
26/09/2025
TELESCÓPIO ESPACIAL HUBBLE registra AURORAS em URANO! 🤩🌌🔭
Nesta foto de Urano capturada pelo , suas auroras estão totalmente em evidência. Mas, ao contrário de outros membros do Sistema Solar, o par de auroras brilha nos lados esquerdo e direito de Urano, em vez de nos polos superior e inferior do planeta.
O planeta azul-claro Urano está centralizado contra o espaço escuro, brilhando com auroras azul-escuras em seus lados direito e esquerdo. Um de seus anéis é visível como um círculo branco tênue ao redor do planeta.
Isso acontece por causa da orientação dos polos magnéticos de Urano. A maioria dos planetas do nosso Sistema Solar – como a Terra – possui polos magnéticos em extremidades verticais opostas, com alguns apresentando uma leve inclinação. Urano, no entanto, é o rebelde da família planetária. Seus polos magnéticos ficam em extremidades horizontais opostas, como se o planeta estivesse deitado de lado.
As auroras ocorrem quando partículas energéticas do Sol colidem com o campo magnético de um planeta, transferindo sua energia para partículas na atmosfera. Quando essa energia acumulada é liberada, cria um espetáculo luminoso emanando dos polos magnéticos. Como Urano tem polos horizontais em vez de verticais, suas auroras aparecem nos lados esquerdo e direito do planeta.
🌐Fonte: ESA/Hubble, NASA, L. Lamy, L. Sromovsky
Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠
Siga .astronomy para receber conteúdo sobre astronomia e ciências! 👨🔬🌌
__________