05/04/2018
Nossa! O governo da China quer implementar esse sistema de pontuação de crédito do Alipay da Alibaba, o "Sesame Credit", para ser mandatório até 2020. Esse sistema avalia seu crédito pessoal e INTERPESSOAL (ou seja, seu crédito é afetado pelo créditos dos seus amigos) e também por seus hábitos de compras e se você paga suas contas em dia ou não. Pontuações altas fazem com que você tenha benefícios como redução de taxas de juros e alugar moradia sem pagar adiantamento. Em contrapartida, pontuação de crédito baixa pode inibir até o recebimento de um visto!
De fato, isso tá realmente lembrando aquele episódio do Black Mirror, onde todo mundo tem uma pontuação e ela f**a visível para todos.
Isso difere um pouco do resto do mundo, pois até então esse sistema seria em tempo real e uma espécie de social networking e é afetado até pelo crédito dos seus amigos e pelo seu hábito de compras, o que pra mim, é um absurdo. O que temos hoje é uma pontuação de crédito pessoal que é "invisível" socialmente para nós e que o sistema é tão burocrático que nem sei como funciona. A Alibaba transformou isso em uma gamif**ação em seu sistema de pagamento e em uma espécie de rede social e desburocratizou o processo.
Se esse modelo popularizar em até 10 anos no mundo todo, estaríamos vivendo, talvez, a era mais sombria do sistema monetário e de segregação social por um fator de gamif**ação extremizado que avalia a "qualidade" dos seus amigos e do seu hábito de compra.
Pesado e assustador, pois se isso funcionar na China, o país mais populoso e de maior influência na indústria do mundo, facilmente pode servir como "case de sucesso" da Alibaba para afetar decisões de gigantes do mesmo ramo, como a Amazon. Agora imagina se isso migrasse pros EUA e também desse certo por lá? Teríamos China e EUA para espelharem o modelo pro resto do mundo.
(Alexandre Yamamoto)
SK Fotografia