Daiana Pasquim

  • Home
  • Daiana Pasquim

Daiana Pasquim Amo "desenrolar" ideias e escrever "encantamentos", por meio de textos escritos e filmes. Sou jornalista e professora, mestre em Letras.

Entusiasta de Marketing Digital, trabalho muito com redes sociais. Produzo filmes e dou Assessoria de Comunicação.

💟
17/02/2024

💟

16/02/2024
VENDO CASA - face Norte, no bairro SÃO FRANCISCO, em Pato Branco.Área construída de 90m², em lote de 125m².DIRETO com PR...
06/02/2024

VENDO CASA - face Norte, no bairro SÃO FRANCISCO, em Pato Branco.
Área construída de 90m², em lote de 125m².

DIRETO com PROPRIETÁRIO pelo (46) 99118 7229 - Lucas.

✅Sala dois ambientes
🍽Cozinha ampla com churrasqueira e boa iluminação
🚰área de serviço com balcões e jardim interno
🛏2 quartos (bem arejados)
🚿banheiro com balcão e box de vidro
🚗🚕garagem para dois carros
🌷Belo jardim na frente, 🌳arborizada.
✅Toda murada, com portão (não eletrônico)
🔐Com grade em todas as janelas.
🌧Calhas
🔝Telhas em concreto

💲R$ 310 mil

Acroyoga é algo que amo praticar. A aula começa com aquecimento e exercícios de fortalecimento, seguido de alongamentos ...
01/02/2024

Acroyoga é algo que amo praticar. A aula começa com aquecimento e exercícios de fortalecimento, seguido de alongamentos inimagináveis aos não praticantes. E nos últimos 15-20 minutos, posturas de Acroyoga -normalmente em duplas, trios ou envolvendo muitas praticantes juntas (coloco no feminino, mas homens fazem também - e saem ganhando muito!)
Quem me orienta nessa prática que me traz profundeza de leitura de meu corpo e de meu estado de espírito é a amiga de longa data, Morgana Resende, que é fisioterapeuta, acroyogui, terapeuta em várias técnicas, principalmente a microfosioterapia, a barra de acess, a reprogramação biológica, etc...
Após anos de prática, com o incentivo e orientação técnica dela, tenho outra consciência corporal. Dessas, como adorar ficar equilibrada invertida por mais de um minuto, oportunizando ao meu coração estar acima de minha cabeça, oxigenando todo o meu ser, enquanto faço variações com as pernas (como o diamante 💎 da foto 2).

Na gestação da Aurora, pratiquei Acroyoga nos nove meses, resguardando a cada fase as devidas intenções e voltando a praticar brevemente após o parto. Dessa vez, vai ser igual, vai ser melhor! Pois a Mor já orientou dezenas de gestantes e centenas de não-gestantes. É ela faz a base pra mim nas fotos 3 a 10.
Juntas, vamos profundo!

Esse post é tipo um dumpzinho das minhas práticas de janeiro - mês que descobri a gestação. As fotos 1,2,3 e 4 são desta manhã, pra marcar minha 8 semanas.
As 5 a 10 dão de práticas mais do início do mês, com direito a 🫶🏾 na barriga.

Em termos de esporte, também sou karateca. Iniciei a prática dessa arte marcial quando Aurora tinha seis meses de vida. Mas como na próxima segunda-feira vou receber a graduação na faixa marrom, isso eu contarei em outra história. Aguarde 😉

Era isso que eu estava fazendo enquanto não postava nada no feed...Alabardas, Alabardas foi o último romance escrito por...
31/01/2024

