Blog do Clima

  • Home
  • Blog do Clima

Blog do Clima Radar do debate sobre o clima na mídia e sites brasileiros

(1)

22/04/2024
Convidamos você para a sua 1ª Conferência Livre pela Erradicação da Fome, do Racismo e da Discriminação, rumo à 6ª Confe...
03/10/2023

Convidamos você para a sua 1ª Conferência Livre pela Erradicação da Fome, do Racismo e da Discriminação, rumo à 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (6ªCNSAN)

O evento acontecerá no dia 7 de outubro de 2023, às 13h, no formato híbrido e tem como tema “Erradicação da Fome, do Racismo e da Discriminação”
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link
https://www.sympla.com.br/conferencia-livre-pela-erradicacao-da-fome-racismo-e-discriminacao__2173691
ou https://abre.ai/racismoefomenao

Para maiores informações, acesse nosso site: www.racismoefomenao.org.br

A cidade arrasada
16/09/2023

A cidade arrasada

A Flourish data visualization by raffaele.mastrolonardo.f5_skytv.it

Um país devastado
16/09/2023

Um país devastado

A Flourish data visualization by raffaele.mastrolonardo.f5_skytv.it

Antes e depois na Líbia
16/09/2023

Antes e depois na Líbia

A Flourish data visualization by raffaele.mastrolonardo.f5_skytv.it

26/07/2023

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lança no dia 26 de julho o Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – dados de 2022. O evento de lançamento da publicação anual do Cimi ocorre na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo canal de youtube do Cimi.

O Relatório apresenta um retrato das diversas violências e violações praticadas contra os povos indígenas em todo país. O levantamento reúne dados sobre violações contra os direitos territoriais indígenas, como conflitos, invasões e danos aos territórios; violências contra a pessoa, como assassinatos e ameaças; e violações por omissão do poder público, como desassistência nas áreas da saúde e da educação, mortalidade na infância e suicídios.

O ano de 2022 encerrou o ciclo de quatro anos sob o governo de Jair Bolsonaro, marcado pela paralisação total das demarcações de terras indígenas, pela grande quantidade de conflitos e de invasões a estes territórios e, ainda, pelo desmonte das políticas públicas voltadas aos povos indígenas e dos órgãos responsáveis por fiscalizar e proteger seus territórios.

O relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – dados de 2022 apresenta um balanço deste período, com a atualização dos principais dados que ajudam a vislumbrar este contexto de ofensiva contra os direitos constitucionais dos povos originários.

Mais informações: https://cimi.org.br/2023/07/lancamento-relatorio-2022/

É hoje: a MESA NACIONAL DE DIÁLOGOS CONTRA A FOME E SEDEVenham participar, dialogar, construir junto.Quando: 10 de maio ...
10/05/2023

É hoje: a MESA NACIONAL DE DIÁLOGOS CONTRA A FOME E SEDE
Venham participar, dialogar, construir junto.
Quando: 10 de maio de 2023 | Hora: 9h- 17h
Formato: Híbrido
Presencial: Centro Cultural de Brasília SGAN 601 Módulo D – Asa Norte, Brasília - DF
Virtual: link transmissão manhã: https://bit.ly/3HOKR0a
link transmissão tarde: https://bit.ly/3VKysjD
Serão apresentados ao Governo Federal a estratégia Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - PPSSAN e relatos de experiências de iniciativas populares como contribuição para um Brasil Sem Fome e Sede.
🎯PPSSAN - estratégia iniciada no CONSEA-RS, a partir do diálogo com as iniciativas populares no enfrentamento à fome e sede e, que a Frente Nacional Contra a Fome e Sede, abraçou a proposta, possibilitando mais diálogos e participação com diversas organizações na sua elaboração. A estratégia dos PPSSAN como uma política pública emergencial implementada pelo Governo Federal vai retirar da informalidade as inúmeras cozinhas, hortas e pomares coletivos, Unidades Territoriais Tradicionais, coletivos e outras redes de solidariedade, possibilitando a estes espaços o acesso à políticas públicas como PAA, melhorias nos espaços, conexão com o CRAS, CREAS, CAPS, Unidade de Saúde e outros serviços, além de cursos de extensão e outras parcerias. Com os PPSSAN, o Governo Federal estará alavancando as iniciativas populares, para que junto com as políticas públicas estruturais, possam dar respostas imediatas no combate à fome e sede!
A Frente Nacional Contra a Fome e Sede - articulação com cerca de 300 organizações, coletivos e movimentos sociais comprometidos com o combate à fome e a sede nos diversos territórios espalhados por todo o Brasil.
org.br CONSEA .brasil .prabrilhar

