Folha da Posse

  • Home
  • Folha da Posse

Folha da Posse O jornal Folha da Posse traz uma proposta inovadora: um jornalismo honesto, disposto a modernizar a
(2)

Com João Leandro Lolli – Acabei de entrar na lista de engajamento semanal desse criador de conteúdo porque tenho um dos ...
09/07/2024

Com João Leandro Lolli – Acabei de entrar na lista de engajamento semanal desse criador de conteúdo porque tenho um dos maiores engajamentos. 🎉

05/07/2024
Obras-primas como estas,  realizadas pelo artista plástico Ever San Laurenzo e seus alunos, vocês podem conferir a parti...
09/12/2022

Obras-primas como estas, realizadas pelo artista plástico Ever San Laurenzo e seus alunos, vocês podem conferir a partir de hoje, 9 de dezembro, na EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE ARTE "TODOS SOMOS UM" no Centro Múltiplo do Idoso, às 19h - juntamente com a Inauguração das LUZES DE NATAL no bosque Ernesto coser.
Ah, e vai ter Feira da Lua também!

28/08/2020

Photos from Folha da Posse's post

08/06/2020

URGENTE!

PROMOTORIA PEDE A REVOGAÇÃO DO DECRETO MUNICIPAL E INFORMAÇÕES COMPLETAS SOBRE OS PROTOCOLOS DE TESTAGENS DO COVID-19 NA POSSE

O Ministério Público do Estado de São Paulo, recomendou que o "Excelentíssimo Senhor Norberto de Olivério Junior, Prefeito do
Município de Santo Antônio de Posse a fim de que expeça novo Decreto Municipal em
complementação ao Decreto Municipal nº 3512 de 28 de maio de 2020, já publicado e que atenda às determinações do Decreto Estadual n. 64.994/2020."

Recomedou-se que segundo artigo 7º e parágrafo único do Decreto Estadual n.
64.994/2020 o horário de funcionamento deve ser reduzido de 4 horas seguidas para o atendimento presencial ao público dos serviços e atividades não essenciais disciplinados pelo Decreto Estadual nº 64.994/2020, de 28 de maio de 2020 e especificamente ainda pelo “Plano São
Paulo”.

Revogando a autorização para o funcionamento de salões de beleza, clínicas estéticas, barbearias e academias de ginástica, setores não abrangidos pelo Decreto Estadual nº64.994/2020 para a fase laranja.

Permitindo o funcionamento presencial de cultos religiosos e missas, tendo em vista
fato de que não foram proibidos pelo Decreto Estadual e desde que observadas as seguintes
medidas sanitárias (sem prejuízo de outras medidas que a Secretaria de Saúde entender
cabíveis).

Também, a Promotoria pediu que o Município informe em 48 horas às seguintes informações de forma completa:

Como estão sendo implementados no Município de Santo Antônio de Posse os protocolos de testagem da Covid-19? Informar:

Fluxo de testagem;

Número e tipo de testes que estão sendo aplicados.

Como ocorrerá a fiscalização das medidas sanitárias impostas pelo
Decreto Estadual nº 64.994, de 28 de maio de 2020 e seus anexos?

Informar:

Fluxo de trabalho que será adotado pela VISA;
Quantidade de servidores e equipes destinadas a esse trabalho; Como serão aplicadas as penalidades em caso de
descumprimento?

O MP tomou providências em relação ao Prefeito Municipal pois, o mesmo, não seguiu exatamente o que o Estado de São Paulo determinou e recomendou para o município de Santo Antônio de Posse que se enquadre na fase Laranja, seguindo rigorosamente aquilo que o Estado determina.

06/06/2020

Aprovado com ressalvas Parecer Prévio das Contas do Prefeito Municipal Bertinho– Exercício 2018

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo decidiu, aprovar com várias ressalvas o Parecer Prévio das Contas do Prefeito Municipal Norberto de Olivério Júnior – Exercício 2018.

