4.Astronomy

4.Astronomy Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from 4.Astronomy, News & Media Website, .

Qual o mais assustador? 🤯Como são as tempestades nesses planetas? 🤔Em Vênus:Com uma atmosfera "super-grossa" composta pr...
23/06/2025

Qual o mais assustador? 🤯

Como são as tempestades nesses planetas? 🤔

Em Vênus:

Com uma atmosfera "super-grossa" composta principalmente de dióxido de carbono, dióxido de enxofre e v***r de água, Vênus é capaz de prender mais radiação do sol do que Mercúrio, o que lhe permite alcançar (e reter) temperaturas muito mais altas. A temperatura da superfície permanece relativamente consistente durante todo o ano no 480º C. A chuva de Vênus é quase puramente feita de ácido sulfúrico, que é extremamente corrosivo. O ácido sulfúrico pode corroer sua roupa instantaneamente e produzir queimaduras graves na carne da pele. No entanto, a temperatura da superfície de Vênus é tão grande, que a chuva ev***ra antes de atingir o solo.

Em Saturno:

A atmosfera de Saturno é composta principalmente de hidrogênio, levando a tempestades de vento extremamente violentas. As velocidades podem chegar a até 1.600 quilômetros por hora. Comparativamente, a rajada mais forte de vento já registrada na Terra foi em 1996, em cerca de 407 quilômetros por hora.

Em Netuno:

Netuno tem tempestades grandes o suficiente para engolir a Terra inteira e faixas de tempo que marcam a sua latitude. O planeta também tem o vento mais violento do sistema solar, que pode chegar a surpreendentes 2.500 km/h.

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

Aí não tem volta! 😬CONFIRA: 5 CURIOSIDADES rápidas sobre a VIDA de um ASTRONAUTA! 👩🏻‍🚀🚀1 - O primeiro dia no espaço é ba...
21/06/2025

Aí não tem volta! 😬

CONFIRA: 5 CURIOSIDADES rápidas sobre a VIDA de um ASTRONAUTA! 👩🏻‍🚀🚀

1 - O primeiro dia no espaço é bastante difícil para os astronautas, sendo o enjoo algo inevitável. Isso se deve porque a ausência de peso confunde o corpo e o ouvido interno não consegue distinguir a parte de cima da parte de baixo, desestabilizando o equilíbrio e fazendo os astronautas sentirem náuseas;

2 - No espaço, como as bolhas não sobem à parte superior do estômago, os astronautas têm dificuldade para arrotar. Quando o arroto acontece, na maioria das vezes é acompanhado de um jato líquido;

3 - Embora a ISS seja blindada e proteja os astronautas dos micrometeoritos, nada poderia ser feito caso sobreviesse um grande meteorito;

4 - O corpo dos astronautas sofrem bastante com o retorno à Terra. Em resumo, seus braços ficam pesados e seus corpos costumam doer bastante;

5 - Após uma semana no espaço, os astronautas podem voltar até 6,5 centímetros mais altos.

Via

🌐Fonte: /

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

A INCRÍVEL EVOLUÇÃO dos instrumentos de observação! 👁️🔭🌌Pouco se sabe, mas na realidade o telescópio foi desenvolv...
16/06/2025

A INCRÍVEL EVOLUÇÃO dos instrumentos de observação! 👁️🔭🌌

Pouco se sabe, mas na realidade o telescópio foi desenvolvido por fabricantes de lentes holandeses no final do século XVI. 🤯🔎

Os primeiros telescópios eram refratores. Utilizavam duas lentes nas extremidades de um tubo oco.

A primeira pessoa que se serviu do telescópio para realizar observações astronômicas foi Galileu Galilei (1564-1642), físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano.

No início do século XVII, com um telescópio que proporcionava um aumento de cerca de trinta vezes. Galileu descobriu montanhas na Lua, mostrou que Júpiter tinha quatro satélites girando ao seu redor, observou manchas solares e descobriu que a Via Láctea era formada, na realidade, por milhares de estrelas que não podiam ser vistas por observação a olho nu.

Os projetos de telescópios foram sendo modificados, e esses instrumentos se tornaram cada vez mais compactos, obtendo imagens mais detalhadas, dentre outras melhorias.

A partir da década de 60, já no século XX, surgem os telescópios espaciais, que orbitando a Terra, conseguem captar imagens mais nítidas porque não sofrem interferência da atmosfera.