Era isso que eu estava fazendo enquanto não postava nada no feed...
Alabardas, Alabardas foi o último romance escrito por Saramago, antes de morrer, em 2010. Mas ficou incompleto. Tinha potencial para ser uma história muito intrigante. Li em 1° de janeiro, fotos 2 e 3.
A máquina do tempo li na Audible. Ou reli, pois já conhecia a história e vários momentos, mas dessa feita, suguei o livro por inteiro em velocidade 1.3x. Foto 4
O Lugar, de Annie Ernaux tem sido o livro e a autora estudados em nosso Club de Lecture da Literatura Francesa, com prof. Laura, no mês de janeiro. Fotos 5, 6 e 7 sont des moments de conversation sur La Place, avec mes amies du club. Para saber mais, acesse
Ânsia Eterna motivou o segundo episódio do ano do e deliciei-me com o livro todo pela Audible em velocidade 1.2x. Recomendadíssimo! Estou roteirizando um vídeo para meu canal do YouTube sobre Julia e Ânsia. Sem foto.
Em O Elixir da longa vida, Balzac recria o mito do lascivo e conquistador de damas, Don Juan, numa versão egoísta e maquiavélica que perpassa a arte, a riqueza, a cultura, a nobreza e a religião. Balzac é o experiente escritor da comédia humana e, como sempre, faz uma obra pomposa. Texto já gravado para um futuro episódio do LdO. Sem foto.
A luz é como a água é um conto curto, mas magistral, com o Realismo Mágico que Gabo tão bem nos brindou. Um deleite, sobre as aventuras de dois irmãos cheios de imaginação. Sem foto.
Noite na Taverna é o primeiro livro de terror da literatura brasileira, que Álvares de Azevedo fez como contos fantásticos em sete capítulos, mas que pela crescente da história, pode ser tomado como um romance, pq não!?
Obra incrível, mereceu um projeto diferente no LdO e começamos a dissecação do texto no EP. 201 (26/01), dedicando-nos a ele até 8 de março (ep.207) quando uma mulher f*dida e decidida, define a trágica e horripilante história devassa que se passa numa taverna.
Taí, um pouco da minha visão e experiência sobre cada uma dessas narrativas que degustei no primeiro mês do ano. Já leu, quer ler, comenta aqui comigo.
Ah! A última foto, tirei esta manhã. Sou eu hoje, no último dia de janeiro de 2024.
Boa leitura!!

🙎🙎‍♂️Dois Irmãos é o romance mais lido e mais conhecido do premiado escritor amazonense Milton Hatoum (1952). Foi public...
17/02/2023

🙎🙎‍♂️Dois Irmãos é o romance mais lido e mais conhecido do premiado escritor amazonense Milton Hatoum (1952). Foi publicado em 2000, ganhou o Jabuti de Melhor Romance em 2001 e teve várias traduções, com nova edição recém-publicada em território brasileiro pela Companhia das Letras (2022). É esse livro que vamos sortear no podcast, com dedicatória exclusiva enviada por Milton Hatoum, aos dois premiados.

🔥 Serão dois sorteios: o primeiro, dia 27/02 e, o segundo, dia 07/03. Um mês especial com Hatoum ao nosso lado. (Participe do sorteio no próximo post)
🌟 Ele agora é o padrinho do LdO. Trazemos a parte inicial do romance, no primeiro capítulo.

📖 Dois Irmãos narra a história da família formada por Zana e Halim, no Amazonas, como descendentes libaneses. Eles tiveram três filhos, a aguerrida Rânia; e os gêmeos Yaqub e Omar, o caçula. Os gêmeos se apaixonaram pela mesma moça, Lívia e, na adolescência, protagonizaram uma cena de ciúmes que marcou uma guerra entre ambos, logo após um baile de carnaval. Nesse episódio você vai conhecer não só esses personagens, como esse fato que gerou a cicatriz que os diferenciou, em todo seu crescimento. Após a terrível briga, os irmãos são separados e Yaqub é enviado para o Sul do Líbano, onde morou por cinco anos. O capítulo começa com o retorno de Yaqub para o Brasil e evoca várias lembranças e mágoas, criando uma tensão que se estenderá o romance todo, a partir da visão aguçada de um narrador muito especial. Boa leitura!

✅ Para adquirir o livro:
https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786559211388/dois-irmaos-nova-edicao

FICHA TÉCNICA
Curadoria, direção e narração:
Edição, trilha de abertura e arte de capa:
Uma produção
Padrinho:

Apoie
https://www.apoia.se/leituradeouvido
PIX: [email protected]

🧡 Um pouco da minha produção literária pra você.
17/02/2023

🧡 Um pouco da minha produção literária pra você.

🌟 📖 Cara nova! A partir de agora, quando você chegar ao Leitura de Ouvido no streaming, essa será a imagem que encontrar...
16/02/2023

🌟 📖 Cara nova! A partir de agora, quando você chegar ao Leitura de Ouvido no streaming, essa será a imagem que encontrará para identificar nosso podcast. Gostou!?

🎙️🎧 O Ep. desta sexta-feira, 17/02, vem com uma novidade incrível! Vamos anunciar o Padrinho do LDO, um escritor brasileiro que tem uma das obras mais relevantes da contemporaneidade.
Venha com a gente pra saber!