Em sessão de 12 de maio de 2020, pelo Voto dos Conselheiros Antonio Roque Citadini, Relator, Cristiana de Castro Moraes, Presidente, e Sidney Estanislau Beraldo, decidiu emitir parecer favorável, com ressalvas, às contas da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, relativas ao exercício de 2018, excetuados os atos pendentes de apreciação por este Tribunal, com recomendações à Origem, à margem do parecer, e determinação à Fiscalização competente.

Lembrando que o mesmo Tribunal reprovou o Parecer Prévio das Contas do Prefeito Norberto de Olivério Júnior do exercício de 2017.

O Ministério Público de Contas opinou pela emissão de parecer desfavorável às contas, em razão de deficiências no Planejamento (i-Planejamento – “C”), alterações orçamentárias, correspondentes a 44,67% da despesa inicial, ausência de fidedignidade dos dados informados ao Sistema Audesp, déficit de vagas nas creches, desatendimento dos parâmetros de qualidade operacional do ensino, conforme falhas reveladas no i-Educ e nas fiscalizações ordenadas e irregularidades apuradas no i-Saúde.

A fiscalização que foi realizada pela UR-19 – Unidade Regional de Mogi Guaçu que, em relatório, apontou diversas falhas. Mais uma vez a Secretaria Municipal de Educação e da Saúde, “ganharam” como o ranking de falhas na Prefeitura Municipal.

Na Secretaria da Educação, por exemplo, foi apontado que município informou que não realizou ações e medidas para monitoramento da taxa de abandono das crianças na idade escolar (Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano) no ano de 2018.

O município não realizou pesquisa/estudo para levantamento da demanda para creches, pré-escola e do Ensino Fundamental, o que dificulta o atingimento da meta 1 do PNE e da meta 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A prefeitura não aplicou nenhum programa municipal de avaliação de rendimento escolar no ano de 2018.

O piso salarial mensal dos professores de creche, pré-escola e Anos Iniciais do município é inferior ao piso salarial nacional de R$2.298,80.

O município possui a frota escolar com idade média acima de 7 anos, tempo ideal para uso dos veículos segundo o Guia de Transporte Escolar elaborado pelo FNDE (Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação) do Ministério da Educação possui um capítulo sobre Pré-Requisitos do Transporte.

Nem todos os professores da Educação Básica possuem formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam, conforme instituído no art. 62 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Lei de Diretrizes e base da Educação Nacional (Lei nº 9.394, art. 62) e na Meta 15 do Plano Nacional de Educação;

Nenhum estabelecimento de ensino da rede pública municipal possuía AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) vigente no ano de 2018, como recomendam o Decreto nº 56.819/2011, a Lei nº 6.437/77 e a meta 4.a dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Houve entrega do uniforme escolar à rede municipal no ano de 2018 após 60 dias do início do ano letivo.

Na Secretaria da Saúde, o problema é ainda mais grave.

Alguns exemplos que foram detalhados no relatório:

O município não possui informação sistematizada sobre os gargalos/demanda reprimida de atendimento ambulatorial/hospitalar de média e alta complexidade de referência para a Atenção Básica.

Nenhuma unidade de saúde possui AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), nem todas as unidades de saúde possuem alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária.

Os médicos da UBS não possuem sistema de controle de ponto eletrônico ou mecânico.

Não existe registro do intervalo de tempo médio de espera entre a marcação de consulta em especialidade médica e seu efetivo atendimento na UBS (em dias).

Outro ponto detalhado da fiscalização foi o abastecimento de água e a coleta de esgoto. Segundo o relatório, não há lagoa, barragem, açude ou represa para a retenção de grandes quantidades de água para os períodos de estiagem. Segundo estudo acadêmico, a escassez dos recursos hídricos tem-se agravado consideravelmente no Município e a falta de água em alguns bairros se tornou frequente.

De acordo com dados da Cetesb, o Município de Santo Antônio de Posse em 2017 coletava 92% do esgoto e tratava apenas 43% do esgoto coletado, ou seja, Santo Antônio de Posse não tem 100% de esgoto tratado.

