29/05/2020
No quadro , apresentamos o autor da obra que falaremos no . E o desta semana é ninguém mais do que uma lenda literária.
James Augustine Aloysius Joyce, ou apenas James Joyce, pode ser considerado um dos maiores escritores da língua inglesa do século 20. Nascido em Dublin, na Irlanda, Joyce teve uma educação rígida oferecida por padres jesuítas. Lá também frequentou a Universidade, onde teve aulas de inglês, francês e italiano.
Em 1902, Joyce deixa sua terra natal e parte rumo à Paris, local onde pretendia estudar medicina. Porém, devido a morte da mãe, no ano seguinte decide retornar à Dublin.
Muitos acreditam que o primeiro trabalho publicado de Joyce foi o um livro de contos, chamado “dublinenses”, em 1914. Mas na verdade foi uma coletânea de poemas de sua autoria, intitulada “música de câmara”, em 1907.
Entre os anos de 1914 e 1919, em Zurique, Joyce publicou duas obras: “um retrato do artista quando jovem” e “exiles and poetry”, ou “exilados”, como ficou seu título por aqui. Só em 1922, na data de seu aniversário, que Ulysses, obra que lhe concedeu renome internacional, foi publicado. Seu último trabalho, “Finnegans Wake”, livro que possuía uma linguagem única e, começou a ser escrito logo após a publicação de Ulysses, mas foi publicado apenas em 1939, devido a sérios problemas em sua vida pessoal.
Em 13 de janeiro de 1941, Joyce faleceu, vítima de úlcera, mas deixou o seu legado, sendo hoje considerado um dos maiores escritores de “bildungsroman”, o romance de formação.