O mais ambicioso projeto nessa área é o Telescópio Espacial James Webb, lançado pelos EUA em 2021 para fotografar galáxias e estrelas. Ele possui uma peça chave, que é um instrumento construído por uma equipe de astrônomos e engenheiros de Edimburgo, na Escócia. Trata-se do Miri, um dos quatro principais detectores infravermelho do JW, que nos permite olhar para o passado, relativamente pouco tempo após o big bang. 🌎🔭🐝

Via

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

K2-288 B, J1407b... 😎🤝Como os exoplanetas são nomeados? 🤔A nomenclatura científica das designações de exoplanetas ba...
15/06/2025

K2-288 B, J1407b... 😎🤝

Como os exoplanetas são nomeados? 🤔

A nomenclatura científica das designações de exoplanetas baseia-se normalmente em dois elementos:

Um nome próprio ou abreviatura, por vezes com números associados, seguido de uma letra minúscula.

O primeiro elemento pode ter origem numa série de fontes. Uma fonte comum é o nome comum ou astronómico catalogado e reconhecido da estrela anfitriã de um exoplaneta. Como alternativa, os exoplanetas recorrem ao nome dos projetos ou instrumentos científicos que levaram ao seu descobrimento.

Iremos abordar vários exemplos do primeiro elemento na denominação de exoplanetas. 51 Pegasi b, por exemplo, é um exoplaneta a orbitar a estrela 51 Pegasi na constelação de Pégaso (Pegasus). A estrela conhecida esta designação do astrônomo inglês John Flamsteed no seu catálogo estelar de 1712. Outro catálogo comum usado nos nomes de exoplanetas é o GJ, uma extensão de 1970 do índice de 1957 do astrónomo alemão Wilhelm Gliese. (Também existem alguns exoplanetas Gliese.)

Um exemplo deste tipo de denominação é o GJ 1214b, o que significa que é a 1214.ª entrada no catálogo estelar. Outros exemplos incluem os exoplanetas HD e HIP. Um exemplo de exoplaneta cuja designação teve origem no nome comum de uma estrela é o Fomalhaut b, derivado de um nome arábico usado há mais de 2000 anos.

Os planetas Kepler são exemplos de exoplanetas que receberam o seu nome de um instrumento científico, ou seja, do telescópio espacial Kepler da NASA. Um outro exemplo são os planetas CoRoT que traz o seu nome do telescópio espacial “Convecção Rotação e Trânsitos planetários” da Agência Espacial Francesa (CNES) e da Agência Espacial Europeia (ESA). São exemplo destes planetas o Kepler-186 feo CoRoT-7b, respetivamente. O número em cada um dos nomes refere-se à ordem de detecção do sistema exoplanetário ou de identificação nos dados do instrumento.

🌐Fonte: União Astronômica Internacional (IAU)

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

__________

Você tem medo de RAIOS? 🌩É VERDADE que um raio não pode cair duas vezes no mesmo lugar? 👨🏻‍🚀🌎🌩️Todo mundo já ouviu dizer...
12/06/2025

Você tem medo de RAIOS? 🌩

É VERDADE que um raio não pode cair duas vezes no mesmo lugar? 👨🏻‍🚀🌎🌩️

Todo mundo já ouviu dizer que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. No entanto, essa crença não é verdadeira. As chances são pequenas, pois as opções de lugares para um raio cair são enormes, mas nada impede que isso aconteça.

Um raio pode atingir duas vezes o mesmo local principalmente em áreas que facilitam a conexão do solo com a nuvem, onde cargas elétricas se acumulam, como extremidades de objetos condutores de eletricidade. Assim, para-raios, topos de prédios e árvores grandes e isoladas são mais propensos a receberem descargas elétricas.

A chance de uma pessoa ser atingida por um raio é bem pequena: menor do que um para um milhão. Mas em grandes áreas descampadas, como praias, parques e campos de futebol, a probabilidade é de um para mil. Isso acontece porque, nesses casos, nosso corpo funciona como um para-raio.

Por isso, se perceber que uma tempestade se aproxima, evite ambientes abertos e procure abrigo. Se você estiver em uma área aberta sem abrigo próximo e sentir os pelos arrepiados - sinal da proximidade de um raio - o melhor é se ajoelhar e curvar o corpo para frente, com a cabeça entre os joelhos.

Procure manter distância de árvores, cercas de arame e objetos metáicos ###. Se estiver na rua, o ideal é procurar abrigo em carros, ônibus e outros veículos metálicos, casas, prédios, abrigos subterrâneos ou grandes construções com estruturas metálicas.