O desempenho de Lula lá dirá!
16/11/2022

O desempenho de Lula lá dirá!

A ida de Lula à COP 27, no Egito, nesta segunda-feira (14) tem uma agenda oficial - reinserir o Brasil nas soluções para a crise climática, especialmente apresentando o compromisso com a proteçã...

10/11/2022

O Congresso estrutura-se em torno dos eixos Memória, Mística, Resistência e Esperança e do lema “50 anos a serviço da vida dos povos indígenas”, reunindo mais de 300 pessoas com objetivo de festejar, partilhar a esperança e pensar estratégias para os próximos anos de caminhada junto aos povos indígenas.

08/11/2022

Tema: memória, mística, resistência e esperança
Lema: 50 anos a serviço da vida dos povos indígenas

23/10/2022

Afirmar a um país faminto que a fome não existe é algo que ainda não se tinha visto no Brasil. Culpar quem tem fome por não ter conseguido acessar ajuda do governo é outro caso para estudo da ...

Não percam! Acontece hoje, 19 de outubro às 17h, o Encontro Virtual "Fome de Direitos e Sede de Justiça: o papel do judi...
19/10/2022

Não percam! Acontece hoje, 19 de outubro às 17h, o Encontro Virtual
"Fome de Direitos e Sede de Justiça: o papel do judiciário na garantia do direito humano à alimentação".
Venham conosco refletir sobre gargalos e omissões do judiciário no enfrentamento da fome, os argumentos jurídicos que têm impedido o avanço das ações de exigibilidade do Direito Humano à Alimentação e Nutricção Adequadas (DHANA), e em especial a atuação do STF, a partir do caso das Ações de Descumprimento de Preceitos Fundamentais (ADPF) da fome, dentre outros.
💡Transmissão pelo Youtube e Facebook da Conferência Popular
https://youtu.be/3TwIH8PX9_I
❗Para mais informações, acesse www.conferenciassan.org.br


Conferência Popular de Soberania e S egurança Alimentar e...

O "Fórum Casa Comum: uma revista sobre Direitos Humanos e Direitos da Terra" acontece hoje (13.outubro), daqui a pouco à...
13/10/2022

O "Fórum Casa Comum: uma revista sobre Direitos Humanos e Direitos da Terra" acontece hoje (13.outubro), daqui a pouco às 17h. venham participar!
Essa é uma atividade prévia em preparação ao IX Encontro Brasileiro de Educomunicação, que será realizado em novembro, uma parceria entre a , o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, do curso de Comunicação Social com ênfase em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande e do .

👥 O Fórum contará com a participação de , editora da Revista Casa Comum e membro da diretoria da ABPEducom; , coordenador de Advocacy do .org.br; , editora para Justiça Ambiental e colunas na Iniciativa da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada e conselheira da Revista Casa Comum; e Frei Marx Rodrigues dos Reis, coordenador da e diretor-secretário e responsável pela articulação política e eclesial do .org.br.

📌 Saiba mais em revistacasacomum.com.br/agenda

29/09/2022

É no mosaico vivo das águas correntes que se dá a luta dos povos indígenas e de seus aliados contra invasores e destruidores de seu território tradicional. A própria história do Cimi segue o percurso dos rios e da vida que eles geram. Em comemoração aos 50 anos do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o Regional Norte II apresenta a live “A defesa da Amazônia a partir dos rios”.