Por outro lado, a Municipalidade de Santo Antônio de Posse informou a adoção de medidas corretivas para os apontamentos da fiscalização, que serão verificadas na próxima inspeção.

Desta forma, o conselheiro relator Antônio Roque Citadini entendeu votar favoravelmente com ressalvas às contas da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, relativas ao exercício de 2018.

30/05/2020

Sicredi lança movimento em prol da economia local

Campanha “Eu Coopero com a Economia Local” busca estimular desenvolvimento econômico por meio do apoio aos empreendedores locais

Para reforçar a importância dos pequenos empreendedores e do cooperativismo como motores da economia brasileira, o Sicredi - instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados e atuação em 22 estados e no Distrito Federal – levanta a bandeira da cooperação em um movimento para engajar as pessoas em prol da economia de sua região, com a campanha “Eu Coopero com a Economia Local”.
Por meio de iniciativas de comunicação e a aplicação de um selo que destaca empresas e consumidores engajados na causa, o Sicredi busca estimular o consumo e o desenvolvimento econômico local– o que está atrelado ao propósito da instituição desde sua fundação, em 1902.
A estratégia pretende impactar positivamente diversos públicos, desde pequenos comerciantes e produtores rurais, para que se sintam apoiados pela campanha; associados do Sicredi, para que contribuam com a divulgação das mensagens e aproveitem oportunidades de negócio que possam surgir com ela; e consumidores, para que se conscientizem sobre seu papel na movimentação da economia de suas regiões por meio de seu comportamento de consumo. A iniciativa também convida entidades e os meios de comunicação para se engajarem e fortalecer a propagação do movimento.
Um hotsite também será criado para servir de fonte de informações sobre a iniciativa e ferramenta de apoioaos empreendedores locais. O espaçodisponibilizará conteúdos em vídeo e e-books com dicas de como trabalhar os negócios nos meios digitais e uma plataforma de personificação de peças digitais de divulgação, além de acesso a outras ferramentas que podem auxiliar na gestão do empreendimento.
A prioridade de relacionamento com fornecedores locais é uma política do Sicredi por meio da atuação das suas 110 cooperativas de crédito. Só em 2019, foram mais de R$ 550 milhõesinjetados na economia, por meio de pagamentos a fornecedores locais pela instituição.

28/05/2020

Vereadores conquistam mais de R$ 1 milhão em verbas para ajudar o município no combate ao COVID-19

O Deputado Federal Carlos Zarattini/PT-SP, por solicitação do vereador Edson Gonçalves Santana (Baiano da Cesta/PV), destinou uma verba de R$ 400 mil para compra de incremento temporário do componente de custeio do Piso de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) para o município. Na última sessão da Câmara no dia 25 de maio, o vereador Edson pleiteou que a Administração faça um remanejamento dessa verba, destinando-a para a APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santo Antônio de Posse.

Em ofício de 14 de maio, o deputado Federal Luiz Lauro Filho/PSDB-SP (que faleceu no dia 18 de maio) confirmou a destinação de mais uma verba de R$ 150 mil para ser aplicada no custeio das despesas necessárias para o enfrentamento do Coronavírus, a pedido dos vereadores Adalberto Bergo Filho (Dal do Betoca/DEM).

Já o vereador Antônio Carlos Cavalaro (Preto Eventos/DEM) conquistou um recurso no valor de R$ 100 mil para aquisição de equipamentos de saúde, através do Deputado Estadual Major Mecca (PSL).

E o partido Democratas (DEM), através de seu presidente municipal João Leandro Lolli e os vereadores Adalberto Bergo Filho (Dal do Betoca/DEM), Ana Brandão (DEM), Antônio Carlos Cavalaro (Preto Eventos/DEM), Edson Gonçalves Santana (Baiano da Cesta/PV) e Luis Ferretti (DEM), conseguiram mais R$ 100 mil por meio de emenda do Deputado Estadual Edmir Chedid (DEM).

O Deputado Federal Miguel Lombardi (PL/SP) interferiu para a vinda de R$ 235 mil, destinado ao departamento de Assistência Social, também para o combate ao COVID-19 por esse departamento.