Via

📸:

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga a .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

Eu sou uma dessas pessoas! Alguém aí também se identificou? 🌌"Não somos melhores do que o universo, somos parte dele." -...
10/06/2025

Eu sou uma dessas pessoas! Alguém aí também se identificou? 🌌

"Não somos melhores do que o universo, somos parte dele." - Neil deGrasse Tyson //

O SENTIMENTO de insignificância frente ao UNIVERSO faz de você um ser humano melhor! 👩🏻‍🚀❤️🌌

Olhar para um céu repleto de estrelas definitivamente mexe com a gente. É quase inevitável sentir-se pequeno, às vezes até insignificante, quando pensamos nas dimensões do cosmos. Afinal, em comparação com a Terra, somos cada um de nós um mero ponto; frente ao Sol, é a Terra quem vira um ponto; na escala da Via Láctea, o Sol é só mais um entre bilhões de pontos.

E isso não para nunca: nossa galáxia é um minúsculo ponto diante do tamanho do universo, e até o próprio cosmos, que para nós parece ser infinito, pode tranquilamente ser apenas mais um em meio a incontáveis universos. Mais uma vez, nada além de um ponto.

Às vezes você se pega pensando nessas questões e em como a realidade consegue, ao mesmo tempo, ser maravilhosa e um pouco atemorizante? Então você é um ser humano melhor do que aqueles que não sentem este misto de deslumbramento e temor, que em inglês recebe o nome de "awe". Uma pessoa que é tomada pelo sentimento com frequência torna-se mais educada, generosa e disposta a ajudar os outros. 👩🏻‍🚀🤜🤛👨🏻‍🚀

📸:

🌐Fonte: Revista Galileu; inspirado em

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

__________

Ah, é por isso que os alienígenas não aparecem! 😂🌗Você sabe o porquê de vermos sempre o mesmo lado da Lua? 🌓É prec...
09/06/2025

Ah, é por isso que os alienígenas não aparecem! 😂🌗

Você sabe o porquê de vermos sempre o mesmo lado da Lua? 🌓

É preciso levar em conta um fenômeno muito conhecido, mas pouco compreendido: o efeito maré. Por incrível que pareça, ele não ocorre só nos oceanos.

A atração entre os corpos celestes também é forte o suficiente para deformar a parte sólida do planeta. “Como a força gravitacional diminui com a distância, a Terra sofre uma atração maior da Lua do que do Sol. Além disso, a atração na Terra é mais forte na parte do planeta que está próxima à Lua. Essa diferença provoca as marés”, diz o astrônomo Charles Bonatto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A mesma diferença fez a Lua ficar ligeiramente oval. Isso dificulta a rotação: a distribuição de massa desigual gera forças que acabam freando o movimento. O resultado é que, atualmente, a rotação da Lua sobre o próprio eixo e sua translação ao redor da Terra têm a mesma duração: 27 dias e 8 horas. Ou seja, para um observador terrestre é como se a Lua estivesse parada.

📸:

🌐Fonte: Revista Superinteressante; CanalTech (adaptado)

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

__________

QUAL SERÁ o futuro do planeta Terra? 🥵🌎🥶⏱️O Planeta Terra surgiu há cerca de 4,6 bilhões de anos. Desde então, ele está ...
05/06/2025

QUAL SERÁ o futuro do planeta Terra? 🥵🌎🥶⏱️

O Planeta Terra surgiu há cerca de 4,6 bilhões de anos. Desde então, ele está em constante transformação.

As mudanças ocorridas nos últimos bilhões de anos propiciaram a formação da vida orgânica e as condições necessárias para que nós, os seres humanos, pudéssemos nos desenvolver e começar a transformar a superfície.

Contudo, as transformações do nosso planeta não param e o nosso Planeta, assim como o Sistema Solar, continua em evolução. Os cientistas acreditam em alguns cenários possíveis para o futuro da Terra.

A curto prazo a influência das atividades humanas pode ser catastrófica, com a extinção em massa de diversas espécies de animais, a poluição dos oceanos pelo plástico e a elevação dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera. Entretanto, a tendência é que dentro da escala de milhares de anos os efeitos do homem sobre a natureza se tornem irrelevantes diante das alterações provocadas pelas mudanças ocorridas na estrutura da Terra e no Sistema Solar.