A live pretende abordar também o grave quadro de violência contra os povos e seus territórios, intensificado nos últimos quatro anos, trazendo um recorte especial aos estados do Pará e do Amapá, que compõem o Regional Norte II da entidade.

✅ CONFIRA quem participa:

Felício Pontes Júnior - Procurador Regional da República. Formado em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Sempre tratou de temas ligados à tutela coletiva, em especial à defesa de povos e comunidades tradicionais da Amazônia.

Cristiane Soares - Indígena do povo Baré e assessora jurídica da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Soracio Galibi Marworno - Indígena do povo Galibi Marworno, na Terra Indígena Uaçá, Oiapoque (AP), estudante de engenharia sanitária e ambiental na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Com mediação de:

Claudemir Monteiro - Missionário do Cimi, atua com o povo Tembé do Alto Rio Guamá.

Lourdes Bentes - Indígena do povo Tapajó, mestranda em Educação Escolar Indígena, professora na escola Indígena Felix Tembé, em Guamá, e mãe de três filhos.

Quinta-feira (29/9) | 15h (horário de Brasília)

Ative o lembrete da e participe!

* O governo não cobra impostos de exportação sobre produtos agropecuários (para não encarecê-los e não reduzir sua compe...
08/09/2022

* O governo não cobra impostos de exportação sobre produtos agropecuários (para não encarecê-los e não reduzir sua competitividade no mercado internacional). Assim, nessa modalidade de tributo, a agricultura, a pecuária e os serviços relacionados, todos juntos, recolheram aos cofres públicos *em 2019 a ridícula quantia de 16 mil reais.* A Petrobras, sozinha, só no primeiro trimestre deste ano, recolheu quase 70 bilhões de reais.

* Além de recolher poucos tributos, o agro é um grande beneficiário de isenções do ICMS. *Até 2016, a isenção representou para os estados uma perda da ordem de 269 bilhões de reais.* O setor ainda conta com crédito favorecido para a compra de sementes e adubo e para a comercialização e estocagem do produto. *A subvenção direta e a transferência de dívidas levam mais de 1% do PIB.*

* Em setembro de 2019, os produtores ganharam mais vantagens: uma nova temporada do costumeiro festival de perdão de dívidas, com *o governo oferecendo até 95% de desconto na liquidação de dívidas rurais.* O que se repetiu em 2021, com abatimento semelhante nas dívidas contraídas no Banco do Brasil.

* A despeito da recente crise hídrica, manteve-se inalterado o programa que dá descontos na energia elétrica para a atividade agropecuária até 2023. Na conta oficial, a produção de alimentos consome menos de 5% da energia gasta no país. Mas *um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), de 2016, apresenta percentual seis vezes maior.*

* Na agricultura, a maior parte dos produtos não tem beneficiamento e, portanto, *não agrega valor: 83% do faturamento com exportações de soja correspondem à venda de grãos.* É um quadro que depõe contra um setor que gosta de se apresentar como avançado e moderno. Os países importadores comemoram a escassa modernização do agronegócio no Brasil, pois, assim, eles permanecem como os criadores de oportunidades de trabalho.

* Com a mecanização das lavouras e os processos tecnológicos na pecuária, cai a quantidade de mão de obra empregada. Mais de *185 mil pessoas perderam o emprego em 2019.* Desde 2012, o agronegócio *desempregou perto de 1,4 milhão de pessoas, segundo o IBGE.*

16/08/2022

vamos assistir! Estratégias para reconstrução da política pública ambiental. Fundamental!

AO VIVO! ASSISTA AGORA! Ato em defesa da democracia  e do Estado de Direito, no Largo São Francisco em São Paulo. Leitur...
11/08/2022

AO VIVO! ASSISTA AGORA! Ato em defesa da democracia e do Estado de Direito, no Largo São Francisco em São Paulo. Leitura da carta da carta da fiesp no salão nobre.
https://www.youtube.com/watch?v=vhVbX3oJIvg

Transmissão ao vivo do Ato do 11 de Agosto direto do Largo São Francisco, pelo Estado Democrático de Direito. Teremos flashs do local, a transmissão na ínteg...