No total, a Bancada do Povo, composta pelos vereadores Adalberto Bergo Filho (Dal do Betoca/DEM), Ana Brandão (DEM), Antônio Carlos Cavalaro (Preto Eventos/DEM), Edson Gonçalves Santana (Baiano da Cesta/PV) e Luis Ferretti (DEM),conquistou R$ 985 mil reais para a saúde e assistência social.
Já a Bancada do Prefeito, conquistou um total de R$ 152 mil reais para o combate ao covid-19. O presidente da Câmara, Ednei Rodrigues Silva (Esquerdinha/PSD), obteve junto ao deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL) uma emenda no valor de R$ 100 mil reais.

O vereador Dr. Fernando Serra (PSDB) anunciou que o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) indicou através do Fundo Municipal de Saúde que Santo Antônio de Posse seja contemplada com recursos extra orçamentários no valor de R$ 52 mil para ações emergenciais de combate à pandemia da Covid-19 na cidade.

As verbas já se encontram disponíveis para utilização pela Administração.

27/05/2020

Prefeitura de Santo Antônio de Posse

Boletim com os números desta quarta-feira, dia 27/05.

Dados do paciente: Mulher, 25 anos. Apresenta sintomas leves e encontra-se em isolamento domiciliar.

26/05/2020

Timeline Photos

26/05/2020
Prefeitura de Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna

JAGUARIÚNA REGISTRA 1º ÓBITO CONFIRMADO POR COVID-19; PACIENTE FALECEU NO ÚLTIMO DIA 17

Jaguariúna registrou nesta terça-feira, dia 26 de maio, a primeira morte confirmada de paciente com o novo coronavírus. Trata-se de um homem de 74 anos, que tinha hipertensão e câncer, e que estava tratando uma pneumonia em casa quando morreu, em sua própria residência, no último dia 17 de maio.

O caso era tratado como suspeita de Covid-19. O resultado do exame, no entanto, só foi divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Adolfo Lutz. Jaguariúna era uma das seis cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que ainda não haviam registrado óbitos por Covid-19.

Até o momento, Jaguariúna registrou 48 casos confirmados de coronavírus. Há outros 23 casos suspeitos, ainda em investigação, e 68 já descartados, dos quais 36 estão curados.

26/05/2020

Restaurante Casa Bela amplia serviço de Delivery para três cidades da região

A entrega de refeições à base de massas, carnes, aves, peixes e saladas e até de pratos típicos holandeses passou a ser feita também em Artur Nogueira, Jaguariúna e Santo Antônio de Posse. O menu tem sempre novas receitas. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone (19) 3802-8040 ou pelo WhatsApp (19) 99322-9579

Considerando as solicitações de seus clientes e a proximidade entre as cidades vizinhas, o restaurante Casa Bela – um dos mais tradicionais de Holambra –ampliou o atendimento de entrega de refeições para três cidades da região. A população de Artur Nogueira, Jaguariúna e Santo Antônio de Posse está sendo atendida com os deliciosos e tradicionais pratos do menu que passeia entre culinária brasileira e tipicamente holandesa. Existe até a opção de delivery de happy hour com a sugestão de porções, como o tradicional croquete holandês e chope artesanal Holambier, em apoio ao cervejeiro local. A embalagem com um litro custa R$ 15,00 e, a com dois litros, R$ 25,00.

Os pedidos devem ser feitos pelo telefone (19) 3802-8040 ou pelo WhatsApp (19) 99322-9579. O restaurante funciona de segunda-feira a domingo. Às segundas, o atendimento é das 11h às 14h30 e, de terça a domingo e nos feriados, das 11h às 14h30 e das 18h às 21h.

Com a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19, o atendimento presencial do Casa Bela foi suspenso em março. “Essas cidades vizinhas são conurbadas e seus moradores trabalham ou têm alguma ligação com Holambra. Grande parte já é nosso cliente há décadas e, por isso, ampliamos o raio de entrega para poder atendê-los”, diz o chef Pablo Schoenmaker.