✅ Envia para os amigos seguirem nosso podcast literário. E prepare-se, porque vai ter sorteio de livros!

🏩 “A casa de bonecas” é um dos últimos contos da escritora neozelandesa Katherine Mansfield (1888-1923). Contista destaq...
10/02/2023

🏩 “A casa de bonecas” é um dos últimos contos da escritora neozelandesa Katherine Mansfield (1888-1923). Contista destaque do modernismo inglês, criava a dupla história: a que escreve e a que sugere. Na que escreve, temos crianças presenteadas com um brinquedo, uma casa de bonecas e a relação de bullying na escola. Já na que sugere, está o universo feminino e o impacto social de uma mãe como chefe de família e que ainda teve a “desgraça" de ter duas filhas meninas, com um pai tido por desconhecido.

📖 Celebramos há pouco o centenário de morte da autora, que morreu jovem e vítima de tuberculose em 9 de janeiro de 1923. “A casa de bonecas” está em 15 contos escolhidos de Katherine Mansfield, seleção de textos publicados entre 1915 e 1922, no qual encontram-se narrativas ousadas com personagens bem-construídos a partir de acontecimentos triviais e descrição apurada.

🧠 Ela foi inspiração para grandes nomes, como Clarice Lispector e Virginia Woolf, que declarou invejar o jeito de Katherine escrever. Isso porque seus contos revelam o estilo repleto de sutilezas, referência na escrita de histórias curtas e na representação de emoções secretas. Boa leitura!!

Eu me inspiro na naturezaInvejo suas formas e as imitoE me alongo nos horizontes existenciaisverticalizo minha existênci...
10/02/2023

Eu me inspiro na natureza
Invejo suas formas e as imito
E me alongo nos horizontes existenciais
verticalizo minha existência
Arco-me para o céu, a terra,
contemplo a água
Vivo no ar.

Esse é um personagem de um conto meu. Ele só é real no universo da ficção 🧐📖
06/02/2023

Esse é um personagem de um conto meu. Ele só é real no universo da ficção 🧐📖

✋ Eu não vou te dar spoiler nessa análise, juro! Até porque, a capa do livro já nos conta que o protagonista vai morrer....
31/01/2023

✋ Eu não vou te dar spoiler nessa análise, juro! Até porque, a capa do livro já nos conta que o protagonista vai morrer. Trago a reflexão de que as emoções de uma leitura como a desta crônica de Gabo, vai muito além de saber o que aconteceu, o foco é mesmo a jornada.

🗨️ Foi a partir de um story da prof. dra. Carla Moraes que me atentei pra esse lance do spoiler, há um tempo atrás.
Ao ler esse livro, achei um bom exemplo!
Reflita com a gente...

🤓 Gabriel Garcia Marquez nasceu em Aracataca, Colômbia, em 6 de março de 1927 e morreu em 17 de abril 2014, na Cidade do México. Publicou esse livro em 1981 e é um dos latino-americanos mais importantes a história da literatura.

✅ Assista ao vídeo da análise em meu canal no YouTube. Link na bio e nos stories

🐦 Sobre os privilégios naturais da existência.
28/01/2023

🐦 Sobre os privilégios naturais da existência.

🐕 “Baleia" é o nono capítulo, do total de 13, do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos (1892-1953). E esse texto nasceu...
27/01/2023

🐕 “Baleia" é o nono capítulo, do total de 13, do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos (1892-1953). E esse texto nasceu como conto, publicado no jornal argentino La Prensa, em 1937, pouco após a publicação do seu romance Angústia. “Baleia" cresceria em texto para ser essa personagem tão importante de Vidas Secas, o quarto e último romance publicado pelo escritor nordestino em vida, obra-prima do drama social e geográfico do Nordeste.

🧐 Graciliano nasceu em Alagoas e, a partir dali, construiu uma literatura realista e engajada, sobre as inquietações humanas. O trabalhador rural, a seca nordestina a miséria e os dilemas do ser humano diante de um meio hostil descrevem um pessimismo profundo em relação ao homem. “Quem é do chão não se trepa”, convencia-se Fabiano.