📢 OLHA A AUDIÊNCIA PÚBLICA!!!! Acontece agora! venham assistir!Nesta terça-feira, 02 de agosto de 2022, a Frente Naci...
02/08/2022

📢 OLHA A AUDIÊNCIA PÚBLICA!!!! Acontece agora! venham assistir!

Nesta terça-feira, 02 de agosto de 2022, a Frente Nacional Contra a Fome e a Sede estará debatendo sobre a situação de carestia, Insegurança Alimentar e Nutricional e a fome no Brasil, na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, em audiência pública solicitada pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG). Participe presencialmente ou online!

📆 A partir das 16h
na Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal
(no Plenário 3, do Anexo II)

🇧🇷✊🏾📲 Para participar online: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/2848/

Acompanhe ao vivo nesta segunda-feira, 25 de julho, a live especial sobre o Dia Internacional da Agricultura Familiar, r...
25/07/2022

Acompanhe ao vivo nesta segunda-feira, 25 de julho, a live especial sobre o Dia Internacional da Agricultura Familiar, realizada pela Secretaria Agrária Nacional do PT e o Núcleo Agrário do PT na Câmara, com o tema: "Fortalecer a Agricultura Familiar para enfrentar a Fome e a Inflação de Alimentos".

MEDIAÇÃO: Elisângela Araújo - Secretária Agrária Nacional do PT

PARTICIPANTES CONFIRMADOS:
- Elisângela Araújo - Secretária Agrária Nacional do PT
- Deputado Federal Airton Faleiro (PT-PA) – Coordenador do Núcleo Agrário do PT na Câmara
- Adriana Ar**ha - Coordenadora Nacional da Setorial de Segurança Alimentar
- Sílvio Porto – professor da UFRB e ex-Diretor da Conab
- Maria Emília Pacheco - FBSSAN (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e ex-presidenta do Consea
- Representante da Contraf-Brasil - Auri Júnior

Veja aqui na TvPT a partir das 17h.

Acompanhe ao vivo nesta segunda-feira, 25 de julho, a live especial sobre o Dia Internacional da Agricultura Familiar, realizada pela Secretaria Agrária Naci...

Cerrado em perigo
15/07/2022

Cerrado em perigo

Depois de quase 30 anos sem plano de manejo, votos do agronegócio e governo da Bahia aprovam zoneamento permissivo na APA Rio de Janeiro, que prejudica comunidades tradicionais e ajuda agronegócio.

03/07/2022

E o perigo aumenta para os Pataxó do TI Comexatibá no extremo sul baiano

03/07/2022

Urgente: Indígenas do TI Comexatibá no extremo sul da bahia ameaçados

Maria Emília Pacheco no Giro Nordeste desta terça-feira 🍽A fome que atinge 33 milhões de brasileiros e as soluções para ...
27/06/2022

Maria Emília Pacheco no Giro Nordeste desta terça-feira 🍽

A fome que atinge 33 milhões de brasileiros e as soluções para garantir uma alimentação saudável a todos serão temas do Giro Nordeste com a primeira mulher a presidir o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Lisboa Pacheco.

Assessora da Federação de Órgãos de Assistência Social e Educacional (Fase) e integrante da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Maria Emília atua ainda no Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e na Conferência Popular por Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (CPSSAN).

▶ Assista AO VIVO nesta terça (28), às 19:00, na TVE, YouTube e tve.ba.gov.br.

17/06/2022

Pouco se sabe sobre os territórios não demarcados ocupados por indígenas, além de que lhes falta a documentação necessária para que o Estado e a sociedade brasileira os reconheça como de posse dos povos originários. Essa ausência de informações contribui com a invisibilidade tanto das terras como de seus habitantes, aprofundando preconceitos e discriminação. Por não possuírem o reconhecimento de seus territórios, são tratados como se não fossem indígenas.