Cardápio

As opções do cardápio delivery incluem massas, carnes, aves, peixes e saladas e receitas típicas holandesas. Entre as novidades, estão pratos leves e convencionais a preços acessíveis, como o frango grelhado com arroz com duas opções de acompanhamento - feijão e fritas ou creme de milho (R$ 32,00). Para quem preferir peixes, as opções são a tilápia grelhada (com arroz e legumes ao alho e óleo) ou servida em iscas (com arroz, feijão e molho tártaro) e o salmão grelhado ao molho curry (R$ 36,90 cada). Novas receitas à base de filé-mignon e picanha também estão disponíveis, bem como as massas (penne, espaguete ou talharim). Os preços variam de R$ 26,00 a R$ 36,90.

A opção por marmitex atende apenas para os moradores de Holambra. São três opções de carnes que variam diariamente: bovina, de ave ou suína/peixe (estas últimas são oferecidas em datas alternadas), pelo preço de R$ 15,00. As tortas tradicionais do Casa Bela são opções para sobremesa e custam R$ 9,00.

25/05/2020

SECRETÁRIA DE SAÚDE ACENA COM A POSSIBILIDADE DE SUSPENSÃO DO FECHAMENTO TOTAL DO COMÉRCIO EM SANTO ANTONIO DE POSSE

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Posse realizou hoje, 25 de maio, a 64ª Sessão Ordinária.
A convite da Câmara Municipal, a Secretária de Saúde, Iramaia Massoni, acompanhada de um integrante do Departamento Financeiro, esteve presente para explicar sobre a destinação dos valores gastos para o combate ao COVID-19.
Na sequência, a Secretária esclareceu sobre a exigência do fechamento do comércio e estabelecimentos não essenciais, e a proibição do drive-thru até o dia 5 de junho: “A medida tornou- se necessária após o aumento no número de casos no município e a dificuldade de rastrear a origem da contaminação. Até o 14º caso tínhamos um acompanhamento muito claro de contágio e identificamos qual era a origem da contaminação, quando chegamos aos 17 casos, esses últimos três não conseguimos identificar a origem, o perfil dos nossos casos mudou, e com a aglomeração e a população circulando em número cada vez maior, o Comitê de Combate ao Covid-19 se reuniu e decidiu pelo endurecimento”.
“Foi uma decisão muito difícil. Todos os membros do Comitê têm amigos e familiares comerciantes, são clientes do comércio local, e a maioria dos comerciantes está obedecendo as medidas de higienização, o problema é a população que está tendo dificuldades em seguir as orientações. Essas orientações estão em todos os lugares, na TV, nas redes sociais, mas a cada dia cresce o número de pessoas aglomeradas e circulando sem necessidade aparente. Assim que conseguirmos voltar a rastrear, controlar e monitorar a origem da contaminação, poderemos flexibilizar a proibição”, afirma Iramaia.
O vereadores cobraram a participação da Câmara Municipal no Comitê de Combate ao Covid-19, e também que a flexibilização aconteça o mais breve possível.
A Secretária informou que já existe uma reunião agendada com a ACISAP – Associação Comercial e Industrial de Santo Antonio de Posse e o Comitê, para a próxima sexta-feira, 29 de maio, para que sejam analisadas as possibilidades de reabertura do comércio.

25/05/2020

Câmara de Santo Antônio de Posse volta a realizar Sessão Ordinária hoje, segunda-feira (25)

Após quase dois meses de suspensão das atividades regulares por conta da pandemia da Covid-19, a Câmara Municipal de Santo Antônio de Posse volta hoje, segunda-feira (25), a realizar Sessão Ordinária. Neste período foram realizadas apenas sessões extraordinárias, porém sem a presença de público.

Em respeito às medidas de distanciamento social, a 64ª Sessão Ordinária também será realizada com o plenário fechado à população, sendo autorizada somente a presença dos servidores envolvidos com as atividades legislativas. No entanto, a população poderá acompanhar os trabalhos dos vereadores ao vivo e na íntegra através da transmissão pelo Facebook e site do Legislativo.

