4.Astronomy

4.Astronomy Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from 4.Astronomy, News & Media Website, .
(2)

ESSE é o meu REGISTRO OFICIAL do COMETA! 🤩🌌☄O cometa 12P/Pons-Brooks continua a dar seu espetáculo! Este fenômeno natura...
29/04/2024

ESSE é o meu REGISTRO OFICIAL do COMETA! 🤩🌌☄

O cometa 12P/Pons-Brooks continua a dar seu espetáculo! Este fenômeno natural ainda está visível no céu brasileiro e só retornará após cerca de 71 anos! Por isso, aproveitei a oportunidade para capturar mais imagens deste célebre cometa.

Utilizei um telescópio refletor newtoniano de 203mm de diâmetro com relação focal de f/3.9, montado em um tripé equatorial modelo EQ-6. A câmera adaptada ao telescópio foi uma Canon T6, ajustada para capturar 30 fotos de 30 segundos cada, entre 19:17 e 19:40 do dia 27/04/24.

Após a captura das fotos em estado bruto, utilizei os softwares PixInsight, Photoshop e Lightroom para processar as imagens durante 7 horas, resultando em uma única imagem final, divulgada neste post.

No momento desta foto, o cometa estava a uma distância de aproximadamente 1,6 vezes a distância média da Terra ao Sol, ou seja, cerca de 239 milhões de km. Com um pequeno diâmetro de cerca de 35 km, a esta distância ele apareceria apenas como um ponto fraco de luz na imagem. Mas, sua impressionante e longa cauda, bem como a nebulosidade ao redor do núcleo, ambos formados por poeira e gelo sublimando à medida que o cometa se aquece, o tornam claramente visível.

Conforme o Anuário Astronômico Catarinense 2024, de Alexandre Amorim, o cometa atingiu seu ponto mais próximo do Sol (periélio) em 21 de abril, estando então a cerca de 240 milhões de km da Terra. A menor distância em relação ao nosso planeta ocorrerá em 2 de junho, quando ele estará aproximadamente a 231 milhões de km de distância de nós.

Embora ele fique mais perto de nós em junho, infelizmente não estará mais brilhante, pois estará se afastando do Sol. No dia em que a foto foi feita (27 de abril), o cometa estava cerca de 4,5 vezes mais brilhante do que estará em 2 de junho.

E aí, o que acharam da beleza dessa nebulosa? Deixa nos comentários! 🤩🌌📸

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

__________

MEU PRIMEIRO REGISTRO da NEBULOSA de CARINA! 🤩🌌🔭Essa detalhada imagem da nebulosa da constelação de Carina, de número 33...
16/03/2024

MEU PRIMEIRO REGISTRO da NEBULOSA de CARINA! 🤩🌌🔭

Essa detalhada imagem da nebulosa da constelação de Carina, de número 3372 no catálogo NGC (New General Catalogue), realizada por mim em 2 de março de 2024, com uma câmera DSLR acoplada a um telescópio de 200 mm de abertura, acompanhados de uma montagem equatorial motorizada, de uso exclusivo para a astronomia e astrofotografia.

Para o registro, foram obtidos 123 frames com 30s de exposição cada um, resultando em um total de aproximadamente uma hora de integração, sob o céu da cidade de Bauru. Mesmo com a poluição luminosa causada pela iluminação da cidade, conseguimos revelar com muita nitidez e clareza, detalhes impressionantes da grande nebulosa de Carina, uma das maiores e mais brilhantes nebulosas do céu noturno.

O registro nos revela a linda estrutura deste objeto astronômico com muitas cores, formações de nuvens interestelares e diversas distribuições de gases e partículas espaciais, com a luz que viajou por milhares de anos para que, hoje, pudéssemos enxergá-la e registrá-la. A Nebulosa de Carina é uma vasta e complexa região de nebulosidade localizada na constelação de Carina, visível do hemisfério Sul, a aproximadamente 8.000 anos-luz da Terra. Situada no braço Carina-Sagitário da Via Láctea, esta nebulosa abriga diversos aglomerados estelares e serve como um berçário estelar, dando origem a estrelas com menos de um milhão de anos.