Os eventos mais drásticos do futuro da Terra estão ligados a evolução da estrela solar. No momento, o Sol está em fase de expansão. A expectativa é que dentro de 1 bilhão de anos a luminosidade do Sol tenha aumentado em 10%.

Esse valor é o suficiente para ev***rar a água dos oceanos, o que pode levar ao fim da tectônica de placas, o que ocasionaria o fim do ciclo do carbono. Com o fim do ciclo de carbono, os vegetais seriam extintos do planeta, o que levaria a extinção da vida orgânica na Terra.

Com a expansão do sol, é provável que dentro de 5 bilhões de anos ele tenha se tornado uma gigante vermelha e absorvido a Terra e outros planetas do sistema solar. ☀️💥🌍

🌐Fonte: Info Escola

Via

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga a .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

FATOS sobre a chegada do homem à Lua! 🚀🌔A corrida espacial motivou as grandes potências mundiais da época, EUA e União S...
04/06/2025

FATOS sobre a chegada do homem à Lua! 🚀🌔

A corrida espacial motivou as grandes potências mundiais da época, EUA e União Soviética, a levarem o primeiro homem à superfície da Lua.

Em 12 de abril de 1961, a URSS conseguiu colocar o astronauta soviético Iuri Gagarin em órbita da Terra, a bordo da espaçonave Vostok 1.

Os norte-americanos não ficaram para trás e então, no dia 20 de julho de 1969, conseguiram realizar a primeira alunissagem (pouso na Lua) da história da humanidade. Neil Armstrong foi o primeiro homem na Lua.

Mas mesmo hoje em dia, há quem duvide que o homem de fato chegou a pousar na superfície da Lua. A internet está repleta de vídeos, fotos e teorias da conspiração que, entre outras coisas, dizem que a missão Apollo-11 tratou-se, na verdade, de uma grande farsa. Entretanto, o homem já pisou na Lua seis vezes!

Ao todo, a missão durou 8 dias, 3 horas e 18 minutos. Durante esse tempo, os astronautas percorreram mais de 1,5 milhões de quilômetros de distância no decorrer de seu trajeto de ida e volta.

Cerca de 400.000 pessoas trabalharam no projeto Apollo 11, por isso, caso tudo isso for uma mentira, teríamos um total de 400.000 empregados envolvidos no segredo!

A missão Apollo 11 custou cerca de 23 bilhões de dólares, o equivalente a 131,75 bilhões de dólares nos dias de hoje, ou, 425 bilhões de reais.

🌐Fonte: Brasil Escola (Adaptado)

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga a .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

PERIGO EM ÓRBITA! O avanço do problema do lixo espacial. 🗑️🛰️Em 2014, a Estação Espacial Internacional (ISS) teve de mud...
01/06/2025

PERIGO EM ÓRBITA! O avanço do problema do lixo espacial. 🗑️🛰️

Em 2014, a Estação Espacial Internacional (ISS) teve de mudar de lugar três vezes para escapar de pedaços letais de detritos espaciais, que também ameaçam satélites cruciais ─ e caros ─ atualmente em órbita.

Mas, qual é o real tamanho do problema do lixo espacial, e o que podemos fazer a respeito?

Quarente e cinco anos atrás, Ernst Stuhlinger, então membro da diretoria de ciência no Centro de Voo Espacial Marshall, da , foi questionado por Mary Jucunda, uma freira baseada na Zâmbia, sobre por que gastar bilhões de dólares em voos espaciais enquanto muitas crianças passam fome na Terra.

A resposta de Stuhlinger é, ainda hoje, uma poderosa justificativa para os custos associados às pesquisas espaciais.

"Certamente não é por acaso que começamos a ver enormes tarefas esperando por nós em uma época na qual a jovem era espacial nos forneceu o primeiro bom olhar sobre nosso próprio planeta", afirmou.

Infelizmente, o ambiente espacial também tem sido afetado pelos efeitos de uma dependência cada vez maior de satélites e da antiga crença de que "o espaço é grande".

Os mais de 5 mil lançamentos desde o início da era espacial, cada um deles levando satélites para observação do planeta ou comunicações, por exemplo, fizeram a órbita terrestre se tornar cada vez mais congestionada e disputada.

Neste momento, a Rede de Vigilância Espacial dos EUA está mapeando dezenas de milhares de objetos maiores que uma bola de tênis orbitando sobre nós. A suspeita é de que existam 100 milhões de detritos com tamanho superior a um milímetro.

Como orbitam muito rápido (27 mil mph), cada um desses objetos tem potencial para danificar ou destruir os satélites dos quais tanto dependemos.