Acompanhe a pauta dos trabalhos da 64ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal:

1) DISCUSSÃO E VOTAÇÃO do Projeto de Decreto Legislativo nº 004/2020 - aprova o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que APROVA as contas do exercício de 2015 da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, conforme PROCESSO TC – 2626/026/15.
2) DISCUSSÃO E VOTAÇÃO do Projeto de Decreto Legislativo nº 005/2020 - aprova o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que REJEITA as contas do exercício de 2016 da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, conforme PROCESSO TC – 4246/989/16.
3) DISCUSSÃO E VOTAÇÃO do Projeto de Lei nº 033/2020 - autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial por emenda parlamentar individual nº 55901354800201901, objetivando a aquisição de um carro de passeio para a Diretoria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
4) DISCUSSÃO E VOTAÇÃO do Projeto de Lei nº 034/2020 - autoriza o Poder Executivo a proceder o cancelamento de dívida ativa inscrita decorrente de Imposto Predial e Territorial Urbano.
5) DISCUSSÃO E VOTAÇÃO do Projeto de Lei nº 035/2020 - dispõe sobre o sistema de controle interno municipal nos termos dos arts. 31 e 74 da Constituição Federal de 1988 e art. 59 da Lei Complementar n. 101/2000, que cria a Controladoria Interna Municipal e dá outras providências.
6) DISCUSSÃO E VOTAÇÃO do Projeto de Lei Complementar nº 007/2020 - dispõe sobre a extinção de cargo de provimento efetivo “Assessor Financeiro I” do Quadro de Servidores da Câmara Municipal.
7) DISCUSSÃO E VOTAÇÃO do Projeto de Lei nº 031/2020 - dispõe sobre fixação do valor do subsídio do Prefeito e Vice-Prefeito do município.
8) DISCUSSÃO E VOTAÇÃO do Projeto de Lei nº 032/2020 - dispõe sobre fixação do valor do subsídio dos Secretários Municipais.
9) DISCUSSÃO E VOTAÇÃO do Projeto de Decreto Legislativo nº 003/2020, que Outorga Título de Cidadã Possense a Sra. MARIA SILVANA ALVES DA SILVA.

Fonte: Comunicação da Câmara Municipal

25/05/2020

Prefeitura Municipal de Pedreira

25/05/2020

Prefeitura de Amparo

⚠️🦠☣️ Atualizando os casos de COVID-19 em Amparo, neste domingo 24/05/2020.

☝️ Mais um caso confirmado, mulher 38 anos, está em INTERNAÇÃO HOSPITALAR.

📊 Taxa de ocupação dos leitos COVID na Santa Casa Anna Cintra: UTI 44% - ENFERMARIA 25%

📊 Taxa de ocupação dos leitos COVID na BPA (Grêmio): UTI 37% - ENFERMARIA 19%

25/05/2020

UniFAJ abre inscrições para o vestibular de Medicina

Interessados podem ingressar no curso com utilização da nota do ENEM e uma avaliação online que será realizada no dia 13 de junho

Nesta quarta-feira, dia 20, a UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna divulgou o link de inscrição para o primeiro processo seletivo do curso de Medicina (Humana) que ofertará 80 vagas, com aulas previstas para iniciar no segundo semestre de 2020.

De acordo com a comissão do vestibular, o processo seletivo permite que o candidato utilize a nota do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio de edições entre os anos de 2009 e 2019, e contará com uma fase de avaliação online utilizando um software de alta tecnologia, garantindo a eficiência no processo. A decisão de fazer um vestibular online foi tomada com base nas recomendações estabelecidas pelo MEC - Ministério da Educação e autoridades sanitárias devido à COVID-19, como explica o diretor Acadêmico do centro universitário, professor Flávio Pacetta. “A UniFAJ, no intuito de manter a credibilidade do Processo Seletivo de Medicina utilizará de ferramentas e tecnologias altamente qualificadas que garantam o processo dentro da maior lisura, como sempre realizou em seus 21 anos de atuação, bem como nos Processos Seletivos de Medicina já realizados em sua coligada UniMAX, em Indaiatuba”, explicou.