Esta grande estrutura é uma das mais brilhantes do céu, caracterizada pela presença de estrelas em seu interior, forma uma nuvem de gás e poeira estelar que contribui para o tal berçário estelar. A nebulosa abriga as associações OB Carina OB1 e Carina OB2, contendo aglomerados estelares notáveis como Trumpler 14 e Trumpler 16. Este último é o lar de estrelas massivas, incluindo Eta Carinae, uma das mais massivas da nossa galáxia, com mais de 100 vezes a massa solar.

E aí, o que acharam da beleza dessa nebulosa? Deixa nos comentários! 🤩🌌📸

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

__________

ESSA é a minha MELHOR FOTO da nossa galáxia, a VIA LÁCTEA! 🤩📸🌌O nome da galáxia onde nos encontramos é: Via Láctea. Ela ...
19/02/2024

ESSA é a minha MELHOR FOTO da nossa galáxia, a VIA LÁCTEA! 🤩📸🌌

O nome da galáxia onde nos encontramos é: Via Láctea. Ela é uma galáxia do tipo espiral. Imagine uma vastidão cósmica, repleta de bilhões e bilhões de estrelas, inúmeros sistemas solares e mistérios intrigantes.

A Via Láctea é nossa casa galáctica, e a cada noite, podemos admirar um pedacinho dela no céu estrelado. A luz que vemos como uma "faixa branca" no céu noturno, que se parece com uma nuvem, é uma visão que temos das estrelas mais distantes.

A nossa galáxia, a Via Láctea, possui um núcleo mais bojudo e brilhante, de onde parecem sair alguns braços espirais compostos por incontáveis estrelas, nebulosas, aglomerados, gases e poeira. Imagine um ovo frito. A gema seria o núcleo da galáxia, e a clara seria a região dos braços espirais.

Entre um braço e outro encontra-se uma estrela muito especial, dentre as mais de 100 bilhões de estrelas. Esta estrela especial é o Sol, junto com seus 8 planetas, inúmeros asteroides e cometas. A cada 225 milhões de anos, o Sistema Solar completa uma volta em torno da nossa galáxia. Além disso, cientistas acreditam que a Via Láctea pode colidir com a galáxia de Andrômeda daqui a alguns bilhões de anos. Imagine o espetáculo cósmico!

A Via Láctea é uma vizinhança cósmica incrível, cheia de mistérios e descobertas. Na próxima vez que olhar para o céu noturno, lembre-se de que estamos em uma jornada galáctica notável.

Sobre a foto 📸:

7 minutos de exposição em Bortle 3 🔭
Câmera utilizada: T6

E aí, o que acharam do resultado? Deixa nos comentários! 🤩🌗📸

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga a .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

FOTOGRAFEI o "OLHO DE DEUS"! 🤩🌌🔭A nebulosa da Helix (ou Hélice), também conhecida como o "Olho de Deus" por conta de seu...
31/08/2023

FOTOGRAFEI o "OLHO DE DEUS"! 🤩🌌🔭

A nebulosa da Helix (ou Hélice), também conhecida como o "Olho de Deus" por conta de seu formato, está localizada na direção da constelação de Aquário. É uma das nebulosas mais próximas de nós, a uma distância de cerca de 655 anos-luz. A esta distância, a luz da nebulosa da Helix tem que viajar no espaço durante 655 anos antes de chegar nas lentes de nossos telescópios aqui na Terra. Assim, ao registrarmos a imagem dela, estamos fazendo uma foto do seu passado de há 655 anos!

Na foto, você pode observar uma estrela bem no centro da nebulosa. Esta estrela central, do tipo “anã branca”, é o que sobrou da estrela inicial que foi expandindo suas camadas mais externas de material e foi lançando ao espaço seus gases, dando este formato esférico na nebulosa. Isto normalmente ocorre com estrelas com massas semelhantes à da nossa estrela, o Sol, quando estão na fase final de sua existência. O resultado de nebulosas aproximadamente esféricas originárias devido a este processo são classif**adas como “nebulosas planetárias”.