Assim, na intenção de contribuir com informações precisas e concretas sobre essa realidade, o Conselho Indigenista Missionário - Regional Norte I desencadeou um processo de levantamento das terras indígenas que ainda não estão demarcadas, mas que se encontram em alguma das etapas do processo demarcatório definido pelo estado brasileiro. Resultado de um amplo processo participativo, o livro “Terras Indígenas Não Demarcadas: Amazonas e Roraima” surgiu para resolver essa lacuna nos registros.

Após o lançamento, o livro ficará disponível na íntegra para download no site do Cimi.

✅ CONFIRA quem participa:

Christian Crevels - antropólogo formado pela UNB e Mestre pela UFAM. Desde 2010 esteve engajado com a causa indígena, especialmente em relação ao direito à terra, interações interétnicas e história colonial da Amazônia. A partir de 2017 se dedicou diretamente ao mapeamento de demandas territoriais indígenas na abrangência do Regional Norte I do Cimi.

Maiká Schwade - geógrafo, professor da Universidade Federal do Amazonas, doutor em Geografia Humana pela USP e mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela UFAM. Atuou na Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável (UFAM). É membro do grupo Dabukuri e pesquisa especialmente conflitos por terra e território na Amazônia. Também atuou na Comissão Pastoral da Terra e na Casa da Cultura do Urubuí.

Anilton Braz da Silva - indígena do Povo Kokama, Cacique da Aldeia Porto Praia, Terra Indígena Porto Praia, Município de Tefé, Amazonas.

Joana Arapuá Wizia'aba Wapichana - vice tuxaua da comunidade Arapuá, município de Alto Alegre, região auto Cauamé, etno região Tabaio, em Roraima.

Rubemar Calisto, povo Torá - atual coordenador técnico da coordenação técnica local Humaitá- III, AM da funai CR- Madeira. Estava como professor e cacique na época da realização da oficina de mapeamento, aldeia Baixo Grande, município de Humaitá-AM, na TI Baixo Marmelo, Território denominado na reivindicação de demarcação entre os municípios de Humaitá-AM e Manicoré.

Mediação por Gabriel Vilardi, da Pastoral Indigenista em Roraima e Cimi Regional Norte I, e Quezia Martins, da Equipe de Lábrea, Amazonas, Cimi Regional Norte I

Sexta-feira (17/6) | 16h (horário de Brasília)

Ative o lembrete da e participe!

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta toda a população para uma onda de frio que atingirá o estado a partir d...
17/05/2022

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta toda a população para uma onda de frio que atingirá o estado a partir desta terça-feira, 17. Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), uma massa de ar frio de origem polar deve avançar por São Paulo derrubando as temperaturas, com mínimas previstas de até 1º C, na Serra da Mantiqueira.
No Capital, as temperaturas mínimas podem chegar a 6º C, menor registro para o mês de maio, desde 1990. Já interior do estado a região norte merece atenção, com mínima prevista de 3º C para Ribeirão Preto e 5ºC para São José do Rio Preto. Já no litoral sul a previsão será de frio intenso, com temperatura mínima
de 10º C, além de ventos de até 75 KM/h, o que aumenta a sensação de frio.
*****
Recomendações
*****
A Defesa Civil Estadual recomenda que as defesas civis municipais
permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para alertar a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.
*****
Orientações à toda população
*****
A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de
hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis
às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados.
Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio
(gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial tomar medidas simples como
evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.
Também recomendamos especial atenção às pessoas mais vulneráveis,
como as em situação de rua. O Governo do Estado e o Fundo Social de São Paulo iniciaram, no último dia 10, a Campanha Inverno Solidário 2022, com a arrecadação
de cobertores. As doações poderão ser feitas nos pontos de coleta instalados nas estações de trens e metrô, terminais de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de
Transportes Urbanos) e unidades do Poupatempo.


04/05/2022

Assistam Agora, OFICINA SOBRE FEDIVERSO no 7º Fórum Mundial de Mídia Livre, ao vivo.

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Blog do Clima posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Blog do Clima:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share