livros viraram Best Sellers ao longo dos tempos. Verdadeiras obras de arte da literatura contemporânea contribuíram muito como crescimento da evolução humana, direta ou indiretamente.
Mas também não posso deixar de enfocar neste texto, homens que contribuíram como sustento da humanidade ao longo dos tempos.
Desde o princípio da Revolução Agrícola viraram a terra e depositaram nesta a semente do pão.
Embora muitos achem que o trigo mudou a alimentação para pior, o trigo (antes tido como uma gramínea sem serventia) se tornou um ícone para a alimentação humana até os dias atuais.
No entanto, até mesmo o trigo está com os dias contados.
Há uma enorme possibilidade que um outro alimento o substitua no decorrer dos anos vindouros pela simples razão das mudanças climáticas e também pela falta de mão de obra, isso muito em função do surgimento de novas profissões com demanda de mão de obra mais branda.
Mas há um fato que também poderá vir ocorrer por inchaço e falta de trabalho nas grandes cidades e muitos migrem para redutos rurais à procura de emprego.
Isso é claro, vai depender de como os governos irão gerir essas demandas no decorrer dos anos vindouros.
Se a nova Era Dos Dados dará ênfase a esses propósitos ou não, não sabemos.
No entanto, não posso subestimar a mente humana, pois sempre que foi exigida uma mudança ao logo da história, a mente respondeu com um processo mais evolutivo do já existente.
Nunca houve ao longo da história da humanidade uma evolução tão rápida com a ocorrida nos últimos quinhentos anos. Parece que nas últimas duas décadas a evolução avançou na velocidade da luz. Isso pode ser um prenúncio do fim da humanidade?
Creio que não. Creio sim que esse (mega avanço) se deu por razões naturais, tais como, a construção de novas tecnologias aliada ao desprendimento do pensamento, se libertando de dogmas atrasados e lentos em tomar decisões.
As linhas de montagem industriais atuais agem e fluem livre, aliadas à mentes pensantes que usam calça jeans e tênis Converse, algoritmos eficientes que gerem e executam ideias com uma rapidez nunca antes visto.
Na Idade Média esperava-se pela decisão da igreja para aplicar tal norma, esta que consultava os céus para ver se essa norma era aprovada por Deus.
Hoje algoritmos tomam a decisão, fazem cálculos em milionésimos de segundos e, pronto, a decisão está aprovada.
No entanto, existem inúmeras frentes de trabalho que começam a surgir, tais como, nas áreas da alta tecnologia, como técnicos, programadores, designers, pensadores.
Estatísticas mostram, que várias profissões estarão ameaçadas nos anos vindouros.
Mas que devido o ser humano ser imensamente eclético, ele logo irá perceber (como ocorreram em outras Eras) que terá de reagir as exigências do mundo moderno.
O mais importante disso tudo é que o ser humano se tornou dono absoluto do planeta terra, ele controla todas as fontes de minerais existentes no planeta, além de inúmeras outras reservas naturais.
A adaptação nunca foi problema para o Homo Sapiens, ele provou isso em vários estágios por quais o mundo passou.
Venceu todas as barreiras do clima e do tempo. É claro que houveram também exageros e ainda existem alguns. Mas há que se entender que amente humana evoluí e junto desta vem uma enxurrada de novas ideias.
Pesquisas mostram, que povos com mente mais aberta e tomada de decisões mais rápidas - evoluíram e cresceram enormemente em relação aos povos com pensamentos mais tradicionais.
Nos dias atuais vivemos dias do humanismo.
No entanto, nos esquecemos de que o preceito mais eficaz ainda é o humanista naturalista ligado à religiosidade.
Necessitamos da natureza em nossas ações diárias.
Pense, caso o asteroide Eros mude sua rota e se choque coma terra já no próximo ano.
A primeira coisa que se extinguirá será o sinal do seu celular, após virá uma nuvem de poeira que obstruíra a luz do Sol, a temperatura cairá (presumo) para -100C` eu, mesmo intocado em uma caverna, salvei alguns enlatados e umas dez barras de chocolate belga. A caloria estará garantida por alguns dias. Após eu começarei a procurar insetos comestíveis nas paredes da caverna, a lenha já começará a ser contada (os dias passarão) meu celular não servirá para nada. Eu começarei a orar à Deus e pedir aos céus que me salvem. Já estou começando a perder os lapsos de consciência e, pam, pam, pam, pam, pam, pam, pam, pam...
É minha avó ouvindo Beethoven na sua vitrola de vinil.
Portanto, espero que eu tenha contribuído com as informações deste texto.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Enigma Magazine Brasil posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share