A registramos em 20 de julho de 2023 na fazenda Brasília, em São Pedro do Turvo (SP). Este local é um dos mais escuros de todo o estado de São Paulo, mas não totalmente livre da poluição luminosa emitida pelas cidades. Por conta da baixa poluição luminosa naquele lugar, consegui realizar um dos meus mais belos registros. Foram feitas 170 fotos (“frames”) dela com 30 segundos de tempo de exposição com uma câmera acoplada a um telescópio, resultando numa única imagem com tempo de exposição total equivalente de 1 hora e 25 minutos. Na última imagem, vemos uma comparação entre o registro do telescópio Hubble e o meu registro.

Deixo aqui meus agradecimentos especiais para o Rodolfo Oliveira, do .so , que me deu todo o suporte necessário para o complexo processamento dessa imagem! 🤩🤝

E aí, o que acharam desse REGISTRO? 🔭

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

__________

IMAGENS da SUPERLUA AZUL! 🤩🌕🔭"A Lua desta noite é Lua Azul porque é a segunda Lua cheia deste mês. Esta Lua Azul também ...
31/08/2023

IMAGENS da SUPERLUA AZUL! 🤩🌕🔭

"A Lua desta noite é Lua Azul porque é a segunda Lua cheia deste mês. Esta Lua Azul também é especial porque é a superlua mais próxima de 2023. Isto signif**a que a Lua Azul deste ano é também a Lua mais próxima e mais brilhante do ano! Geralmente não é de cor azul. Se for azul, é porque foi colorido artificialmente para combinar com o contexto. Mantive o meu como está e apenas aumentei a saturação porque gosto da mistura de cores azul e laranja que vem do brilho da Lua nas nuvens. Também adicionei Saturno porque Saturno está perto da Lua esta noite." - Rami Ammoun //

VOCÊ SABIA que a Lua também possui CORES? 🔭📸🌗

Quando olhamos a Lua aqui da Terra, tudo o que vemos é um astro muito brilhante e acinzentado. No entanto, ao fazermos uma foto podemos perceber que nosso satélite apresenta algumas cores bem características, que nem mesmo a visão mais aguçada é capaz de revelar.

Embora tipicamente sem graça, a paisagem lunar não é totalmente desprovida de cores. Vista de longe, alguns tons azulados, alaranjados e avermelhados podem ser observados através de câmeras fotográf**as, mesmo que nossos olhos não tenham capacidade para registrá-los.

A cores observadas na superfície da Lua revelam as diferentes composições químicas do regolito. Os tons azuis correspondem às áreas ricas em óxido de titânio enquanto as regiões alaranjadas ou púrpuras indicam rochas relativamente pobres em titânio e ferro.

E aí, o que acharam do registro do ? Deixa nos comentários! 🤩🌗📸

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga a .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

EU FOTOGRAFEI a MAJESTOSA nebulosa da LAGOA! 🤩🌌🔭A Nebulosa da Lagoa é uma nuvem interestelar visualizada na direção da c...
21/08/2023

EU FOTOGRAFEI a MAJESTOSA nebulosa da LAGOA! 🤩🌌🔭

A Nebulosa da Lagoa é uma nuvem interestelar visualizada na direção da constelação de Sagitário. Essa nuvem é composta basicamente por gás hidrogênio e por grãos sólidos de poeira junto com outros gases. Ela foi registrada pela primeira vez em 1654 na Itália.

O tamanho desta nebulosa é de aproximadamente 110 anos-luz de comprimento por 50 anos-luz de largura. Para termos uma ideia destas dimensões, basta lembrarmos que o Sistema Solar tem aproximadamente 2 anos-luz de diâmetro, levando em conta seus limites na chamada "casca de Oort".

Como esta nebulosa está a cerca de 4.000 anos-luz de distância de nós, isso signif**a que qualquer foto obtida é o registro da luz que partiu de lá 4.000 anos no passado - e que chegou só agora nas lentes do telescópio! As cores só aparecem quando a nebulosa é fotografada. Assim, com destreza, o nosso telescópio, acoplado a uma câmera, foi apontado para a Nebulosa da Lagoa na noite de 15 de julho de 2023.

