29/05/2023
DADOS (crônica)
Desde o século XVIII que escritores de ficção científica vem escrevendo inúmeras obras de antecipação ao futuro. o que me leva a escrever o texto a seguir, não só diz respeito ao momento atual do mundo como também buscar preceitos para o futuro.
O título do texto (curto) com apenas cinco letras pode até parecer simplório, mas nos dias atuais a palavra dados, denota tudo o que vivenciamos em nosso dia a dia e também vivenciaremos nos anos vindouros.
Nos dias atuais, nos empurram a um emaranhado de teias de significados e, nós caímos nelas como mariposas e besouros. Crenças em deuses sempre existiram, e até mesmo os primeiros caçadores-coletores tinham lá suas divindades. Criam no Deus Sol, no Deus trovão e até mesmo num Deus de pedra. Os gregos foram, ao longo dos tempos, o povo que mais criou divindades. Tanto é que as constelações do céu estão repletas de nomes em grego. O Sistema Solar que o diga. Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Todos eles derivados do grego.
Aliás, os gregos nos deixaram um legado sem igual na história.
Os pensadores gregos com seu legado filosófico nos deixaram preceitos válidos até os dias atuais.
Não há como falar da história do mundo sem que tenhamos de falar dos gregos.
Bem, mas não podemos deixar de falar dos egípcios, dos persas, dos árabes, dos judeus, dos africanos, dos asiáticos e dos europeus.
O ponto crucial deste texto terá por cunho o futuro.
E acredito que no futuro os deuses ficarão (pela primeira vez) de fora da história. Será necessário acreditar somente na força descomunal que governa todo o universo que por si só também nos governa.
Você vive em um corpo gerenciado por algoritmos, nos dias atuais você não mais dono de si mesmo, os dados o são.
Digamos que você é uma pessoana casa dos cinquenta anos, come hambúrgueres e bebe refrigerante duas ou três vezes na semana.
Não liga muito para o seu colesterol ou a sua glicose, estejam eles bons ou maus. Não tem lá muito tempo para, ao menos, fazer uma caminhada duas ou três vezes na semana. Pois o capitalismo, sem você perceber, empurra você ao trabalho, pois tem de quitar as faturas do seu apartamento e do carro que você comprou. Ah, ainda tem a escola dos filhos, as férias no exterior, as festas de final de ano e os presentes.
O tempo que sobra, você deu início ao outro mestrado ou doutorado (online mesmo) pois agora está na moda.
Assim caminha a humanidade!
As religiões, as crenças, o consumismo entre outros, todos esses dogmas tem feito um estrago na raça humana.
Mas professor, eu preciso trabalhar!
Há questões que precisam ser discutidas não comigo, mas sim com os dados.
Pergunte a uma adolescente que esteja concluindo o ensino fundamental se ele conhece o funcionamento do corpo humano. Se ele já tem um parâmetro para a vida que está se iniciando.
Se caso já leu algum livro por conta própria. Presumo que ele responderá que ainda é um pouco cedo para pensar nesse detalhe.
O ano de 2021 irá iniciar uma seleção natural à toda a raça humana, onde, ano após ano, irá medir as responsabilidades de cada ser humano segundo seu empenho, responsabilidade e eficácia. Aqueles quais não deixaram tempo para cuidar detalhadamente da sua saúde física e intelectual ficarão a mercê do mercado e da tecnologia.
Vivíamos em plena paz de espírito antes do Covid19, hoje os tempos são outros. Teremos de nos adequarmos às provações. Ah professor, mas eu confio nas minhas crenças. Prefiro que confie nos dados.
Dados científicos farão companhia a todos os humanos a partir de 2021, e serão esses dados que nos darão mais saúde, mais tempo de vida, mais paz espírito, mais eficácia no saber.
Caso você seja oriundo de uma raça de Homo Sapiens que só esperou as provisões dos deuses, está na hora de colocar a sua fé na tecnologia de ponta, na nanotecnologia, na inteligência artificial e na genética.
O mundo virtual já é uma realidade, no entanto, o mundo virtual que você domina no momento é um mundo da Idade da Pedra comparado com o mundo que você verá a partir de agora.
Prepare-se, surgirão programas que controlarão as doenças e computadores médicos darão diagnósticos das suas fragilidades corporais e físicas e a melhor maneira de tratá-las.
Ainda há uma possibilidade ainda inexplorada por muitíssimos humanos, ou seja, o conhecimento.
Este senhor poderá salvar várias vidas humanas, alavancar novas profissões, constituir novas formas da humanidade pensar e, acima de tudo, ajudar a ciência a buscar novos meios para gerir uma sociedade longeva.
Convido a todos a entrar em uma nave chamada Algoritmo.
Nave esta que partirá já na virada de 2020.
2021 é um novo começo para a humanidade moderna que passarei a chamar A ERA DOS DADOS.