As aulas do curso previstas para iniciar em agosto deste ano, seguirão de acordo com o Projeto Pedagógico da graduação da UniFAJ que foi aprovado com nota máxima pelo MEC, bem como as orientações dos órgãos competentes neste momento de Pandemia e isolamento social. “Compreendemos também que a tecnologia é nossa aliada nesse momento de transformação. A telemedicina, por exemplo, é uma das realidade do novo profissional Médico que estamos formando em nossa unidade de Indaiatuba e que será formado em Jaguariúna. Tanto que um dos Programas que nossos alunos participam dentro do Hospital Sírio-Libanês é denominado “Médicos do Futuro”. E é neste profissional que acreditamos e que formamos”, ressalta Pacetta.

O curso

Autorizado pelo MEC no dia 22 de abril, o curso de Medicina (Humana) da UniFAJ foi avaliado com nota máxima (5) Ministério da Educação em todos os requisitos: projeto pedagógico, coordenação e corpo docente, e infraestrutura. Com este desempenho, a graduação do centro universitário fica entre os 5% dos melhores cursos do Brasil.

O projeto pedagógico diferenciado é baseado nas mesmas metodologias usadas em Universidades como Harvard, Oxford e MIT. Na UniFAJ, os alunos trabalharão com promoção e prevenção, desde o primeiro ano do curso, nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais parceiros no projeto. Os estudantes enfrentarão situações-problemas, proporcionando uma preparação singular, uma formação humanizada e capacitação para o mercado de trabalho a partir da ampliação do conhecimento, instigando o aprendizado, aprimorando habilidades e competências.

“Essa é a concretização de mais um sonho que vem sendo sonhado há tempos. É com muito orgulho e muita força que trazemos o curso de Medicina de Jaguariúna”, ressalta o Reitor, professor Dr. Ricardo Tannus.

As aulas ocorrerão no campus VI, construído especialmente para receber o curso, que é o CCEM (Centro Clínico de Especialidades Médicas), localizado na Rodovia Adhemar de Barros (SP 340), km 127, nº280, Tanquinho Velho, que deve ser inaugurado em breve. Este é o sexto campus da UniFAJ e conta com mais de 2.300 m² de área construída. O objetivo é atender a população de Jaguariúna e ser um espaço para a prática da Medicina pelos estudantes. O local beneficiará também cidades da região em diversos aspectos, entre eles o educacional e a melhoria nos índices de saúde pública.

PARCERIAS

O curso de Medicina de Jaguariúna já nasce com apoio de um conselho consultivo formado pelos Doutores Paulo Chapchap, Silvano Raia e Giovanni Guido Cerri, todos do corpo médico do Hospital Sírio-Libanês, e pelo Prof. Dr. Robson Capasso da Universidade de Stanford, numa estreita parceria com renomados centros de referência nacional e internacional em saúde.

Os médicos do conselho consultivo contribuem ativamente para o planejamento das atividades educacionais da graduação e de atenção à saúde de Jaguariúna, assim como fazem na UniMAX – Centro Universitário Max Planck em Indaiatuba.

Também são parceiras as prefeituras de Jaguariúna, Holambra, Santo Antônio de Posse, Pedreira e Amparo e os hospitais de Jaguariúna, Pedreira, Amparo (Santa Casa Anna Cintra e Beneficência Portuguesa), o Hospital Samaritano e o HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) em Indaiatuba.



A instituição

A UniFAJ conta com mais de 25 cursos das áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Agrárias, que têm por proposta a vivência prática da carreira. Sendo eles, considerados os melhores do Brasil de acordo com pesquisas referências na área educacional, como o Ranking Universitário Folha - RUF, que em 2019, a instituição foi classificada como o 4º melhor centro universitário do País e o 2º melhor do estado de São Paulo.