Para fazer essa única foto, f**amos fazendo 173 fotos iguais da Nebulosa da Lagoa com 30 segundos de tempo de exposição cada uma, sendo todas reunidas numa só mais tarde. A foto ficou com 1 hora e 27 minutos de tempo de exposição.

Na foto, você pode notar várias nuvens escuras menores, contrastando-se com o fundo brilhante de gás hidrogênio de coloração avermelhada. Estas nuvens mais escuras são partes da nebulosa que estão se juntando aos poucos devido à força da gravidade. À medida que os gases vão se concentrando nestas regiões, novas estrelas são criadas.

Estas nuvens escuras são a matéria-prima que dará origem a uma (ou mais) estrela, junto com planetas girando em torno dela (são chamados de Glóbulos de Bok). Novos sistemas solares estão nascendo ali!

Deixo aqui meus agradecimentos especiais para o Rodolfo Oliveira, do .so , que me deu todo o suporte necessário para o complexo processamento dessa magníf**a imagem! 🤩🤝

E aí, o que acharam desse REGISTRO? 🔭

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

__________

ESSA é o meu MELHOR REGISTRO de uma GALÁXIA! 🤩🌌🔭Estima-se que o Universo possa ter cerca de 4 trilhões de galáxias ou ma...
08/08/2023

ESSA é o meu MELHOR REGISTRO de uma GALÁXIA! 🤩🌌🔭

Estima-se que o Universo possa ter cerca de 4 trilhões de galáxias ou mais. O Sistema Solar, por exemplo, f**a em uma destas galáxias, a Via-Láctea. No entanto, uma destas trilhões de galáxias, foi nosso alvo fotográfico na noite de 15-16 de julho de 2023. A galáxia fotografada foi a “Galáxia Cata-vento do Sul”, catalogada como M83 ou NGC 5236.

O nosso telescópio foi apontado na direção da constelação de Hydra, a região do céu onde Cata-vento do Sul se encontra. Note na foto que esta galáxia apresenta braços curvos formados por estrelas (estes braços lembram o escoamento da água de um ralo, ou as nuvens de um ciclone, que obedecem a regra de Fibonacci). Os braços estão ligados a uma barra central de estrelas. Por isso, os astrônomos a classif**am como uma galáxia do tipo “espiral barrada”.

Fizemos 268 fotos desta mesma galáxia na mesma noite de 15 de julho de 2023, iniciando às 20:36 e finalizando à meia-noite. Uma foto apenas não tem brilho o suficiente para conseguirmos uma boa qualidade de imagem. Por isso, juntamos todas as 268 fotos em uma só, usando um software específico para isso. Cada foto teve um tempo de exposição de 30 segundos, resultando em uma foto única com um tempo de exposição total equivalente de 2 horas e 14 minutos! Mas, este trabalho de tratamento da imagem não é tão simples e depende de inúmeras variáveis que devem ser ajustadas para que a foto não perca o seu realismo a fim de não apresentar detalhes falsos.

Cata-vento do Sul está a uma distância de cerca de 15.000.000 (15 milhões) de anos-luz de nós. Em outras palavras, a foto obtida é a Cata-vento do Sul do passado, e registra a sua aparência de há 15 milhões de anos atrás!

Deixo aqui meus agradecimentos especiais para o Rodolfo Oliveira, do .so , que me deu todo o suporte necessário para o complexo processamento dessa magníf**a imagem! Valeu Rodolfo! 🤩🤝

E aí, o que acharam desse REGISTRO? 🔭

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

__________

ESSA é uma das fotos MAIS NÍTIDAS do nosso SOL e de sua LINDA COROA! 🤩☀️👑Na penúltima sexta-feira, o Sol deu um show esp...
25/07/2023

ESSA é uma das fotos MAIS NÍTIDAS do nosso SOL e de sua LINDA COROA! 🤩☀️👑

Na penúltima sexta-feira, o Sol deu um show espetacular, um enorme “tornado” de plasma com cerca de 14 Terras de altura. Andrew ( ) aproveitou a oportunidade para capturar cerca de 200.000 fotos, das quais 90.000 foram usadas para criar esta foto composta. Andrew teve a ajuda de Jason ( ) para me ajudar a processar os dados e, juntos, demos a eles a aparência mais clara e nítida que já fizemos para o disco completo.

