Ecos da Banda

  • Home
  • Ecos da Banda

Ecos da Banda Comunicólogo & jornalista
Assessor de comunicação
Assessor de imprensa
Gestor de redes sociais

12/08/2023

A humanidade é o caminho do sucesso. Não sinta raiva das conquistas do outro muito pelo contrário batalha para que seja igual a ele.

Moradores do bairro dos pescadores recorrem a lagoa para obter água para o consumo20/03/2023202202Moradores do bairro do...
21/03/2023

Moradores do bairro dos pescadores recorrem a lagoa para obter água para o consumo

20/03/2023202

202

Moradores do bairro dos pescadores, em Cacuaco, queixam-se da falta de água na zona e aproveitam uma lagoa resultante de uma pequena rotura na tubagem para conseguir o precioso líquido.

Por: Kihunga Bessa

Depois de alguns relatos dos populares, na manhã desta quinta-feira, 16, a equipa do jornal NA MIRA DO CRIME fez -se ao local para ver a realidade e constatou uma situação menos boa em que os moradores têm que depender de uma lagoa para puderem ter a água para beber, sem se importar dos riscos que se pode acarretar.

Maria Francisca explica que a falta de água no bairro dificulta "de que maneira" a vida dos moradores que não conseguem tomar banho em condições, porque têm que poupar no máximo o líquido. Disse ainda que dependem apenas dos tanques particulares que comercializam a banheira pequena de 15 litros está a ser comercializada ao preço de 100 Kwanzas.

Tânia da Silva, de 38 anos de idade, moradora daquele bairro há mais de 15 anos, diz não entender a real situação em que se encontram, uma vez tratar-se dentro mesmo da Vila de Cacuaco. Informou também que para lavar roupa têm de gastar mais de mil kwanzas, o que dificulta cada vez mais a vida de quem ai vive.

"Assim que tem esta pequena lagoa está ajudar um pouco, porque não estamos a comprar água, mas também não é tão fácil assim para conseguir", disse.

Anangola Squad”: Marginais altamente perigosos abatidos com tiros na cabeça no Palanca21/03/2023202202Dois meliantes alt...
21/03/2023

Anangola Squad”: Marginais altamente perigosos abatidos com tiros na cabeça no Palanca

21/03/2023202

202

Dois meliantes altamente perigosos, que faziam assaltos à mão armada e violações no bairro Palanca, identificados apenas pelos nomes, "Dada Fox", de 35 anos de idade e "Nocal", de 29 anos de idade, ambos pertencentes à gangue "Os Anangola Squad", foram assassinados supostamente pelos agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC), no passado dia 14 deste mês, por volta das 22h.

Por: Cambundo Caholua

De acordo com as testemunhas, os factos ocorreram no Bairro Popular e no Distrito do Palanca, município do Kilamba Kiaxi, quando os moradores daquelas zonas foram surpreendidos com um barulho de tiros em locais diferentes e quando procuraram se aproximar, se depararam com dois corpos estendidos no chão de indivíduos que eram muito conhecidos pelos seus crimes.

Os dois marginais faziam parte do grupo "Os Anangola Squad", segundo relatos da população.

"É uma gangue que continua a tirar sossego aos moradores, porque os seus membros roubam, matam, violam mulheres nos Bairros Popular, Palanca e outras zonas onde os mesmos actuam”.

"Dada Foxi" como era conhecido, foi atingido com três tiros, um da perna e dois da cabeça e morreu no local, isto na Rua A, no Palanca.

Já o seu comparsa, 'Nocal', foi encontrado morto na Via Gica, Bairro popular. Suspeita-se que as duas mortes tenham sido causada por efectivos do SIC.

'Nós estávamos a ver um jogo da Liga dos Clubes Campeões Europeus às 22 horas e, de repente, ouvimos tiros e tentamos nos aproximar, porque ficamos todos assustados", começou por contar um morador que não quis se identificar.

"Não conseguimos encostar, mas depois notamos que era um jovem da zona, 'Dada Fox', ele dava medo, onde quer que passasse”, explicaram.

"A Polícia diz que eles estavam a roubar e foram mortos, mas nós não acreditamos, achamos que foi mesmo o SIC que os matou, porque pelo historial deles, é possível que seja", explicou um jovem sob anonimato.

Vandalização de postes de energia facilita acção de bandidos no Capalanga10/02/2023202202Os moradores da zona do Ndoji, ...
10/02/2023

Vandalização de postes de energia facilita acção de bandidos no Capalanga

10/02/2023202

202

Os moradores da zona do Ndoji, rua do Canico, ligada à avenida Fidel Castro, entrada dos 3AAA, ao Capalanga, município de Viana, estão agastados pela vandalização dos postes de iluminação pública por parte de bandidos e de moradores inconsequentes do próprio bairro, em prejuízo da iluminação das ruas e suas periferias.

Por: Alfredo dos Santos Talamaku

Segundo os moradores, uma grande extensão de cabos foi roubada, em várias ruas, deixando muitas áreas em completa escuridão e propensas à assaltos na via pública e não só.

Gabriel Segunda, que presta serviço de segurança em uma empresa na rua do Canico, zona 17, afirma que alguns moradores contribuem para a situação da vandalização dos postes.

"Alguns moradores do bairro abrem os orifícios dos postes metalizados e fazem ligações directas para as suas casas e estabelecimentos comerciais e ninguém diz nada. Caso não se faça alguma intervenção, todos seguirão o exemplo, fugindo ao pagamento da energia eléctrica em casa", alertou.

Em frente à escola do Ensino Primário “I° Ciclo N° 5107, Ndoji”, consegue-se notar o corte e a falta dos cabos eléctricos que foram roubados.

Na mesma rua, em frente à fábrica de blocos dos chineses, o proprietário de uma empresa em construção num quintalão, confirma os factos: "Do poste que está em frente ao quintalão, do lado oposto da fábrica de blocos dos chineses, saiu uma ligação ilícita que fornece corrente ao interior da mesma, visível a todos que pela zona circulam, mas infelizmente não os mesmos são responsabilizados", lamentou.

Os moradores falam também de um local que presta serviço de recauchutagem, na mesma rua, que beneficia de uma ligação feita no poste e consome normalmente a energia eléctrica.

“O responsável da recauchutagem também fez a sua ’puxada', parece que não há ordem neste bairro, faz-se e desfaz-se, ninguém diz nada e os prejudicados são os transeuntes que muitas vezes são vítimas de ataques de marginais em consequência da escuridão", referiram.

Por NA MIRA DO CRIME

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Ecos da Banda posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Ecos da Banda:

Shortcuts

  • Address
  • Telephone
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share