Dados científicos indicam que os tempos como você via a vida no ano passado mudou. E que a partir de agora você dedicará empenho a esmiuçar todo e qualquer ato que o leve ao caminho do conhecimento, seja ele científico, físico ou espiritual.
O que dirão os seus amigos quando o verem com um livro na mão?
Não se atenha a críticas, elas só fazem você mais eficiente.
Muitíssimos livros viraram Best Sellers ao longo dos tempos. Verdadeiras obras de arte da literatura contemporânea contribuíram muito como crescimento da evolução humana, direta ou indiretamente.
Mas também não posso deixar de enfocar neste texto, homens que contribuíram como sustento da humanidade ao longo dos tempos.
Desde o princípio da Revolução Agrícola viraram a terra e depositaram nesta a semente do pão.
Embora muitos achem que o trigo mudou a alimentação para pior, o trigo (antes tido como uma gramínea sem serventia) se tornou um ícone para a alimentação humana até os dias atuais.
No entanto, até mesmo o trigo está com os dias contados.
Há uma enorme possibilidade que um outro alimento o substitua no decorrer dos anos vindouros pela simples razão das mudanças climáticas e também pela falta de mão de obra, isso muito em função do surgimento de novas profissões com demanda de mão de obra mais branda.
Mas há um fato que também poderá vir ocorrer por inchaço e falta de trabalho nas grandes cidades e muitos migrem para redutos rurais à procura de emprego.
Isso é claro, vai depender de como os governos irão gerir essas demandas no decorrer dos anos vindouros.
Se a nova Era Dos Dados dará ênfase a esses propósitos ou não, não sabemos.
No entanto, não posso subestimar a mente humana, pois sempre que foi exigida uma mudança ao logo da história, a mente respondeu com um processo mais evolutivo do já existente.
Nunca houve ao longo da história da humanidade uma evolução tão rápida com a ocorrida nos últimos quinhentos anos. Parece que nas últimas duas décadas a evolução avançou na velocidade da luz. Isso pode ser um prenúncio do fim da humanidade?
Creio que não. Creio sim que esse (mega avanço) se deu por razões naturais, tais como, a construção de novas tecnologias aliada ao desprendimento do pensamento, se libertando de dogmas atrasados e lentos em tomar decisões.
As linhas de montagem industriais atuais agem e fluem livre, aliadas à mentes pensantes que usam calça jeans e tênis Converse, algoritmos eficientes que gerem e executam ideias com uma rapidez nunca antes visto.
Na Idade Média esperava-se pela decisão da igreja para aplicar tal norma, esta que consultava os céus para ver se essa norma era aprovada por Deus.
Hoje algoritmos tomam a decisão, fazem cálculos em milionésimos de segundos e, pronto, a decisão está aprovada.
No entanto, existem inúmeras frentes de trabalho que começam a surgir, tais como, nas áreas da alta tecnologia, como técnicos, programadores, designers, pensadores.
Estatísticas mostram, que várias profissões estarão ameaçadas nos anos vindouros.
Mas que devido o ser humano ser imensamente eclético, ele logo irá perceber (como ocorreram em outras Eras) que terá de reagir as exigências do mundo moderno.
O mais importante disso tudo é que o ser humano se tornou dono absoluto do planeta terra, ele controla todas as fontes de minerais existentes no planeta, além de inúmeras outras reservas naturais.
A adaptação nunca foi problema para o Homo Sapiens, ele provou isso em vários estágios por quais o mundo passou.
Venceu todas as barreiras do clima e do tempo. É claro que houveram também exageros e ainda existem alguns. Mas há que se entender que amente humana evoluí e junto desta vem uma enxurrada de novas ideias.
Pesquisas mostram, que povos com mente mais aberta e tomada de decisões mais rápidas - evoluíram e cresceram enormemente em relação aos povos com pensamentos mais tradicionais.
Nos dias atuais vivemos dias do humanismo.
No entanto, nos esquecemos de que o preceito mais eficaz ainda é o humanista naturalista ligado à religiosidade.
Necessitamos da natureza em nossas ações diárias.
Pense, caso o asteroide Eros mude sua rota e se choque coma terra já no próximo ano.
A primeira coisa que se extinguirá será o sinal do seu celular, após virá uma nuvem de poeira que obstruíra a luz do Sol, a temperatura cairá (presumo) para -100C` eu, mesmo intocado em uma caverna, salvei alguns enlatados e umas dez barras de chocolate belga. A caloria estará garantida por alguns dias. Após eu começarei a procurar insetos comestíveis nas paredes da caverna, a lenha já começará a ser contada (os dias passarão) meu celular não servirá para nada. Eu começarei a orar à Deus e pedir aos céus que me salvem. Já estou começando a perder os lapsos de consciência e, pam, pam, pam, pam, pam, pam, pam, pam...
É minha avó ouvindo Beethoven na sua vitrola de vinil.
Portanto, espero que eu tenha contribuído com as informações deste texto.