"A Corona Solar é realmente invisível opticamente contra o brilho do sol, então, para obter uma visão cientif**amente plausível, usamos os dados SOHO da NASA como referência para transformar geometricamente a foto do eclipse de Jason em 2017 para corresponder aos recursos. O resultado é uma mistura de ciência e arte, e meu trabalho favorito do qual fiz parte." completa Andrew.

📸: //

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga a .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

FOTOGRAFEI um AGLOMERADO de ESTRELAS! 🤩🌌🔭Como seria um aglomerado de milhões de estrelas interligadas pela força da grav...
09/07/2023

FOTOGRAFEI um AGLOMERADO de ESTRELAS! 🤩🌌🔭

Como seria um aglomerado de milhões de estrelas interligadas pela força da gravidade? A foto que trago para vocês hoje, responde a esta pergunta.

A foto é de um aglomerado chamado “Ômega Centauri”, dificilmente distinguível a olho nu no céu das cidades, onde estamos imersos em uma quantidade excessiva de iluminação urbana. Mesmo debaixo deste céu repleto de poluição luminosa em Bauru, onde se encontra o Observatório, um telescópio especial foi utilizado para capturar esse lindo aglomerado globular de estrelas. O telescópio usado possui um espelho paraboloide de 200mm.

Foram feitas 70 fotos como essa e reunidas por um software a fim de obter-se apenas uma única imagem a partir das 70 fotos. Após o processamento e tratamento da imagem final, que dura algumas horas, obteve-se a linda foto como resultado final, apresentada neste post.

O aglomerado globular de estrelas Ômega Centauri é o que apresenta o maior tamanho aparente em todo o céu visível do planeta. Felizmente, ele se encontra no céu do hemisfério sul, facilitando nosso trabalho! Localiza-se na constelação do Centauro, perto do Cruzeiro do Sul e foi Edmond Halley em 1677 quem o registrou pela primeira vez.

Este aglomerado estelar está a uma distância de 15.800 anos-luz daqui, o que signif**a que esta imagem mostra o passado destas estrelas de 15.800 anos atrás. Ele contém milhões de estrelas e os astrônomos ainda não têm certeza da quantidade exata. Os estudos sugerem que este aglomerado foi no passado uma pequena galáxia capturada pela nossa Galáxia, a Via-Láctea, deformando seu formato até que adquiriu o formato atual. Pelos cálculos e observações, há indícios de que haja um buraco negro no centro do aglomerado.

E aí, o que acharam desse REGISTRO? 🤩

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga a .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

Você não, bicho! 😂🌎Você sabe o que é o terraplanismo? 🤔Terraplanismo é um termo anti-científico e negacionista utilizado...
07/07/2023

Você não, bicho! 😂🌎

Você sabe o que é o terraplanismo? 🤔

Terraplanismo é um termo anti-científico e negacionista utilizado para explicar que a Terra é plana. É uma teoria conspiratória que seria baseada em algumas passagens da Bíblia, em dados sem comprovação da ciência e na imaginação de seus adeptos.

Aristóteles, em 350 a.C, já sabia que a Terra era um globo. O filósofo grego indicava que as constelações apresentavam visões diferentes dependendo da latitude.

Quando observamos um barco singrando na direção do horizonte, percebemos que ele desaparece gradualmente, do casco à ponta da vela, ou seja, de baixo para cima. Este fenômeno se dá porque a Terra é redonda. O navegador Fernão de Magalhães tinha apontado esse fenômeno no século XVI a partir da sua viagem de circunavegação.

