08/04/2021
⚠⚠⚠⚠ ANTROPÓLOGA DE GABINET INDICA ⚠⚠⚠⚠
Você já deve ter se perguntado: E agora, como prosseguirei com a minha etnografia em tempos como este? Como repensar minha metodologia tendo o digital como uma das minhas únicas opções de campo?
As antropólogas Débora k. Leitão e Laura Graziela Gomes, especialistas na área de antropologia digital aqui no Brasil, publicaram em 2017 um artigo intitulado "Etnografia em ambientes digitais: perambulações, acompanhamentos e imersões", no qual as autoras nos dão algumas pistas metodológicas maravilhosas para realizar pesquisas no digital.
Perambular, acompanhar, estar imersos (as) nos ambientes que circulam nossos interlocutores (as) são sensibilidades etnográficas que adquirimos em nossa formação enquanto antropólogos (as) desde sempre e se tornam igualmente fundamentais para investigações na internet. O paralelo com as cidades que as autoras trazem no artigo descomplica o medo que temos de fazer campo na era digital, por isso, essa é a minha super indicação de leitura de hoje!!
Link: https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41884
De uma forma mais detalhada, eu trato o texto na oficina "Como fazer pesquisa em ambientes digitais?", que inclusive ainda tem algumas vagas para a 3ª edição hein galera. CORRE para se inscrever! Ela será realizada nos dias 27 e 29/04, das 14h30min às 16h30min.