🌐Fonte:

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

Seja como Plutão! 😆❤️Você sabe o porquê de Plutão não ser mais considerado um planeta? 🤔Em 24 de agosto de 2006, uma dec...
31/05/2025

Seja como Plutão! 😆❤️

Você sabe o porquê de Plutão não ser mais considerado um planeta? 🤔

Em 24 de agosto de 2006, uma decisão histórica fez com que os livros didáticos precisassem ser reescritos. É que, naquela data, a União Astronômica Internacional (IAU) batia o martelo quanto à definição de Plutão: o que até então era o nono planeta do Sistema Solar foi rebaixado de categoria e passou a ser considerado um planeta-anão.

A decisão não aconteceu assim, do dia para a noite. Foram anos de intenso debate, com argumentos válidos dos dois lados do "ringue", e o rebaixamento de Plutão rende polêmica até hoje.

Uns acreditam que a redefinição do planeta para a categoria de planeta-anão foi uma vitória do raciocínio científico, enquanto outros defendem que o pequeno mundo nos confins do Sistema Solar é especial demais para não ser oficializado como um planeta.

Mas, de acordo com a IAU, há três categorias principais de objetos no Sistema Solar:

1️⃣Planetas: os oito grandes mundos desde Mercúrio até Netuno.

2️⃣Planetas-anões: qualquer objeto circular que não seja um satélite, e não tenha "limpado" a vizinhança em torno de sua órbita.

3️⃣Pequenos corpos: todos os outros objetos que orbitam o Sol.

E segundo a nova definição, planeta é o objeto que:

✔️É esférico;

✔️Orbita o Sol, mas não é satélite de outro planeta;

✔️Não compartilha sua órbita com nenhum outro objeto significativo.

Sendo assim, Plutão acabou sendo rebaixado à categoria de planeta-anão porque, ao seu redor, há um "mar" de outros objetos, já que sua gravidade não é intensa o suficiente para atraí-los e, assim, limpar sua órbita. E como Plutão, haverá centenas de planetas-anões — e, de fato, vários mundos foram categorizados como planeta-anão após a redefinição da IAU.

🌐Fonte: CanalTech; SPACE

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga a .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

Você já tinha visto as superfíceis de Marte ou Vênus? 🌌🤯🔭Marte, é um planeta do sistema solar que se encontra situado em...
27/05/2025

Você já tinha visto as superfíceis de Marte ou Vênus? 🌌🤯🔭

Marte, é um planeta do sistema solar que se encontra situado em quarto lugar a partir do Sol. Durante a noite é identificado pela sua aparência, uma estrela vermelha, característica essa que lhe rendeu o nome de Marte, nomeação feita pelos antigos romanos.

O planeta em questão possui particularidades semelhantes às do planeta Terra como, por exemplo, a duração do dia e as estações do ano bastante similares. Além disso, em 2015 a NASA revelou a existência de água salgada escorrendo nas encostas das montanhas do planeta vermelho.

Na superfície de Marte são encontradas calotas polares constituídas de água e dióxido de carbono gelados. As características da superfície lembram tanto as crateras de impacto da Lua quanto vulcões, vales, desertos e calotas polares da Terra.

E em Vênus? 🤔

Vênus, um planeta do sistema solar, localiza-se no segundo lugar a partir do sol, além disso, é o sexto maior entre todos os outros planetas.

Vênus possui tamanho e massa semelhante a do planeta Terra, por isso os planetas citados eram considerados gêmeos, no entanto, as características parecidas se limitam à proporção corporal. Salvo esse ponto apresentado, os dois planetas são totalmente distintos, uma vez que Vênus não oferece condições para proliferação de vida.

Em Vênus a atmosfera é muito compacta, formada por uma enorme quantidade de gás carbônico, por ser muito densa desenvolve um elevado efeito estufa que faz o planeta produzir altíssimas temperaturas. Onde os raios solares incidem de forma perpendicular na superfície do planeta as temperaturas atingem até 460ºC.

A sua superfície é coberta de lava e composta principalmente de dióxido de carbono e ácido sulfúrico, os quais formam nuvens densas responsáveis pelo fenômeno de efeito estufa. É isso que faz a temperatura aumentar a níveis suficientes para derreter até o chumbo.
___

🌐Fonte: todamateria.com; mundoeducacao.com; Canal Tech, EL País.
_____________

🌌 • .astronomy



Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when 4.Astronomy posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share