Apesar das comprovações científ**as e até mesmo da observação natural de qualquer leigo, o terraplanismo persiste. Este conceito contra-científico percorreu toda a Idade Média e aterrou o vasto conhecimento produzido na Grécia Antiga. Mas, infelizmente, até nos dias de hoje, o terraplanismo se encontra presente.

Apesar de considerado como algo superado, o terraplanismo ganhou novos tons em 2014. Naquele ano, seus adeptos ganharam popularidade nos Estados Unidos.

Isso ocorreu após a publicação de um arquivo em PDF de 35 páginas apresentando 200 provas de que a Terra era plana. Seu autor, Eric Dubay, é professor universitário e fundador da Sociedade Internacional de Pesquisa sobre a Terra Plana. Posteriormente, o livro tornou-se um vídeo que tem milhares de visualizações em mídias sociais.

De acordo com esta organização, as agências espaciais promovem uma grande conspiração falsif**ando explorações e viagens ao espaço. Para eles, a NASA seria uma empresa de efeitos especiais focada em enganar a população forjando as conquistas espaciais.

🌐Fonte: InfoEscola

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

__________

Essa é a Dra. Brand! ❤️🌌🎬Filme: "Interestelar" (2014)Você sabe o que é a dilatação temporal? 🤔Dilatação do tempo ...
06/07/2023

Essa é a Dra. Brand! ❤️🌌

🎬Filme: "Interestelar" (2014)

Você sabe o que é a dilatação temporal? 🤔

Dilatação do tempo é a diferença na medida do tempo por dois relógios idênticos e perfeitamente sincronizados que surge quando um desses relógios está se movendo em uma velocidade comparável à velocidade da luz ou ainda quando está sujeito a um campo gravitacional diferente do que se encontra o outro relógio. O fenômeno da dilatação temporal foi previsto e explicado teoricamente pelo físico alemão Albert Einstein no ano de 1905.

A dilatação do tempo é compreendida como uma defasagem na medida de um intervalo de tempo entre dois referenciais cujos relógios foram previamente sincronizados. Essa dessincronização pode ocorrer em duas situações distintas. A primeira delas é se um dos referenciais mover-se com velocidade próxima à velocidade da luz, isto é, cerca de 300 mil quilômetros por segundo. A segunda pode ocorrer quando um dos referenciais estiver em uma região de potencial gravitacional diferente do que está o primeiro.

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga a .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

ESSE é o MEU REGISTRO da PRIMEIRA SUPERLUA do ANO! Arraste para o lado e dê um zoom. 🤩🔭🌕Na madrugada de ontem para hoje,...
04/07/2023

ESSE é o MEU REGISTRO da PRIMEIRA SUPERLUA do ANO! Arraste para o lado e dê um zoom. 🤩🔭🌕

Na madrugada de ontem para hoje, eu aproveitei o céu limpo para registrar o nosso satélite natural em seu maior brilho e tamanho... a SuperLua! 🤩

O registro em questão, foi feito por mim com um telescópio de 200mm de abertura e a câmera Sv305PRO da . Para o registro, obtive cerca de 138 gb de dados, com quase 170 painéis de cada parte da Lua, somando, ao todo, aproximadamente 72 mil frames do nosso satélite. As cores na foto são REAIS e não sofreram alterações artificiais.

VOCÊ SABIA que a Lua também possui CORES? 🔭📸🌗

Quando olhamos a Lua aqui da Terra, tudo o que vemos é um astro muito brilhante e acinzentado. No entanto, ao fazermos uma foto podemos perceber que nosso satélite apresenta algumas cores bem características, que nem mesmo a visão mais aguçada é capaz de revelar.

Embora tipicamente sem graça, a paisagem lunar não é totalmente desprovida de cores. Vista de longe, alguns tons azulados, alaranjados e avermelhados podem ser observados através de câmeras fotográf**as, mesmo que nossos olhos não tenham capacidade para registrá-los.

A cores observadas na superfície da Lua revelam as diferentes composições químicas do regolito. Os tons azuis correspondem às áreas ricas em óxido de titânio enquanto as regiões alaranjadas ou púrpuras indicam rochas relativamente pobres em titânio e ferro.