👀 Foi escritor, jornalista e preso político, considerado o mais importante prosador da Geração de 30, ao lado de Raquel de Queirós, Jose Lins do Rego, Jorge Amado, Erico Verissimo, Lucio Cardoso, etc, muitos deles, seus amigos. Seu estilo próprio de narrativa é sem floreios, seco e simples, o que propicia uma abordagem direta e profunda das situações e personagens retratadas. Boa leitura!

✅ Escute: link na bio
👍 Apoie o Leitura de Ouvido pela chave PIX: [email protected]
📞 Entre em contato: [email protected]
Direção e narração:
Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa:
Uma produção

🕊 "As Pombas" é um dos poemas mais famosos do poeta parnasiano Raimundo Correia (1859-1911), também um dos mais conhecid...
06/01/2023

🕊 "As Pombas" é um dos poemas mais famosos do poeta parnasiano Raimundo Correia (1859-1911), também um dos mais conhecidos sonetos da língua portuguesa. Ele perpassa a vida humana, à medida que a compara com o comportamento das pombas no amanhecer, ao longo do dia e ao anoitecer. Essa também é a ave universal da paz, o que todo mundo precisa, além de símbolo da pureza e da elevação espiritual. Neste episódio, trazemos “As pombas”, “A Cavalgada”, “Mal secreto”, “O Misantropo” e “Prenilúnio". Os quatro primeiros são sonetos, três do livro Sinfonias, de 1883 e um do livro Versos e Versões (1887). Já “Prenilúnio” é um poema publicado em Poesias (1898).

🧐 Foi com “As pombas” que Raimundo Correia ganhou o epíteto de “o Poeta das pombas”, que ele, em vida, tanto detestou. Raimundo Correia ocupa um dos mais altos postos na poesia brasileira. Seu livro de estreia, Primeiros sonhos (1879) insere-se ainda no Romantismo. Já em Sinfonias (1883) nota-se o feitio novo que seria definitivo em sua obra o Parnasianismo.

📖 Segundo os cânones dessa escola, que estabelecem uma estética de rigor formal, ele foi um dos mais perfeitos poetas da língua portuguesa, formando com Alberto de Oliveira e Olavo Bilac a famosa Trindade Parnasiana. Além de poesia, deixou obras de crítica, ensaio e crônicas. Boa leitura!

✅ Escute: no link da bio
👍 Apoie o Leitura de Ouvido pela chave PIX: [email protected]
📞 Entre em contato: [email protected]
Direção e narração:
Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa:
Uma produção

brasileira

História real, de algumas famílias.
17/12/2022

História real, de algumas famílias.

🎅 “A história dos duendes que raptaram um coveiro” é um dos contos de natal de Charles Dickens (1812-1870) que narra a h...
16/12/2022

🎅 “A história dos duendes que raptaram um coveiro” é um dos contos de natal de Charles Dickens (1812-1870) que narra a história de Gabriel Grub, um homem rabugento, azedo, solitário e que maltrata crianças, que resolve preparar uma cova na véspera de Natal, enquanto todos estão reunidos em família e ceando. Após enfrentar com a pá a terra coberta de geada, é abordado por um duende, o rei dos duendes, e uma legião deles, que o deixam aterrorizado pela acareação em seu comportamento e o levam para uma viagem para dentro da terra, para lhe dar uma lição.

🧐 Enquanto Dickens cria essa história, perpassa pela natureza da alma humana, mostrando o quanto pode ser bom, enquanto faz coisas ruis ou desaprováveis. Ele criou, ao longo de 58 anos de vida, uma obra de consciência social que refletia suas próprias vivências.

🎄 Com suas histórias de Natal, aos 31 anos, ele tornou-se o escritor mais bem-sucedido da Inglaterra, desde Willian Shapeskeare. Era uma celebridade do mundo das letras que veio a influenciar outros nobres escritores, tidos como cânones da literatura mundial. Boa leitura!

✅ Escute: link na bio
👍 Apoie o Leitura de Ouvido pela chave PIX: [email protected]
📞 Entre em contato: [email protected]
Direção e narração:
Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa:
Uma produção

Um romance, que na verdade, é tragédia, é drama, assim como a origem da palavra “ópera”, que vem do latim, “opus” e sign...
16/12/2022

Um romance, que na verdade, é tragédia, é drama, assim como a origem da palavra “ópera”, que vem do latim, “opus” e significa obra, vejo em “A ópera dos Mortos” (1967), do autor mineiro Autran Dourado (1926-2012), ambas as circunstâncias: o drama de uma família; e a obra que ela realizou num povoado mineiro, a partir de um sobrado que já está em decadência. Esse é o terceiro livro na ordem cronológica de uma trilogia, mas o primeiro a ser publicado. Depois, o autor viaja ao passado para construir a continuidade da história, com Lucas Procópio (1985) - primeiro da sequência da história; e “Um cavaleiro de antigamente” (1992), o romance que preenche o meio da trilogia.

