29/06/2018
Já ouviram falar em picos de crescimento? Resumidamente: São as fases de crescimento físico acelerado do bebê, altura, peso.
Durante os picos de crescimento os bebês sentem uma necessidade maior de mamar, eles precisam de mais alimento e nutrientes, pois é exatamente nesses períodos que os bebês crescem e engordam mais.
A produção de leite da mãe acompanha o ritmo do bebê e como nesses períodos os bebês acabam precisando de mais leite, eles necessitam mamar mais vezes para conseguir saciar toda a sua necessidade. É importante alimentar os bebês sempre que eles solicitarem durante as crises, é uma questão de necessidade e não de fugir da rotina.
É muito iportante respeitar a demanda aumentada de mamadas, pois somente com a livre demanda é que a produção de leite materno se ajusta perfeitamente às necessidades do bebê.
Nos picos de crescimento o bebê f**a mais agitado, acorda várias vezes a noite desejando mamar a cada hora e sugando com mais vigor.
☡ Devido a isso, muitas mamães começam a desconfiar de que estão com “pouco leite” ou que não tem a quantidade suficiente que o seu bebê precisa. Uma confusão clássica desses períodos, o que acaba ocasionando a introdução desnecessária de complementos, fórmulas infantis. Porém, é um erro oferecer mamadeiras com leite artificial nesse período, pois isso prejudica o equilíbrio perfeito da natureza de produzir leite conforme a demanda das mamadas.
Apenas tenham calma e paciência, e tudo dará certo! 🤗
E quanto tempo dura cada pico de crescimento?
Geralmente uma semana, mas cada bebê tem necessidades diferentes e esse tempo pode variar. De qualquer forma não são períodos longos, alguns picos duram 2 dias, outros 7, outros 10.