E aí, o que acharam do resultado? Deixa nos comentários! 🤩🌗📸

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga a .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

O BURACO NEGRO que é MAIOR que o SISTEMA SOLAR! 🤯🕳☀️O buraco negro supermassivo S5 0014 + 81 (optically violent variable...
03/07/2023

O BURACO NEGRO que é MAIOR que o SISTEMA SOLAR! 🤯🕳☀️

O buraco negro supermassivo S5 0014 + 81 (optically violent variable quasar) possui cerca de 40 bilhões de massas solares, e portanto é 10 mil vezes mais massivo que o buraco negro supermassivo da nossa galáxia.

Seu raio de Schwarzschild é de 118,35 bilhões de quilômetros. Assim, esse buraco negro tem um horizonte externo com um diâmetro de 236,7 bilhões de quilômetros, 1.582 unidades astronômicas, ou cerca de 40 vezes o raio da órbita de Plutão, e equivalente a massa de quatro grandes nuvens de Magalhães.

O que é ainda é mais espantoso, é que ele existe a muito tempo, ele surgiu a apenas 1,6 bilhões de anos após o Big Bang. Isso sugere que os buracos negros supermassivos cresceram muito rapidamente no universo primordial. Detalhe: ele ainda é menor que o Phoenix A, o maior buraco negro conhecido no universo observável, com uma massa de 100 BILHÕES de vezes a massa do Sol! Tão grande que, foi o suficiente para assumir o lugar do antigo TON 618, um buraco negro com 66 bilhões de vezes a massa do Sol. 🤯

Uma curiosidade é que a Voyager 1 demoraria cerca de 435 anos para atravessá-lo.

Texto via .genial

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga a .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

MAIS UM registro da LUA feito por mim! 🤩🌗🔭Na noite deste sábado (24), eu aproveitei o céu limpo para registrar um dos ob...
26/06/2023

MAIS UM registro da LUA feito por mim! 🤩🌗🔭

Na noite deste sábado (24), eu aproveitei o céu limpo para registrar um dos objetos mais lindos do céu, a Lua! 🤩

O registro em questão, foi feito por mim com um telescópio de 200mm de abertura e a câmera Sv305PRO. Para o registro, obtive cerca de 30gb de dados, com mais de 50 painéis de cada parte da Lua, somando, ao todo, aproximadamente 22 mil frames do nosso satélite. As cores na foto são REAIS e não sofreram alterações artificiais.

Quando olhamos a Lua aqui da Terra, tudo o que vemos é um astro muito brilhante e acinzentado. No entanto, ao fazermos uma foto podemos perceber que nosso satélite apresenta algumas cores bem características, que nem mesmo a visão mais aguçada é capaz de revelar.

A cores observadas na superfície da Lua revelam as diferentes composições químicas do regolito. Os tons azuis correspondem às áreas ricas em óxido de titânio enquanto as regiões alaranjadas ou púrpuras indicam rochas relativamente pobres em titânio e ferro.

E aí, o que acharam do resultado? Deixa nos comentários! 🤩🌗📸

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga a .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

Júpiter é um garanhão... 😂🤯Com as últimas descobertas feitas recentemente, Júpiter possui oficialmente cerca de 95 satél...
23/06/2023

Júpiter é um garanhão... 😂🤯

Com as últimas descobertas feitas recentemente, Júpiter possui oficialmente cerca de 95 satélites naturais (também chamados de luas) orbitando em torno de si. As quatro maiores luas de Júpiter, conhecidas como luas galileanas, foram avistadas pela primeira vez no século XVII pelo astrônomo italiano Galileu Galilei.

Apesar de 95 ser um número impressionante (tendo em vista que a Terra só tem uma lua), o planeta do Sistema Solar com o maior número de satélites é Saturno, contabilizando, ao todo, mais de 140 corpos celestes.