Vestibular

O interessado deve acessar www.faj.br e realizar a inscrição no Vestibular de Medicina. A taxa de inscrição é de R$200,00 e a prova será no dia 13 de junho. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 0800 755 55 55 ou no site da instituição.

Texto de Nathália Ferreira (MTB 86473)
Fotos de Wagner Cardoso Filmes e Departamento de Comunicação Institucional do Grupo Polis Educacional

24/05/2020

Prefeitura Municipal de Mogi Mirim

Cinco casos suspeitos de contágio por Covid-19 foram notificados neste domingo (24). Um homem de 57 anos está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa, enquanto duas mulheres de 84 e 85 anos estão internadas no ambulatório do mesmo hospital. Os outros dois casos são de um jovem de 19 anos e uma adolescente de 14 anos. Ambos estão em isolamento domiciliar. Não houve confirmação de casos positivos.

Dois casos foram descartados. Dentre eles, o óbito de um homem de 81 anos que estava em investigação desde o último dia 20. Os dados foram atualizados pela Vigilância em Saúde.

O distanciamento social e a utilização de máscara facial continuam fundamentais para evitar a disseminação da Covid-19.

24/05/2020

Prefeitura de Jaguariúna

UTILIDADE PÚBLICA!

Boletim atualizado sobre o COVID-19 em Jaguariúna.

́na

23/05/2020

Números atualizados desta sexta-feira, dia 22 de maio.
Dados do paciente: Homem, 33 anos, caso importado. Apresenta sintomas leves e está em isolamento domiciliar.

23/05/2020
Prefeitura da Estância Turística de Holambra

Prefeitura da Estância Turística de Holambra

HOLAMBRA RETOMA BARREIRAS DE PREVENÇÃO E ORIENTAÇÃO NO FIM DE SEMANA E FERIADO

Policiais municipais e agentes da Vigilância em Saúde de Holambra vão dar sequência neste fim de semana e também na segunda-feira, quando será celebrado o feriado antecipado da Revolução Constitucionalista em todo o Estado de São Paulo, às barreiras de prevenção e orientação.

A ação, feita em quatro diferentes pontos de acesso à cidade, busca coibir eventual desrespeito às regras estabelecidas para o período de quarentena, sobretudo quanto ao uso de máscaras e à aglomeração de pessoas. Confira o vídeo!

23/05/2020

Prefeitura de Mogi Guaçu

MOGI GUAÇU: 75 CASOS POSITIVOS DE COVID-19

Nove novos casos foram confirmados nas últimas 24 horas pela Secretaria de Saúde de Mogi Guaçu, elevando para 75 o número de pacientes com Covid-19. O boletim indica que, deste total, apenas um é funcionário da área da saúde – o único também que permanece em internação.

Dos 75 casos, 48 estão curados, 16 estão em isolamento domiciliar, cinco permanecem internados, dois estão em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e quatro óbitos foram registrados.

Dos 23 casos suspeitos, o município possui nove pacientes em domicílio, oito estão internados, três estão internados em UTI e três óbitos sob investigação. Duzentos e quatorze casos foram negativos. Vinte óbitos que estavam sob investigação ocorreram por outras causas.

23/05/2020

Prefeitura Municipal de Mogi Mirim

Foram confirmados três casos positivos de contágio por Covid-19 neste sábado (23). São dois homens com 40 e 50 anos e uma mulher com 51 anos. Todos estão em isolamento domiciliar.

Dois destes casos são notificações novas realizadas pela Vigilância em Saúde, enquanto o outro é de paciente que estava suspeito e o resultado do exame testou positivo.

O distanciamento social e a utilização de máscara facial continuam fundamentais para evitar a disseminação da Covid-19.

23/05/2020

Prefeitura de Santo Antônio de Posse

Números atualizados desta sexta-feira, dia 22 de maio.

Dados do paciente: Homem, 33 anos, caso importado. Apresenta sintomas leves e está em isolamento domiciliar.

Address

Rua Doutor Durval Bergo 107

13830098

Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Folha da Posse posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Folha da Posse:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share