Há no estilo autraniano uma macrorrede entre os seus personagens, o autor mesmo admite existir um “chão de alma em comum” entre eles e, mesmo que existam solitários, eles não existem sozinhos, ligam-se uns aos outros subterraneamente.

Em vamos conhecer a história da Rosalina, a última herdeira da família que, além do nome e legado, herda também a reclusão do pai, o Coronel João Capistrano Honório Cota, vivendo sozinha no sobrado com uma criada preta e muda, a Quiquina. Isso, até chegar um moço faz-tudo que vai incrementar a narrativa desta ópera, o José Feliciano (Juca Passarinho).

Há três grandes simbologias na obra: o sobrado - com suas pedras e tijolos à mostra como taipas de sua carne e osso; as voçorocas que cerzem a cidade ao meio como gengivas vermelhas e escuras; e os relógios, que são parados conforme os membros da família vão morrendo.
Há anos, me demorei na obra de , quando meu então orientador do mestrado, o prof, dr. Mauricio Menon me apresentou “Os sinos da Agonia”, um dos romances aos quais dediquei minha dissertação. E recentemente, foi com a amiga Ivonete Dias .diass que o estudou também no mestrado, que me reacendeu a paixão pelo autor mineiro. Tudo que Dourado fez é obra prima da literatura brasileira. Ópera dos Mortos foi considerado pela como uma das obras mais representativas da . Boa leitura!

Assista ao vídeo em meu canal youtube.com/
Inscreva-se! ;)

🍗 “O Peru de Natal” (1942) é um dos contos mais conhecidos do escritor modernista Mário de Andrade (1893-1945) sobre uma...
09/12/2022

🍗 “O Peru de Natal” (1942) é um dos contos mais conhecidos do escritor modernista Mário de Andrade (1893-1945) sobre uma ceia de Natal deliciosa e muito necessária, em uma família em luto prolongado pela perda do pai. A história é narrada pelo filho Juca, de 19 anos, com uma paixão imensa pela vida, ecoando um milagre de amor, enquanto recebia dos outros o apelido de “louco”. Na opinião do filho, o pai “desmancha-prazeres” sempre atrapalhava o Natal. E ele orquestrou para fazer diferente, na ceia daquele ano, já que “Peru era manjar mesmo, do Jesusinho nascido”.

📖 Publicado originalmente em 1942, na Revista da Academia Paulista de Letras, em 1947, dois anos após a morte de Mário, o conto foi incluído na antologia póstuma Contos Novos (1947). Um dos maiores representantes do Modernismo Brasileiro, foi crítico literário, musicólogo, folclorista e ativista cultural criou o Manifesto do programa do Modernismo Brasileiro, no qual ele funda o “Desvairismo”.

🎨 Os modernistas escreveram, pintaram, arquitetaram, poetizaram, sobre uma nova maneira de viver, ressoando desde a Europa, com a reviravolta da Revolução Industrial. O movimento é irreversível no país e celebrou seu centenário, em 2022. Boa leitura!

✅ Escute: link na bio
👍 Apoie o Leitura de Ouvido pela chave PIX: [email protected]
📞 Entre em contato: [email protected]
Direção e narração:
Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa:
Uma produção

📖 Romance que elucida um século e meio da história do Brasil, ao passo que tece belas narrativas acerca da história de u...
06/12/2022

📖 Romance que elucida um século e meio da história do Brasil, ao passo que tece belas narrativas acerca da história de uma família. Importantíssimo à minha trajetória de pesquisadora e estudante de literatura, "O Continente" foi um dos romances que analisei em minha dissertação.

🍃 E é esse o livro que abre a famosa saga da literatura brasileira "O tempo e o vento". Soma-se a ele, "O retrato" e "O arquipélago". Verissimo constrói um extenso mosaico genealógico da formação das famílias Terra e Cambará, entrecortadas pelos fatos históricos do Rio Grande do Sul, dominações portuguesas e espanholas.