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga a .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

FOTOGRAFEI a MAJESTOSA nebulosa TRÍFIDA! 🤩🌌🔭A Nebulosa Trífida é uma região do espaço onde há muita poeira, ou seja, par...
22/06/2023

FOTOGRAFEI a MAJESTOSA nebulosa TRÍFIDA! 🤩🌌🔭

A Nebulosa Trífida é uma região do espaço onde há muita poeira, ou seja, partículas sólidas, além de gases – principalmente o hidrogênio. Devido à força da gravidade, estes gases estão se juntando para formar novas estrelas.

Descobriu-se até o momento 30 estrelas em formação e 120 estrelas recém-criadas, não observadas em luz visível, pois estão imersas dentro desta enorme nuvem de gases e poeira. O tamanho desta nebulosa é tão grande que a luz leva 42 anos para percorrer de um extremo ao outro (para se ter uma ideia desta dimensão, compare com o tempo que a luz leva para percorrer a distância entre o Sol e a Terra: cerca de 8 minutos!).

A nebulosa Trífida está a uma distância da Terra de aproximadamente 7.600 anos-luz, o que signif**a que a luz continuamente emitida por ela viaja no espaço durante 7.600 anos até chegar nas lentes dos nossos telescópios e câmeras.

Por causa desta enorme distância e do seu tamanho, ao ser fotografada pela câmera, ela parece ter o mesmo tamanho aparente da Lua Cheia na foto. Mas, por ser de fraco brilho, não é possível visualizá-la a olho nu.

Na madrugada de 25-26 de maio de 2023, apontei meu telescópio acoplado a uma câmera para capturar a luz emitida pela Trífida. Ela f**a na direção da constelação de Sagitário. É incrível pensar que a luz capturada pelas lentes do telescópio e da câmera saiu de lá há 7.600 anos atrás! Fiz 90 frames de 30 segundos, totalizando 45 minutos de exposição.

E aí, o que acharam desse REGISTRO? 🤩

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

Siga a .astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨‍🔬🌌

__________

OS ANÉIS de Saturno surgiram na ERA dos DINOSSAUROS? 🪐✨🦕Os anéis de Saturno estão entre as visões mais atraentes do ...
19/06/2023

OS ANÉIS de Saturno surgiram na ERA dos DINOSSAUROS? 🪐✨🦕

Os anéis de Saturno estão entre as visões mais atraentes do sistema solar – e, no entanto, eles não estiverem sempre lá. Uma nova análise sugere que os braceletes majestosos do planeta podem ser tão jovens que, se os dinossauros olhassem para cima, poderiam ter testemunhado um Saturno simples, cor-de-palha, coroando-se com um anel – um que, por período breve, teria sido enorme.

Com sorte para nós, os humanos apareceram no momento certo para se impressionarem. De acordo com as novas observações coletadas pela nave espacial da Nasa para a exploração de Saturno, a Cassini, os anéis podem ter apenas entre 100 e 200 milhões de anos, fazendo dos mamíferos o único grupo a ter evoluído após o aparecimento dos anéis.

Um estudo realizado por pesquisadores dos institutos SETI e Southwest de Pesquisa sugere que os anéis e as luas de Saturno são mais recentes do que se acreditava.

A pesquisa foi publicada no periódico Astrophysical Journal e explica que os anéis e satélites se formaram há 100 milhões de anos, quatro bilhões depois do surgimento do próprio planeta.

A teoria é impressionante, visto que a maioria dos planetas e luas do sistema solar tem bilhões de anos. Sem contar que 100 milhões de anos é pouquíssimo tempo: em termos de comparação, já existiam abelhas e dinossauros na Terra nessa época, sendo que os dinossauros só foram extintos do planeta Terra há aproximadamente 65 milhões de anos atrás. 🦖🌎☄

Os cientistas chegaram a essa conclusão por meio das observações realizadas pela sonda Cassini. De acordo com os pesquisadores, todos os satélites mais próximos a Saturno do que Reia, a segunda maior lua do planeta, têm menos de 100 milhões de anos. Como os anéis mais visíveis de Saturno provavelmente surgiram a partir dos mesmos materiais que essas luas internas, é possível que sejam tão jovens quanto elas.

🌐Fonte: Revista Galileu; ; inspirado em

Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠

________

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when 4.Astronomy posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share