Na Umbanda, os Orixás são entendidos como divindades que representam diferentes manifestações da energia divina. Cada Orixá possui características, cores, elementos e símbolos específicos. Eles são intermediários entre o plano espiritual e o humano, atuando como guias e protetores.
Na visão umbandista, os Orixás possuem virtudes e atributos que refletem aspectos da natureza e da vida humana. O culto aos Orixás na Umbanda envolve rituais, cânticos e oferendas, buscando a harmonia e o equilíbrio espiritual. É importante respeitar e compreender a individualidade de cada Orixá, reconhecendo sua influência positiva e benéfica na jornada espiritual dos praticantes umbandistas.
Axé ✨💚
_
📸: @oficialzeusmc
Dell de Xangô
_
🌟
Quimbanda Legião Reino das Almas- Coimbra de Tranca Rua das Almas, Dama da Noite e Exu Capa Preta
Iniciado: Dell de Xangô
#exu #pombagira #kimbanda #quimbanda #exumirim #trancaruadasalmas #exucapapreta
#damadanoite
#laroye #exercitodaencruza
As farinhas de Esú
A tradição das farinhas de Esú é muito mais do que uma simples mistura de ingredientes. Cada detalhe carrega séculos de história e simbologia no candomblé.
A farinha de dendê representa aquilo que precisa ser apaziguado, como as guerras e o movimento acelerado. É uma característica de Esú, o próprio movimento, para que ele possa ouvir nossas preces precisamos acalma-lo.
A farinha de mel, por sua vez, não é usada para adoçar, mas sim para aquecer energias como a prosperidade, o amor e a saúde.
A mistura da farinha de mandioca com água tem o objetivo de esfriar a morte, a doença e nosso rastro, que muitas vezes está cheio de perseguições materiais e imateriais.
Além disso, jogamos água na rua para deixar brando o caminho, matando a sede da terra e saudando aqueles que cuidam dos nossos passos.
Vale lembrar que Ipadè é o nome ritual, que significa encontro. Já a farinha é chamada de ‘mian-mian’ ou iyèfún.
Essas tradições nos conectam com séculos de sabedoria e nos ensinam a importância de honrar e compreender os símbolos presentes em nossa cultura religiosa e que permaneceram por serem precisosas demais para se perder no tempo .
“Ọ̀nà bá lọ́na tí a bá dájú fọ́mi.”
Apazigue a estrada, pois ela é longa e cheia de desafios.
Com carinho🐘
Sigam: @xango_justo
Boa Segunda Feira para todos
Salve a Malandragem 🙏🏻🎲Laroyê Exu Ponto: @rezacantada e @malandromiguel Vídeo: @joel.ayra Compartilha ✅Comenta ✅Sigam: @xango_justo #umbanda #umbandasagrada #umbandasaber #rj #axé #saravá #exú #malandros #malandra #orixá #guiasdeumbanda #frases #boanoite #candomblé #zepilintra #malandromiguel #boanoite
Antes de tudo, deixe seu Laroyê nos comentários, saudando nossos amados guardiões ❤️🔥SIGAM:@filhosdecatimbo Ativem as notificações pra não perde nada da página 🔔#fy #pontos#umbanda #pontosdeumbanda #marianavalha #viral #navalha #axé #malandragem #7saias #pombagira
Existem várias histórias e lendas a respeito dessa entidade. A mais conhecida e aceita é que ele tenha nascido no sertão Pernambuco e sua família precisou se mudar para Recife para mudar de uma grande seca que devastou toda a região. Mas o destino foi cruel com o menino José dos Anjos, que perdeu toda a família vítima de uma doença desconhecida e fatal. Então, José precisou se virar, se criando na rua e se virando como podia para se sustentar.
Dormia em meio à boemia, servia de garoto de recados dos malandros e das mulheres da vida. Envolveu-se desde sempre pela atmosfera de mulheres e jogatinas. Para se defender, tornou-se um homem muito hábil com facas, ninguém tinha coragem de o enfrentar, nem mesmo a Polícia. Em sua juventude, resolveu tentar a vida no Rio de Janeiro, onde sabia que a malandragem era forte. Lá ele encontrou um cenário de transformação intensa, que foi quando as favelas estavam se formando na capital carioca.
Sigam nosso Instagram: https://lnkd.in/enQAYkup
Para consultas com a Entidade Zé Pilintra entre em contato através do whast:
https://wa.me/5511951684417?text=Ol%C3%A1%2C+Vim+pelo+o+Facebook