👩‍🏫 Eu me envolvo, especialmente, com Ana Terra e as mulheres em sua linha de sucessão Bibiana e Maria Valéria. Meu olhar é sobre o arquétipo da mulher tecelã e uma roca "fantasma" herdada da mãe de Ana, d. Henriqueta, de sua avó portuguesa e talvez a única recordação de sua mocidade feliz. Estudo muito também como Ana Terra assimila sua missão de se tornar parteira, estabelecendo em minhas análises, uma relação com o mito das Parcas.

▶️ Assista minha análise completa na playlist Open Book, em meu canal youtube.com/daianapasquim
Curta, compartilhe, inscreva-se! ✅
Link na bio ⏫

🎨 Nessa regressiva do ano, você ainda está em busca de criar coisas novas? Pois, esse é o sentido, sempre!
06/12/2022

🎨 Nessa regressiva do ano, você ainda está em busca de criar coisas novas? Pois, esse é o sentido, sempre!

🎅 “Milagre do Natal” é um conto de Lima Barreto (1881-1922) publicado no periódico Careta, do Rio de Janeiro, em 24 de d...
02/12/2022

🎅 “Milagre do Natal” é um conto de Lima Barreto (1881-1922) publicado no periódico Careta, do Rio de Janeiro, em 24 de dezembro de 1921. O conto disfarça-se numa belíssima descrição do lírico cenário entre as altas montanhas de Andaraí pra explorar coisas humanas minúsculas e mesquinhas que, neste caso, consiste na crítica de que “pais pretendem casar as filhas na classe a que pertencem”.

🎩 O narrador nos apresenta os dois candidatos a genros, o que melhor parecer ao Sr.Campossolo, subdiretor da sessão do Tesouro Nacional, para ser escolhido para se casar com sua filha Mariazinha, sob o escrutínio de dona Sebastiana, que dava o nome à casa da família: “Vila Sebastiana”.

🧐 Apesar do título, afora o compartilhar refeições em domingos, o conto não utiliza o Natal, a não ser, para o tempo em que a sátira se passa e o desfecho da história, como ocorre ainda hoje em fim de ano, em muitas repartições públicas ou privadas. Lima Barreto morreu há cem anos, quando o Brasil completava o centenário da Independência e seu texto segue muito atual. Boa leitura!

✅ Escute: link na bio
👍 Apoie o Leitura de Ouvido pela chave PIX: [email protected]
📞 Entre em contato: [email protected]
Direção e narração:
Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa:
Uma produção@rockastudios

😍 Saíram os números do Spotify for podcasters e é com alegria que venho contar!Figuramos como o 10º podcast de Artes mai...
30/11/2022

😍 Saíram os números do Spotify for podcasters e é com alegria que venho contar!
Figuramos como o 10º podcast de Artes mais ouvido do Brasil, ficando 118 dias, isso é 1/3 do ano, nas paradas de sucesso, o que significa estar entre os 50º podcasts mais ouvidos no país por quatro meses inteiros. Entramos em duas paradas, Artes e Lazer.

Ainda tem dezembro todo, quatro episódios pra entrar no ar!
Até agora, criamos 1.831 minutos de conteúdo novo.
Isso é 98% mais do que os outros criadores na categoria Artes.

Viajamos por muitos lugares, somos ouvidos em 39 países. O top 5 foi: Brasil, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Itália.

⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ Os ouvintes deram 5 estrelas para nosso podcast.

Entramos no 5% dos podcasts mais compartilhados no mundo. E 26% dos nossos ouvintes são nossos seguidores, o que pode melhorar, hein!

A personalidade dos nossos ouvintes é a de “viajante no tempo”, ou seja, nossos fãs procuram podcasts que são novos para eles, mesmo se forem antigos pro resto do mundo.

O episódio mais ouvido em nossa história foi “Sherlock Holmes, o Polegar do Engenheiro”. Entre 16 e 22 de outubro, tivemos 49% de ouvintes a mais que em uma semana normal.

Segundo o Spotify, estamos “Bombando”, com:
📖 82% mais de horas
🥳 76% mais seguidores
▶️ 52% mais streamings
🎧 36% mais ouvintes

Gratidão, nobres leitores de ouvido!

✅ Escute: link na bio
👍 Apoie o Leitura de Ouvido pela chave PIX: [email protected]
📞 Entre em contato: [email protected]
Direção e narração:
Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa:
Uma produção

✍️ “Poema em linha reta” ancora a nossa seleção de poesias de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa (1888-1935...
29/11/2022

✍️ “Poema em linha reta” ancora a nossa seleção de poesias de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa (1888-1935), neste episódio. Somam-se a ele, “Quero acabar”, “Realidade”, “Reticências”, “Símbolos” e “Sou eu”. Escolhemos, como se: dito isso, reflexione sobre o seu ano, combata as falsas imagens de perfeição, uma vez que o eu lírico de "Poema em Linha Reta" admite-se com defeitos, falhas e vergonhas, revela que não é nem higiênico suficientemente e que passa vergonhas financeiras. Esse tom continua em versos como em “Reticências”, no qual o poeta admite ser preciso por prateleiras na vontade e na ação.

🤓 Essas poesias trazem um panorama perfeito para refletir sobre mais um ano que termina e ajudar você a fazer a sua lista de metas para 2023, inspirado pela literatura. Álvaro de Campos é o heterônimo alter-ego de Fernando Pessoa, o engenheiro naval que se tornou poeta e compôs poesias em três distintas fases: Decadentista, Futurista/Sensacionista e Intimista/Pessimista. Com versos paradoxais, traz uma sinopse de sua visão do mundo, saído da pena de uma das altas vocações literárias poéticas da Europa do Século XX.

🙌 Em 30 de novembro completar-se-á 87 anos da morte de Fernando Pessoa, sendo que, de 1942 em diante, sete anos após a sua morte, começou a sair uma sequência de obras póstumas. Mas há muito ainda a ser descoberto no universo pessoano. Boa leitura!

✅ Escute: link na bio
👍 Apoie o Leitura de Ouvido pela chave PIX: [email protected]
📞 Entre em contato: [email protected]
Direção e narração:
Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa:
Uma produção

👑 “Um encontro de monarcas” (1915) é um conto da escritora sueca Selma Lagerlöf (1858-1940), primeira mulher da história...
23/11/2022

👑 “Um encontro de monarcas” (1915) é um conto da escritora sueca Selma Lagerlöf (1858-1940), primeira mulher da história agraciada com o Prêmio Nobel de Literatura. A história se refere ao começo da Primeira Guerra Mundial em 1914 e o texto faz parte uma antologia intitulada Troll och människor (“Trolls e e pessoas”). Foi transposto em língua portuguesa por Carlos Rabelo, que é dramaturgo e tradutor do sueco.

✍️ Para marcar sua posição contrária à guerra a autora conta um episódio fictício, onde imagina o encontro de uma figura histórica com um personagem fictício que figura em um de seus romances. A figura histórica é o rei Oskar II da Suécia, último rei sueco da Noruega, que reinou sobre a transição pacífica graças à qual a Noruega tornou-se independente da Suécia em 1907. Para o tradutor, Selma Lagerlöf dispõe de grande capacidade de atenção ao que se passava em seu tempo, pois descreve um episódio local, com humor camponês e assim conseguiu farejar os ventos da tragédia militar que se abateria sobre o mundo no século XX.

😍 Quando criança, Selma fora educada pelo próprio pai, em casa, e depois tornou-se professora, até despontar para o universo da literatura. Ela ficou conhecida mundialmente ainda no século XIX por ter criado o romance precursor do realismo fantástico “A saga de Gösta Berlings”(1891), entre outros. Boa leitura!

✅ Escute: link na bio
👍 Apoie o Leitura de Ouvido pela chave PIX: [email protected]
📞 Entre em contato: [email protected]
Direção e narração:
Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa:
Uma produção


🌧 Eu me identifico. E você? ☔️
23/11/2022

🌧 Eu me identifico. E você? ☔️

https://youtu.be/yUdNH8JYc7gEu me dedico à Graciliano Ramos. Essa é minha análise para Vidas Secas, em cinco minutos. Ve...
14/11/2022

https://youtu.be/yUdNH8JYc7g
Eu me dedico à Graciliano Ramos. Essa é minha análise para Vidas Secas, em cinco minutos. Vem aprender mais! Boa leitura!

Inscreva-se em meu canal no Youtube para novos conteúdos literários ;)

Todo mundo sabe que Vidas Secas é uma das obras mais cobradas em todas as histórias de provas do universo (pelo menos brasileiro). E sabe por quê? "Deve-se e...

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Daiana Pasquim posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Daiana Pasquim:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Telephone
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share